Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Muscular

Sistema Muscular

PUBLICIDADE

Definição de Sistema Muscular

sistema muscular é responsável pelo movimento do corpo humano. Presos aos ossos do sistema esquelético estão cerca de 700 músculos nomeados que representam cerca de metade do peso corporal de uma pessoa. Cada um desses músculos é um órgão discreto constituído de tecido muscular esquelético, vasos sanguíneos, tendões e nervos.

sistema muscular é um conjunto de tecidos do corpo com a capacidade de mudar de forma. As células musculares se conectam entre si e, eventualmente, com elementos do sistema esquelético

Quando as células musculares se contraem, a força é criada conforme os músculos são puxados contra o esqueleto.

tecido muscular também é encontrado dentro do coração, órgãos digestivos e vasos sanguíneos. Nesses órgãos, os músculos servem para mover substâncias por todo o corpo.

Sistema muscular humano, os músculos do corpo humano que trabalham o sistema esquelético, que estão sob controle voluntário e que se preocupam com o movimento, a postura e o equilíbrio.

Considerado de maneira ampla, o músculo humano – como os músculos de todos os vertebrados – é freqüentemente dividido em: músculo estriado (ou músculo esquelético), músculo liso e músculo cardíaco.

músculo liso está sob controle involuntário e é encontrado nas paredes dos vasos sanguíneos e em estruturas como a bexiga urinária, os intestinos e o estômago.

músculo cardíaco constitui a massa do coração e é responsável pelas contrações rítmicas desse órgão vital de bombeamento; também está sob controle involuntário. Com muito poucas exceções, o arranjo do músculo liso e do músculo cardíaco em humanos é idêntico ao arranjo encontrado em outros animais vertebrados.

O sistema muscular é a rede de tecidos do corpo que controla os movimentos do corpo e dentro dele.

Andar, correr, pular: todas essas ações que impulsionam o corpo no espaço só são possíveis por causa da contração (encurtamento) e relaxamento dos músculos. Esses movimentos principais, entretanto, não são os únicos dirigidos pela atividade muscular. Os músculos possibilitam ficar de pé, sentar, falar e piscar. Ainda mais, não fosse pelos músculos, o sangue não correria pelos vasos sanguíneos, o ar não encheria os pulmões e os alimentos não se moveriam pelo sistema digestivo. Em suma, os músculos são as máquinas do corpo, permitindo que ele funcione.

O que é o sistema muscular?

sistema muscular é uma extensa rede de tecido muscular e nervoso que se espalha por todo o corpo.

É controlado pelo sistema nervoso central, que envia uma variedade de sinais para manter o corpo funcionando sem problemas.

Existem mais de 650 músculos ativos no corpo humano, e o sistema muscular pode representar até 40% do peso de uma pessoa.

Este sistema complexo interconectado é essencial para a vida humana; sem ele, as pessoas não podem se mover e realizar uma variedade de processos corporais que são essenciais para manter o corpo em funcionamento.

O sistema nervoso central, que consiste no cérebro e na medula espinhal,
recebe e transmite sinais para os nervos do sistema nervoso periférico,
que é composto pelos nervos dos órgãos e músculos do corpo

Existem três tipos diferentes de músculos: voluntários, involuntários e cardíacos. Os músculos cardíacos, como você pode imaginar, estão localizados no coração e são uma forma de músculo involuntário.

Esses músculos mantêm o coração batendo, garantindo que o sangue seja bombeado por todo o corpo. Eles são controlados pelo sistema nervoso autônomo.

Os músculos involuntários alinham os órgãos internos do corpo, contraindo e relaxando para empurrar uma variedade de substâncias através do corpo.

Esses músculos também são controlados pelo sistema nervoso autônomo, que envia uma variedade de sinais para mantê-los funcionando sem problemas. Os músculos involuntários também são conhecidos como “músculos lisos” e controlam coisas como o estômago, o trato digestivo, o trato reprodutivo, a respiração e assim por diante. Quando os sinais para esses músculos são interrompidos, pode ser catastrófico.

Músculos voluntários são aqueles que você usa para fazer coisas como lançar bolas, caminhar, levantar objetos e assim por diante.

Eles também são chamados de músculos esqueléticos e são controlados por sinais do cérebro que os desencadeiam em uma contração, gerando o movimento desejado.

Eles geralmente trabalham em pares para atingir o objetivo desejado. Esses músculos são vulneráveis ao estresse, como você deve saber se alguma vez “distendeu” um músculo.

A quantidade de coordenação e comunicação envolvida para manter o sistema muscular funcionando é bastante impressionante. Além de manter as funções do corpo em ordem, o sistema muscular também fornece o suporte que permite que o corpo fique em pé e conecta o sistema esquelético. Muitas pessoas gostam de se exercitar para tonificar e fortalecer o sistema muscular, expandindo sua amplitude de movimento e permitindo-se realizar uma ampla variedade de tarefas, desde competir em triatlos até dançar.

Papel do sistema muscular?

papel principal do sistema muscular é fazer com que outros órgãos do corpo se movam por meio do uso dos músculos.

sistema muscular também desempenha um papel importante na digestão, contração cardíaca e fluxo sanguíneo, proteção de órgãos, produção de calor e manutenção da forma do corpo.

Os músculos foram atribuídos a nomes em latim para descrever sua forma, localização, ação e tamanho.

Por exemplo, deltóide significa músculo triangular, abdome significa músculo abdominal, flexor significa músculo de flexão e mínimo significa menor músculo.

