Breaking News
Home / Turismo / Geografia do Iraque

Geografia do Iraque

Geografia do Iraque

PUBLICIDADE

Grandes áreas do Iraque consistem de deserto, mas a zona entre os dois grandes rios Tigre e Eufrates é fértil, graças aos rios e aos cerca de 60 milhões de metros cúbicos de sedimentos que a sua água carrega até ao delta todos os anos. O norte do país é principalmente montanhoso, e o ponto mais elevado é o Haji Ibrahim com 3 600 m. O Iraque possui uma pequena costa no golfo Pérsico. Perto da costa e ao longo do Shatt al-Arab havia pântanos, mas muitos foram drenados ao longo da década de 1990.

O clima local é essencialmente desértico com invernos suaves a frios e verões quentes, secos e sem nuvens. As regiões montanhosas do norte têm invernos frios com grandes nevões ocasionais, que por vezes provocam inundações. A capital, Bagdade, situa-se no centro do país, nas margens do Tigre. As outras cidades principais são Bassorá no sul e Mossul no norte. Considera-se que o Iraque é um dos quinze países que compõem o chamado “berço da Humanidade”.

Fonte: www.rumbo.com.br

Geografia do Iraque

Localização Geográfica

A República do Iraque fica no Oriente Médio. Limita-se ao norte com Turquia, ao oeste com Síria e Jordânia, ao sul com Arábia Saudita e Kuwait e ao leste com Irão. O território abrange no sudoeste um planalto desértico, prolongação do deserto de Arábia, e no centro uma planície, a antiga Mesopotâmia, regada pelo Tigres e o Eufrátes. O Golfo Pérsico banha suas costas ao sudeste. A maior parte do país está ocupada pelo deserto e a estepa, exceto nas terras férteis dos rios e das montanhas ao norte.

Flora e Fauna

A vegetação em geral é escassa. Nas zonas férteis cultivam-se dátiles, trigo, milho, arroz, algodão e tabaco. Na estepa pratica-se a criação intensiva do carneiro. A região de Mesopotâmia é uma extensa planície coberta principalmente, por estepas altas (para o norte do Bagdá) e de estepas baixas. Quando as chuvas chegam, grandes extensões ficam imersas, dando passo aos pântanos, especialmente na zona próxima ao Golfo Pérsico. Na parte meridional do país pode-se ver numerosos oásis com palmeiras, enquanto que no norte, graças às chuvas de primavera produzem cultivos de cereais.

Fonte: pt.wikipedia.org

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.