Pontos Turísticos de Brunei

PUBLICIDADE

Brunei é há muito tempo sinônimo de opulência e dinheiro do petróleo. E, de facto, há pouco que contrarie imediatamente essa imagem nesta nação de mesquitas caiadas e cintilantes e minaretes com pontas douradas.

No oeste e em toda a próspera capital de Bandar Seri Begawan, você verá burros balançando a cabeça e o funcionamento industrial da indústria petrolífera do sultanato.

Você verá ricos palácios arabescos e ambiciosos projetos de construção surgindo em cada esquina.

Mas não esqueçamos que isto também é Bornéu; e com Bornéu vêm verdadeiras regiões selvagens. Estamos falando de densas florestas tropicais e picos vulcânicos.

Estamos falando de aldeias rústicas de malocas e do avistamento ocasional de um leopardo nublado extremamente raro! É verdade que você terá que se aprofundar nos recessos sul ou leste do país para obtê-los, mas sempre há – tentadoramente – lá.

Então, com tudo, desde mercados movimentados até selvas pisadas por macacos, alguns dos melhores lugares para visitar em Brunei:

Bandar Seri Begawan

Bandar Seri Begawan (ou apenas BSB) é talvez a capital mais ricamente adornada da qual você nunca ouviu falar.

Com apenas 50 mil habitantes, é uma pequena lição sobre como o dinheiro do petróleo pode mudar o mundo.

Tendo sido transformada no século passado, de uma cidade comercial à beira-mar para o epicentro dourado da perfuração e lar do grande Sultão de Brunei, a cidade abriga paisagens maravilhosas – embora um pouco vistosas – como a Mesquita Omar Ali Saifuddien com pontas douradas e o colossal Istana Nurul Iman, que detém o recorde mundial do maior edifício governamental do globo.

Há também artesanato islâmico fascinante em exibição no Museu de Brunei e muitas opções de compras nos shoppings de Gadong.

Parque Nacional Ulu Temburong

A reverenciada Jóia Verde de Brunei, Ulu Temburong fica situada nas profundezas do enclave oriental do país.

Uma verdadeira meca para ecoturistas e amantes da vida selvagem, tem sido aclamada em todo o mundo como um excelente exemplo de conservação patrocinada pelo Estado.

Ao todo, cobre impressionantes 550 quilômetros quadrados de floresta tropical primitiva e abriga espécies exóticas como calaus rinocerontes e colônias de gibões balançantes.

Os visitantes que chegam até aqui podem desfrutar de safáris em pontes de corda especialmente construídas nas copas das árvores, que oferecem uma perspectiva única sobre a antiga selva.

Kampong Ayer

Situada bem no meio do sinuoso rio Brunei enquanto ele serpenteia pelo coração de Bandar Seri Begawan, esta área autônoma da cidade pode ser vista como um destino por si só.

Também conhecida simplesmente como vila das águas, é formada inteiramente por casas que se projetam logo acima dos canais sobre palafitas.

Muitos estão conectados com calçadões precários e hospedam famílias locais felizes que adoram mostrar o local a visitantes inesperados.

Pekan Tutong

Pekan Tutong (que é apenas Tutong Town em inglês) é o centro regional de todo o distrito de Tutong – a área encontrada imediatamente a leste de Bandar Seri Begawan, no extremo norte de Brunei.

Localizada às margens do Mar da China Meridional, é o lar de várias escolas aclamadas e algumas boas pousadas.

No entanto, a maior atração é certamente a extensão dourada de areia que margeia a cidade em Seri Kenangan.

Esta ampla e cintilante praia corre ao longo dos cursos do rio Tutong e abriga atraentes bares de praia e restaurantes de frutos do mar – é certamente um dos melhores lugares para sol, areia e mar em todo o Brunei.

Kuala Belait

Esfregando ombros com Sarawak da Malásia, no extremo oeste de Brunei, esta cidade alimentada pelo petróleo, com burros balançando a cabeça, oferece uma imagem do Brunei da era moderna.

Agitada e repleta de empresários que vieram de longe em busca de petróleo no subsolo, é também o lar da famosa rotatória do bule.

Também tem a sua própria praia, que atinge o seu apogeu com o pequeno parque acolhedor do Silver Jubilee.

Para comida, compras e lembranças, não deixe de ir direto ao Tudong Saji: um bazar que explode à noite com pratos de peixe e artesanato asiático.

Gadong

Agitada com os maiores bazares e mercados de todo o Brunei, a área de Gadong – oficialmente uma cidade separada, embora muito mais parecida com um subúrbio da capital em Bandar Seri Begawan – é o local ideal para fazer compras nesta pequena nação asiática.

Comece pelos enormes shoppings, repletos de vendedores de eletrônicos e lojas de moda de rua, sem falar na única marca McDonald’s do país (daí a fila perpétua!). E quando a noite chegar, é hora de ir ao energético mercado noturno, que vibra com barracas de peixe fedorentas e barracas de refogados, com fragrâncias de tamarindo, gengibre, pimenta e soja flutuando no ar.

Muara

Muara se projeta no Mar da China Meridional com seu próprio dedo de terra em forma de agulha, formando a extremidade ocidental do populoso Brunei e do distrito de Muara.

Conhecida principalmente como uma das principais cidades litorâneas do sultanato, abriga uma grande extensão de areia dourada e vários locais para piquenique e playgrounds para quem leva crianças (procure os gramados bem cuidados do Parque Recreativo da Praia de Muara). Outros passeios agradáveis ??podem ser feitos ao longo da praia de Serasa, repleta de palmeiras, ao sul, enquanto as vistas do oceano pontilhado de balsas são incríveis.

