Pontos Turísticos do Azerbaijão

PUBLICIDADE

Azerbaijão conta com cidades típicas de grande riqueza cultural, com um artesanato local interessante, com uma modesta, mas deliciosa gastronomia e com belas Paradas Naturais, com uma fauna e flora variadas.

Entre os locais que deve visitar, encontra-se Baku, a capital do país, o Litoral do Mar Cáspio e as cidades de Kirovabad, Nakhitchevan, Shemakha, Lenkoran, Astara, Stepanakert.

Situado entre as fronteiras da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, o Azerbaijão é um belo país situado na região do Cáucaso. Localmente também chamada de “Terra do Fogo”, este lugar abriga o mar Cáspio, vulcões de lama e montanhas flamejantes. Paralelamente, o país também é conhecido pelos seus pitorescos resorts à beira-mar. Não só isso, existem mesquitas antigas e magníficas arquiteturas modernas que complementam as estruturas anteriores.

Aqui estão alguns dos melhores lugares para visitar no Azerbaijão que você não pode perder. Das arquiteturas antigas à rica cultura, esses lugares têm tudo o que os viajantes devem vivenciar.

Baku

Repousando às margens do Mar Cáspio, Baku é uma bela cidade que também é a capital do Azerbaijão. Este lugar é uma mistura da antiga cidade murada de Icheri Seher e dos modernos arranha-céus.

A cidade abriga as famosas Torres de Chamas, construídas para se assemelhar ao fogo e, além disso, há o Museu de Arte Contemporânea que abrange mais de 900 obras de arte. Paralelamente, existem muitos mercados locais que lhe permitirão dar um passeio pela cidade e explorá-la, tornando-a um dos melhores lugares para ver no Azerbaijão.

A capital do Azerbaijão é conhecida por ser a sede das operações de petróleo e gás do país.

Executivos de energia e trabalhadores de plataformas vêm aqui para extrair estes recursos preciosos do solo perto do Mar Cáspio.

Como resultado da produção desenfreada de petróleo na região, Baku está, numa palavra, a florescer.

À distância, a cidade parece brilhante, cosmopolita e discreta. As torres de chamas espreitam o horizonte e deslumbram a noite com um espetáculo de luzes espetacular.

Os calçadões à beira-mar encontram ruas movimentadas repletas de lojas de marcas mais cobiçadas do mundo. Homens e mulheres vestidos com as roupas mais elegantes e óculos de sol de grife caminham apressados pela rua.

É basicamente a cidade de Nova York do Azerbaijão (sem a pizza).

Olhando mais de perto, você ainda pode encontrar pequenos pedaços da história de Baku que lhe conferem personalidade.

O auge das atrações da cidade em Baku é o estranho Centro Cultural Heydar Aliyev, com aparência de nave espacial. É o prédio mais estranho que já vi na vida, assumindo a forma de algo entre um marshmallow derretido, uma nuvem e um cogumelo.

Ganja

A oeste do Azerbaijão fica Ganja, uma das maiores cidades do país depois de Baku.

É uma cidade muito histórica, tendo mudado de mãos ao longo dos séculos da sua existência. E assim, possui diversas atrações interessantes e antigas que os visitantes podem explorar.

Enquanto estiver em Ganja, você pode começar seus dias passeando pelo Parque Heydar Aliyev, que é um dos maiores da região do Cáucaso. Há um arco icônico perto da entrada para admirar.

Você também pode explorar a Mesquita Jume e o Caravançarai Shah Abbasi, ambas importantes instituições históricas para o povo da cidade de Ganja.

Além disso, você não pode perder a Ganja Bottle House, uma estrutura extremamente estranha (mas única!) construída com várias garrafas de vidro.

Se você estiver interessado em locais religiosos ou no Islã, pode ir a Imamzadeh, fora da cidade, para ver um local de peregrinação, que consiste em um belo mausoléu para os descendentes do profeta Ali.

Astara

Repousando às margens do Mar Cáspio, Baku é uma bela cidade que também é a capital do Azerbaijão. Este lugar é uma mistura da antiga cidade murada de Icheri Seher e dos modernos arranha-céus.

A cidade abriga as famosas Torres de Chamas, construídas para se assemelhar ao fogo e, além disso, há o Museu de Arte Contemporânea que abrange mais de 900 obras de arte. Paralelamente, existem muitos mercados locais que lhe permitirão dar um passeio pela cidade e explorá-la, tornando-a um dos melhores lugares para ver no Azerbaijão.

