Breaking News
Home / Corpo Humano / Nervo Óptico

Nervo Óptico

PUBLICIDADE

O que é o Nervo óptico?

O nervo óptico é um feixe de tecido que transmite os sinais gerados do olho para o cérebro.

Em essência, o nervo óptico é a conexão entre o olho e o cérebro.

Consiste em um agrupamento de mais de um milhão de fibras nervosas, embora o tecido do nervo óptico esteja mais relacionado com o tecido cerebral do que com o tecido nervoso.

Quando a luz entra no olho, ela passa primeiro pela córnea.

A córnea funciona como uma cobertura de lente em uma câmera. A córnea dobra a luz que entra para direcioná-lo para a pupila e íris. A íris é a parte colorida do olho e a pupila é o círculo preto no meio do olho.

A pupila regula a quantidade de luz que entra no olho. A pupila dilata, ou aumenta, quando há menos luz circundante, permitindo que mais luz entre no olho.

Por outro lado, a pupila diminui de tamanho quando há muita luz circundante, limitando a quantidade de luz que é permitida a entrada.

A luz que entra então passa pela lente do olho. A lente ajuda a focar a luz que entra na parte de trás do olho. Esta área do olho é conhecida como a retina, que é uma camada sensível à luz das células nervosas que converte a luz é recebida em impulsos elétricos que são enviados para o cérebro através do nervo óptico.

Curiosamente, a luz e a imagem correspondente são realmente focadas de cabeça para baixo na retina.

Os impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro através do nervo óptico são então percebidos pelo cérebro como uma imagem.

Mesmo que a imagem seja inicialmente focalizada de cabeça para baixo na retina e transmitida da mesma forma, o cérebro percebe a imagem como estando do lado direito.

Como o nervo óptico é o canal entre os olhos e o cérebro, qualquer problema associado a ele pode causar problemas de visão.

A hipoplasia do nervo óptico é uma condição que ocorre quando o nervo óptico não se desenvolve totalmente durante a gravidez. Isso pode causar comprometimento da visão leve a grave em um ou ambos os olhos.

Não se sabe exatamente o que causa a hipoplasia do nervo óptico e não se acredita que seja uma condição hereditária.

Embora existam alguns estudos que indicam que pode haver uma conexão entre mães com diabetes, abuso de álcool e álcool materno, idade materna menor que 20 anos e uso de medicamentos antiepilépticos por parte da mãe durante a gravidez; pesquisa mostra que esses fatores não são fatores na maioria dos casos de hipoplasia do nervo óptico.

Além da hipoplasia do nervo óptico, condições como doença, lesão, diabetes, hipertensão , abuso de drogas, álcool ou tabaco podem afetar a capacidade do nervo óptico de funcionar adequadamente, possivelmente causando comprometimento da visão ou mesmo cegueira.

Localização

O nervo óptico está localizado na parte de trás do olho.

É também chamado de segundo nervo craniano ou nervo craniano II.

É o segundo de vários pares de nervos cranianos.

O trabalho do nervo óptico é transferir informações visuais da retina para os centros de visão do cérebro por meio de impulsos elétricos.

O nervo óptico está localizado na parte de trás do olho. É também chamado de segundo nervo craniano ou nervo craniano II. É o segundo de vários pares de nervos cranianos.

O trabalho do nervo óptico é transferir informações visuais da retina para os centros de visão do cérebro por meio de impulsos elétricos.

O nervo óptico é feito de células ganglionares ou células nervosas. Consiste em mais de um milhão de fibras nervosas. Nosso ponto cego é causado pela ausência de células fotossensíveis (sensíveis à luz) especializadas, ou fotorreceptores, na parte da retina onde o nervo óptico sai do olho.

O glaucoma é uma das doenças mais comuns que afetam o nervo óptico. O glaucoma é causado por alta pressão intra-ocular, ou alta pressão no fluido que está dentro do olho (líquido vítreo).

Essa alta pressão comprime o nervo óptico e faz com que as células morram. É referido como atrofia do nervo óptico.

Embora o nervo óptico seja parte do olho, é considerado parte do sistema nervoso central.

Definição

O nervo óptico conecta o olho ao cérebro.

O nervo óptico carrega os impulsos formados pela retina, a camada nervosa que reveste a parte de trás do olho e detecta a luz e cria impulsos. Esses impulsos são despachados através do nervo óptico para o cérebro, que os interpreta como imagens. Usando um oftalmoscópio, a cabeça do nervo óptico pode ser facilmente vista. Pode ser visto como a única parte visível do cérebro (ou extensão dele).

O nervo óptico é o segundo nervo craniano. O nervo craniano emerge ou entra no crânio (o crânio), em oposição aos nervos espinhais que emergem da coluna vertebral. Existem doze nervos cranianos.

Em termos de desenvolvimento embrionário, o nervo óptico faz parte do sistema nervoso central (SNC) e não do nervo periférico.

Anatomia da Visão

A palavra “óptica” vem do grego “optikos”, pertencente à visão.

Além do nervo óptico, o olho tem vários outros componentes.

Estes incluem a córnea, íris, pupila, lente, retina, mácula e vítreo.

A córnea é a janela frontal clara do olho que transmite e focaliza a luz no olho.

A íris é a parte colorida do olho que ajuda a regular a quantidade de luz que entra no olho.

A pupila é a abertura escura na íris que determina a quantidade de luz que entra no olho.

A lente é a estrutura transparente dentro do olho que focaliza os raios de luz na retina.

A retina é, como mencionado, a camada nervosa que reveste a parte posterior do olho, detecta a luz e cria impulsos que passam pelo nervo óptico até o cérebro.

A mácula é uma pequena área na retina que contém células especiais sensíveis à luz e nos permite ver claramente detalhes finos.

O humor vítreo é uma substância clara, gelatinosa, que preenche o meio do olho.

Em suma, o nervo óptico é exclusivamente uma parte do olho e do cérebro. É embriologicamente o enviado do cérebro para o olho e, funcionalmente, o enviado do olho para o cérebro.

Nervo óptico – Fotos

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ureia

PUBLICIDADE Definição A ureia é uma substância (CH4N2O) que contém nitrogênio, normalmente removida do sangue pelo …

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Antropometria

PUBLICIDADE Definição A antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano. A antropometria foi desenvolvida pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.