Reserva Florestal do Andulau

Um mar de palmeiras cerosas e antigas árvores de teca aguarda os viajantes na Reserva Florestal de Andulau, que fica bem localizada no meio de Brunei, a apenas uma curta caminhada da capital para leste.

Tornada famosa pela proliferação de florestas perenes antigas que dominam seu interior, a área também é dotada de rios selvagens e lamacentos e cachoeiras com piscinas para nadar.

Não espere ver muitos habitantes locais aqui (é uma das partes menos povoadas do Sultanato), a menos que – isto é – você se refira a criaturas tropicais do tipo dos raros leopardos nublados e macacos acima!

Bangar

Uma das poucas cidades encontradas no enclave de Temburong, em Brunei, Bangar representa o coração administrativo e comercial deste distrito isolado no leste.

Local pequeno e compacto, tem boas ligações à capital Bandar Seri Begawan por lancha rápida, que pode ser avistada partindo dos molhes dos portos ribeirinhos daqui de manhã à noite.

A verdadeira atração deste lugar são certamente as florestas tropicais selvagens que espreitam nos arredores da cidade, com a lendária Floresta Labu e o já mencionado Parque Nacional Ulu Temburong, ambos no menu.

No entanto, também é um bom local para conhecer os habitantes locais e conhecer o carácter mais selvagem da região oriental.

Labi

Situada no canto sudoeste do Sultanato, a pequena cidade de Labi é um dos principais locais para ecoturistas que se dirigem para Brunei.

Essencialmente apenas um aglomerado de casas de bambu e vilarejos encharcados pela chuva, fica bem nos limites da selvagem Reserva Florestal de Labi.

Isso significa que os hóspedes podem fazer companhia a gibões, lagartixas e todo tipo de fauna florestal, enquanto procuram cachoeiras e pântanos e trilhas escondidas na floresta.

Vários alojamentos de boa natureza podem ser encontrados na vila, enquanto as vizinhas Terawan e Tarunan também têm outras opções de pousadas próprias.

Série

Quase contígua à cidade de Kuala Belait, acima mencionada, Seria também mora na costa norte de Brunei, onde as areias e os passeios da cidade mergulham no Mar da China Meridional.

Agora famosa pela sua riqueza de poços de petróleo prolíficos, a área está repleta de burros que balançam a cabeça e das relíquias reconhecíveis daquela indústria petrolífera de décadas.

Na verdade, a própria história de Seria foi definida pelo petróleo desde o início, com as batalhas da Segunda Guerra Mundial entre os Aliados e os Japoneses a decorrer aqui enquanto as duas potências competiam pelo controlo da rica riqueza petrolífera do Brunei.

Reserva Florestal de Labi

Nomeadas em homenagem à pequena aldeia na sua periferia, as vastas reservas da Floresta Labi estendem-se desde as planícies do sudoeste do Brunei até às zonas fronteiriças onde o parque Gunung Mulu da Malásia desaba nas terras altas do Bornéu.

É um lugar selvagem e indomável, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o topo das selvas, as cachoeiras de Wasai Kadir e chances de ver criaturas raras da floresta tropical nas trilhas.

Outra grande atração são as tradicionais malocas do povo Iban, que ladeiam as trilhas de terra próximas à reserva.

Jerudong

Jerudong é um lugar repleto de letreiros de néon e atrações visíveis, localizado à beira do oceano e diretamente a oeste do centro de Bandar Seri Begawan.

Embora agora seja em grande parte contíguo à capital, o subúrbio tem um caráter próprio e distinto; em grande parte graças aos cassinos bem iluminados e às salas de jogos extravagantes que se alinham ao longo das ruas aos montes.

A vibração empreendedora é transmitida por uma rotatória incompreensível em forma de um anel de diamante gigante, sem mencionar os inúmeros parques temáticos e praias artificiais, onde loop-de-loops encontram fontes de água murmurantes e clubes de campo.

Tasek Merimbum

Rodeado pelo interior protegido do Tasek Merimbun Heritage Park (uma das principais áreas de conservação do sultanato como um todo), este enorme lago – nada menos que o maior lago natural do país – atrai visitantes com a promessa de uma flora única. e fauna.

Ao redor de suas margens manchadas de lírios-tigre, você verá barcos antigos atracados em molhes desgastados, todos envoltos pelo verde florescente da copa da selva.

É lá que os morcegos frugívoros de colarinho branco voam entre os galhos; ali onde os leopardos nublados e os macacos de folhas vermelhas espreitam a vegetação rasteira.

Hutan Simpan Bukit Ladan

Outro belo exemplo do sertão exuberante e verdejante de Brunei vem na forma do parque Hutan Simpan Bukit Ladan, que vai até a fronteira com a Malásia, no extremo oeste do distrito de Tutong.

Certifique-se de levar um par de botas de caminhada resistentes e seguras para este passeio, porque as trilhas geralmente ficam cobertas de lama e escorregadias à medida que penetram profundamente nas selvas.

Você poderá procurar flores interessantes de orquídeas entre os campos de samambaias, maravilhar-se com as colossais árvores de teca cobertas de musgo e até mesmo fazer uma caminhada pelas copas das árvores que permite observar as vastas colinas do topo das florestas tropicais que as cobrem.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.thecrazytourist.com

Veja também

Pontos Turísticos da Jordânia

PUBLICIDADE Viajar a Jordânia é remontar-se no tempo, e gozar a possibilidade de viver uma aventura numa …

Pontos Turísticos de Israel

PUBLICIDADE Pontos Turísticos de Israel – Atrações Sua lista de desejos de Israel deve incluir todas as …

Pontos Turísticos do Iraque

PUBLICIDADE Recentemente Iraque tem vivido uma história, que conseguiu impactar o mundo, e que tem …