Sheki

Localizada no sopé da montanha do sul do Grande Cáucaso, Sheki é uma cidade de 60.000 anos. Conhecida como o assentamento mais antigo do Cáucaso, esta pequena cidade é conhecida pela seda, pelos têxteis e pelos bordados, o que a tornou um marco significativo na rota da seda. Existem mesquitas antigas, castelos e palácios do século XVIII feitos por Sheki Khans, que adornam a beleza desta cidade com as poderosas montanhas localizadas ao fundo e também a tornam um dos melhores lugares para se visitar no Azerbaijão.

Sheki é uma pequena cidade perto da fronteira com a Geórgia que serviu como principal entreposto comercial na Rota da Seda. Aqui, os habitantes locais fabricavam os seus próprios produtos de seda (apropriadamente chamados de “seda Sheki”) e administravam grandes caravanserays para comercializar mercadorias de todo o mundo.

Hoje, Sheki ainda é uma área pitoresca onde os visitantes podem explorar edifícios históricos e entrepostos comerciais, comprar artesanato local e desfrutar do ritmo de vida descontraído na parte mais provincial do Azerbaijão.

Enquanto estiver em Sheki, um dos pontos turísticos mais importantes da região é o Palácio dos Sheki Khans, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Construído em 1797, o palácio está repleto de azulejos complexos, belos murais e arte interior e um pequeno jardim.

Nos arredores do palácio, existem algumas áreas para fazer compras ou beber chá. Fora da área do palácio fica o bairro histórico de Sheki, completo com um antigo Caravanseray convertido em hotel, muitas lojas de antiguidades e algumas belas casas históricas para admirar.

Talvez a melhor coisa sobre Sheki seja que ela é cercada por colinas e florestas, o que a torna um ótimo refúgio das cidades mais movimentadas.

Quba

Instalada no nordeste do país, Quba é um dos destinos importantes para explorar a cultura do Azerbaijão. A antiga cidade montanhosa fica do outro lado do rio Qudailchay, nas proximidades de aldeias antigas.

Um pequeno assentamento judeu fica no lado oposto do rio, com belas montanhas ao fundo. Este lugar é um dos belos lugares para se visitar no Azerbaijão e é um ótimo local para fugir da agitação.

Qax

Qax é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo e tem ruínas para mostrar isso. Mudou de mãos ao longo dos anos, da Albânia à Turquia, à Geórgia e outros.

Como você pode imaginar, esta área tem muita história fascinante e há muito para ver aqui.

Dentro de Qax, você pode ver as ruínas da Igreja Albanesa e a Igreja Georgiana, dois locais estranhos em um país predominantemente muçulmano. Você também pode simplesmente passear pelas ruas, admirando as casas históricas e o ritmo lento da vida.

Alguns dos lugares mais fascinantes para visitar na área de Qax incluem a vila de Ilisu (que costumava ser o epicentro de um sultanato), a vila de Qum e o Bazar Iceri.

Montanha Goyazan

Situada no lado noroeste do distrito de Qazak, esta montanha está localizada nas proximidades das aldeias periféricas de Abbasbayli e Alpout. Situada a uma altura de 857,9 metros acima do nível do mar, a montanha Goyazan é cercada por belos campos ondulados e planícies que acrescentam uma vista pitoresca. Trekking por aqui é uma das melhores coisas para se fazer no Azerbaijão.

Vulcão

O vulcão de lama é único na natureza e considerado um fenômeno natural bizarro do Azerbaijão. Localizados na área desértica de Baku, esses vulcões concentrados em minerais ficam na costa do Mar Cáspio.

Conhecidos pelas suas qualidades curativas, estes vulcões de lama não são tão fáceis de alcançar, mas garantem que se pode divertir a explorá-los.

Se você está procurando alguns dos melhores lugares para visitar no Azerbaijão, Baku, então este retiro natural deve ser uma visita obrigatória.

Lago Goygol

Repousando nas montanhas do baixo Cáucaso, o Lago Goygol é de fato uma paisagem etérea que também é considerada um dos lugares mais bonitos do Azerbaijão. Rodeado por densas florestas, este local foi recentemente aberto ao público. Criado devido a um terremoto por volta do século XII, este lago de montanha atrai todos os anos muitos visitantes que vêm explorar sua beleza.