Sistema Muscular

A contração das células que compõem os músculos é responsável pela produção do movimento. A maioria dos músculos desempenha sua função em pares, cada músculo com uma ação que se opõe à ação de outro músculo. Isso significa que a contração de um músculo resulta no relaxamento de outro. Ao dobrar o joelho, por exemplo, o músculo isquiotibial se contrai enquanto o quadríceps relaxa.

Quando o joelho é esticado, o quadríceps se contrai enquanto o tendão da coxa relaxa.

Três tipos de músculos – esqueléticos, cardíacos e lisos – constituem o sistema muscular.

O papel de mais de 640 músculos esqueléticos é produzir movimento ósseo voluntário e, junto com os ossos, dar a forma geral do corpo. Os músculos esqueléticos, que constituem 40% do peso do corpo, também são conhecidos como músculos estriados por causa das listras ou estrias que marcam as fibras musculares esqueléticas.

Os ossos são fixados na origem e inserção dos músculos esqueléticos por meio de tendões. A origem é a extremidade do músculo esquelético que tem pouco ou nenhum movimento, enquanto a inserção é a extremidade que se move.

Os músculos cardíacos produzem movimento involuntário no coração. Isso significa que os músculos cardíacos se contraem automaticamente, mesmo sem qualquer estímulo do sistema nervoso. Além disso, os músculos cardíacos se contraem continuamente ao longo da vida de uma pessoa. As estrias nas fibras musculares cardíacas não são tão claras como nas fibras musculares esqueléticas.

As contrações dos músculos cardíacos bombeiam sangue para todas as partes do corpo.

As contrações involuntárias dos músculos lisos permitem que o alimento passe ao longo do trato digestivo durante a digestão. Portanto, os músculos lisos podem ser encontrados revestindo o esôfago, o estômago e os intestinos, embora também estejam presentes nos vasos sanguíneos e na bexiga urinária. Ao contrário dos músculos esqueléticos e cardíacos, as estrias não podem ser encontradas nos músculos lisos.

A contração dos músculos lisos é muito mais lenta do que a dos músculos esqueléticos.

sistema muscular e o sistema esquelético trabalham juntos para produzir movimentos corporais; um não será capaz de fazer seu trabalho sem o outro. Os ossos são responsáveis pelo movimento do corpo em várias posições, mas não podem se mover sozinhos. Somente os músculos podem mover os ossos durante as contrações.

O corpo possui três tipos de músculos: lisos, esqueléticos e cardíacos

Quais são os componentes do sistema muscular?

Existem vários componentes diferentes do sistema muscular. Os músculos do sistema muscular contribuem para o funcionamento adequado dos órgãos, ajudam a circular o sangue e permitem o movimento.

Os principais componentes desse sistema incluem músculo cardíaco, músculo liso e músculo esquelético. Os músculos cardíacos e lisos são ativados involuntariamente, enquanto os músculos esqueléticos são ativados voluntariamente. A contração dos músculos esqueléticos puxa os tendões, faz com que os ossos se movam e cria movimento.

A maioria dos componentes do sistema muscular são músculos esqueléticos. Esses músculos desempenham várias funções importantes e se ligam direta ou indiretamente aos ossos do sistema esquelético.

Eles são essenciais para a maioria dos movimentos básicos, como estender um braço ou uma perna. Atividades complexas, como correr e nadar, requerem o uso de muitos músculos esqueléticos do corpo.

Esses músculos são projetados para produzir movimento esquelético, manter a posição e a postura do corpo, apoiar os tecidos moles, proteger as saídas e entradas para dentro e fora do corpo e ajudar a manter a temperatura corporal.

A tensão nos músculos esqueléticos permite que as pessoas fiquem em pé e mantenham a postura sem cair no chão. Certos músculos esqueléticos apóiam e protegem órgãos vitais de lesões.

A abertura do trato urinário e digestivo também é geralmente revestida por músculo esquelético, proporcionando controle voluntário sobre a micção, defecação e deglutição. No trabalho, os músculos esqueléticos liberam calor, o que pode ajudar a manter uma temperatura corporal interna normal.

As células do músculo esquelético contêm vários núcleos por célula e também são chamadas de fibras musculares.

Os músculos cardíacos são mais componentes do sistema muscular. Os músculos do coração, que são um tipo de músculo encontrado apenas no coração, facilitam o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

Ao contrário dos músculos esqueléticos, esses músculos são ativados involuntariamente. O desenho desses músculos permite que o coração se contraia de maneira vigorosa, sem criar rupturas nos próprios músculos.

O músculo liso difere do músculo esquelético e de outros componentes do sistema muscular por não oferecer estriações visíveis, que são fibras alongadas. As células dos músculos lisos são relativamente pequenas, com formato oval ou fusiforme e contêm apenas um núcleo por célula. Este tipo de músculo possui filamentos finos e grossos que são projetados para produzir contrações involuntárias, deslizando em um movimento de vaivém um contra o outro. Empurrar o alimento pelos intestinos e a urina pela bexiga são funções dos músculos lisos.

Pequenos músculos lisos também estão contidos nos olhos para controlar o tamanho da pupila.

Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br/www.innerbody.com/biologydictionary.net/www.wisegeek.org/ecampusontario.pressbooks.pub/www.visiblebody.com/www.fes.br/www.icb.ufmg.br/www.cmjf.com.br

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Sistema Nervoso Simpático

PUBLICIDADE Sistema Nervoso Simpático – Definição O sistema autônomo é composto de duas divisões, os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.