Breaking News
Home / Corpo Humano / Higiene Visual

Higiene Visual

PUBLICIDADE

As dicas a seguir destinam-se a diminuir o estresse no nosso sistema visual durante atividades comuns diárias, como leitura e uso do computador.

Boa Iluminação:

A iluminação deve ser posicionada de modo a evitar o brilho do seu material de leitura.

Uma luz colocada atrás e sobre o material funciona bem para leitura.

A luz natural é sempre melhor para os olhos do que a luz artificial. Se estiver lendo por longos períodos de tempo, tente evitar iluminação fluorescente. Considere investir em uma lâmpada de luz natural para essas tarefas.

Boa postura:

Sente-se ereto enquanto lê ou assiste televisão. Evite deitar-se na parte de trás, lado ou estômago, para que ambos os olhos estejam alinhados e a uma distância igual do que está sendo visto.

Ao assistir televisão, certifique-se de sentar-se a pelo menos 6 metros de distância, sentar-se muito perto pode estar causando cansaço desnecessário nos olhos.

Posicione o material de leitura levantado em um ângulo de 20 graus de sua estação de trabalho.

A distância mais apropriada para manter o material de leitura é a distância do punho mantida aos seus olhos ao seu cotovelo.

Ao trabalhar no computador, posicione o seu assento (ou tela) para que você esteja olhando para baixo na parte superior da tela em aproximadamente um ângulo de 15 graus.

Fazendo pausas:

Estudos mostram que as pessoas tendem a piscar cerca de metade tanto quanto normal quando estão olhando para uma tela de computador. Para compensar esse tempo, faça uma pausa e coloque um colírio nos olhos.

Higiene Visual

Conselhos de Higiene Visual

Efetue pausas durante o exercício visual de perto (leitura, computador, etc).

Exercício de relaxamento ocular:

Tapar com as palmas das mãos ambos os olhos, durante um minuto.
Após, tente focalizar os seus olhos para objetos que se encontrem o mais distante possível.
Evite o exercício visual de perto quando se encontra numa situação de debilidade física.
Lembre-se de efetuar pestanejos, quando trabalha com o computador ou lê.
Quando vê televisão, procure a distância correta. Para tal deverá multiplicar o diâmetro do ecrã por 5.
No caso de ser portador de lentes de contato e sentir desconforto, vermelhidão ocular, sensação de corpo estranho, lacrimejo, baixa de acuidade visual, deverá retirar de imediato as lentes e contatar a casa de visão.
Deverá evitar o uso de lentes de contato quando se encontrar doente.
Em idades compreendidas entre 3 e 12 anos (consulta de visão pediátrica), se existir baixa de rendimento escolar, desinteresse pelas tarefas escolares, percas na leitura, escrita desordenada, entortar um olho episódicamente, dores de cabeça, deverá marcar nova consulta de visão pediátrica.
Deverá efetuar exames de visão periódicos, porque a visão também é consumidora de energia.

 

A visão é um dos sentidos mais importantes.

Estima-se que aproximadamente 80% de toda a informação que percebemos chega ao cérebro através dos olhos.

A estrutura e o funcionamento dos olhos são extremamente complexos. O olho regula constantemente a quantidade de luz que recebe, a focagem dos objetos ao perto e ao longe e está continuamente a gerar imagens que posteriormente transmite ao cérebro.

As necessidades visuais que a vida moderna hoje impõe são maiores e mais complexas do que no tempo dos nossos avós.

Os estudantes lêem três vezes mais do que liam os avós, os adultos usam a visão de perto constantemente, quer seja a trabalhar ou por lazer.

As dores de cabeça, o ardor e lacrimejo, visão desfocada intermitente ou mesmo permanente ao longe (miopia), fadiga ocular, perda de concentração e outros sintomas visuais, estão relaccionados com a carga visual ao perto (stress visual).

Como se pode evitar o stress visual?

Adoptando comportamentos (higiene visual), que diminuam o esforço na visão ao perto.

Normas de higiene visual

Postura: deve sentar-se corretamente, os pés apoiados no chão e as costas direitas e de preferência apoiadas na região lombar. Os antebraços devem estar apoiados na mesa de trabalho.
Iluminação:
é muito importante. Deve haver uma iluminação no teto e outra diretamente para o plano de trabalho, que não provoque deslumbramento ou sombra ao escrever. Colocar o candeeiro do lado esquerdo se pessoa for destra, se for esquerdina colocar do lado direito e sempre que possível por cima do ombro.
Mesa de trabalho:
para facilitar uma boa postura a ler e a escrever é conveniente que o plano da mesa tenha uma inclinação de 20 . Deve ser colocada à frente de uma janela para se poder olhar para longe.
Distância:
não se deve aproximar demasiado para ler ou escrever, nem inclinar ou rodar a cabeça e as costas. Todas as atividades devem ser realizadas à mesma distância, que é a que vai do cotovelo à primeira falange do dedo médio.
Escrita:
o material de esrita deve ser agarrado a 2,5 cm da ponta (para que se veja a mesma e o que se escreve) e sem fazer força (o nódulos dos dedos não podem ficar brancos). A mão que usa para escrever indica a posição e o ângulo a que o papel é colocado.
Televisão:
a distância ideal para ver TV é de 3 m ou mais. O local deve estar bem iluminado, mas não deve haver reflexos no ecran. Não se deve ver televisão deitado. As crianças não devem ver mais de 2 horas diárias a TV, pois podem reduzir a capacidade de pensar e a criatividade.
Computadores: as crianças devem evitar estar em frente do computador ou dos videojogos mais de 30 minutos sem descansar 10 minutos.

