Breaking News
Home / Corpo Humano / Artéria Renal

Artéria Renal

PUBLICIDADE

Definição

A maioria das pessoas tem duas artérias renais, que são vasos sanguíneos importantes que transportam sangue oxigenado para cada um dos rins, para que possam funcionar adequadamente.

Uma artéria com origem na aorta e com distribuição para o rim.

Artéria renal é qualquer um dos dois ramos da aorta abdominal, dos quais cada um supre um dos rins, surge imediatamente abaixo da origem da correspondente artéria mesentérica superior, divide-se em quatro ou cinco ramos que entram no hilo do rim e desprende ramos menores para o ureter, glândula supra-renal e estruturas adjacentes

Artéria renal – Medicina

Na medicina e anatomia, a palavra renal refere-se a qualquer coisa relacionada ao rim. Por exemplo, a insuficiência renal é uma falha dos rins. Muitas vezes, as palavras que usamos como termos científicos – especialmente termos médicos – são baseadas em palavras latinas. ‘Renal’ vem da palavra latina para rim. Você tem dois rins e as principais funções desses órgãos são remover os resíduos da corrente sanguínea.

O que é a Artéria renal?

artéria renal é um grande vaso sanguíneo que supre cada rim. Esse vaso se ramifica da artéria primária do coração, conhecida como aorta, e fornece sangue limpo e rico em oxigênio para cada rim. É interessante notar que o suprimento de sangue para o rim pode ser variável e, como tal, às vezes pode haver mais de uma artéria suprindo cada órgão.

Na maioria dos casos, a artéria que serve o rim direito é maior que a da esquerda. Isso se deve ao posicionamento do próprio rim, da aorta e da veia cava superior. A veia cava superior é uma grande veia que transporta sangue para o lado direito do coração após as células e tecidos do corpo absorverem o oxigênio e outros nutrientes do sangue.

artéria renal direita percorre as veias conhecidas como veia cava inferior e veia renal direita. Esta artéria então viaja atrás do pâncreas, bem como do duodeno.

O pâncreas é um órgão que contribui para os sistemas digestivo e endócrino do corpo. O duodeno é o segmento inicial do intestino delgado.

A artéria esquerda está situada um pouco mais alta que a da direita. É encontrado atrás da veia renal esquerda, do pâncreas e da veia esplênica. A veia esplênica é o vaso sanguíneo responsável por drenar o sangue do baço. A veia mesentérica inferior atravessa a artéria renal esquerda, e esse vaso sanguíneo tem o papel de drenar o sangue do intestino grosso.

A estenose da artéria renal é um problema médico comum que afeta essas artérias. Nesta condição, a artéria torna-se estreitada, impedindo o fluxo sanguíneo adequado para o rim.

hipertensão arterial geralmente ocorre quando a artéria se torna estreita demais para que o sangue flua livremente e também pode causar atrofia renal.

Quando isso ocorre, parte do tecido renal começa a se desfazer devido à falta de fluxo sangüíneo suficiente, muitas vezes diminuindo drasticamente o tamanho e, às vezes, o funcionamento do órgão.

Arterial Renal
A hipertensão arterial ocorre quando a artéria renal se estreita

As opções de tratamento para a estenose das artérias dependem dos sintomas específicos sofridos pelo paciente, bem como se a função renal foi afetada. Como a pressão alta é tão comum entre os que sofrem dessa condição, o controle geralmente é o primeiro tratamento. Ocasionalmente, a cirurgia para expandir a artéria pode se tornar necessária.

Função

Você tem duas artérias renais, uma para suprir cada rim. No corpo humano, os rins estão localizados na parte inferior das costas. Se você já ouviu falar de um soco no rim, sabe onde estão esses órgãos sensíveis. Todas as artérias do corpo se originam da aorta, de sua maior artéria e da que se origina do ventrículo esquerdo do coração. A artéria renal se ramifica da porção da aorta que atravessa a cavidade abdominal, chamada aorta abdominal.

A artéria renal entra no rim no ponto em que se curva. Um feijão tem a mesma forma. A artéria renal entra através de uma abertura chamada hilo. Uma vez dentro do rim, a artéria renal se ramifica em artérias menores para fornecer sangue para as partes internas do órgão. Uma vez que o sangue tenha sido usado no rim e esteja esgotado de oxigênio, ele sai pela veia renal, que atravessa o hilo, próximo à artéria renal. Cada um dos seus rins recebe um pouco mais de um litro de sangue oxigenado a cada minuto, cortesia de suas artérias renais.

Resumo

Artéria renal, um dos dois grandes vasos sanguíneos que se ramificam da aorta abdominal (a porção abdominal da principal artéria que leva do coração) e entra em cada rim. (Os rins são dois órgãos em forma de feijão que removem as substâncias residuais do sangue e ajudam na conservação de fluidos e na estabilização da composição química do sangue.)

Na concavidade interna de cada rim há uma abertura, conhecida como hilo, pela qual passa a artéria renal. Depois de passar pelo hilo, a artéria renal divide-se ordinariamente em dois grandes ramos, e cada ramo se divide em várias artérias menores, que trazem sangue para os néfrons, as unidades funcionais do rim.

O sangue que foi processado pelos néfrons atinge a veia renal, que a transporta de volta para a veia cava inferior e para o lado direito do coração.

As artérias renais entregam aos rins de uma pessoa normal em repouso 1,2 litros de sangue por minuto, um volume equivalente a aproximadamente um quarto da produção do coração. Assim, um volume de sangue igual a todo o encontrado no corpo de um ser humano adulto é processado pelos rins uma vez a cada quatro a cinco minutos.

Embora algumas condições físicas possam inibir o fluxo sanguíneo, existem certos mecanismos de auto-regulação inerentes às artérias do rim que permitem alguma adaptação ao estresse.

Quando a pressão sangüínea total do corpo aumenta ou diminui, os receptores sensoriais do sistema nervoso localizados na parede muscular lisa das artérias são afetados pelas mudanças de pressão e, para compensar as variações da pressão sangüínea, as artérias se expandem ou se contraem. um volume constante de fluxo sanguíneo.

Fonte: www.dictionary.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/study.com/www.merriam-webster.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

próstata

Próstata

PUBLICIDADE Definição A Próstata é uma glândula dentro do sistema reprodutor masculino que fica logo …

Peritônio

Peritônio

PUBLICIDADE Definição O peritônio é a fina membrana serosa que reveste as paredes das cavidades …

Caixa Torácica

PUBLICIDADE Definição A Caixa torácica é uma estrutura formada pelas vértebras torácicas e costelas, o esterno (esterno) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.