Breaking News
Home / Alimentos / Aspartame

Aspartame

PUBLICIDADE

O aspartame é um adoçante artificial não sacárido usado como substituto do açúcar em alguns alimentos e bebidas. O aspartame é um metil éster do ácido aspártico / fenilalanina dipéptido.

Um painel de especialistas criado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos concluiu em 2013 que o aspartame é seguro para o consumo humano nos níveis atuais de exposição. A partir de 2018, a evidência não suporta um benefício a longo prazo para perda de peso ou diabetes. Como seus produtos de degradação incluem fenilalanina, as pessoas com a condição genética fenilcetonúria (PKU) devem estar cientes disso como uma fonte adicional.

Foi vendido pela primeira vez sob a marca NutraSweet . Foi feito pela primeira vez em 1965 e a patente expirou em 1992. Inicialmente foi aprovada para uso em produtos alimentares pela US Food and Drug Administration (FDA) em 1981. A segurança do aspartame tem sido objeto de várias controvérsias políticas e médicas, audiências no Congresso dos Estados Unidos e embates na Internet.

aspartame

O aspartame é um edulcorante artificial produzido quimicamente que é comumente usado como um substituto de açúcar em alimentos e bebidas manufaturados.

Os cientistas da comida criam aspartame através de uma série de diferentes sínteses de aminoácidos, e o composto resultante é aproximadamente 200 vezes mais doce do que o açúcar. É mais estável em líquidos, o que o torna uma escolha popular para refrigerantes “diet” e bebidas de frutas.

Os fabricantes normalmente precisam de tão pouco para criar um sabor doce que o composto é praticamente sem calorias, e a maioria das agências reguladoras governamentais e segurança alimentar aprovaram o aspartame para consumo humano. Ainda não é sem os seus críticos. Alguns estudos ligam o composto ao câncer e certas doenças degenerativas, cujos riscos se tornam mais pronunciados quanto mais uma pessoa consome.

Usos comuns

A maioria dos refrigerantes dietéticos e bebidas de frutas “isentas de açúcar” contêm aspartame. O edulcorante se dispersa muito bem em líquido e, na maioria dos casos, apenas algumas gotas percorrerão um longo caminho. Também é usado em alguns doces sem açúcar, gomas de mascar e remédios, e está frequentemente disponível como um substituto de açúcar em pó que pode ser adicionado ao café ou outras bebidas.

Fonte: en.wikipedia.org/www.wisegeek.org

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Tiramina

PUBLICIDADE Definição A tiramina, um aminoácido encontrado no corpo e nos alimentos que contêm proteínas, …

Superalimentos

Superalimentos

PUBLICIDADE Definição Os superalimentos aumentam a energia e a vitalidade, regulam o colesterol e a …

Quincã

Quincã

PUBLICIDADE Descrição: A fruta quincã (Citrus japonica) pertence à família do citrinos e é originário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.