Breaking News
Home / Corpo Humano / Disco Óptico

Disco Óptico

PUBLICIDADE

O que é o Disco óptico?

O disco óptico é um ponto oval vertical na parte de trás do olho, cerca de três a quatro milímetros nasal para o centro.

Disco óptico – Estrutura

Ela é composta das fibras nervosas das células nervosas, chamadas células ganglionares, que residem na camada sensível à luz da parte de trás do olho, chamada retina.

Os 1,0 a 1,2 milhão de fibras nervosas ou axônios das células ganglionares deixam o olho no disco e formam o nervo óptico, que transporta informações visuais para o cérebro.

Um ponto cego fisiológico no campo visual de cada olho resulta da falta de células, bastonetes e cones sensíveis à luz, no disco óptico.

Um exame do disco óptico através da pupila fornece informações diagnósticas valiosas sobre várias doenças oculares e neurológicas.

Em média, o disco óptico mede aproximadamente 1,92 milímetros verticalmente em 1,76 milímetros horizontalmente.

O copo óptico é uma pequena depressão central no disco, geralmente abrangendo cerca de 33% da área do disco. Normalmente, o disco é laranja a amarelo-amarelado com margens bem definidas.

O aro ao redor do copo é ligeiramente mais espesso no pólo inferior, com a parte mais fina da borda localizada temporariamente. Um exame oftalmológico padrão inclui a notação da cor do disco, tamanho do copo, definição da margem, sangramento ou inchaço associados e anomalias na borda.

O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico, tipicamente associada a uma elevação sustentada da pressão ocular.

Uma característica do glaucoma é a expansão progressiva do copo óptico em relação ao tamanho do disco óptico. O entalhe do aro do disco, bem como o sangramento na margem do disco, também pode ocorrer.

O esvaziamento progressivo do disco óptico é um sinal de continuidade do enfraquecimento da camada de fibras nervosas da retina. Estudos clínicos mostram que a redução da pressão ocular em 20 a 30 por cento efetivamente detém o dano do nervo óptico na maioria dos casos.

Um disco pálido indica falta de sangue ou atrofia. A atrofia óptica é a marca registrada dos danos nas células ganglionares.

Graus severos de dano são caracterizados por uma cor de disco branco-calcário com bordas grosseiras e extraordinariamente nítidas.

Graus leves de atrofia podem ser reconhecidos pela comparação da cor do disco com o outro olho. A atrofia óptica ocorre de quatro a seis semanas após o dano celular, devido à redução da circulação sanguínea ou da inflamação.

O inchaço ou edema do disco óptico ocorre devido ao fluxo prejudicado de nutrientes através dos axônios. Isso pode resultar do aumento da pressão na cabeça, redução do fluxo sanguíneo, inflamação ou compressão mecânica.

As características do edema do nervo óptico incluem desfoque das margens do disco, sangramento ao redor do disco, elevação da cabeça do nervo e uma cor avermelhada do disco.

O inchaço do disco pode ser um sinal de um tumor cerebral, um tumor orbital, uma inflamação ativa do nervo óptico ou um mini-derrame para o nervo.

Drusas de disco óptico são nódulos calcificados enterrados com a cabeça do nervo óptico.

As drusas causam uma elevação da cabeça do nervo óptico com aparência recortada. Eles são bilaterais em 75% a 86% dos casos. Embora as drusas geralmente não produzam sintomas, flutuações visuais transitórias e defeitos de campo visual menores são às vezes relatados.

Definição

O Disco óptico é a área circular na parte de trás do interior do olho, onde o nervo óptico se conecta à retina. Também chamado de cabeça do nervo óptico.

O disco óptico ou cabeça do nervo óptico

O disco óptico ou cabeça do nervo óptico é o ponto de saída dos axônios das células ganglionares que saem do olho.

Como não existem hastes ou cones sobrepostos ao disco óptico, corresponde a um pequeno ponto cego em cada olho.

Os axônios das células ganglionares formam o nervo óptico depois que saem do olho.

O disco óptico representa o início do nervo óptico e é o ponto em que os axônios das células ganglionares da retina se unem.

O disco óptico é também o ponto de entrada para os principais vasos sanguíneos que suprem a retina.

O disco óptico em um olho humano normal carrega de 1 a 1,2 milhões de fibras nervosas aferentes do olho em direção ao cérebro.

Anatomia do Olho Humano

Disco óptico

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ureia

PUBLICIDADE Definição A ureia é uma substância (CH4N2O) que contém nitrogênio, normalmente removida do sangue pelo …

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Antropometria

PUBLICIDADE Definição A antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano. A antropometria foi desenvolvida pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.