Breaking News
Home / Corpo Humano / Nervo mediano

Nervo mediano

PUBLICIDADE

O que é

O nervo mediano é o nervo que atravessa o túnel do carpo e se conecta com o polegar e com todos os dedos da mão, com exceção do dedo mindinho.

Este nervo se origina com a coluna cervical e é encaminhado através do braço e antebraço. O nervo se acumula em forma comprimida para percorrer o estreito túnel do carpo e os dedos. Além de controlar a sensação na mão, também é importante para a função nervosa geral da porção superior do braço.

Em relação à mão, o nervo mediano controla toda a sensação e função nervosa no lado da palma do polegar. O nervo também gerencia o processo de sensação para o dedo indicador e médio, e metade do dedo anular.

Para esses três dedos e o polegar, o nervo também proporciona sensação para o leito da unha em cada apêndice.

Uma lesão nesse nervo pode ocorrer de várias maneiras diferentes. O trauma em algum ponto acima do cotovelo, por sua vez, inibirá a função do membro inferior, incluindo os dedos da mão.

Quando há compressão ou aprisionamento em algum ponto do antebraço, isso leva a um efeito de amortecimento comumente conhecido como síndrome do pronador redondo.

Um dos exemplos mais comuns de lesão do nervo mediano é conhecido como síndrome do túnel do carpo.

Este distúrbio irá desenvolver quando há uma quantidade incomum de compressão no túnel do carpo do pulso. Isso leva ao formigamento e a uma perda completa de sensação no polegar e nos primeiros três dedos.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas experimentam muita dor ao tentar mover o pulso. Dependendo da gravidade da compressão, a cirurgia pode ser necessária para corrigir o problema.

Outros fatores podem criar situações em que o nervo é comprimido ou comprimido, limitando efetivamente a função. Inflamação dos músculos devido a infecção ou trauma pode interferir com o bom funcionamento do nervo.

A cirurgia no braço também pode afetar temporariamente a função do nervo, fazendo com que vários pontos ao longo do braço ou da mão tenham uma sensação de formigamento ou não tenham sensação alguma.

Normalmente, quando o corpo se recupera da cirurgia ou da inflamação, a sensação normal retornará.

Os testes podem ser usados para determinar o grau de dano sofrido pelo nervo mediano em qualquer ponto entre a coluna cervical e o ponto de terminação nos dedos da mão.

Função

O nervo mediano é um dos três principais nervos do antebraço e da mão.

Desempenha um papel fundamental na função do membro superior, transportando informações sensoriais e motoras entre o antebraço e a mão e o cérebro.

O nervo mediano passa através do túnel do carpo e é o principal nervo afetado pela síndrome do túnel do carpo.

Estrutura

O nervo mediano fornece predominantemente inervação motora para os músculos flexores do antebraço e mão, bem como os músculos responsáveis pela flexão, abdução, oposição e extensão do polegar.

O nervo mediano também fornece inervação sensorial ao aspecto dorsal (leito ungueal) dos dois primeiros dedos distais da mão, o aspecto volar do polegar, índice, meio e metade do dedo anular, a palma da mão, bem como aspecto medial do antebraço.

Túnel do carpo

O túnel do carpo é uma área estreita que está localizada sob o ligamento, uma faixa de tecido resistente, do pulso. Consiste em ambos os tendões, que são tecido conectivo entre os ossos e músculos e nervos.

Um dos principais nervos nesta área é conhecido como o nervo mediano, que está localizado no antebraço no pulso.

Quando o nervo mediano se torna irritado ou afetado de alguma forma, pode causar dor no túnel e levar à condição conhecida como síndrome do túnel do carpo.

Quando a área perto do túnel do carpo, especialmente os tendões, fica inchada ou inflamada, pode resultar no túnel tornando-se mais estreito e pressionando o nervo mediano.

Este estreitamento do túnel é frequentemente devido a movimentos repetitivos do pulso que podem acabar irritando o nervo mediano.

Também pode ser causada por um túnel do carpo naturalmente menor, o que pode fazer com que mesmo uma leve constrição do túnel pressione o nervo mediano e cause sintomas.

O nervo mediano controla principalmente movimentos e sentimentos no polegar e em todos os dedos, exceto no dedo mínimo. Quando esse nervo se torna restrito, uma pessoa tipicamente começa a sentir os sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Os sintomas mais comuns são principalmente no polegar e nos dedos, mas também podem ocorrer no pulso ou até no antebraço.

Esses sintomas geralmente ocorrem lentamente ao longo do tempo e podem incluir dormência, formigamento ou queimação nas áreas afetadas e, em casos graves, diminuição da capacidade de fazer um punho ou segurar os objetos.

