Pontos Turísticos do Iraque

PUBLICIDADE

Recentemente Iraque tem vivido uma história, que conseguiu impactar o mundo, e que tem deixado o país dos relatos contados, ao longo de mil e uma noites, em um estado de desolação, que recupera devagar.

Além da aportação cultural que oferece o Iraque, seu território oferece uma paisagem única de desertos, pântanos, vales e montanhas regadas de cascatas que surpreenderão o visitante.

Atrações Turísticas no Iraque

Iraque é conhecido como o berço da civilização. A sua paisagem inclui vários climas, ecologias e ecossistemas; tornando-o uma verdadeira beleza de se ver em todas as 18 províncias.

Esteja você viajando pela conhecida e desenvolvida região do Curdistão (Erbil) ou vendo as antigas ruínas babilônicas em Babyl, o Iraque tem algo a oferecer em cada metro quadrado de sua bela paisagem.

Este é também o antigo lar da Babilônia, que costumava ser o reduto de Alexandre, o Grande.

Cidades misteriosas como Ur misturam-se com relíquias otomanas e mesquitas famosas ao longo das fronteiras e você também encontrará desfiladeiros deslumbrantes que esculpem grandes crescentes nas planícies férteis do Curdistão iraquiano.

Vamos explorar os melhores lugares para visitar no Iraque:

Iraque

O primeiro lugar que visitaremos no Iraque é a capital, a mística cidade dos contos árabes, Bagdá. Dali iremos fazer uma incursão pelo Sul e às cidades que debruçam-se às márgems dos rios Tigres e Eufrátes.

O final da viagem consistirá em uma excursão pelo Norte e pelas Montanhas do Noroeste.

Bagdá

A cidade do Bagdá foi fundada por Al-Mansur, o segundo califa da dinastia Abbasida, 762 anos antes de Cristo. Durante séculos foi uma próspera cidade.

Depois da guerra com Irão e do bombardeio que os aviões de Bush realizaram em Bagdá em fevereiro de 1991, a cidade ficou bastante destruida.

O mais destacado de Bagdá são as mesquitas e os museus. A entrada aos museus costumam ser de graça, enquanto que às mesquitas poderá entrar só se for convidado.

Entre os museus destacamos o Museu Iraque, que repassa cuidadosamente a história do país; o Museu do Bagdá, que acolhe uma coleção interessante da vida da capital através dos tempos.

Perto dali encontra-se a Escola Mustansiriyah, um exemplo de arquitetura Abbasida, que foi nos tempos do califa uma prestigiada Universidade.

Dominando o rio Tigres fica o Palácio Abbasida. Outra importante construção Abbasida é a Escola Murjaniya, hoje convertida em mesquita, e o lugar onde os escolares viviam, está na frente, é hoje um restaurante.

No Museu da Herança Popular, há uma interessante coleção de artigos tradicionais iraquianos, que inclui trabalhos em madeira, metal, cestas e tapetes.

O Museu das Artes Pioneiras é uma construção que data de princípios do século. O lugar convida ao retiro e a paz.

Está decorado com móveis tradicionais da região e em seu centro encontra-se um formoso pátio com uma fonte, a visita vale a pena.

O Centro da Arte Saddam é um belo edifício de altos tetos e paredes brancas, que acolhe interessantes coleções modernas. Também pode-se admirar curiosas exposições no Museu da Arte Moderna.

Entre as mais importantes mesquitas da cidade destaca a Mesquita Kadhimain, outras são a Mesquita do Califa, a Mesquita do Ramadam, a Mesquita Ibn Bunnieh e a Mesquita de Um Attubo l.

Perto do aeroporto Al- Muthana encontra-se o Parque Zawra com seu zoo, piscina e até um planetário.

O Palácio Abássida, Bagdá

O último Palácio Abássida remanescente em Bagdá é um edifício histórico de dois andares com vista para o rio Tigre, no bairro al-Maiden da cidade.

A dinastia Abássida governou o império islâmico desde a atual Bagdá, do século VIII ao XIII, e deu origem à Idade de Ouro Islâmica durante esse período.

Diz-se que foi construída durante o reinado do califa Al-Naser Ledinillah, os historiadores alegam que a estrutura foi utilizada para fins educacionais devido às semelhanças em seu design com a Escola Al-Mustansereyya do Iraque.

