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Odissi

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O Odissi é uma dança clássica indiana do estado oriental de Odissa.

Ela tem uma longa tradição. Embora a dança de Odissa possa ser rastreada até mais de 2000 anos atrás, foi levado à extinção durante o período colonial.

História

Como outras formas de dança clássica indiana, o estilo Odissi tem suas origens na Antiguidade. Dançarinos são encontrados retratado em baixo-relevo nas colinas de Udaygiri (perto Bhubaneshwar) que remonta ao século 1 aC. O Natya Shastra fala da dança a partir desta região e se refere a ele como Odra-Magadhi.

Ao longo dos séculos três escolas de dança Odissi foi desenvolvido: Mahari, Nartaki, e Gotipua.

A tradição é Mahari devadasi, este é o uso de mulheres que estão ligados a divindades no templo. A tradição Nartaki é a escola de dança Odissi que se desenvolveu nas cortes reais. Gotipua é um estilo caracterizadas pelo uso de meninos vestidos com roupas femininas para desempenhar papéis femininos.

A dança Odissi foi tido em alta estima antes do século 17.

Nobreza eram conhecidos por seu patrocínio das artes, e não era inédito para a realeza de ambos os sexos para ser bailarinos talentosos. No entanto, a partir do século 17, a posição social de dançarinos começou a declinar. Meninas de dança foram considerados pouco mais do que prostitutas, e o movimento “Anti-Nautch” dos britânicos levou a dança Odissi à extinção.

Antes da independência, a posição da dança Orissi era muito ruim. A tradição de dançarinas no templo de Puri foi abolido. O patrocínio real de nartaki tinham sido severamente corroída pela absorção da Índia sob a coroa.

A única tradição viável de Odissi foi o Gotipua. Este tinha resistido ao movimento Anti-Nautch britânico simplesmente porque era dançado por homens. No entanto, mesmo a tradição Gotipua estava em um estado muito ruim.

Odissi
Odissi Dança

A Independência trouxe uma grande mudança nas atitudes oficiais para com dança indiana. Como as outras artes clássicas, a dança era vista como uma maneira de definir a identidade nacional da Índia.

Os poucos dançarinos restantes de Odissi foram dadas emprego, e uma enorme tarefa de reconstruir a dança Odissi começou. Esta reconstrução envolveu vasculhar textos antigos, e mais importante, o exame minucioso de posses de dança representada em baixo-relevo em vários templos.

Havia um número de pessoas que foram responsáveis para a reconstrução e popularização da dança Odissi.

Os mais notáveis são: Guru Prasad Deba Das, Guru Mayadhar Raut, Guru Pankaj Charan Das, Guru Rout Mahadev, Guru Raghu Dutta, e Guru kelu Charan Mahapatra.

Hoje a dança Odissi é mais uma vez considerado uma dança viável e “clássica”.

Estilo

Há uma série de características da dança Odissi. O estilo pode ser visto como um conglomerado de detalhes estéticos e técnicos.

Um dos aspectos mais característicos da dança Odissi é o Tribhangi. O conceito de Tribhang divide o corpo em três partes, de cabeça, busto e tronco. Qualquer postura que lida com estes três elementos é chamado tribhangi. Este conceito criou a característica muito poses que são mais contorcido que a encontrada em outros clássicos danças indígenas.

As mudras também são importantes. O mudra termo significa “selo” e é uma posição de mão que significa coisas. O uso de mudras ajudar a contar uma história de uma forma semelhante à de hula de Havaí.

Temas

Os temas de Odissi são quase exclusivamente de natureza religiosa. Eles mais comumente giram em torno de Krishna. Embora o culto de Krishna é encontrado em toda a Índia, há temas locais, que são enfatizadas. O de Ashtapadi de Jayadev são um tema muito comum.

Música

O acompanhamento musical de dança Odissi é essencialmente o mesmo que a música de Odissa si. Há vários pontos de vista sobre como a música do Odissi relaciona com a música de maior norte da Índia. É geralmente considerado apenas o sabor de outra Hindustani sangeet , no entanto, existem alguns que acham que Odissi deve ser considerado um sistema separado clássico.

