Breaking News
Home / Corpo Humano / Sistema Esquelético

Sistema Esquelético

PUBLICIDADE

Definição do Sistema Esquelético

esqueleto humano é a estrutura interna, central, do corpo. É composto por cerca de 270 ossos ao nascer – este total diminui para cerca de 206 ossos na idade adulta depois que alguns ossos se fundem.

Consiste em ossos e tecido conjuntivo, incluindo cartilagem, tendões e ligamentos.

sistema esquelético fornece suporte e proteção para os órgãos internos do corpo e dá aos músculos um ponto de fixação.

Suporta e protege o corpo, produz células sanguíneas e armazena minerais.

A massa óssea no esqueleto atinge a densidade máxima em torno dos 21 anos de idade.

O esqueleto humano pode ser dividido no esqueleto axial e no esqueleto apendicular.

O esqueleto axial é formado pela coluna vertebral, a caixa torácica, o crânio e outros ossos associados. O esqueleto apêndice, que está ligado ao esqueleto axial, é formado pela cintura escapular, cintura pélvica e os ossos dos membros superiores e inferiores.

O esqueleto humano desempenha seis funções principais: apoio, movimento, proteção, produção de células sanguíneas, armazenamento de minerais e regulação endócrina.

sistema esquelético funciona como uma estrutura central e de suporte para o seu corpo. Dá forma ao corpo, permite os movimentos, faz células sanguíneas, protege os órgãos e armazena minerais.

O sistema esquelético também é chamado de sistema músculo esquelético.

O que é o sistema esquelético?

Os corpos dos animais são compostos de muitos sistemas diferentes que os ajudam a funcionar diariamente. O sistema esquelético é uma dessas combinações de tecidos.

É composto pelos ossos do corpo e forma a estrutura do corpo.

A forma e a forma do corpo dependem do sistema esquelético. O sistema esquelético humano consiste em 206 ossos que criam uma base rígida para o corpo. Permitir o movimento corporal é outra função do esqueleto. Os ossos também são responsáveis por armazenar minerais, além de proteger e apoiar os órgãos do corpo.

Um diagrama da anatomia de um osso

Além de armazenar certos minerais, como fósforo e cálcio, alguns ossos ocos também retêm a medula óssea. A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas. A cada segundo, um ser humano produz em média 2,6 milhões de glóbulos vermelhos por meio de sua medula óssea.

Os tecidos moles e os órgãos do corpo estão todos ligados ou contidos no sistema esquelético. O crânio, por exemplo, está aninhado ao redor do cérebro para protegê-lo de danos, enquanto o tecido esquelético ao redor do coração e dos pulmões forma a caixa torácica. Sem essas articulações e ossos envolvendo órgãos vitais, eles seriam vulneráveis a danos significativos mesmo durante as atividades mais leves.

O esqueleto de um animal também interage com os músculos do corpo para criar movimento. Músculos e ossos são unidos por tendões, o que permite que o corpo se estique e se mova durante uma contração.

Quando um osso é conectado a outro osso por meio de um ligamento, isso é chamado de articulação. Às vezes, os sistemas muscular e esquelético são combinados e chamados de sistema músculo-esquelético.

Esqueletos humanos consistem em duas seções diferentes. Uma seção, chamada de esqueleto axial, contém os ossos que sustentam os principais órgãos do corpo, pescoço, cabeça e tronco. Isso inclui as costelas, o crânio, a coluna vertebral e o esterno.

Os ossos que constituem o resto do corpo são conhecidos coletivamente como esqueleto apendicular. Eles constituem os braços, pernas, ombros e região pélvica. Esses ossos incluem as extremidades inferiores, extremidades superiores, cintura pélvica e cintura escapular.

Existem quatro tipos principais de ossos, cada um para uma finalidade diferente. Os ossos longos funcionam como alavancas e constituem as extremidades inferiores e superiores. Ossos planos, que são estruturados para proteger os órgãos e também para uma fixação muscular ideal, incluem costelas e ossos da cintura escapular. Os pulsos e tornozelos são formados por ossos curtos, enquanto os ossos irregulares, como os da coluna e do crânio, constituem o resto do corpo.

Os próprios ossos contêm dois tipos de tecido. O osso duro e denso é conhecido como tecido compacto, enquanto o osso esponjoso e poroso é chamado de tecido esponjoso. A maioria dos ossos é composta por esses dois tecidos.

Qual é a estrutura do sistema esquelético?

estrutura do sistema esquelético consiste em todos os ossos do corpo e na cartilagem, tendões e ligamentos que os unem. Ele está envolvido em muitas funções vitais do corpo, incluindo sustentá-lo e proteger os órgãos. Sem o esqueleto, o corpo seria apenas um saco de órgãos mantidos juntos pela pele.

Ao se referir à estrutura do sistema esquelético, ela pode ser dividida em ossos, ou o próprio esqueleto; cartilagem, um tecido conjuntivo flexível e resistente ao redor das articulações que facilita os movimentos; e tendões e ligamentos, que são tecidos moles que conectam ossos a ossos e ossos a músculos. Juntos, eles permitem o movimento das articulações e membros.

