Breaking News
Home / Corpo Humano / Córtex Renal

Córtex Renal

PUBLICIDADE

Definição

córtex renal é a camada externa granular do rim, composta principalmente de glomérulos e túbulos contorcidos, estendendo-se em colunas entre as pirâmides que constituem a medula renal.

córtex renal é a parte do rim onde ocorre a ultrafiltração. A eritropoetina é produzida no córtex renal.

O córtex renal

córtex renal é a porção externa do rim entre a cápsula renal e a medula renal.

No adulto, forma uma zona externa lisa contínua com várias projeções (colunas corticais) que se estendem entre as pirâmides. Contém os corpúsculos renais e os túbulos renais, com exceção de partes da alça de Henle que descem para a medula renal. Também contém vasos sanguíneos e ductos coletores corticais.

O que é o Córtex Renal?

córtex renal é basicamente a camada secundária dos rins em humanos e na maioria dos outros mamíferos. Ele tende a ser mais espesso do que a maioria dos tecidos internos do órgão e, em muitos aspectos, serve para proteger o órgão e mantê-lo isolado.

O córtex contém principalmente néfrons, que são as unidades funcionais básicas dos rins, assim como os vasos sanguíneos. Um número de túbulos renais também pode ser encontrado aqui. O córtex essencialmente atua como uma âncora para muitas das diferentes passagens do rim que permitem ao órgão funcionar.

A função renal adequada é essencial para a saúde geral, o que torna essa parte do órgão muito importante. Sem isso, os sistemas e processos seriam muito mais frágeis e potencialmente instáveis. Consequentemente, problemas com o córtex ou fraquezas em qualquer parte de sua superfície podem levar a uma série de condições médicas potencialmente fatais.

Noções básicas de rim

Córtex Renal
O córtex renal protege e isola os rins

As pessoas normalmente têm dois rins e sua função básica é filtrar o sangue e remover os resíduos dentro do corpo.

córtex é geralmente considerado como uma espécie de camada de isolamento. Não é a cobertura mais externa, mas também não está no meio.

Algumas pessoas pensam nisso como o miolo de uma laranja: está abaixo da casca, mas acima da fruta. O córtex é parte do órgão certamente, mas seu papel principal é geralmente manter as coisas e fornecer algo de uma camada protetora. Muitas partes importantes da infraestrutura do rim também começam e às vezes até terminam aqui também.

Nefrons, por exemplo, são muito abundantes no córtex. Estas são as unidades funcionais básicas dos rins, com cada rim tendo um milhão ou mais dessas estruturas importantes. Em cada néfron há um glomérulo e um túbulo renal, que é dividido em seções. O túbulo renal é um tubo longo que atravessa o órgão.

Em geral, existem três partes principais do rim. De fora para dentro, eles são a cápsula renal, o córtex renal e a medula renal. Cada um pode ser identificado por sua aparência e cor. A cápsula renal é uma membrana transparente que reveste a parte externa dos rins e atua como proteção contra infecções e lesões.

Localizada na parte interna dos rins, a medula é de cor mais escura e contém oito ou mais estruturas triangulares conhecidas como “pirâmides” renais. O córtex está entre essas duas. Geralmente tem uma cor mais pálida e se estende entre as pirâmides da medula.

Elementos do córtex

Cada parte do rim contribui para a eliminação de resíduos e formação de urina dentro do corpo, e o córtex não é exceção. Os vasos sanguíneos transportam sangue do corpo para os rins e, à medida que o sangue passa pelo córtex renal, o glomérulo filtra-o para remover os resíduos antes de retornar o sangue à circulação.

O filtrado contendo produtos residuais passa, então, pelas seções dos túbulos renais, onde ocorre a reabsorção e a secreção de substâncias importantes. Seções do túbulo renal encontradas no córtex são o túbulo proximal, o túbulo contornado distal e partes dos ductos coletores, enquanto a medula renal contém o Laço de Henle. A urina, o produto final, passa através do ureter até a bexiga para excreção.