Zigurate de Ur

Zigurates, templos piramidais em terraços erguidos durante a Antiga Mesopotâmia, são encontrados em todo o Iraque e no Irã. Um dos zigurates mais bem preservados é o Zigurate de Ur, construído pelo rei Ur-Nammu por volta do século 21 aC. No topo do zigurate fica um templo dedicado a homenagear Nanna, a divindade padroeira da cidade de Ur, localizada hoje em Tell el-Muqayyar, no sul do Iraque. Acredita-se que o zigurate tenha servido como local para o comércio agrícola e também para fins espirituais.

Aqar Quf/Dur-Kurigalzu

O Zigurate de Dur-Kurigalzu foi construído por volta de 1400 aC pelo rei Kurigalzu da dinastia Kassita e atualmente está localizado a 30 quilômetros a oeste de Bagdá.

O zigurate foi construído em homenagem ao deus Enlil e serviu como um marco importante para os viajantes que se aproximavam de Bagdá. Nos tempos modernos, o zigurate tem 57 metros de altura e tem sido um local popular onde as famílias de Baghdadi vão para lazer.

As antigas ruínas abandonadas de Dur-Kurigalzu datam de 3.500 anos atrás e esta parte do Iraque costumava ser o coração do Berço da Civilização do sul da Mesopotâmia.

Perto dos poderosos rios Eufrates e Tigre, esta foi a casa dos antigos reis cassitas que construíram o Zigurate no século XIV.

Isto ainda pode ser encontrado aqui na forma de impressionantes paredes de pedra e tijolos de barro que se elevam em altas torres acima do deserto e também teria sido usado como um marcador para caravanas de camelos a caminho de Bagdá.

Cidadela de Kirkuk e Tumba de Daniel

No centro de Kirkuk, uma cidade historicamente diversificada etnicamente localizada no Curdistão iraquiano, fica a Cidadela de Kirkuk, fundada por volta de 880 aC. Supostamente construída pelo rei Ashurnasirpal II para fins de defesa e posteriormente reforçada com 72 torres sob o governo do rei Sluks, a cidadela fica no topo de um monte de 130 pés de altura.

Dentro da cidadela, pode-se experimentar suas muitas joias coloridas, como a “Igreja Vermelha, a Mesquita Cúpula Verde e o Túmulo de Daniel com azulejos azuis.

O SUL DO IRAQUE

Uma vez abandonada Bagdá podemos viajar até Habbniya, um bonito lugar para descansar nas márgens de um grande lago, onde poderá nadar tão bem quanto em uma piscina.

Em Ctesiphon, descendo a bacia do Tigres, poderá admirar o Arco, que consta como um dos monumentos mais impressionantes do país.

Viajando para o sul, através da linha do rio Eufrátes, achamos a antiga cidade da Babilônia, que aparece na Bíblia, quando alcançou seu máximo esplendor com Nabucodonosor II, 600 anos antes de Cristo.

Está considerada como uma das cidades mais formosas do mundo, com seus palácios e templos, e os Jardins Suspensos que figuram entre as Sete Maravilhas. Esta é sem dúvida uma visita obrigatória.

A cidade de Kerbala, é um importante centro de peregrinação religiosa do mundo islâmico. Em seus templos e mesquitas está a lembrança dos líderes chiítas que combateram na batalha, que teve lugar nestas terras, entre as seitas religiosas dos Chiítas e sunitas, 680 anos após Cristo. Os não muçulmanos deverão contentar-se em passear pelos jardins que rodeam os edifícios sagrados.

Seguimos viajando para o sul pela bacia do rio Eufrátes e descubrimos a cidade de Najaf; o mais interessante para ver é a mesquita que guarda o túmulo de Ali ibn Abi Talib, primeiro e genro de Mohammed e fundador da seita chiíta muçulmana.

Faremos uma parada na cidade de Nasiriya para admirar um dos lugares mais antigos do Iraque, Ur, conhecida na bíblia como a berço de Abraham.

Ali encontram-se interessantes túmulos muito bem conservados e um zigurat impressionante. Destacamos assim mesmo o Museu de Nasiriya. De caminho à Basra encontra-se uma zona, digna de contemplar os Pântanos, entre o Tigres e o Eufrátes.

Uma vez em Basra, a segunda cidade em importância do país, podemos contemplar o Museu da Cidade, o Museu Naval e o Museu dos Mártires da Agressão Persa.