Outros conselhos

Quando lê ou quando trabalha com computadores, faça pausas frequentes, mova-se e olhe para longe através de uma janela.
O “palming” é um dos melhores remédios para descansar os olhos. Consiste em cobrir os olhos com as palmas das mãos, sem fazer pressão, e permanecer com eles fechados durante 2 a 3 minutos e imaginar, por ex., paisagens ao longe. Deve fazê-lo sentado.
Pestaneje a cada 6 a 8 segundos. Ao pestanejar com regularidade os tecidos oculares melhoram a circulação e a lágrima limpa a parte anterior do globo ocular.
Participe em atividades ao ar livre que requeiram visão de longe.
Não esqueça a alimentação. Deve ser rica em vegetais e frutos.
Óculos para reduzir o stress visual.
Por vezes, a prescrição de lentes positivas (com baixa graduação) ajudam a reduzir o stress visual ao perto e melhoram o desempenho das tarefas ao perto.

Lentes de contato são seguras, mas exigem uma higiene rigorosa

Elas estão no ápice em qualidade.Tanto as duras como as gelatinosas são confiáveis. Mas quem pensa adota-las deve analisar a possibilidade com cuidado.Pesquisa constatou que muitos dos que as usam desistem, por medo de problemas nos olhos.Se o usuário não mantiver uma boa higiene, pode ter complicações. As mais temidas são infecções por microorganismos.

Os usuários de lentes de contato já são 95 milhões em todo o mundo.

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec), 2% da população as utiliza, ou seja, por volta de 2,5 milhões de pessoas.Se você está entre os que pretendem adota-las, elas são ótimas e práticas, mas analise muito bem a possibilidade.Pesquisa da Soblec constatou que, embora 70% das pessoas as usem por indicação de um oftalmologista, muitas desistem por medo de problemas oculares.

As lentes de contato, vale destacar, melhoraram muito nas últimas décadas e estão no ápice em qualidade e segurança para os olhos.

Tanto as duras como as gelatinosas são confiáveis.

Ambas são produzidas com materiais que permitem que a córnea respire naturalmente, o que elimina qualquer tipo de prejuízo ao órgão.

Há dois tipos de lentes: as prontas e as personalizadas, isto é, feitas sobre encomenda.

A maioria das pessoas usa o primeiro tipo, pois tem graus comuns e também uma córnea de tamanho comum; e apenas uma minoria precisa faze-las sob encomenda, uma vez que vai usar lentes de graus elevados e sua córnea tem características específicas, como uma curvatura grande demais.

Existem lentes de contato de ambos os tipos para corrigir os problemas de visão mais freqüentes, ou seja, miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia,

É possível corrigir ao mesmo tempo as quatro doenças com o uso de um par de lentes apenas, sejam as industriais, sejam as feias sob encomenda.

Não devem utiliza-las, porém, quem tem olhos secos demais; portadores de alergias; e em alguns casos, idosos que apresentam tremores que dificultem o manuseio das lentes.Embora até bebês que nasçam com problemas graves de visão, como catarata cogênita, possam usa-las, tais lentes não são indicadas a crianças.parte dos médicos é de opnião que só devem faze-lo depois dos 15 anos, pois, entre outras razões, não são capazes de higienizá-las adequadamente nem de reconhecer eventuais problemas que surjam.

As pessoas não devem comprar lentes por conta própria e usar.Precisam, antes, consultar um olftalmologista.

Até por que não sabem se seus olhos estão aptos a usa-las.Podem ter, por exemplo, doenças que inviabilizem, ainda que momentaneamente, o uso.A compra sem a indicação de um ofltalmologista, portanto, é muito arriscada.

Se você foi ao médico e vai usar ou já está usando lentes, é importante observar alguns pontos básicos para manter a integridade de tais objetos e a saúde de seus olhos :

Lave sempre as mãos com sabão antes de manuseá-las
Siga as Instruções do oftalmologista e do fabricante à risca
Faça a assepsia das lentes apenas com os produtos indicados pelo especialista – hoje há soluções multiuso, ou multipropósito, que limpam e hidratam com segurança,além de facilitarem a desinfecção
Higienize o estojo na periodicidade e com os produtos sugeridos
No caso de lentes de uso prolongado, siga à risca o tempo indicado
Não entre em piscinas, no mar nem em banheiras com as lentes;
Vá ao médico pelo menos uma vez por ano para fazer uma avaliação das lentes e de seus olhos.

Caso seus olhos se tornem vermelhos e irritados, suspenda o uso e consulte o oftalmologista, pois pode haver problemas graves.Os mais precoupantes são as infecções por bactérias e parasitas.

Infecções bacterianas

A mais perigosa é ela pseudomonas.Pode estar no próprio olho ou contaminar produtos de limpeza e o estojo.Atinje mais um olho só.O sintoma é dor intensa.Pode corroer a córnea em um a dois dias, a ponto de exigir um transplante.

Infecções parasitárias

Ocorrem mais por amebas.Estão sobretudo em piscinas, no mar e em banheiras.Atingem um ou os dois olhos.Podem desencadear a formação de catarata, glaucoma e até levar à cegueira.

O pior é que, como se trata de uma doença nova, ainda não tem tratamento eficaz.

Denise de Freitas

Fonte: www.visionaryeye.net/www.opticlinic.pt/www.clinoptica.pt/www.nassar.com.br

Veja também

Epigástrio

PUBLICIDADE Epigástrio – Anatomia A parte do abdome superior imediatamente sobre o estômago. Epigástrio é …

Mesentério

PUBLICIDADE Definição de Mesentério O mesentério é um conjunto contínuo de tecidos localizados no abdômen. …

Músculo esquelético

Músculo Esquelético

PUBLICIDADE O sistema muscular é responsável pelo movimento do corpo humano, postura, movimento de substâncias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.