Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Endócrino

Sistema Endócrino

PUBLICIDADE

Definição

sistema endócrino é a coleção de glândulas que produzem hormônios que regulam o metabolismo, crescimento e desenvolvimento, função tecidual, função sexual, reprodução, sono e humor, entre outras coisas.

Os hormônios são mensageiros químicos do corpo. Eles carregam informações e instruções de um conjunto de células para outro.

O sistema endócrino influencia quase todas as células, órgãos e funções do nosso corpo.

O que é

O sistema endócrino é uma coleção de glândulas e órgãos que produzem e regulam hormônios na corrente sanguínea para controlar muitas funções do corpo.

Esse sistema se sobrepõe ao sistema nervoso e ao sistema exócrino, e suas responsabilidades incluem metabolismo, crescimento e desenvolvimento sexual.

A maioria dos animais com fisiologia avançada, como vertebrados e crustáceos, possui um sistema endócrino.

Glândulas

As principais glândulas do sistema endócrino são a glândula pituitária, o hipotálamo e a glândula pineal no cérebro; a tireoide e paratireoides no pescoço; o timo, glândulas supra-renais e pâncreas no abdômen; e as gônadas – ovários ou testículos – no baixo-ventre.

Em menor grau, órgãos como coração, pulmões e estômago estão envolvidos no controle hormonal.

As glândulas do sistema endócrino de uma pessoa controlam muitas coisas, como quando ele ou ela adormece e quando a pessoa atinge sua altura adulta.

Hormônios

Hormônios que são feitos nas glândulas do corpo funcionam como mensagens. Assim como com outros tipos de comunicação, a mensagem apropriada deve atingir seu destino pretendido para ser eficaz. Por esta razão, certos hormônios são projetados para acabar apenas em certas células, chamadas de células-alvo.

Depois que o hormônio atinge a célula correta, ele se liga a um ponto receptor, que informa a célula o que fazer a seguir. Por exemplo, pode ser dito para começar a fazer energia a partir de açúcar ou para provocar a ovulação.

O hormônio não irá interferir com uma célula não-alvo, no entanto, e a célula-alvo não reagirá a nenhum outro químico além de seu hormônio especial.

No início de 2012, os cientistas não compreendiam completamente o papel de todos os hormônios, mas sabiam que os hormônios são importantes para manter a homeostase – um estado saudável e equilibrado dentro do corpo.

Os hormônios produzidos por essas glândulas são muito numerosos e complicados de listar.

Por exemplo, a glândula pituitária é freqüentemente chamada de glândula mestra porque controla o funcionamento de outros membros do sistema endócrino.

As glândulas pineais produzem melatonina, que regula os ciclos de sono das pessoas.

O pâncreas produz insulina, que controla quanto açúcar é mantido circulando na corrente sanguínea.

Ciclos de Regulagem

O sistema endócrino pode ser pensado como o sistema que determina os ciclos do corpo, como os ciclos reprodutivos, os ciclos de sono e os ciclos de nutrição.

As pessoas não precisam comer em intervalos perfeitamente espaçados para ter um suprimento constante de energia, nem têm os mesmos níveis de fertilidade ao longo de suas vidas.

O sistema endócrino regula esses ciclos para garantir que o corpo tenha a quantidade adequada de energia e os níveis adequados de fertilidade. Também é responsável pelo desenvolvimento a longo prazo, como crescimento ósseo e estágios do ciclo de curto prazo, como a fome.

Função

O sistema endócrino é o conjunto de órgãos e tecidos do corpo, que secretam um tipo de substâncias chamadas hormônios, que são liberados na corrente sanguínea e regulam algumas das funções do corpo.

É um sistema de sinais semelhantes ao sistema nervoso, mas neste caso, em vez de usar impulsos elétricos à distância, funciona exclusivamente por meio de substâncias (sinais químicos).

Os hormônios regulam muitas funções nos organismos, incluindo, entre outros, o humor, o crescimento, a função do tecido e metabolismo, por células especializadas e glândulas endócrinas.

Atua como uma rede de comunicação celular que responde aos estímulos que liberam hormônios e é responsável por várias funções metabólicas do corpo.

Os órgãos endócrinos também são chamados de glândulas endócrinas, porque suas secreções são liberadas diretamente na corrente sanguínea, enquanto as glândulas exócrinas liberam suas secreções na superfície interna ou externa dos tecidos da pele, na mucosa do estômago ou o revestimento dos ductos pancreáticos.

Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas regulamenta o crescimento, o desenvolvimento e as funções de muitos tecidos e coordenam os processos metabólicos do organismo.

A endocrinologia é a ciência que estuda as glândulas endócrinas, as substâncias hormonais que produzem essas glândulas, seus efeitos fisiológicos, bem como doenças e distúrbios devido a alterações de sua função.

O sistema endócrino consiste em uma série de glândulas que não possuem dutos. Um conjunto de glândulas que enviam sinais químicos mutuamente são conhecidos como um eixo.

Um exemplo é o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. As glândulas mais representativas do sistema endócrino são a glândula pituitária, a glândula tireoide e a glândula adrenal.

As glândulas endócrinas geralmente compartilham características comuns, como a falta de dutos, o alto teor de sangue e a presença de vacúolos intracelulares que armazenam hormônios. Isso contrasta com as glândulas exócrinas, como as glândulas salivares e aqueles do trato gastrointestinal que têm pouca irrigação e têm um conduto ou liberam as substâncias em uma cavidade.

Além das glândulas endócrinas especializadas para este propósito, existem outros órgãos como o rim, fígado, coração e gônadas, que possui uma função endócrina secundária. Por exemplo, o rim secreta hormônios endócrinos, como eritropoietina e renina.

Componentes

O sistema endócrino é composto de vários órgãos e estruturas diferentes e é responsável pela produção de vários hormônios que permitem que o corpo funcione adequadamente como um todo.

Alguns dos principais componentes do sistema endócrino incluem o pâncreas, a glândula pituitária e as glândulas supra-renais. Partes adicionais deste sistema vital incluem as glândulas reprodutivas, bem como as glândulas tireoide e paratireoide. Todos eles trabalham juntos para regular funções como crescimento, reprodução e digestão.

O pâncreas é um dos principais componentes do sistema endócrino e é encontrado logo atrás do estômago. Este órgão produz os hormônios glucagon e insulina, que são responsáveis pela regulação dos níveis de açúcar no sangue dentro do corpo.

Outro papel do pâncreas é ajudar na digestão, produzindo produtos químicos especiais conhecidos como enzimas, que quebram as gorduras, carboidratos e proteínas no intestino delgado.

A inflamação do pâncreas pode causar dor abdominal intensa, que geralmente é tratada com mudanças na dieta e uso de medicamentos prescritos.

A glândula pituitária e as glândulas supra-renais são também partes essenciais do sistema endócrino. Localizada logo abaixo do cérebro, a glândula pituitária controla todas as glândulas envolvidas no sistema endócrino.

Esta glândula mestra também é responsável pelo crescimento físico e pelo equilíbrio dos fluidos no corpo. As glândulas supra-renais são encontradas logo acima de cada rim e servem a uma variedade de funções. Pressão arterial, reprodução e respostas ao estresse são parcialmente controladas pelas glândulas supra-renais. Se as glândulas supra-renais não funcionarem adequadamente, pode ocorrer fadiga extrema.

As glândulas reprodutivas são consideradas componentes do sistema endócrino. Essas glândulas são encontradas nos ovários das fêmeas e nos testículos dos machos.

Os hormônios produzidos por essas glândulas promovem o aparecimento de características sexuais secundárias durante a puberdade, como o aumento de pelos no corpo e o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

A infertilidade é muitas vezes atribuída a um problema envolvendo a produção de hormônios envolvendo as glândulas reprodutivas.

Componentes adicionais do sistema endócrino incluem as glândulas tireoide e paratireoide. A glândula tireoide é encontrada na área frontal do pescoço e envolve a traqueia.

Esta glândula é responsável pela regulação do metabolismo, e a disfunção envolvendo essa glândula pode causar flutuações de peso dramáticas. As glândulas paratireoides estão nas costas e nas laterais da glândula tireoide.

Existem quatro dessas glândulas, que são as principais responsáveis pela regulação dos níveis de cálcio no sangue.

Hormônios – O que é

São substâncias químicas produzidas por um grupo de células, numa parte do corpo e, secretadas na corrente sanguíneas, controlam ou ajudam no controle de outras células, em outra parte do corpo.

A secreção, como se faz diretamente na corrente sanguínea e não por ductos, como nas glândulas exócrinas, é denominada endócrina. As glândulas responsáveis pela secreção dos hormônios, portanto, são classificadas como glândulas endócrinas.

Tipos de Hormônios

Podemos classificar os hormônios, quanto a natureza química dos mesmos, em 2 tipos:

Proteicossão produzidos a partir de cadeias de aminoácidos. Geralmente são constituídos por pequenas proteínas ou fragmentos proteicos.

Esteroides: são sintetizados a partir do colesterol.

Quais são as partes do sistema endócrino?

Enquanto muitas partes do corpo produzem hormônios, as principais glândulas que compõem o sistema endócrino são:

Hipotálamo
Hipófise
Tireoide
Paratireoides
Adrenais
Corpo pineal
Os ovários
Os testículos

 

Fonte: kidshealth.org/www.hopkinsmedicine.org/www.wisegeek.org/www.hormone.org/www.khanacademy.org/medlineplus.gov/www.betterhealth.vic.gov.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ureia

PUBLICIDADE Definição A ureia é uma substância (CH4N2O) que contém nitrogênio, normalmente removida do sangue pelo …

Autoimunidade

PUBLICIDADE O que é Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, o corpo desenvolve um …

Antropometria

PUBLICIDADE Definição A antropometria é a ciência de obter medições sistemáticas do corpo humano. A antropometria foi desenvolvida pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.