Fora dos museus a atividade reune-se no Bazar de Ashar, com um ambiente extraordinário e rodeado de antigos edifícios dignos de admiração. Lá pode-se adquirir peças de joalheria fina.

A Ilha Simbad costumava ser um lugar encantador rodeado de jardins e restaurantes, os bombardeios converteram-na em um lugar desolado.

Basra

Muitas pessoas conhecem o nome Basra porque foi o local de uma das batalhas mais importantes que aconteceram durante a Guerra do Iraque.

Se você arranhar abaixo da superfície desta cidade, no entanto, encontrará um dos destinos mais fascinantes de todo o país.

A área é coberta por florestas de palmeiras e a cidade fica às margens do rio Shatt al-Arab, que é ladeado pela ensolarada Corniche al-Basra, onde você pode caminhar e desfrutar da brisa fresca da noite.

Este é também o local onde você encontrará alguns dos santuários mais famosos dos primeiros imãs do Islã.

Karbala

Esta cidade pode não parecer muito, mas na verdade é o lugar onde 30 milhões de peregrinos chegam todos os anos.

A área é sagrada para os muçulmanos xiitas por causa do Santuário Imam Husayn, que é o local de descanso final do mártir Husayn ibn Ali, que morreu em 680 DC durante a Batalha de Karbala.

Diz-se também que é o local que o arcanjo Gabriel prescreveu como um dos lugares mais sagrados da terra.

Como tal, todos os anos esta cidade recebe milhares de devotos chegando para o Dia da Expiação Ashura.

Hatra

Nos desertos empoeirados do oeste do Iraque estão as imponentes colunas e os templos ornamentados de Hatra.

Por isso, este local é conhecido como um dos sítios arqueológicos mais incríveis de todo o país.

Aqui você poderá vislumbrar maravilhas da era parta neste Patrimônio Mundial da UNESCO, embora nos últimos anos parte desta área tenha sido destruída e resta saber quanto de Hatra ainda está intacto.

Babilônia

O nome Babilônia evocou imagens de impérios antigos, jardins suspensos e batalhas épicas entre Alexandre, o Grande, e reis persas.

É justo dizer que a restauração e a preservação ficaram em segundo plano aqui nos últimos tempos, mas você ainda pode admirar alguns dos majestosos castelos aqui, bem como os vastos vestígios de Homera.

Ao explorar a Babilônia, saiba que você está seguindo os passos de grandes imperadores desta parte do mundo e poderá se maravilhar com artefatos como estátuas de leões graciosamente desmoronadas e imaginar como seriam os Jardins Suspensos da Babilônia.

Babilônia, centro da Mesopotâmia há dois milênios e uma das cidades mais notórias do mundo antigo, está localizada a 83 quilômetros ao sul de Bagdá. Fundada por volta de 2.300 aC, a cidade é considerada um dos primeiros berços da civilização e um centro cultural de arte, ciência e literatura. Situada com acesso aos rios Tigre e Eufrates, Babilônia era uma cidade cobiçada e serviu como capital de 10 impérios mesopotâmicos. Protegida por muros maciços, Babilônia já foi a maior e mais poderosa cidade do mundo, atraindo pessoas, ideias e produtos de todas as esferas da vida.

Acredita-se que a cidade seja o lar de vários monumentos antigos notáveis, incluindo uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, os Jardins Suspensos da Babilônia. Diz-se que já teve paredes de 25 metros de altura com plantas suspensas e terraços de vários níveis, a localização exata dos jardins não foi determinada.

Muitos também acreditam que a Babilônia abriga a famosa Torre de Babel citada em textos religiosos.

Ur

Ur é conhecida por seus contos bíblicos sobre enchentes épicas e temíveis reis babilônicos, e também é conhecida por uma das mais belas ruínas antigas da região.

Localizada nos desertos do sul do Iraque, Ur é o lar do Zigurate, uma estrutura alta com muros altos e escadas íngremes que teria sido usada antigamente para adorar os deuses lunares acadianos.

Certamente este é um dos locais mais estranhos e misteriosos do Iraque.

NORTE

MOSUL

A terceira maior cidade do país encontra-se no norte, falamos de Mosul, um importante centro comercial em tempos dos Abbasidas, por sua situação nas rotas para a Índia e Pérsia através do Mediterrâneo.

