Breaking News
Home / Alimentos / Agrião

Agrião

Benefícios

PUBLICIDADE

Os benefícios para a saúde do agrião incluem prevenir o câncer de mama, oferecer um rico suprimento de vitamina C necessário para os reparos do tecido cerebral, aumentar a imunidade, baixar a pressão arterial, melhorar a função da glândula tireoide e prevenir a deficiência de ferro. Outros benefícios incluem prevenir a ressaca, promover a perda de peso, purificar o sangue, manter ossos saudáveis, tratar diabetes, melhorar a visão, reduzir os danos causados ​​pelo estresse oxidativo, controlar a função da vesícula biliar, apoiar a saúde dos cabelos, fortalecer os dentes, prevenir o resfriado regular e melhorar a saúde cerebral.

O que é o agrião?

O agrião é um verde escuro e denso, de origem mineral, originário da Ásia e da Europa, e é cultivado em águas de nascente naturais e riachos sinuosos e lentos. Tem um sabor ligeiramente apimentado e um equilíbrio interessante de talos crocantes comestíveis e folhas suaves.

Este primo de couve é conhecido há muito tempo como uma erva deliciosamente nutritiva e uma solução natural para inúmeras doenças – e você provavelmente está mais familiarizado com seu uso em sanduíches, saladas e como um prato parcialmente cozido no vapor. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças categorizam o agrião como um vegetal “powerhouse”.

Valor nutricional do agrião

O teor de vitamina C no agrião é superior ao de uma laranja! Além disso, contém mais ferro do que espinafre, contém mais cálcio que o leite e tem mais folato que as bananas. O vegetal também possui um alto teor de vitamina A , vitamina B6 , vitamina B12 , cálcio , fósforo , ferro e magnésio , os quais são vitais para um corpo saudável.

O Agrião é um vegetal com incríveis benefícios para a saúde, devido a seus altos níveis de fitoquímicos conhecidos como isotiocianatos.

Os mesmos componentes de combate a doença são encontradas no brócolis e repolho.

O Agrião também é um dos vegetais mais abundantes em nutrientes conhecidos pelo homem.

Nome Científico: Nasturtium officinale R. Br.
Família:
Brassicaceae
Nome Popular:
Agrião

Características

Erva com raízes gemares

Folhas alternas, compostas de 3 – 11 folíolos oblongos e glabros Flores branco – amareladas, e dispostas em racinos curtos, terminais ou auxiliares; fruto silica subcilíndrica, nervada de 5cm de comprimento, contendo sementes pardacentas, apteras, rugosas, pequeninas. Contém iodo, cobre, ferro, enxofre, fostato e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil (essência de mostarda isosulfocyanato de allyla) ( Corrêa, 1926).

Agrião
Agrião

Comentários

Segundo Morgan (1979), para uso em saladas, quanto mais tenra melhor. Utilizando-se a planta fresca é necessário colhê-la no momento de servir e o ato da colheita deve ser feito preferencialmente antes da floração.

Do Dictionnaire des Sciences Medicales cita: O Agrião tem sido recomendado na tuberculose pulmonar. É excelente nas desordens digestivas caracterizadas por debilidade. Usado também com êxito na dispepsia associada com flatulência e azedume. (Balbach, 198?).

Relata Corrêa (1926), que a medicina tira grande proveito do suco e do óleo sobretudo como tônico e antiescorbútico. Diz ainda que a planta é originária da Europa e que acha-se subespontânea em todo o Brasil.

Alzugary e Alzugary (1983), atribui como propriedades medicinais, ser agrião depurativo, descongestionante digestivo e diurético, que possui grande teor de vitamina “C”. Funciona como antídoto aos efeitos tóxicos da nicotina, apressa a cicatrização. Seu suco adoçado com mel dá um excelente xarope para combater a bronquite, tosse e toda a sorte de enfermidade catarrais.

Balbach, confere à planta, grandes poderes curativos nos casos de varíola, sarampo e que provoca transpiração, além de propriedades vermífugas.

Balbach e Boarim (1992), afirmam que o agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos principios amiláceos. O suco é bom para amenorréia, dismenorréia, anorexia, colecistite, colelitíase, debilidade cardíaca, debilidade geral, dematose, hidropisia, litíase renal, vermes, além de prevenir a queda do cabelo em fricções diárias.

Plantação

Para quem não tem água corrente disponível, o mais indicado é plantar o agrião de terra enxuta. A germinação é de 6 dias, podendo ser plantado durante todo o ano.

Semear distanciado 10 cm nos dois sentidos em canteiro bem adubado com matéria orgânica.

O gosto do agrião de terra seca é tal qual o agrião de água.

A partir de 90 dias já se pode colher o agrião de terra seca, diferenciando apenas no tamanho das folhas, que são menores.

O que é

O Agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras, e de sabor levemente picante. Cresce espontaneamente em solos úmidos, perto de córregos. Na culinária, o agrião é usado principalmente em saladas, mas também pode ser empregado em pratos quentes, como sopas e purês.

O agrião é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a vista e para a pele. Também possui um altíssimo potencial de sais minerais, como iodo, enxofre, cálcio, fósforo e, principalmente, ferro. Como o agrião tem poucas calorias e, praticamente, nenhuma gordura, é um excelente alimento para as pessoas em regime de emagrecimento. Além disso, tem propriedades tônicas e estimulantes, que o tomam um alimento ótimo para abrir o apetite – por isso se recomenda servi-lo como primeiro prato, em forma de salada, principalmente em dias quentes, pois também tem poder refrescante.

Quando é de boa qualidade, o agrião deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de insetos. As folhas amareladas e murchas indicam que o agrião já está velho, não sendo, portanto, recomendado o seu consumo.

Antes de guardar, limpe bem em água corrente. Elimine as folhas amareladas e guarde na gaveta da geladeira.

Agrião
Agrião

Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico.

Fornece 22 calorias em cada 100 gramas.

Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.

Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireoide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.

O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.

Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.

Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por 3 a 4 dias.

Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Fornece 22 calorias em cada 100 gramas.

Agrião
Agrião

O agrião é um componente de saladas de qualidades excepcionais para a saúde.

Estimula a formação de hemácias.

Tanto as saladas de agrião, quanto outras, dever ser incrementadas com sementes como gergelim, avelãs, amêndoas, nozes, etc. E porque não (?) uma fatia de abacate.

Hoje, já existem algumas redes de lojas Fast Food que oferecem saladas especiais acompanhadas com molhos de baixas calorias.

Se as cadeias de Fasta Food fornecerem produtos comprovadamente de baixas calorias, e livres de gorduras trans, no mínimo eles não perderão os seus clientes. Aproveite as suas saladas!

Incremente-as com sementes mediterrânicas e azeite de oliva extra-virgem.

Fonte: www.geocities.com/www.agrov.com/www.horti.com.br/www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.dontmakediet.com

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Carotenoides

PUBLICIDADE Definição Distinguidos por seus pigmentos laranja, amarelo e vermelho, os carotenoides são encontrados em muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.