Há uma série de instrumentos musicais usados para acompanhar a dança Odissi. Um dos mais importantes é o pakhawaj , também conhecido como o madal.

Este é o mesmo pakhawaj que é usado em outras partes do norte, exceto para algumas pequenas mudanças. Uma diferença é que a cabeça direita é um pouco menor do que o de costume do norte da Índia pakhawaj . Isto exige uma técnica que em muitos aspectos é mais parecido com o da tabla , ou mridangam .

Outros instrumentos que são comumente usados são o bansuri (flauta de bambu), a manjira (címbalos de metal), a cítara ea tanpura .

Houve um movimento para classificar Odissi como um sistema separado clássico. Este movimento é geralmente considerada como tendo falhado por uma série de razões. A opinião geral é que os cantores tradicionais Orissi e músicos têm sido tão influenciado por Hindustani conceitos que eles são incapazes de apresentar a música na sua forma “original”.

Há uma ironia peculiar a este movimento. Se tivessem conseguido ter Odissi música declarado ser um sistema separado, então seria difícil de justificar chamá-la clássico. Ele não seria suficiente para alcançar qualquer nível, de transcendência étnica e deveriam ser essencialmente reduzido para o nível de uma forma de arte “tradicional”.

Fonte: chandrakantha.com

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Uma Arte Milenar

O Odissi é um estilo de dança re-descoberto no séc. XX, que como algumas outras danças clássicas da Índia, moveu-se dos templos para os palcos artísticos.

O fato desta dança ter sobrevivido tantos séculos e ter vitalidade nos dias de hoje, nos mostra como a natureza humana prossegue presente nos valores universais através das artes. A dança Odissi não é uma arte somente para os conhecedores, mas destinada à todas as pessoas que apreciam, acolhem e partilham tal riqueza.

Origem

Orissa está localizada ao longo da costa leste da Índia, é o estado dos templos do País. Com mais de 7000 templos, essa região presenciou o surgimento e a propagação de inúmeras crenças religiosas e filosóficas como: Jainismo, Budismo, Hinduísmo, Tantrismo, Shaktismo, Shaivismo e Vaishnavismo.

Os templos de Orissa, locais de adoração e desenvolvimento artístico presenciaram o florescimento de muitas artes, entre elas a da dança Odissi.

Evidências arqueológicas dessa forma de dança, datando do século II a.C., foram encontradas nas cavernas de Udaiyagiri e Khandagiri, próximo a Bhubaneswar, atual capital de Orissa.

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Caverna de Udaiyagiri Bhubaneswar, (Séc.II a.C.)

O templo do sol em Konarak é considerado o maior monumento de Orissa e o mais glorioso arquivo da humanidade como um todo.

O templo com seu santuário, “Deula”, e o espaço para a dança, “Jagamohana”, foi construído como uma majestosa carruagem do deus sol, Surya, com 24 magníficas rodas, puxada por 7 cavalos.

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Konarak, o templo do deus sol, Surya.
Bhubaneswar (Séc. XII)

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Paredes de pedra do templo de Konarak

Em frente à carruagem está o espaço destinado à dança Odissi, o Natamandira. Em suas paredes de pedra, figuras esculpidas, formam um verdadeiro dicionário de movimentos dessa elaborada forma de dança.

Em Puri, está um dos mais venerados templos de toda a Índia, o templo de Jagannath, que significa “O senhor do Universo”. O culto a Jagannath, ajudou a formar a arte e a cultura de Orissa, e a sua imagem inspiradora está associada à dança Odissi.

Odissi
Kelucharam Mohapatra em reverência a Jagannath

A dança ritual, era realizada exclusivamente pelas Maharis , as dançarinas dos templos. Simbolicamente casadas com Lord Jagannath, as Maharis viviam e dedicavam-se ao serviço interno dos templos. Foram por muitos séculos, repositório da arte Odissi, e uma das mais importantes influências para a evolução da dança contemporânea.