Entre os lugares mais interessantes para ver destacamos: o Museu da Cidade, que guarda a lembrança de todas as civilizações que floresceram no Iraque, desde os tempos pré-históricos até a chegada do Islão; a Casa Mosul recolhe mostras da vida tradicional da cidade; a Mesquita de Nebi Yunus, onde acredita-se foi enterrado Jonás; e a Grande Mesquita Nuriddine famosa por seus minaretes.

Existem em Mosul numerosas igrejas devido à povoação cristã que possui. Entre elas destacamos a Igreja Latina e o Relógio.

Nas redondezas do Mosul está a cidade de Nineveh famosa por suas portas históricas. Nimrud é uma das antigas cidades iraquianas mais conservadas.

Outra importante cidade que destaca-se pela riqueza arquitetônica de suas construções é Hatra.

Infelizmente, o nome Mosul tornou-se sinónimo de algumas das piores destruições no Iraque até à data.

Durante vários anos a cidade esteve sob o controlo dos insurgentes e é agora um campo de batalha para as forças militares iraquianas.

A esperança é que Mosul seja libertada em breve e que esta cidade com mais de 2.000 anos de rica história seja mais uma vez um lugar que as pessoas possam visitar.

Existem algumas paisagens verdadeiramente surpreendentes para serem vistas aqui, incluindo as ruínas da Mesquita Umayyad que data de 640 DC, bem como o trabalho em mármore azul cobalto do Yahya Abdul Kassem Mashad.

Arbil/Erbil

A cidadela de Erbil, com 7.000 anos, tem uma história ilustre e pode ser comparada a outros grandes como Cádiz e Biblos.

O enorme castelo no centro da cidade é o grande destaque aqui, e também um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Outros lugares a não perder incluem o Museu da Civilização de Erbil e o Centro Têxtil Curdo, que são uma ótima maneira de descobrir tudo sobre a história e a cultura desta parte incrível do mundo.

Dohuk

A cidade curda de Dohuk fica num pequeno vale poeirento no norte do Iraque e fica a apenas uma curta viagem de autocarro da fronteira turca.

Isto significa que este é um dos locais mais fáceis de visitar no Iraque e talvez por isso também tenha a reputação de ser um dos mais amigáveis e acolhedores.

A cidade tem uma grande variedade de cafés e casas de chá e, como esta é a sede da Universidade de Dohuk, há aqui uma forte atmosfera de cidade universitária.

Há cachoeiras murmurantes localizadas nas proximidades, bem como mercados curdos coloridos onde você pode comprar produtos locais, como especiarias e tapetes.

Nínive

Este costumava ser o epicentro bíblico do Império Assírio e ficou famoso pelo profeta Jonas, tornando-o um local importante na história teológica.

Infelizmente, grande parte desta cidade foi saqueada ao longo dos anos, mas você ainda encontrará belas ruínas como Kuyunjik, bem como alguns portões antigos da cidade.

AS MONTANHAS

Para o norte do país extende-se esta zona de montanhas e férteis vales, que contrastam profundamente com o resto do país.

A povoação de Arbil guarda memória dos tempos kurdos e inclusive dos povoadores neolíticos, como uma riqueza arqueológica importante. O mais interessante que para ver é o Museu e a fortaleza.

Dali podemos viajar Shaqlawa e contemplar a radiante paisagem de montanha com suas árvores frutíferas e passagens idílicas. Dali entre as montanhas descobrimos Gully Ali Beg; uma impressionante paisagem que rende a nossos pés, através de uma estreita passagem rodeada de cascatas que guardam interessantes túmulos. A cidade kurda de Dohuk é também um lugar precioso, o qual pode-se fazer excursões magníficas.

E se seguirmos viajando para o norte encontraremos com Amadiya um impressionante lugar para contemplar, com formosas cascatas e sossegados cafés onde contemplá-las.

Perto da fronteira com Iraque está Zakho famosa por sua Ponte de pedra e sua paisagem estremecedora. Findaremos a excursão pelas montanhas em Sinjar, perto da fronteira com a Síria, onde encontraremos numerosos lugares de interesse religioso e cultural, assim como uma população hospitaleira e encantadora.

Fonte: www.rumbo.com.br/www.colegiosaofrancisco.com.br/www.irfad.org/www.thecrazytourist.com

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …