Breaking News
Home / Corpo Humano / Coração

Coração

PUBLICIDADE

Coração – O que é

coração é uma bomba, geralmente batendo cerca de 60 a 100 vezes por minuto. A cada batimento cardíaco, o coração envia sangue por todo o corpo, levando oxigênio a todas as células.

Depois de fornecer o oxigênio, o sangue retorna ao coração. O coração então envia sangue aos pulmões para captar mais oxigênio. Este ciclo se repete indefinidamente.

O coração é um órgão do tamanho de um punho que bombeia sangue pelo corpo. É composto por várias camadas de tecido.

Seu coração está no centro do sistema circulatório. Este sistema é uma rede de vasos sanguíneos, como artérias, veias e capilares, que transporta sangue de e para todas as áreas do corpo.

Seu sangue carrega o oxigênio e os nutrientes de que seus órgãos precisam para funcionar corretamente. O sangue também carrega dióxido de carbono para os pulmões, para que você possa expirá-lo.

Dentro do seu coração, as válvulas mantêm o sangue fluindo na direção certa.

O sistema elétrico do seu coração controla a frequência e o ritmo de seus batimentos cardíacos. Um coração saudável fornece ao corpo a quantidade certa de sangue na taxa necessária para um bom funcionamento.

Se a doença ou lesão enfraquecer o seu coração, os órgãos do seu corpo não receberão sangue suficiente para funcionar normalmente. Um problema com o sistema elétrico – ou os sistemas nervoso ou endócrino, que controlam sua frequência cardíaca e pressão arterial – também pode tornar mais difícil para o coração bombear o sangue.

Coração – Localização

coração é um músculo que bombeia o sangue recebido das veias para as artérias de todo o corpo.

O coração está posicionado no tórax, atrás do esterno (esterno); na frente da traqueia, esôfago e aorta; e acima do diafragma.

Um coração normal tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 298 gramas. É em forma de cone, com a ponta do cone apontando para baixo para a esquerda.

Dois terços do coração encontram-se no lado esquerdo do tórax, com o equilíbrio no lado direito do tórax.

coração é composto de músculo cardíaco especializado e tem quatro câmaras, com átrio e ventrículo direitos e átrio e ventrículo esquerdo anatomicamente separados.

O sangue flui das veias sistêmicas para o átrio direito, daí para o ventrículo direito, de onde é bombeado para os pulmões e depois retorna ao átrio esquerdo, daí para o ventrículo esquerdo, de onde é conduzido para as artérias sistêmicas.

O coração é, portanto, funcionalmente composto por dois corações: o coração direito e o esquerdo.

O coração direito consiste no átrio direito, que recebe sangue desoxigenado do corpo, e no ventrículo direito, que bombeia o sangue desoxigenado para os pulmões sob pressão baixa; e o coração esquerdo, que consiste no átrio esquerdo, que recebe sangue oxigenado do pulmão, e no ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue oxigenado para o corpo sob alta pressão.

Como funciona o coração?

coração é um grande músculo que funciona continuamente, bombeando sangue por todo o corpo por meio de contrações musculares.

Como o mecanismo central de uma grande máquina, um problema com esse órgão pode afetar o funcionamento de quase todas as partes do corpo.

Entender como essa parte incrível do corpo funciona pode ajudar a dar uma idéia das maravilhosas habilidades da maquinaria muscular.

O coração é dividido principalmente em quatro câmaras: a seção superior possui os átrios esquerdo e direito, enquanto a inferior é dividida nos ventrículos esquerdo e direito. O átrio e o ventrículo direitos cuidam principalmente de apenas um órgão específico, realizando a maior parte de seu trabalho com os pulmões. O lado esquerdo do órgão, por outro lado, é responsável por bombear o sangue para todo o resto do corpo.

O coração bombeia sangue através de diferentes tipos de vasos sanguíneos
para distribuir oxgen aos órgãos do corpo

O meio que o coração usa para distribuir o sangue é conhecido como sistema circulatório. Esta é uma rede de tubos que se estende por todo o corpo como um sistema de estradas, fornecendo várias rampas, rampas de saída e conexões para o sangue se mover. O sistema circulatório é dividido em vasos sanguíneos, como capilares e artérias, que levam o sangue aos órgãos e tecidos, e vênulas e veias, que levam o sangue de volta ao órgão.

Junto com os pulmões e o coração, essa rede cria uma das funções mais vitais do corpo: a circulação do sangue.

O coração não é apenas responsável por levar sangue para onde está indo, mas também desempenha um papel importante no fornecimento de sangue com nutrientes e oxigênio para os órgãos, da mesma forma que mandar alguém para a escola com uma merenda. No lado direito do órgão, o sangue privado de oxigênio entra por duas grandes veias e é empurrado para os pulmões pelo ventrículo direito.

Depois de ser carregado com oxigênio nos pulmões, o sangue agora oxigenado flui para o lado esquerdo e é enviado para o resto do corpo através da aorta, que é o maior vaso sanguíneo do corpo.

Muitas pessoas não sabem que seus corações são, na verdade, órgãos elétricos. Para que o coração “bata”, o que cria o movimento de bombeamento que movimenta o sangue, um impulso elétrico deve ser enviado ao músculo. Esse impulso é criado por um agrupamento de células no átrio direito, conhecido como nó sinotrial. Interrupções na função dessa área podem resultar em batimentos cardíacos irregulares, o que às vezes leva as pessoas a terem um dispositivo eletrônico artificial, conhecido como marca-passo, instalado para regular os batimentos cardíacos.

Biologia do Coração e dos Vasos Sanguíneo

coração é um órgão muscular oco localizado no centro do tórax. Os lados direito e esquerdo do coração possuem uma câmara superior (átrio), que coleta o sangue, e uma câmara inferior (ventrículo), que o ejeta.

Para assegurar que o sangue flua em uma só direção, os ventrículos possuem uma válvula de entrada e uma de saída.

As principais funções do coração são: o fornecimento de oxigênio ao organismo e a eliminação de produtos metabólicos (dióxido de carbono) do organismo. Em resumo, o coração realiza essas funções através da coleta do sangue com baixa concentração de oxigênio do organismo e do seu bombeamento para os pulmões, onde ele capta oxigênio e elimina o dióxido de carbono.

Em seguida, o coração recebe o sangue rico em oxigênio dos pulmões e o bombeia para os tecidos do organismo.

Coração – Órgão

Coração

coração é um órgão propulsor do sangue, contraindo-se e relaxando-se ritmicamente.

É constituído por três túnicas:

A externa pericárdio,
A média 
miocárdio, e
A interna endocárdio
. O pericárdio reveste, externamente o coração.

A aurícula e o ventrículo do mesmo lado comunicam entre si por uma válvula aurículo-ventricular ou cardíaca:

Válvula Mitral permite a passagem do sangue da aurícula esquerda para o ventrículo esquerdo. É constituída por duas lâminas.
Válvula Tricúspide 
permite a passagem do sangue da aurícula direita para o ventrículo direito. É constituída por três lâminas.

A metade direita do coração e a metade esquerda não comunicam entre si. Existe um septo muscular que as separa. Nas aurículas, de parede flácidas e finas, situadas na parte superior do coração, terminam as veias que transportam o sangue ao coração. As veias pulmonares terminam na aurícula esquerda e as veias cavas, inferior e superior, na aurícula direita. Dos ventrículos, de paredes fortes e espessas, situados na parte inferior do coração, partem as artérias que transportam o sangue às diferentes partes do corpo. A artéria pulmonar sai do ventrículo direito e a artéria aorta do ventrículo esquerdo.

O miocárdio forma a parede muscular do coração e é responsável pelos movimentos cardíacos. O endocárdio reveste o interior das aurículas e dos ventrículos.

Os músculos de movimentos voluntários ? músculos esqueléticos ? são formados por tecido muscular estriado

Células cilíndricas, muito alongados, com Estriação transversal e polinucleadas. Os núcleos situam-se na periferia da célula.