O sistema esquelético também pode ser dividido em cabeça, tronco e membros. Os ossos da cabeça incluem o crânio e a mandíbula e excluem os dentes, que não são considerados ossos devido à sua composição diferente. O torso consiste na caixa torácica, omoplatas e coluna vertebral e termina nos ossos pélvicos e ombros. Os ossos dos membros são os ossos do braço e da perna, presos aos ombros e ossos pélvicos e terminando nos dedos das mãos e dos pés.

O número de ossos no ser humano difere entre bebês e adultos. Ao nascer, os humanos têm mais de 300 ossos, muitos dos quais se fundem conforme o bebê cresce da infância até a idade adulta e a estrutura do sistema esquelético muda. O adulto médio tem 206 ossos que constituem seu esqueleto.

Os ossos que constituem a estrutura do sistema esquelético estão em constante crescimento ao longo da vida. Mesmo na idade adulta, as células dos ossos são constantemente reabsorvidas e regeneradas.

É por este motivo que, caso ocorra uma fractura ou quebra do osso, é possível que cicatrizem completamente. A saúde óssea pode ser promovida incluindo cálcio na dieta e fazendo exercícios de levantamento de peso.

O sistema esquelético não apenas mantém o corpo unido, mas também protege partes do corpo. O cérebro é protegido pelo crânio, o coração e os pulmões são protegidos pela caixa torácica e os nervos da medula espinhal são protegidos pela coluna vertebral. Sem a proteção rígida dos ossos, esses órgãos frágeis teriam muito mais probabilidade de serem danificados durante qualquer exposição traumática.

O osso mais longo do corpo é o fêmur, ou osso da coxa, e o menor osso é o estribo, localizado na orelha. O maxilar é o único osso da cabeça que pode ser movido, permitindo a fala e a mastigação.

Quais são as diferentes partes do sistema esquelético?

A principal função do sistema esquelético é fornecer uma estrutura sólida para os músculos e atuar como suporte e proteção para os órgãos internos.

Os ossos formam a base do esqueleto, mas existem outras partes do sistema esquelético que permitem a liberdade de movimento: articulações, cartilagens, ligamentos e tendões. Por conta própria, os ossos são fixos e só podem se mover nas articulações.

Os outros tipos de tecido conjuntivo interagem com o sistema muscular e outros ossos do sistema esquelético para fornecer uma estrutura sólida e flexível.

Os ossos consistem em uma rede variável de cálcio para fornecer o máximo de suporte possível, são considerados tecido conjuntivo rígido e são as partes básicas do sistema esquelético.

Os ossos do esqueleto se conectam entre si nas articulações, unidos por ligamentos e amortecidos por cartilagem. Existem vários tipos de articulações, cada uma permitindo um tipo diferente de movimento.

As articulações das dobradiças, como joelho e cotovelo, permitem que a articulação se mova ao longo de um eixo. Articulações bola e soquete, como ombro ou quadril, permitem a rotação completa.

As articulações deslizantes e articuladas, como no pescoço e nos pulsos, por sua vez, permitem a rotação em torno de uma posição fixa. As articulações e a cartilagem são revestidas de líquido sinovial, que adiciona lubrificação à cartilagem.

A cartilagem atua como amortecimento entre os ossos para evitar
que eles esfreguem um contra o outro

A cartilagem é uma das partes do sistema esquelético que protege as extremidades dos ossos contra o atrito. As seções entre as articulações são onde a cartilagem existe mais proeminentemente, mas o ouvido, o nariz e os brônquios também a contêm. Essa substância é mais flexível do que o osso, mas não tanto quanto o músculo; sua elasticidade protege os ossos das articulações contra choques repentinos.

Outra das características definidoras da cartilagem é a falta de vasos sanguíneos, o que faz com que ela cicatrize de lesões lentamente em comparação com outras partes do sistema esquelético.

Os ligamentos são faixas de tecido elásticas e resistentes que se fixam nas extremidades dos ossos nas articulações. Eles mantêm as articulações estáveis para que não possam exceder sua amplitude de movimento projetada. Embora os ligamentos sejam elásticos, essa propriedade só persiste quando o ligamento está abaixo de um determinado comprimento.

A extensão do ligamento além desse comprimento é chamada de hiperextensão e leva meses para cicatrizar.

Os tendões têm uma estrutura semelhante aos ligamentos. A principal função de um tendão é fornecer a tração necessária para mover um osso; o tendão se liga a um músculo e a contração do músculo puxa o tendão.

Por sua vez, a outra extremidade do tendão move o membro oposto de uma articulação. Em pares de músculos esqueléticos, os tendões estão localizados em lados opostos da articulação para produzir extensão e contração muscular.

Fonte: br.geocities.com/www.fisiovitae.com.br/www.bbc.co.uk/www.indypl.org/www.wisegeek.org/flexbooks.ck12.org/correionet.br.inter.net/orbita.starmedia.com/my.clevelandclinic.org/www2.estrellamountain.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Córtex auditivo

PUBLICIDADE Córtex auditivo – Definição O córtex auditivo executa uma variedade de funções que nos permitem segregar …

Hipotálamo

PUBLICIDADE O que é o hipotálamo? O hipotálamo é a pequena estrutura em forma de cone dentro …

Sistema Nervoso Simpático

PUBLICIDADE Sistema Nervoso Simpático – Definição O sistema autônomo é composto de duas divisões, os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.