Breaking News
Home / Turismo / Ikiyo-e

Ikiyo-e

PUBLICIDADE

Ikiyo-e , “retratos do mundo flutuante” ou gravuras japonesas, é um gênero de impressões (feita por gravura ou técnica de gravura na madeira) produzido no Japão entre os séculos XVIII e XX.

Ukiyo , refere-se à cultura impetuoso chonin que floresceu nos centros urbanos de Edo (atual Tóquio ), Osaka e Kyoto e era um mundo para si mesmos. É uma alusão irônica ao termo intitulado “Dores do Mundo” , o plano terreno de morte e renascimento em que a religião é baseada budista .

Esta forma de arte atingiu o seu mais alto nível de popularidade na cultura metropolitana de Edo durante a segunda metade do século XVII, de origem com o trabalho de uma única cor Hishikawa Moronobu na década de 1670.

Na primeira, foi utilizado apenas nanquim , em seguida, algumas impressões foram coloridos manualmente com escovas, mas no século XVIII Suzuki Harunobu desenvolveu uma técnica de impressão policromia para produzir nishiki-e.

O Ikiyo-e era acessível, uma vez que poderia ser produzido em grandes quantidades. Eles eram em sua maioria comprados por pessoas que normalmente não têm dinheiro suficiente para comprar uma pintura original. O assunto original do Ikiyo-e era a vida na cidade, em especial as atividades e cenas de entretenimento.

Cortesãs bonitas, lutadores fortes altas atores e populares foram representados em executar as atividades atraentes. Mais tarde os retratos paisagem tornou-se popular, e política e imagens sobre os indivíduos dos estratos mais baixos da sociedade tornando-se indivíduos foram proibidos questões raramente eram feitas. Ato sexual era também um assunto tabu, mas continuamente apareceu na imprensa Ikiyo-e . Alguns artistas e editores foram punidos por criar impresso Ikiyo-e com cenas de ato sexual explícito, também conhecidas como shunga.

História

Ikiyo-e
A ponte Ohashi em Atake sob uma chuva repentina ( 1857 ) de Utagawa Hiroshige , Brooklyn Museum of Art , de Nova York .

O Ikiyo-e podem ser classificados em vários períodos diferentes de arte: o período Edo , que vão desde as origens do Ikiyo-e até cerca de 1867 , quando ele começa período Meiji até 1912 . O período Edo foi em grande parte um período de calma que desde que o ideal para o desenvolvimento artístico de uma forma comercial; enquanto o período Meiji foi marcado pela abertura do Japão para novas influências do Ocidente.

As raízes de Ikiyo-e data de urbanização que ocorreu no final do século XVI, levou ao desenvolvimento de uma classe de comerciantes e artesãos que começou a escrever histórias ou romances, e imagens de pintura, ambas as formas compiladas no ehon ( livros com histórias e ilustrações), como a edição de 1608 , Tales de Ise ( Ise-monogatari ) de Honami Koetsu.

O Ikiyo-e era comumente usado para ilustrar esses livros, mas, em seguida, em si se transformou em uma única página impressa (ex. cartões postais kakemono-e ), ou posters teatro kabuki . As inspirações vieram originalmente a obra de arte e contos de altura. Várias histórias foram baseadas na vida urbana e da cultura.

Guidebooks também eram populares, e isso teve um carácter comercial e foram amplamente disponível. Hishikawa Moronobu , que pela pintura policromada então já utilizado, tornou-se um artista influente nos anos posteriores à década de 1670.

A meados do século XVIII, as técnicas permitiu a produção de gravuras em cores, chamado nishiki-e , e data a partir deste período Ikiyo-e que são reproduzidas hoje em cartões postais e calendários. Utamaro , Hokusai , Hiroshige e Sharaku foram os artistas proeminentes deste período.

Depois de estudar obras de arte europeu, algumas idéias como a integração em declínio tomadas. Imagens Katsushika Hokusai representado em sua maioria paisagens e natureza. Seus 36 vistas do Monte Fuji ( Fugaku Sanjurokkei) foram publicados desde 1831 . Ando Hiroshige e Kunisada também realizou muitos quadros com motivos naturais.

Em 1842 , como parte das reformas Tenpo , imagens das cortesãs, gueixas e atores (eg. onnagata ) foram proibidos. No entanto, as imagens com estes motivos ressurgiu novamente quando eles foram autorizados novamente.

Durante a era Kaei ( 1848 – 1854 ), muitos navios mercantes estrangeiros vieram para o Japão. O Ikiyo-e de que o tempo refletir as mudanças culturais daquele período.

Após a Restauração Meiji , em 1868, o Japão abriu suas portas para as importações do Ocidente, incluindo as técnicas de fotografia e impressão. As cores naturais de plantas utilizadas na Ikiyo-e foram substituídos por corantes químicos importados da Alemanha.