Papel e Propósito Principal

O objetivo principal do córtex é geralmente fornecer um espaço seguro e isolado para que esse complicado processo de transação e conversão aconteça. Ele age como uma espécie de preenchimento entre a camada externa mais dura e os tubos e laços internos mais sensíveis, além de fornecer caminhos cruciais para o funcionamento adequado do órgão. É também o local do que é conhecido como “ultrafiltração”, que geralmente é o passo final antes que a urina esteja pronta para ser processada fora do corpo.

Problemas comuns

Muitas doenças podem afetar a estrutura e função do córtex renal em um ou ambos os rins.

Infecções, doenças auto-imunes, vários tipos de câncer e doenças cardíacas são alguns dos maiores problemas que podem fazer com que o córtex pare de funcionar adequadamente. O glomérulo, em particular, é geralmente muito suscetível a infecções e lesões causadas por doenças autoimunes, e os corantes radioativos e algumas drogas também podem ser tóxicos para os túbulos. Quando esses ou outros problemas surgirem, o córtex pode ficar comprometido e pode parar de funcionar bem ou de qualquer maneira. Nestes casos, os rins como um todo frequentemente diminuem a velocidade, o que pode levar a vários problemas médicos sérios.

Os problemas do córtex são geralmente diagnosticados através do uso de ultrassonografias abdominais, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Exames laboratoriais de sangue e exame de urina também podem dar aos profissionais de saúde uma percepção de quão bem os órgãos estão funcionando em um nível mais geral, e uma biópsia renal às vezes é feita para estudar as estruturas desses órgãos e auxiliar no diagnóstico da doença renal.

O tratamento geralmente começa assim que os problemas são detectados. Às vezes, mudanças de estilo de vida e medicamentos podem corrigir a situação, mas em situações mais graves, a diálise ou mesmo o transplante podem ser necessários.

Qual é a função do córtex renal?

Os rins são os órgãos excretores que ajudam a purificar o sangue e a eliminar toxinas do corpo. Eles são colocados atrás da cavidade abdominal. Os rins são os sistemas de filtração e ajudam no funcionamento diário do sistema urinário e são os principais órgãos envolvidos no sustento da homeostase dos fluidos. Cada rim é amplamente dividido em uma parte externa chamada de córtex renal e uma parte interna denominada medula.

A principal função do córtex renal é filtrar o sangue e remover substâncias indesejadas do corpo. Esta tarefa é realizada com a ajuda de néfrons e glomérulos que estão alojados no córtex renal.

Qual é o córtex renal?

córtex renal é a camada externa lisa e contínua do rim. O processo de ultrafiltração do sangue é realizado no córtex renal, que também é conhecido como filtração de alta pressão ou ultrafiltração.

córtex renal é a parte externa mais externa do rim e o processo de filtração é denominado assim, já que essa filtragem só pode ser concluída quando o sangue que chega ao rim pela artéria renal já está carregando alta pressão.

O córtex constituem os glomérulos em bilhões, que são pequenos capilares em forma de bola. Cada glomérulo é cercado pela cápsula de Bowman. O vazamento de glomérulos ocorre no córtex, durante o qual os diferentes componentes, como glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas, fibrinogênio que ficam nos vasos sanguíneos, são vazados na cápsula de Bowman. A quantidade deste vazamento é de cerca de 160 litros a cada 24 horas. O líquido denominado ultrafiltrado é principalmente reabsorvido na medula e devolvido ao sangue.

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.innovateus.net

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Escroto

Definição O escroto (ou saco escrotal) é uma parte da genitália externa masculina localizada atrás e embaixo …

Nervo Facial

PUBLICIDADE Definição do Nervo Facial O nervo facial é o sétimo nervo craniano. É um nervo misto …

Nervos Cranianos

PUBLICIDADE Definição Os nervos cranianos são 12 pares de nervos que podem ser vistos na superfície ventral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.