Por volta do século XVI, devido a várias invasões estrangeiras no estado de Orissa, e temendo a segurança das Maharis, o serviço interno dos templos foi interrompido. Nesta época surge uma casta de meninos que ofereciam-se a Lord Jagannath, como atendentes femininos.

Essa classe de jovens dançarinos que vestiam-se como meninas, tornou-se conhecida como Gotipuas. Gotipua quer dizer “menino”.

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Haripriya – a última mahari do templo de Jagannath, acompanhada pelo guru Kelucharam Mohapatra no Pakhawaj

Pela primeira vez a dança Odissi veio para fora dos templos e passou a ser apresentada em praças públicas e nas cortes reais.

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Meninos Gotipuas (Delhi 2001)

A tradição Gotipua é a grande responsável por manter viva essa forma de dança até os dias de hoje. Ainda é possível encontrar dançarinos Gotipuas em remotas vilas no interior Orissa. Muitos dos atuais gurus do estilo Odissi, foram em sua juventude, dançarinos Gotipuas.

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Geeta Govinda em folha de palmeira, descreve Krishna no centro com duas Gopis em cada lado

Antigos textos escritos em folhas de palmeira, descrevem o grande hino que influenciou a dança e música odissi. Escrito no século XII, pelo gênio criativo Jayadeva, o Geeta Govinda são poemas de amor, dedicado a Lord Krishna. A relação entre krishna e Radha, sua companheira, é interpretada como uma alegoria da aspiração da alma humana por deus. A intensa paixão, é o exemplo que Jayadeva utiliza para expressar a complexidade do amor divino e humano.

Numa linguagem apaixonada e sutil, o Geeta Govinda, tornou-se a base poética para as composições contemporâneas da dança.

O Odissi consolidou-se na forma como o conhecemos hoje, após a independência da Índia em 1947. Muitos dos atuais gurus do Odissi, não mediram esforços para recuperar essa forma de dança, para tanto, foram amalgamados elementos da tradição Mahari e Gotipua, bem como informações provenientes das esculturas templárias, manuscritos em folhas de palmeira e textos ancestrais.

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Kelucharam Mohapatra – arquiteto do repertório
contemporâneo da Dança Odissi, foi dançarino Gotipua quando criança

Técnica

O Odissi é uma das mais antigas e estilizadas forma de dança da Índia. Extremamente escultural, caracteriza-se pela harmonia, sutileza e fluidez de movimentos.

Compreende basicamente dois aspectos: NRITTA a dança pura, abstrata, desprovida de conteúdo literário, enquanto o segundo – NRITYA, revela-se como dança expressiva, na qual os gestos das mãos (hastas), somados ao extenso repertório de expressões faciais e movimentos dos olhos, fundem-se para comunicar uma vasta gama de temas míticos e de emoções e estados de alma (bhava) por eles despertados.

Os fundamentos da técnica odissi são explorados através das duas posições básicas, CHOWKA e TRIBHANGA, símbolo das energias masculina e feminina cujo entrelaçamento dá origem a todas as coreografias.

Odissi

O aprendizado do odissi inicia com a prática dos passos básicos estruturados a partir das duas posições fundamentais, chowka e tribhanga. Nessa prática o estudante aprende a utilizar os hastas, os movimentos do torso (bhangi), braços, olhos, cabeça, pescoço, posições dos pés, bem como o trabalho rítmico deles (tala).

Esses são importantes elementos da técnica que compõe a dança abstrata (nrtta) e que darão estrutura necessária para o estudante ingressar no aprendizado das coreografias clássicas do repertório odissi.

O Abhinaya (dança expressiva), é considerada a “doutrina da sugestão”. A dramaticidade do corpo, os hastas e um extenso repertório de expressões faciais, são utilizados para narrar visualmente um tema mítico.

Esta etapa encerra o estudo avançado, mais importante e significativo do odissi, onde o dançarino-ator é convidado a transcender a mera forma e a permitir entrar em contato com a percepção mais profunda de si mesmo.

Fonte: www.culturabrasil.pro.br

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