Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Urinário

Sistema Urinário

PUBLICIDADE

Definição

sistema urinário produz, armazena e excreta a urina através de um mecanismo de filtração no qual moléculas potencialmente prejudiciais são removidas do corpo.

Também desempenha um papel crucial na homeostase da água, no equilíbrio de eletrólitos e ácido-base e na produção de glóbulos vermelhos.

O trato urinário humano é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga, dois esfíncteres e uma uretra.

O que é

O sistema urinário é uma série de órgãos conectados no corpo humano que processam e eliminam a urina. Os órgãos considerados parte deste sistema são os rins, bexiga, ureteres e uretra.

A bexiga e a uretra estão localizadas no abdome e estão conectadas aos rins por dois tubos chamados ureteres. Os rins estão localizados na região central das costas do corpo, um de cada lado da coluna vertebral.

Quando as pessoas bebem líquidos, o corpo toma o necessário para que funcione, e o restante é enviado para a corrente sanguínea como um resíduo.

O trabalho do sistema urinário começa com os rins.

Os rins estão constantemente filtrando sangue e água para remover os resíduos do corpo. O lixo que é coletado nos rins é transformado em urina. Alguns dos resíduos que o filtro dos rins não vem do líquido ingerido, mas da quebra normal dos tecidos do corpo.

O processo que os rins usam para ajudar o corpo a eliminar o desperdício é complicado e sofisticado. Os rins são necessários não apenas para ajudar a eliminar o desperdício, mas também desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio químico no sangue.

Os rins são capazes de filtrar os bons produtos químicos que o corpo ainda pode usar e enviá-los de volta para a corrente sanguínea.

Além disso, os rins produzem hormônios necessários para a saúde humana.

Os ureteres são órgãos que consistem em dois tubos que conectam a bexiga e os rins. A bexiga é um órgão muito semelhante a um balão. É capaz de esticar e contrair enquanto enche ou esvazia. Quando a bexiga fica cheia, sinaliza a necessidade de urinar. A bexiga esvazia a urina na uretra, um órgão em forma de tubo que eventualmente se abre para o órgão sexual masculino ou o órgão sexual feminino, onde a urina sai do corpo.

A saúde do corpo humano é muito dependente do sistema urinário. Problemas comuns que às vezes afetam o sistema urinário incluem infecções nos rins e na bexiga, doenças renais e diabetes.

Infecções nos rins e na bexiga geralmente não são consideradas sérias e podem ser curadas com antibióticos e medicamentos à base de enxofre. A doença renal, no entanto, é considerada bastante grave e muitas vezes é uma ameaça à vida.

Diabetes às vezes pode colocar uma grande pressão sobre o sistema urinário. Um alto nível de açúcar na corrente sanguínea significa que os rins precisam trabalhar muito mais para processar e filtrar sangue e água.

O excesso de trabalho dos rins desta maneira pode, às vezes, levar à insuficiência renal e à necessidade de diálise.

A diálise é um tratamento médico que envolve uma máquina que faz o trabalho dos rins.

O sistema renal ou Sistema Urinário

O sistema renal, que também é chamado de sistema urinário, é um grupo de órgãos do corpo que filtra o excesso de fluido e outras substâncias da corrente sanguínea.

O objetivo do sistema renal é eliminar os resíduos do corpo, regular o volume e a pressão sanguínea, controlar os níveis de eletrólitos e metabólitos e regular o pH do sangue.

Os órgãos do sistema renal incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra. Resíduos metabólicos e excesso de íons são filtrados do sangue, junto com a água, e deixam o corpo na forma de urina.

Sistema Renal

O sistema renal é um grupo de órgãos que trabalham juntos para produzir, armazenar e liberar urina. A urina é o material residual líquido excretado do corpo. Os órgãos que trabalham juntos neste sistema incluem os rins, bexiga, ureteres e uretra. É também conhecido como sistema urinário ou excretor.

Os rins são uma parte vital do sistema renal. Eles estão localizados na parte de trás da cavidade abdominal, com um dos dois lados.

Talvez a função mais conhecida dos rins é transportar a urina para os tubos conhecidos como ureteres antes de sair do corpo. Esses órgãos também têm várias outras funções importantes, como ajudar a regular a pressão arterial.

Eles também trabalham para regular o equilíbrio do pH no corpo humano, bem como o equilíbrio de eletrólitos, como sódio e potássio.

A próxima parte do sistema é a bexiga, às vezes referida como a bexiga urinária. A bexiga tem a forma muito semelhante a um balão oco e musculoso e fica na área pélvica do corpo.

Sua principal função é coletar e armazenar a urina que deixou os rins. Quando a bexiga começa a ficar cheia, a urina começa a sair da bexiga e a entrar nos ureteres.

Os ureteres são pequenos tubos feitos de músculo. Essas estruturas estão ligadas em uma extremidade aos rins e à bexiga na outra.

Usam uma pequena quantidade de pressão para forçar ou empurrar suavemente a urina dos rins para a bexiga e depois da bexiga para a uretra ao sair do corpo.

Os ureteres também impedem a urina de recuar e voltar aos rins depois de passar para a bexiga, um distúrbio que seria conhecido como refluxo.

A uretra é a porção final do sistema renal. Essa estrutura é um tubo oco conectado à bexiga e passa pelos genitais, saindo do corpo.

A uretra passa através do órgão sexual masculino nos machos e é responsável pelo transporte de urina e sêmen.

Este tubo é significativamente mais curto nas fêmeas e pára logo acima da abertura para o órgão sexual feminino. Um músculo externo conhecido como esfíncter uretral ajuda a controlar a ação da micção voluntária.

 

Fonte: www.hopkinsmedicine.org/www.stanfordchildrens.org/www.wisegeek.org/kidshealth.org/www.cincinnatichildrens.org/courses.lumenlearning.com/biologydictionary.net

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Antropometria

PUBLICIDADE Definição A antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano. A antropometria foi desenvolvida pela …

Útero

PUBLICIDADE O que é O útero faz parte do sistema reprodutivo feminino que existe dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.