Células fusiformes, relativamente curtas e Mononucleadas. O núcleo situa-se no centro da célula.

Os músculos de movimentos involuntários, músculos das vísceras, dos vasos sanguíneos são formados por tecido muscular liso.

Células morfologicamente semelhantes às do tecido muscular estriado, mas mais curtas, ramificadas e apenas com um ou dois núcleos centrais.

As células ramificam-se e comunicam umas com as outras, formando uma rede interligada, que facilita o fluxo da corrente eléctrica. Assim todo o músculo se contrai, como se fosse uma unidade fisiológica.

O músculo cardíaco, embora possua movimentos involuntários, é formado por tecido muscular estriado, que apresenta características especificas, designando-se por tecido muscular cardíaco.

Ciclo Cardíaco

Coração

coração é basicamente um saco muscular formado por duas bombas divididas em dois compartimentos ligados por válvulas. Das diversas cavidades, a maior é o ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue oxigenado pelos pulmões para as diversas partes do corpo através da aorta. O sangue “usado” regressa ao coração pelas diversas veias do organismo, que drenam para dois grandes canais(as veias cavas superior e inferior), que por sua vez drenam ambas para a aurícula direita.

Daqui, o sangue passa através de uma válvula, a tricúspida, para o ventrículo direito, que o bombeia para os pulmões, onde é oxigenado, através da artéria pulmonar.

Este sangue oxigenado volta pelas veias pulmonares para a aurícula esquerda, de onde, através da válvula mitral, é lançado para o ventrículo esquerdo.

Assim, o coração é um músculo cujas fases de contração são rítmicas e involuntárias.

Do seu funcionamento resultam ciclos cardíacos cujas fases se sucedem sempre do mesmo modo:

Diástole

As aurículas e os ventrículos estão em repouso. As válvulas auriculoventriculares e as válvulas que separam os ventrículos das artérias estão fechadas.

O sangue entra nas aurículas que se enchem pouco a pouco e criam uma pressão superior à dos ventrículos vazios.

Sístole Auricular: A aurículas contraem-se. As válvulas auriculoventriculares abrem-se e o sangue penetra nos ventrículos.

Sístole Ventricular

As válvulas auriculoventriculares fecham-se. Os ventrículos contraem-se, abrindo-se as válvulas semilunares que estão na base das artérias. O sangue sai dos ventrículos para as artérias.

O coração volta a ficar em repouso e os fenómenos voltam a suceder-se sempre do mesmo modo.

Os vasos sanguíneos, que partem do coração e a ele chegam, levam os sangue a todas a partes do corpo.

As artérias são os vasos que transportam o sangue do coração para as diversas partes do corpo. As suas paredes precisam de ser fortes, já que é alta a pressão a que o sangue nelas é lançado.

Compõe-nos quatro camadas: uma externa fibrosa, uma muscular, uma de tecido elástico resistente e uma última, lisa e membranosa.

Os capilares levam o sangue a cada uma das células do organismo. O oxigénio e outros nutrientes existentes no sangue alcançam os tecidos passando através das suas paredes, ao passo que os detritos produzidos pelos tecidos são captados e transportados pelas veias de volta ao coração.

As veias transportam o sangue de volta ao coração. Como o sangue venoso está submetido a um regime de pressões mais baixo que o do sangue arterial, as paredes das veias são mais finas, menos elásticas e menos musculadas, sofrendo compressão por parte dos músculos esqueléticos quando estes se contraem, o que auxilia a progressão do sangue. Por outro lado, as válvulas venosas impedem o sangue de fluir na direção errada.

As veias são constituídas por três camadas: camada externa fibrosa, camada média de tecido muscular e elástico, e revestimento interno membranoso.

Fonte: www.nhlbi.nih.gov/es.wikipedia.org/br.geocities.com/www.wisegeek.org/www.msd-brazil.com/www.hemodinamica.com.br/campus.fortunecity.com/kidshealth.org

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nós musculares

PUBLICIDADE Nós musculares – O que são O fenômeno dos nós musculares não é incomum. Essencialmente, os nós …

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.