Síndrome de Munchhausen

PUBLICIDADE

Síndrome de Munchausen – Definição

síndrome de Munchausen é um distúrbio psiquiátrico que leva o indivíduo a autoinfligir lesões ou doenças ou a fabricar sintomas de doença física ou mental para receber cuidados médicos ou hospitalização.

Em uma variação do distúrbio, Munchausen por procuração, um indivíduo, geralmente uma mãe, intencionalmente causa ou fabrica doenças em uma criança ou outra pessoa sob seus cuidados.

síndrome de Munchausen é uma doença mental associada a graves dificuldades emocionais.

A síndrome de Munchausen (transtorno fictício imposto a si mesmo) ocorre quando alguém tenta obter atenção e simpatia falsificando, induzindo e/ou exagerando uma doença. Eles mentem sobre os sintomas, sabotam exames médicos (como colocar sangue na urina) ou se machucam para obter os sintomas.

Diagnosticar e tratar a síndrome de Munchausen é difícil devido à desonestidade da pessoa.

Síndrome de Munchausen – O que é

síndrome de Munchausen é uma forma de distúrbio factício, uma condição psicológica na qual um paciente finge uma doença física ao induzir ou exagerar os sintomas.

Em muitos casos, um paciente com transtorno fictício pode fingir uma doença para algum propósito externo, como obter medicamentos ou pagamentos por incapacidade.

Diferentemente desses casos, indivíduos com a síndrome de Munchausen desejam obter simpatia e atenção por meio de sua doença.

Batizada em homenagem ao Barão von Münchhausen, um oficial alemão famoso por contar histórias ultrajantes, acredita-se que a síndrome de Munchausen seja a mais séria das desordens factícias.

Para receber o conforto e a atenção do pessoal médico, os pacientes induzem sintomas físicos, alteram exames médicos ou sintomas falsos de uma doença.

Em muitos casos, os pacientes acumulam despesas médicas exorbitantes no processo.

Devido à natureza enganosa da doença, a síndrome de Munchausen é difícil de detectar. No entanto, existem vários fatores que podem indicar que um paciente está fingindo sua doença. Por exemplo, um histórico médico inconsistente ou recorrência de falta de resposta ao tratamento são indicativos da síndrome de Munchausen.

Os pacientes também podem frequentemente desenvolver sintomas novos e inconsistentes ou parecem ansiosos para submeter-se a exames médicos.

As causas diretas da síndrome de Munchausen não são claras e variam de caso para caso. No entanto, histórias de abuso físico e emocional não são incomuns em pacientes.

Além disso, há uma alta taxa de comorbidade com outros distúrbios psicológicos, principalmente transtorno depressivo e certos transtornos de personalidade.

Muitos indivíduos que sofrem da síndrome de Munchausen têm problemas com identidade, controle de impulsos e medo de abandono.

Por causa da desonestidade envolvida na síndrome de Munchausen, o diagnóstico é frequentemente muito difícil. Pode levar anos para o pessoal médico perceber que um paciente está fingindo sua doença.

Os pacientes podem frequentemente mudar de hospital ou procurar atendimento com um nome falso para evitar a detecção.

Mesmo após a equipe médica determinar que um paciente está sofrendo da síndrome de Munchausen, as tentativas de confrontar o paciente podem ser hostilizadas.

Embora os pacientes procurem cuidados para seus sintomas físicos, o tratamento para a síndrome de Munchausen é principalmente psiquiátrico.

É importante que um psiquiatra trate o problema como uma desordem, em vez de um engano deliberado, a fim de evitar colocar a culpa no doente.

recuperação da síndrome de Munchausen é um processo longo e difícil.

Tal como acontece com a maioria dos distúrbios psicológicos, a perspectiva de recuperação é melhor quando o paciente é capaz de admitir o problema e procurar tratamento por conta própria.

Síndrome de Munchausen – Descrição


Síndrome de Munchausen

síndrome de Munchausen leva o nome do barão Karl Friederich von Munchausen, um militar alemão do século XVIII conhecido por suas histórias fantásticas.

