Breaking News
Home / Saúde / Síndrome de Münchhausen

Síndrome de Münchhausen

PUBLICIDADE

O que é a Síndrome de Münchhausen?

A síndrome de Münchhausen é uma forma de distúrbio factício, uma condição psicológica na qual um paciente finge uma doença física ao induzir ou exagerar os sintomas.

Em muitos casos, um paciente com transtorno fictício pode fingir uma doença para algum propósito externo, como obter medicamentos ou pagamentos por incapacidade.

Diferentemente desses casos, indivíduos com a síndrome de Münchhausen desejam obter simpatia e atenção por meio de sua doença.

Batizada em homenagem ao Barão von Münchhausen, um oficial alemão famoso por contar histórias ultrajantes, acredita-se que a síndrome de Münchhausen seja a mais séria das desordens factícias.

Para receber o conforto e a atenção do pessoal médico, os pacientes induzem sintomas físicos, alteram exames médicos ou sintomas falsos de uma doença.

Em muitos casos, os pacientes acumulam despesas médicas exorbitantes no processo.

Devido à natureza enganosa da doença, a síndrome de Münchhausen é difícil de detectar. No entanto, existem vários fatores que podem indicar que um paciente está fingindo sua doença. Por exemplo, um histórico médico inconsistente ou recorrência de falta de resposta ao tratamento são indicativos da síndrome de Münchhausen.

Os pacientes também podem freqüentemente desenvolver sintomas novos e inconsistentes ou parecem ansiosos para submeter-se a exames médicos.

As causas diretas da síndrome de Munchausen não são claras e variam de caso para caso. No entanto, histórias de abuso físico e emocional não são incomuns em pacientes.

Além disso, há uma alta taxa de comorbidade com outros distúrbios psicológicos, principalmente transtorno depressivo e certos transtornos de personalidade.

Muitos indivíduos que sofrem da síndrome de Münchhausen têm problemas com identidade, controle de impulsos e medo de abandono.

Por causa da desonestidade envolvida na síndrome de Münchhausen, o diagnóstico é freqüentemente muito difícil. Pode levar anos para o pessoal médico perceber que um paciente está fingindo sua doença.

Os pacientes podem freqüentemente mudar de hospital ou procurar atendimento com um nome falso para evitar a detecção. Mesmo após a equipe médica determinar que um paciente está sofrendo da síndrome de Münchhausen, as tentativas de confrontar o paciente podem ser hostilizadas.

Embora os pacientes procurem cuidados para seus sintomas físicos, o tratamento para a síndrome de Münchhausen é principalmente psiquiátrico. É importante que um psiquiatra trate o problema como uma desordem, em vez de um engano deliberado, a fim de evitar colocar a culpa no doente.

A recuperação da síndrome de Münchhausen é um processo longo e difícil.

Tal como acontece com a maioria dos distúrbios psicológicos, a perspectiva de recuperação é melhor quando o paciente é capaz de admitir o problema e procurar tratamento por conta própria.

Definição

A síndrome de Munchausen é uma doença mental associada a graves dificuldades emocionais.

Distúrbio

A síndrome de Münchhausen é um distúrbio factício, um distúrbio mental em que uma pessoa age repetida e deliberadamente como se tivesse uma doença física ou mental quando não está realmente doente.

A síndrome de Münchhausen é considerada uma doença mental porque está associada a graves dificuldades emocionais.

A síndrome de Munchausen, batizada em homenagem ao barão von Münchhausen, um oficial alemão do século XVIII que era conhecido por embelezar as histórias de sua vida e experiências, é o tipo mais grave de distúrbio factício.

A maioria dos sintomas em pessoas com a síndrome de Münchhausen está relacionada à doença física – sintomas como dor no peito, problemas estomacais ou febre – em vez de sintomas de transtorno mental.

História

A síndrome de Münchhausen é um distúrbio psicológico em que alguém finge estar doente ou produz deliberadamente sintomas de doença em si.

Sua principal intenção é assumir o “papel doentio” de ter pessoas cuidando delas e de ser o centro das atenções.

Qualquer benefício prático em fingir estar doente – por exemplo, alegando benefício por incapacidade – não é a razão para o seu comportamento.

A síndrome de Münchhausen tem o nome de um aristocrata alemão, o barão Münchhausen, que ficou famoso por contar histórias inacreditáveis sobre suas façanhas.

Sintomas da síndrome de Münchhausen

As pessoas com a síndrome de Münchhausen deliberadamente produzem ou exageram os sintomas de várias maneiras. Eles podem mentir sobre ou fingir sintomas, se machucar para provocar sintomas ou alterar testes (como contaminar uma amostra de urina).

Possíveis sinais de alerta da síndrome de Münchhausen incluem:

História médica dramática mas inconsistente
Sintomas pouco claros que não são controláveis e que se tornam mais graves ou mudam quando o tratamento é iniciado
Recaídas previsíveis após melhoria na condição
Amplo conhecimento de hospitais e / ou terminologia médica, bem como descrições de doenças em livros didáticos
Presença de múltiplas cicatrizes cirúrgicas
Aparecimento de sintomas novos ou adicionais após resultados negativos
Presença de sintomas somente quando o paciente está com os outros ou sendo observado
Disposição ou vontade de fazer exames médicos, operações ou outros procedimentos
História de procurar tratamento em vários hospitais, clínicas e consultórios médicos, possivelmente em diferentes cidades
Relutância do paciente em permitir que os médicos encontrem ou conversem com familiares, amigos ou médicos anteriores
Problemas com identidade e auto-estima

Causa da síndrome de Münchhausen

A causa exata da síndrome de Münchhausen não é conhecida, mas os pesquisadores estão olhando para o papel dos fatores biológicos e psicológicos em seu desenvolvimento.

Algumas teorias sugerem que uma história de abuso ou negligência como uma criança, ou uma história de doenças frequentes que requereram hospitalização podem ser fatores no desenvolvimento da síndrome.

Os pesquisadores também estão estudando uma possível ligação com transtornos de personalidade, que são comuns em pessoas com síndrome de Münchhausen.

Fonte: www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.webmd.com/www.nhs.uk/www.betterhealth.vic.gov.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.