Embora o Ikiyo-e , sendo substituído em grande parte pela fotografia, estava saindo de moda no Japão durante o Bunmei-Kaika (movimento ocidentalização japonesa ocorreu no período Meiji precoce), tornou-se inspiração na Europa para o cubismo e vários outros artistas impressionistas , como Monet , Degas , pós-impressionistas como Van Gogh , modernistas , como Klimt , Fauves como Matisse e muitos outros. Essa influência tem sido chamado Japonism .

No século XX, durante os períodos de Taisho e Showa , o Ikiyo-e experimentou um renascimento nas formas de movimentos Hanga shin e Sosaku Hanga , ambos com o objetivo de diferenciar-se da arte comercial tradicional massa.

Em um tanto irônico, o Hanga shin , literalmente nova impressão – foi gerado em grande parte para exportação para os Estados Unidos. Inspirado pelo impressionismo europeu, os artistas incorporou elementos ocidentais, como os efeitos de luz e a expressão de humores individuais, mas se concentrou em temas estritamente tradicionais.

O grande editora era Watanabe Shozaburo , que é creditado com a criação do movimento. Artistas notáveis deste período são Shinsui Ito e Kawase Hasui , que foi nomeado Vivendo National Treasure pelo governo japonês.

O movimento menos conhecido Sosaku Hanga literalmente impressa criativo – seguiu o conceito ocidental de que a arte deve ser: o produto da criatividade dos artistas, mais criatividade primordial que o processo tradicional.

Tradicionalmente, os processos de tomada de Ikiyo-e como o design, escultura, impressão e publicação, foram separados e foram realizadas por pessoas diferentes, cada altamente especializada no seu trabalho; o Hanga Sosaku procurou o artista estava envolvido em todas as etapas da produção.

O movimento foi formalmente criada, com a criação do Criativo Japanese Society of Printing em 1918, mas o seu sucesso comercial não foi tão marcante, como colecionadores ocidentais preferido das pistas japonesas mais tradicionais de shin Hanga .

Os Ikiyo-e ainda são produzidos hoje e tornou-se uma influência de diferentes formas, servindo de inspiração para o mangá e anime, por exemplo.

Criação do Ikiyo-e

Ikiyo-e
Impressão através de pranchas de madeira

Ikiyo-e
Blocos de madeira gravados

O Ikiyo-e de impressão são feitos usando o seguinte procedimento:

O artista prepara um desenho principal feito na tinta. Artesãos colam este desenho, de bruços sobre uma placa de madeira, cortam e removem áreas brancas do papel, deixando esse desenho, que é o contrário, como uma impressão relevo no bloco, mas destroem o desenho no processo.

Esta placa é coberta e impressa, de modo muito semelhantes aos originais cópias de desenho.
Estas cópias são, por sua vez ligado às placas de cabeça para baixo, e essas áreas de design que serão impressas com uma cor específica deixou de alívio. Cada uma destas placas imprime uma cor no projeto final.

O conjunto resultante de woodblocks foram pintados em cores diferentes e são sequencialmente impresso em papel. Contém as impressões de impressão finais de cada uma das placas, alguns impresso mais do que uma vez para obter a intensidade de cor correta.

Fonte: es.wikipedia.org

Ikiyo-e

A brilhante e atraente arte da impressão em bloco de madeira de Ikiyo-e é universalmente a mais conhecida de todas as artes japonesas.

A brilhante e atraente arte da impressão do bloco de madeira de Ikiyo-e é a arte japonesa mais conhecida mundialmente entre todas as artes japonesas. Este estilo particular de arte floresceu no Japão do meio-décimo sétimo para o meio-décimo nono século. As impressões do bloco de madeira japonesa estão frequentemente se referindo ao Ikiyo-e.

A palavra Ikiyo-e era originalmente budista e significou “mundo triste”‘. As impressões e pinturas que os comerciantes comissionaram e compraram, eram aspectos quase sempre descritos de uma existência despreocupada, e foi então chamado Ikiyo-e: “quadros do mundo flutuante”.

Para entender as impressões, e ganhar respeito pela arte, nós temos que entender algo do Ikiyo-e, ou pelo menos esses aspectos da qual os impressores fabricantes estavam especialmente apaixonado por descrever o teatro, os prazeres da vida e viagem.

Em essência, Ikiyo-e revela muito da rica história do Japão. Durante o décimo sexto século no Japão, acabaram-se as guerras rivais de muito tempo existente entre os senhores feudais e o país foi então unificado. Como resultado da paz, e da unificação, as artes tradicionais sofreram um renascimento. Toda forma de arte foi vitalizada pelo desejo do samurai poderoso para fazer as suas vidas tão luxuoso quanto possível.

As grandes famílias mercantis das cidades de Kyoto e Sakai cujo dinheiro tinha proporcionado para o samurai armas e munição, também queriam melhorar a qualidade de suas vidas. Alguns destes livros de história foram produzidos como rolos de papel, alguns eram encadernados. A demanda para estes manuscritos ilustrados, porém, ficou tão grande que eles já não podiam ser feitos à mão. Assim, o quadro-livro impresso de madeira cortada surgiu.

Ikiyo-e

Fonte: www.guianikei.com

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.