PUBLICIDADE
Bandeira do Butão
A Bandeira do Butão está dividida diagonalmente desde a esquina inferior esquerda até à esquina superior direita, formando assim dois triângulos.
O superior amarelo e o inferior cor-de-laranja.
Ao centro está um dragão branco olhando para o exterior da bandeira.
Esta bandeira, apesar de que com pequenas alterações, tem vindo a ser utilizada desde o século XIX, tendo alcançado a sua forma original em 1960.
O dragão apresentado na bandeira, Druk o dragão do trono, representa o nome do Butão em tibetaniano, que é “A Terra do Dragão” (Druk Yul).
O dragão possuí joias nas suas garras que representam a abundância.
O amarelo por sua vez representa a monarquia secular e o laranja a religião budista.
Esta é a única bandeira que apresenta o laranja de forma avantajada e, conjuntamente com a bandeira do País de Gales, a única com um dragão representado.
Emblema do Butão
Emblema do Butão
O emblema do Butão mantém vários elementos da bandeira do Butão, com arte um pouco diferente, e contém muito simbolismo budista.
A descrição oficial é a seguinte:
“O emblema nacional, contido em um círculo , é composto de um duplo diamante – raio ( dorje ) colocado acima de um lótus , encimado por uma joia e emoldurado por dois dragões. O raio representa a harmonia entre o poder secular e religioso O lótus simboliza pureza, a jóia expressa soberano poder, e os dois dragões, macho e fêmea, representam o nome do país que eles proclamam com a sua grande voz, o trovão “.
Ele também é conhecido por suas simbólicos cores do emblema com o ouro, verde azulado, vermelho, etc ..
Redes Sociais