Breaking News
Home / Corpo Humano / Flora Intestinal

Flora Intestinal

PUBLICIDADE

O intestino é considerado um segundo cérebro. Ele tem a mesma origem embriológica nos mesmos tecidos que geram o cérebro.

O cérebro possui 100 bilhões de neurônios e nosso intestino tem 100 milhões de neurônios.

A flora intestinal formado por uma comunidade complexa de microorganismos que vivem nos tratos digestivos de humanos e outros animais.

Nos seres humanos, a microbiota intestinal possui o maior número de bactérias e o maior número de espécies em comparação com outras áreas do corpo. Nos seres humanos, a flora intestinal é estabelecida a um ou dois anos após o nascimento e, nesse momento, o epitélio intestinal e a barreira da mucosa intestinal que segrega desenvolveram de forma tolerável e, mesmo, de suporte, a flora intestinal e isso também proporciona uma barreira aos organismos patogênicos.

A composição da microbiota do intestino humano muda ao longo do tempo, quando a dieta muda, e como a saúde geral muda.

Alimentos benéficos para a flora intestinal

Iogurte

Aveia

Kefir

Leite fermentado

Água

Chia

Ômega 3

Cápsulas com probióticos

Alimentos maléficos para a flora intestinal

Açúcar

Gordura saturada

Estresse

Agrotóxicos

Aditivos químicos

Leite

Por Portal São Francisco

 

Flora Intestinal

A microflora intestinal tem uma importante função no sistema defensivo do organismo, como na resistência à colonização (efeito barreira), que se refere a capacidade da bactéria pertencente a microflora normal de impedir a adesão e a permanência de organismos patogênicos no intestino. Os fatores indiretos que influenciam no efeito barreira envolvem a interação entre a flora intestinal e o hospedeiro. Por exemplo, a passagem rápida do alimento pelo intestino dificulta a colonização de micro-organismos patogênicos e o contato que o indivíduo tem com micro-organismos no início da vida é fundamental para o equilíbrio da microflora na vida adulta. Já os mecanismos diretos da resistência à colonização envolvem as relações ecológicas entre as populações bacterianas, como:

● Competição: quando dois ou mais grupos lutam por determinado nutriente ou fator ambiental que não está disponível em quantidade suficiente para atender a demanda de todos os habitantes. Por exemplo, há um tipo de lactobacilo que vive aderido em no epitélio não-secretor do pré-estômago de rato. Se uma dose de antibiótico é aplicada e elimina os lactobacilos, uma levedura ou outro micro-organismo pode passar a colonizar esse espaço agora livre;

● Amensalismo: um micro-organismo secreta um composto tóxico que inibe outro. Secretores de ácidos graxos de cadeia curta inibem, por exemplo, bactérias patogênicas, como a Salmonella; ● Predação: uma bactéria maior se alimenta de uma menor;

● Parasitismo: um tipo de micro-organismo infecta ou parasita outro. Assim como o efeito barreira, o sistema imune no intestino também tem importância no controle de populações bacterianas nocivas. Há dois tipos de respostas do sistema imune no intestino: proteção e supressão de proteínas alimentares, prevenindo a hipersensibilidade e as alergias; e a indução de anticorpos, protegendo contra os agentes patogênicos em geral. O antígeno (uma bactéria patogênica) é identificado por macrófagos e células dendríticas, que absorvem o antígeno as quais apresentam fragmentos desse antígeno para o linfócito T-auxiliar. Esta última induzirá outro tipo de linfócito, o linfócito B, a produzir o anticorpo adequado para aquele antígeno.

Fonte: en.wikipedia.org/www.rc.unesp.br

Veja também

Epigástrio

PUBLICIDADE Epigástrio – Anatomia A parte do abdome superior imediatamente sobre o estômago. Epigástrio é …

Mesentério

PUBLICIDADE Definição de Mesentério O mesentério é um conjunto contínuo de tecidos localizados no abdômen. …

Músculo esquelético

Músculo Esquelético

PUBLICIDADE O sistema muscular é responsável pelo movimento do corpo humano, postura, movimento de substâncias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.