Parque Nacional Absheron

Experimente a diversidade da vida selvagem do Azerbaijão visitando este pitoresco parque nacional. Localizado no extremo sudeste da península de Absheron, o parque nacional abriga cerca de 50 tipos de flora e fauna. Apesar de ser uma zona protegida, este retiro natural convida muitos visitantes ao longo do ano, especialmente os amantes da vida selvagem.

Lahic

Localizada a noroeste de Baku, a caminho de Sheki (abaixo), está Lahic, uma pequena cidade de artesãos metalúrgicos situada no alto das montanhas.

É um pouco mais desenvolvido para turistas do que lugares como Xinaliq, por isso é perfeito para uma escapadela de fim de semana em Baku ou uma parada no caminho para outro destino.

É um pouco difícil chegar da cidade até aqui, mas vale a pena pela imersão local que uma viagem a Lahic proporciona.

Enquanto estiver em Lahic, você pode passear pelas ruas de paralelepípedos da cidade, parar em lojas locais de design de metal e até mesmo tropeçar em gado que corre solto pelas ruas.

Você também pode experimentar a vida provincial do Azerbaijão hospedando-se em uma casa de família e experimentando alguns pratos locais exclusivos.

Gabala

Gabala é outra cidade antiga que fica na área rural do Azerbaijão. É o lar das famosas ruínas de Chakur Gabala, uma cidade murada centenária que agora está em ruínas.

Há também vários museus, como o Museu Histórico Etnográfico da Gabala. E se você tiver sorte, poderá assistir a um festival de música na cidade também.

Muitos azerbaijanos vêm para Gabala como um destino turístico porque está localizada em uma área naturalmente bela. Portanto, o turismo aqui é bastante desenvolvido.

Além dos locais históricos da Gabala, existem trilhas para caminhadas, cachoeiras, estações de esqui, shoppings e muito mais.

Yanar Dag

Localizado na Península Absheron, Yanar Dag é um monte de terra que pareceria uma colina comum, exceto que há um fogo perpétuo saindo do solo de um lado dele.

Sim, você ouviu direito, o chão aqui está literalmente queimando. Isso é causado pela abundância de gás natural na área, e o fogo queimou completamente sem provocação.

Há uma razão pela qual Azerbaijão = a terra do fogo (tradução literal).

Para visitar Yanar Dag, você pode ficar em Baku e fazer uma viagem de um dia a partir daí.

Xinaliq

Uma das minhas experiências favoritas em Azberijão foi conhecer Xinaliq, uma pequena aldeia montanhosa perto da fronteira com a Rússia.

Sendo a aldeia de maior altitude no Azerbaijão (e, possivelmente, em toda a Europa), uma visita a Xinaliq é um vislumbre do “verdadeiro” Azerbaijão. Aqui, pastores amigáveis, ovelhas peludas e aldeões amigáveis vêm cumprimentá-lo.

As vistas em Xinaliq são espetaculares e, apesar dos 1 ou 2 passeios que passam por aqui diariamente, parece realmente um destino intocado.

Para chegar lá, fiz um passeio de um dia em Xinaliq saindo de Baku com o Azerbaijan Traveller. O passeio nos levou das calçadas pavimentadas e dos edifícios brilhantes de Baku até as estradas de terra, as pequenas casas dos vilarejos e a área provincial de Xinaliq, e de volta ao longo de cerca de 12 horas.

Enquanto estávamos em Xinaliq, almoçamos localmente na casa de um nativo de Xinaliq, Zaur, que tinha rugas profundas no sorriso e adorava exibir sua coleção de cartões postais de todo o mundo.

Ele parecia ser um cara popular!

Depois, caminhamos pelas ruas rochosas e enevoadas da cidade, brincamos com as crianças locais e admiramos a vista das montanhas misteriosas e sem árvores ao longe.

Se você tiver a oportunidade de ficar aqui por mais de um dia, existem inúmeras trilhas e caminhos ao redor das montanhas, onde as únicas outras almas que você verá serão ovelhas, vacas e seus correspondentes cuidadores.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/traveltriangle.com/www.thediscoveriesof.com

Veja também

Pontos Turísticos da Jordânia

PUBLICIDADE Viajar a Jordânia é remontar-se no tempo, e gozar a possibilidade de viver uma aventura numa …

Pontos Turísticos de Israel

PUBLICIDADE Pontos Turísticos de Israel – Atrações Sua lista de desejos de Israel deve incluir todas as …

Pontos Turísticos do Iraque

PUBLICIDADE Recentemente Iraque tem vivido uma história, que conseguiu impactar o mundo, e que tem …