Breaking News
Home / Alimentos / Brócolis

Brócolis

PUBLICIDADE

 

Brócolis
Brócolis

Benefícios nutricionais de brócolis

Tem havido muitas alegações de saúde ao longo dos anos sobre o brócolis e se ele poderia ser rotulado de “superalimento” ou não, mas seu perfil rico em nutrientes oferece alguns benefícios reais à saúde.

O brócolis é uma boa fonte de fibras e proteínas, e contém ferro, potássio, cálcio, selênio e magnésio, bem como as vitaminas A, C, E, K e uma boa variedade de vitaminas B, incluindo ácido fólico.

A vitamina K é um nutriente essencial que é necessário para a coagulação do sangue, e pode desempenhar um papel importante na manutenção de nossos ossos saudáveis ​​e fortes. Embora mais pesquisas sejam necessárias, tem havido evidências consistentes de que a vitamina K pode melhorar a saúde óssea em geral, bem como aumentar a densidade mineral óssea e reduzir as taxas de fratura naqueles com osteoporose.

O brócolis contém certos carotenóides chamados luteína e zeaxantina que, em estudos de 2006 e 2003 , foram relacionados a uma diminuição do risco de distúrbios oculares relacionados à idade, como catarata e degeneração macular. Cegueira noturna também está associada a uma deficiência de vitamina A . Brócolis contém beta-caroteno que o corpo converte em vitamina A.

Propriedades Nutricionais

É rico em betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e E , vitaminas do complexo B, ácido fólico e nos minerais ferro, cálcio e zinco.

Contém, ainda, elementos químicos especiais conhecidos por proteger o organismo contra o câncer.

Valor Calórico

100 gramas de brócolis cru fornecem 37 calorias.

Cozido: 36 calorias

Propriedades Medicinais

O brócolis ajuda a prevenir e a tratar a anemia, protege contra o câncer de pulmão, do cólon e mama, é rico em antioxidantes betacaroteno e vitaminas C e E, protegendo contra doenças do coração, derrame e catarata. Além disso, apresenta boas quantidades de fibras, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol.

Considerações Gerais

O nome brócolos é reservado, no Brasil, ao tipo italiano de brotos verdes, cujas melhores variedades, para nossas condições, são “Ramoso” e “Jundiaí”.

Como os brócolos produzem, com facilidade em São Paulo, muitos hortelões colhem suas próprias sementes.

Entretanto, devido ao seu fácil cruzamento com outros tipos de brócolos, com couve-tronchuda, repolho, couve-flor e couve-verde, é comum surgirem cruzamentos imprestáveis ou plantas desuniformes, de má qualidade e pouco produtivas.

As linhagens de brócolos tem grande variação no tempo que leva da semeadura ao início da colheita, a variação no tamanho da planta, na cor de suas folhas, no tamanho da primeira “cabeça” que consiste na reunião de botões e pedúnculos, no número de brotos carnosos, com botões na parte terminal formados logo abaixo da “cabeça”.

Esses brotos, cortados e arrumados em maços, dão aparência de uma cabeça.

O tamanho dos botões é, também, variável.

Enquanto os norte-americanos preferem variedades de botões pequenos, o nosso mercado tende para os de botões grandes.

Os brócolos são excelentes hortaliças, cinco vezes mais ricas em cálcio e cento e vinte vezes mais vitaminas

A do que a couve-flor.

Plantio

Brócolis


Brócolis

Os brócolos, ou brócolis, pertencem a mesma família da couve. É uma hortaliça de origem italiana e passou a ser conhecida no mundo depois da emigração italiana no começo do século XX. Em geral, as partes comestíveis dos brócolos são as flores e os talos. No entanto, as folhas também podem ser utilizadas em sopas ou ensopados.

Os brócolos são uma verdura com duas florescências (as flores nascem duas vezes no mesmo pé) e cada uma tem características especiais. Na primeira florescência, os talos dos brócolos são grossos e pouco fibrosos.

Na segunda, eles são mais finos e mais duros e, portanto, rendem menos. Os brõcolos podem ser usados numa infinidade de pratos, seja como ingrediente principal, seja como guarnição. Frios, podem ser preparados em saladas, sozinhos ou misturados a outros legumes. Também podem ser cozidos, refogados, gratinados no forno ou usados para rechear tortas e pastelões. São usados ainda no preparo de pudins e bolos salgados.

Os brócolos têm poucas calorias, mas são uma verdura rica em sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também contêm vitaminas A e C, porém esta última se perde quase completamente durante o cozimento. Os brócolos são um alimento recomendado nos regimes de emagrecimento e durante os períodos de convalescença.

Quando for comprar brócolos, verifique se estão frescos: as flores, os talos e as folhas devem ter cor verde-escura, sem manchas nem marcas de insetos. Flores amareladas indicam que a verdura está velha. Lembre-se também que a exposição prolongada dos brócolos à luz e ao calor faz com que percam grande parte da vitamina C.

Por isso, antes de comprá-los, verifique se possível em que condições foram conservados. Por outro lado, é sempre conveniente comprar os brócolos da primeira florescência, pois eles são mais tenros e podem ser melhor aproveitados. Depois de retirar as folhas e os talos mais duros dos brócolos, a quantidade aproveitável da verdura fica reduzida a cerca de 60% do total. Portanto, para servir quatro pessoas são necessários entre 750 g a 1 kg de brócolos (mais ou menos o equivalente a 2 maços).

Para conservar os brócolos por 2 ou 3 dias, retire as folhas murchas e coloque as flores e os talos num saco plástico. Depois, guarde na gaveta da geladeira ou numa prateleira distante do congelador. Se for necessário guardar os brócolos por mais tempo, é aconselhável passá-los por uma rápida fervura antes de guardar.

Os brócolos podem ser congelados, mas para isso precisam passar por um preparo especial.

Brócolis
Brócolis

O brócoli é um vegetal muito rico em Cálcio e Ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue; possui ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.

Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas tem efeito laxativo.

Para uma boa compra é só verificar seus talos e flores, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amareladas indicam que o brócoli está velho.

Ao cozinhar coloque o brócoli em pouca água fervente com sal e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento.

O brócoli conserva-se em geladeira por uma semana e seu período de safra é de junho a outubro e janeiro.

Brócolis
Brócolis

Os brócolos ou brocos (do italiano broccolo, no plural broccoli) são um vegetal da família Brassicaceae (crucíferas), uma das formas cultivadas de couve, Brassica oleracea, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, kohlrabi entre outros.

As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.

Também tem seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é em média 400 mg por cada 100 g de flores e 518 g em cada 100 g de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

De acordo com pesquisas publicada recentemente, os brócolos e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se consumirmos pelo menos três porções diárias desses vegetais, assim como podem reduzir até metade o risco de câncer de próstata. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, Estados Unidos.

Nutritivo, o brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância.

Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias, 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas.

Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

Brócolis
Brócolis

Propriedades

Excelente fonte de vitamina C.
Boa fonte de vitamina A e de folato.
Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais
Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
Pouco calórico e com alto teor de fibras

Inconveniente

O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável.

Além de nutritivo, o brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer. Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.

Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras.

Brócolis
Brócolis

O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis.

O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato.

Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes.

Fonte: www.bbcgoodfood.com/ www.geocities.com/www.horti.com.br/ www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.sitiosaocarlos.com.br/www.segs.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.