Breaking News
Home / Turismo / Madhya Pradesh

Madhya Pradesh

PUBLICIDADE

Este estado encontra-se em pleno coração da Índia e é o estado mais extenso do país com 450.000 quilômetros quadrados. A povoação é maioritariamente indo-ária de religião hindu embora ainda pode-se encontrar povoações gond e bhil.

Gwalior

Gwalior é um bom ponto de partida para conhecer Madhya Pradesh. A cidade mais setentrional do estado tem como máximos atrativos o Forte construido no século XV, cujo interior fica o Palácio de Mam Singh, muito original, decorado com pinturas e azulejos com animais e pintado em azul, verde e dourado, consta de quatro andares e seis torres coroadas com cúpulas; o Teli-Ka-Mandir, templo do século IX e o Palácio e MuseuJai Vilas no que expõe-se caprichos dos marajás como móveis belgas de cristal talhado, tigres dessecados, peças eróticas e um trem que transportava os charutos e o conhaque para a mesa do restaurante.

Arredores de Gwalior

Nos arredores desta cidade são de interesse Shivpuri com o Parque Natural Madhav, a Reserva Ornitológica Karera e os lagos Sagar e Madlhav Sagar onde pode-se ver os crocodilos indianos e Orchha, cidade medieval cheia de templos, palácios e cenotáfios.

Khajuraho

Um dos lugares mais interessantes deste estado é Khajuraho. Esta cidade adquiriu seu maior esplendor do 950 ao 1050, época na que construiram-se 85 grandes templos dos que atualmente conservam-se 22.

Chamados os “Templos da montanha Cósmica”, todos tem uma torre muito alta que simboliza o monte Kailasha, a montanha cósmica. Quase todos estão alinhados do leste à oeste com a entrada para oriente e o material de construção é a pedra arenisca.

Este impressionante conjunto arquitetônico está decorado com esculturas eróticas que tem-lhe dado fama mundial. Os mais destacados são os de Vahara, Chitragupta, Nandi, Parvati, Dulhadeo, Chaturbhuja e Ghatai. Se visitar este lugar em março poderá assistir os formosos bailes que interpretam as melhores dançarinas de toda a Índia no Templo de Khandariya Mahadev.

Bhopal

Bhopal, capital do estado de Madya Pradesh, conta com uma parte antiga muito atrativa, bazares animados e multicoloridos, indústrias e uma zona ocidentalizada. É também um importante centro artístico e cultural. Destacam como pontos de interesse a Tauj-ul-Masij, uma das maiores funerárias da Índia, a Birla Mandir e o Museu Arqueológico com uma excelente coleção de esculturas do período paramana, o Templo Laxmi Narayam e os Lagos da cidade.

Arredores de Bhopal

À 30 quilômetros pode-se visitar Bhimbetka, umas 700 grutas que contém centenas de pinturas rupestres em muito bom estado, Bhojpur, templo dedicado a Shiva, Pachmarhi, a estação de alta montanha do estado, Bedaghat por onde flui o Narmanda por uma garganta de 5 quilômetros e Sanchi com uma estufa de grandes dimensões.

Perto, ficam também as Cascatas Dhuandhar, as Marble Rocks, conhecidas como as rochas de mármore que é preferível ver à luz do luar, o Parque Nacional Kanha e a Reserva Bandavgarh com mais de 17.000 cervos manchados, 90 tigres, ursos, leopardos, gatos montanheses e o barasingha, cervídeo das marismas com doze chifres.

Ujjain

Ao oeste do estado destacam principalmente três cidades, Ujjain, Indore e Mandu. Ujjain é uma cidade santa para os hindus na que tem florescido a indústria moderna e permanece o artesanato tradicional, cujo produto mais solicitado são os tintes de tecidos que realizam-se no bairro de Bherugarh utilizamdo produtos vegetais e blocos de madeira teck que servem de suporte.

Observar o processo é todo um espetáculo. São interessantes também o Templo Mahakaishwar com doze línguas, o Templo Chintaman, muito antigo, o Gopal Mandir cujas portas estão forradas em prata e os Ghats onde os peregrinos preparam-se para realizar seus banhos purificadores no Sipra, rio sagrado. Cada doze anos celebra-se nesta cidade o Kumbh, grande celebração onde milhões de fiéis reunem-se para dar graças a Shiva.

Indore

Indore está banhada pelos rios Kham e Sarasvati. Cidade com abundantes construções modernas conserva, porém, vários lugares dignos de ser visitados como o Palácio Velho que acolhe escritórios do Governo e um hospital, o Kauri Bazaar muito animado, o Kanch Mandir, jainista, o Museu com uma impressionante coleção de esculturas Hindus medievais e os Chatris, túmulos comemorativos dos antigos governadores da cidade.

Mandu

Mandu, situada em uma colina na qual chega-se após passar um barranco rodeado por um bosque onde sai uma Ponte estreita, é conhecida como a Cidade da Alegria. Esta cidade fortificada está rodeada por umas muralhas de 30 quilômetros de perímetro que abrem-se pela Porta Bhangi. Uma vez no interior do recinto pode-se contemplar palácios, lagos, jardins entre os que destacam o Jahaz Mahal, o Palácio Buque, chamado assim por sua curiosa forma de barco que parece flutuar entre as dos lagos que o franqueam, o Hindola Mahal cujas paredes estão inclinadas pelo que parece que movimentam-se, dai o nome, Palácio Oscilante, o Champa Baoli com poços frescos e banhos, a Jami Masij construida em 1454, com uma excepcional acústica, oTúmulo de Hoshang de mármore e o Templo Nil Kanth antigo templo dedicado a Shiva transformado em palácio aquático, durante o domínio mongol.

Outros Pontos de Interesse de Madhya Pradesh

Dentro de Madhya Pradesh é para visitar também Bastar formoso distrito lotado de locais naturais de grande beleza como as Cascatas de Chitkoot, o Vale de Kanger, impressionante reserva biológica, as Cascatas de Teerathgarh, de 250 m. de altura e Kotamsar grutas com estalactitas e estalagmitas cujos arredores habitam os Madia, povo conhecido por suas danças e também aqui pode-se escutar um estranho pássaro que imita a voz humana.

Lembre-se que nas zonas mais isoladas deste estado o governo tem disposto os Dak Bungalows, albergues onde pode-se conseguer uma habitação singela, limpa e confortável atendidas por um cozinheiro-conserje que pode preparar uma nutritiva comida em pouco tempo. São baratos, em volta de dois dólares pelo quarto e três consumindo comida e refrigerantes.

Fonte: www.rumbo.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.