O transtorno apareceu pela primeira vez na literatura psiquiátrica no início dos anos 1950, quando foi usado para descrever pacientes que procuravam hospitalização inventando sintomas e histórias médicas complicadas e/ou induzindo doenças e lesões em si mesmos. Categorizada como um transtorno factício (transtorno no qual os sintomas físicos ou psicológicos estão sob controle voluntário), a síndrome de Munchausen parece ser motivada por uma necessidade de assumir o papel de paciente. Ao contrário da simulação, não parece haver nenhum ganho secundário claro (por exemplo, dinheiro) na síndrome de Munchausen.

Indivíduos com síndrome de Munchausen por procuração usam seus filhos (ou outra pessoa dependente) para satisfazer sua necessidade de assumir o papel de paciente.

O distúrbio mais comumente vitima crianças desde o nascimento até os oito anos de idade. Os pais ou cuidadores com síndrome de Munchausen podem apenas exagerar ou fabricar os sintomas de seus filhos, ou podem induzir sintomas deliberadamente por meio de vários métodos, incluindo envenenamento, sufocamento, fome ou introdução de bactérias em feridas abertas. Freqüentemente, eles exibem uma profundidade extraordinária de conhecimento médico e podem até estar na profissão médica.

Síndrome de Munchausen – Distúrbio


Síndrome de Munchausen

síndrome de Munchausen é um distúrbio factício, um distúrbio mental em que uma pessoa age repetida e deliberadamente como se tivesse uma doença física ou mental quando não está realmente doente.

síndrome de Munchausen é considerada uma doença mental porque está associada a graves dificuldades emocionais.

síndrome de Munchausen, batizada em homenagem ao barão von Münchhausen, um oficial alemão do século XVIII que era conhecido por embelezar as histórias de sua vida e experiências, é o tipo mais grave de distúrbio factício.

A maioria dos sintomas em pessoas com a síndrome de Munchausen está relacionada à doença física – sintomas como dor no peito, problemas estomacais ou febre – em vez de sintomas de transtorno mental.

Síndrome de Munchausen – Sintomas

As pessoas com a síndrome de Munchausen deliberadamente produzem ou exageram os sintomas de várias maneiras. Eles podem mentir sobre ou fingir sintomas, se machucar para provocar sintomas ou alterar testes (como contaminar uma amostra de urina).

Possíveis sinais de alerta da síndrome de Munchausen incluem:

História médica dramática mas inconsistente
Sintomas pouco claros que não são controláveis e que se tornam mais graves ou mudam quando o tratamento é iniciado
Recaídas previsíveis após melhoria na condição
Amplo conhecimento de hospitais e/ou terminologia médica, bem como descrições de doenças em livros didáticos
Presença de múltiplas cicatrizes cirúrgicas
Aparecimento de sintomas novos ou adicionais após resultados negativos
Presença de sintomas somente quando o paciente está com os outros ou sendo observado
Disposição ou vontade de fazer exames médicos, operações ou outros procedimentos
História de procurar tratamento em vários hospitais, clínicas e consultórios médicos, possivelmente em diferentes cidades
Relutância do paciente em permitir que os médicos encontrem ou conversem com familiares, amigos ou médicos anteriores
Problemas com identidade e auto-estima

Síndrome de Munchausen – Causa

causa exata da síndrome de Munchausen não é conhecida, mas os pesquisadores estão olhando para o papel dos fatores biológicos e psicológicos em seu desenvolvimento.

Algumas teorias sugerem que uma história de abuso ou negligência como uma criança, ou uma história de doenças frequentes que requereram hospitalização podem ser fatores no desenvolvimento da síndrome.

Os pesquisadores também estão estudando uma possível ligação com transtornos de personalidade, que são comuns em pessoas com síndrome de Munchausen.

Síndrome de Munchausen – Diagnóstico


Síndrome de Munchausen

Como os pacientes de Munchausen costumam ir de médico em médico, obtendo internação em muitos hospitais ao longo do caminho, o diagnóstico pode ser difícil.

Eles são tipicamente detectados em vez de diagnosticados. Durante um curso de tratamento, eles podem ser descobertos por um funcionário do hospital que os encontrou durante uma hospitalização anterior.

