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Acerola

Da acerola utiliza-se o fruto.

Indicação

Evita o envelhecimento e osteoporose prematuros; protege o organismo contra infecções, gripes, viroses, escorbuto, doenças dos pulmões, da bílis e do fígado.

Acerola

Colher a fruta e secar na sombra. Tomar 1 copo de chá durante vários dias por semana. O fruto é riquíssimo em vitamina C e minerais.

Composição

Ácido ascórbico, proteínas, pró-vitamina A, sucrose, ácido l-málico, ácido pantotênico, carboidratos, betacaroteno, dextrose, frutose, niacina, proteína, riboflavina, sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio), tiamina e vitamina B6. Seu conteúdo em ácido ascórbico (vitamina C) é mais elevado do que em frutas como laranja, limão, abacaxi, caju, araçá, kiwi e morango e menor que o camu-camu.

Propriedades medicinais

Adstringente, antianêmica, antidiarréica, antiescorbútica, antiinflamatória, aperiente, cicatrizante e nutritiva.

Indicação: combate gripes e previne debilidade, irritabilidade, fadiga e perda de apetite. Indicada para diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares. Empregada contra hipovitaminose C, escorbuto, hemorragias nasais e gengivais, atua como adjuvante em tratamentos do fígado ou disenterias. Tem sido utilizada em tratamentos de afecções pulmonares em geral e, em particular, contra a tuberculose.

Eficaz contra reumatismo e para acelerar processos de cicatrização de feridas. Fortalece o organismo como um todo e é eficiente no tratamento de anemia. Tem sido recomendada como ingrediente indispensável na dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico.

Fonte: www.psleo.com.br

Acerola

Acerola

Também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul.

A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

Pela sua quantidade incrível de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja - a acerola é recomendada no combate a gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

Fonte: www.ebarbrasil.com.br

Acerola

Acerola

Propriedades

A acerola é um alimento rico em vitaminas A, B e C e sais minerais como o cálcio e ferro.

Recomendações

A vitamina C ajuda a combater a fadiga e a perda de apetite, além de diminuir a incidência de doenças infecciosas, gripes e resfriados. Seu consumo é indicado à lactantes, crianças e gestantes.

Compra

As acerolas devem ser firmes, íntegras e com coloração vermelha forte. O grau de maturação do fruto é indicado por seu aspecto completamente avermelhado e por seu aroma semelhante ao da maçã.

Transporte

O transporte das acerolas deve ser feito em bandeja ou saco plástico.

Higienização

Lave numa bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente.

Deixe mergulhada durante 3 minutos.

Enxágüe bastante.

Coloque os numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária.

Espere 5 minutos.

Enxágüe para consumo imediato ou seque bem antes de armazená-los na geladeira. Assim, o consumidor reduz as chances de contaminação por bactérias.

Armazenamento

As acerolas devem ser armazenadas na geladeira. Nessas condições, sua durabilidade é de cerca de 7 a 10 dias.

Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br

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