Breaking News
Home / Alimentos / Palmito

Palmito

PUBLICIDADE

Envolto dentro do núcleo central da palmeira é um vegetal versátil repleto de nutrientes importantes e uma longa lista de benefícios para a saúde. Agora disponível em quase todas as grandes mercearias, os palmitos desfrutaram recentemente de um merecido reconhecimento por seu delicioso sabor e textura distinta.

Rico em fibras, com boa quantidade de proteínas e baixo índice glicêmico, o palmito é uma adição bem-vinda a dietas veganas , dietas com pouco carboidrato, que tem como foco diminuir a inflamação e reduzir o açúcar no sangue para otimizar a saúde. Eles também se encaixam bem em muitos pratos diferentes, de salsas e guisados ​​para quiches e caçarolas.

Além disso, os potenciais benefícios para o coração da palma da mão incluem melhor saúde digestiva, aumento da perda de peso e melhor imunidade, dando-lhe ainda mais motivos para experimentar este vegetariano saudável.

O que é 

O palmito é um tipo de legume que é colhido do núcleo interno de certas espécies de palmeiras. Ao colher o palmito, a árvore é cortada e a casca e as fibras são removidas, deixando apenas o coração.

O paladar do palmito é frequentemente comparado às alcachofras e descrito como leve, suave e crocante. Eles são parecidos com os espargos brancos e podem ser assados, escaldados, salteados, marinados.

Palmito é incrivelmente versátil e muitas vezes usado como um substituto de carne para aqueles em uma dieta vegetariana ou vegana . Ele também é reverenciado por suas propriedades de promoção da saúde e é especialmente rico em fibras, proteínas, manganês, ferro e vitamina C.

Benefícios do Palmito

  • Promova a saúde digestiva
  • Ajuda na perda de peso
  • Suporte a saúde óssea
  • Estabilizar o açúcar no sangue
  • Ajude a prevenir a anemia
  • Aumentar a imunidade

Melhores variedades

Palmito
Palmito

Apesar do grande número de plantas que podem fornecer palmito pai consumo, somente o gênero Euterpe , com as espécies edulis e oleracea, vem sendo explorado comercialmente e, mesmo assim em caráter de extrativismo.

Embora não se conheçam normas definitivas; para a exploração racional dessas espécies, podem ser adotadas as seguintes práticas:

Época de plantio (Transplante): Oito a dez meses após a repicagem.
Espaçamento:
Utilizar espaçamento apertado (2 x 2m), em triângulo equilátero.
Semeadura:
Maio – junho, em canteiros sombreados.
Repicagem:
Mudas com 10-15cm de altura podem ser repicadas para laminados (30 x 10cm) ou saquinhos plásticos.
Tratos culturais:
É necessário sombreamento durante os primeiros estádios de desenvolvimento das plantas.
Época de colheita:
Seis a sete, anos após o plantio no lugar definitivo.

Observações

No caso de culturas em terras despidas e mata, usar, para o sombreamento temporário. bananeira – prata, e, para o definitivo, Erythirina glauca.

A espécie Euterpe edudis, vulgarmente conhecida como palmito – branco ou juçara, tem por habitat natural as zonas litorâneas do Sul, principalmente os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A Euterpe olerácea, vulgarmente conhecida como açaí, tem por habitat naturaI o Norte.

PALMITO JUÇARA

Palmito
Palmito Juçara

Espécie nativa da Floresta Atlântica, dela é retirado o palmito – produto muito apreciado pela culinária mundial. Para esta finalidade, o palmito juçara foi explorado intensamente a partir da década de 70, tornando-se a principal fonte de renda para muitas comunidades da Floresta Atlântica.

Desde então, nenhum plano de manejo da espécie foi efetivamente realizado, levando atividade de corte do palmito ao colapso e ao atual risco de extinção da espécie. Tal situação levou à proibição da atividade de corte do palmito por lei estadual, permitido apenas sua extração em áreas de manejo sustentável.

Entretanto, o excesso de exigências impostas pelos órgãos governamentais para a implantação de reservas de exploração sustentável, tornou a atividade legalizada, impraticável – existem hoje apenas duas reservas de manejo sustentável de Palmito Juçara no Brasil.

Sem alternativas econômicas, as comunidades existentes no Vale do Ribeira que tinham a coleta de palmito como principal fonte de renda, foram empurradas para a marginalidade, roubando o produto de Unidades de Conservação (UCs) e propriedades particulares.

Infelizmente, a exploração predatória e ilegal da espécie continua avançando no país e quase todo o palmito juçara comercializado e exportado pelo Brasil atualmente é proveniente dessas atividades.

Predatória do ponto de vista social, econômico e ecológico, a exploração clandestina de palmito não encontra muitas barreiras no país.

Nome científico: Euterpe edulis Marte

Família: Palmae

Origem: Mata Atlântica

Características da planta

O juçara é uma palmeira esbelta, de estipe reto e cilíndrico, podendo atingir até 15 a 20 cm de comprimento, que não produz perfilhos. Possui folhas pinadas, com pecíolo curto, geralmente pendente, que se encontram inseridas no ápice da estipe. O fruto é uma drupa esférica, com aproximadamente 1,0 a 1,5 cm de diâmetro, de coloração inicialmente verde e, após o amadurecimento, violácea. Uma planta é capaz de produzir até 8 kg de frutos, o que correspondem a quase 6500 sementes/planta.

Características da flor

Flores unissexuadas e reunidas em inflorescências do tipo espádice. Cada espádice é composta por várias espigas ao longo das quais estão inseridas duas flores masculinas e uma feminina.

Atinge 20 m de altura. Tem tronco liso e fino, num tom acinzentado. Entre maio e junho, dá flores miúdas e amarelas. O que se usa como alimento é uma porção de aproximadamente 50 cm da parte terminal do caule – ali, junto às folhas, concentra-se o “creme”, o palmito saboroso. Considerado em extinção como produto de extração comercial, ainda se encontra em toda a Mata Atlântica, desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, e em planaltos no interior das regiões Sul e Sudeste.

O palmito (Euterpes edulis), também conhecido como palmito-doce e juçara, prefere solos pobres e ácidos em áreas úmidas e sombreadas.

Fonte: draxe.com/www.agrov.com/www.amainan.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.