Seus cuidadores também podem perceber que sintomas como febre alta ocorrem apenas quando o paciente é deixado sozinho. Ocasionalmente, a medicação usada para induzir os sintomas é encontrada com os pertences do paciente. Quando o paciente é confrontado, ele geralmente reage com indignação e sai do hospital para procurar tratamento em outra unidade com um novo cuidador.

diagnóstico da síndrome de Munchausen pode ser ainda mais difícil em crianças e adolescentes. Um médico pode ser capaz de reconhecer um padrão de sintomas (por exemplo, aqueles que ocorrem apenas quando a criança está sozinha ou que começam apenas quando os pais estão presentes com a criança) ou a criança pode admitir que inventou ou autoinfligiu sintomas ao questioná-la.

O vídeo de vigilância pode gravar a criança ou o cuidador da criança induzindo sintomas.

Síndrome de Munchausen – Tratamento

Não há tratamento claramente eficaz para a síndrome de Munchausen. A psicoterapia extensiva pode ser útil com alguns pacientes de Munchausen.

Se a síndrome de Munchausen coexistir com outros transtornos mentais, como um transtorno de personalidade, o transtorno subjacente geralmente é tratado primeiro.

As crianças que desenvolvem a síndrome podem responder mais favoravelmente à terapia do que os adultos, especialmente se forem diagnosticadas em tenra idade.

As crianças que são vítimas da síndrome de Munchausen por procuração geralmente são removidas do cuidador infrator imediatamente e colocadas sob custódia protetora.

A terapia também pode ser benéfica para essas crianças na recuperação do trauma emocional da síndrome de Munchausen.

Síndrome de Munchausen – Prognóstico

As infecções e lesões autoinfligidas pelos pacientes de Munchausen podem causar doenças graves. Os pacientes muitas vezes passam por inúmeras cirurgias desnecessárias ao longo de suas vidas. Além disso, devido às frequentes internações, eles têm dificuldade em manter um emprego. Além disso, suas queixas crônicas de saúde podem prejudicar as relações interpessoais com familiares e amigos.

As crianças vitimadas por portadores de síndrome de Munchausen correm um risco real de ferimentos graves e possível morte. Um estudo do Reino Unido publicado em 1998 constatou que, embora a maioria das crianças com síndrome de Munchausen estudadas (90 por cento) tenha sido colocada em cuidados de proteção à criança no momento do diagnóstico, em dois anos de acompanhamento o número caiu para 32 por cento. Um relatado 17 por cento das crianças que foram vítimas de síndrome de Munchausen e que eventualmente foram devolvidas a um cuidador abusivo sofreram mais abusos.

Aqueles que sobrevivem fisicamente ilesos podem sofrer problemas de desenvolvimento e emocionais.

Síndrome de Munchausen – Prevenção

Como a causa da síndrome de Munchausen é desconhecida, é difícil formular uma estratégia de prevenção.

Algumas instalações médicas e profissionais de saúde tentaram limitar as internações hospitalares para pacientes de Munchausen compartilhando registros médicos.

Embora essas tentativas possam reduzir o número de internações hospitalares, elas não tratam o distúrbio subjacente e podem colocar em risco os pacientes de Munchausen que ficaram gravemente doentes e requerem tratamento.

As crianças que forem consideradas vítimas de pessoas com síndrome de Munchausen por procuração devem ser imediatamente retiradas dos cuidados do pai ou responsável agressor.

Síndrome de Munchausen – História

síndrome de Munchausen é um distúrbio psicológico em que alguém finge estar doente ou produz deliberadamente sintomas de doença em si.

Sua principal intenção é assumir o “papel doentio” de ter pessoas cuidando delas e de ser o centro das atenções.

Qualquer benefício prático em fingir estar doente – por exemplo, alegando benefício por incapacidade – não é a razão para o seu comportamento.

síndrome de Munchausen tem o nome de um aristocrata alemão, o barão Münchhausen, que ficou famoso por contar histórias inacreditáveis sobre suas façanhas.

Fonte: www.psych.org/www.apa.org/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.webmd.com/www.nhs.uk/www.betterhealth.vic.gov.au//my.clevelandclinic.org/www.nami.org/www.nimh.nih.gov

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.