A síndrome pode ser tratada; no entanto, a opção de tratamento geralmente dependerá de quanto tempo os sintomas estão ocorrendo e sua gravidade.

Em seu estágio inicial, a condição pode ser tratada descansando o punho e a mão por aproximadamente duas semanas, a fim de reduzir o inchaço nos nervos e tendões. Medicamentos, como antiinflamatórios não-esteróides para casos menores e corticosteróides para casos mais sérios, também podem ser prescritos para reduzir o inchaço.

Uma opção de tratamento cirúrgico envolve fazer um corte no ligamento em torno do túnel, a fim de ampliar a área e reduzir a constrição dos nervos.

Se o tratamento não for administrado, pode levar a complicações graves, como deterioração do músculo próximo à base do polegar ou diminuição da capacidade de sentir a sensação de temperatura nas mãos e nos dedos.

As pessoas que tendem a estar em maior risco de desenvolver problemas com o túnel do carpo são aquelas que realizam tarefas diárias repetitivas com as mãos, punhos ou dedos. Estes podem incluir costura, digitação, fabricação de montagem de linha ou embalagem de carne. As condições subjacentes que afetam os nervos, como a artrite reumatóide e o diabetes, também aumentam a probabilidade de a pessoa ter inchaço do túnel.

Nervos da mão

Os nervos da mão são aqueles vasos do sistema nervoso que inervam as mãos e os dedos.

Esses vasos, que se ramificam na mão em pequenos nervos ao cruzar o pulso, vêm de três nervos principais que percorrem todo o caminho até o braço: os nervos radial, mediano e ulnar.

Transportando sinais conhecidos como aferente ou eferente que correm em direção ao sistema nervoso central ou para longe dele, respectivamente, os nervos da mão transmitem informações de e para o cérebro.

A informação que viaja do cérebro para a mão inclui sinais motores, que dizem aos músculos para mover a mão e os dedos. Por outro lado, viajar da mão para o cérebro inclui sinais sensoriais, que enviam as mensagens cerebrais sobre o toque, como se um objeto se sente macio ou agudo e sobre a dor.

Originário das raízes nervosas que saem da medula espinhal na altura das quatro vértebras cervicais mais baixas e da vértebra torácica mais alta no pescoço, os nervos radial, mediano e ulnar da mão começam todos logo acima do ombro e descem pelo braço. O nervo radial percorre o mesmo lado do braço que o osso radial no antebraço, que é o lado do polegar do braço. Da mesma forma, o nervo ulnar é encontrado no lado do osso da ulna no antebraço, ou no lado mindinho.

O nervo mediano, como o próprio nome sugere, percorre o meio do braço, entrando pela mão através do túnel do carpo no centro do pulso.

O nervo radial, depois de servir muitos dos músculos encontrados na parte de trás do braço, é um nervo superficial, uma vez que atinge o antebraço, o que significa que fica perto da pele.

Seu ramo superficial fornece grande parte da superfície dorsal da mão, ou seja, a pele e seus receptores sensoriais. Ramos desse nervo inervam os dois lados das costas do dedo indicador, o lado radial das costas do dedo anular, os dois lados das costas do dedo médio e os lados radial e ulnar da parte de trás do polegar.

Ao lado do nervo radial é o nervo mediano, o meio dos três principais nervos da mão. Corre diretamente para o centro do antebraço e entra pela mão através do túnel do carpo, uma passagem entre o aglomerado de ossos do carpo logo depois da articulação do punho. Este nervo também supre a pele dos três primeiros dedos do lado da palma da mão, assim como os músculos lumbricais no lado radial da mão, músculos profundos entre os ossos dentro da palma que ajudam a flexionar e estender os dedos.

O terceiro dos principais nervos da mão é o nervo ulnar. Ele entra na mão ao longo do lado da palma e é mais superficial do que o nervo mediano, embora uma vez na mão se divida em ramos superficiais e profundos.

O ramo superficial inerva o músculo palmar brevis e a pele na porção ulnar da mão. Ele também fornece a pele na superfície da palma de ambos os lados do dedo mindinho e do lado ulnar do dedo anular. Abaixo disso, o ramo profundo do nervo ulnar fornece muitos dos músculos da mão, incluindo aqueles que se espalham e juntam os dedos e aqueles que fazem oposição, o ato de levar o polegar para dentro para tocar as pontas dos quatro dedos.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.innerbody.com/www.wisegeek.org/teachmeanatomy.info/www.neurologyneeds.com/radiopaedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Antropometria

PUBLICIDADE Definição A antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano. A antropometria foi desenvolvida pela …

Útero

PUBLICIDADE O que é O útero faz parte do sistema reprodutivo feminino que existe dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.