Breaking News
Home / Alimentos / Castanha-do-Pará

Castanha-do-Pará

PUBLICIDADE

As sementes da castanha-do-pará são objeto de intenso comércio, tendo cotação nas bolsas mundiais sob as designações de nozes do Brasil.

Castanha-do-pará é o fruto do castanheiro-do-pará (Bertholletia excelsa), árvore da família das lecitidáceas, abundante na Amazônia.

Possui tronco ereto e não ramificado, encimado por uma copa proporcionalmente pequena, e pode alcançar até cinqüenta metros de altura, com diâmetro de três metros na base.

Tem casca escura e marcada por fendas longitudinais, folhas simples e alternas e flores vistosas e amarelas.

Os frutos, ou ouriços, de parede espessa e coloração castanha, são globosos e achatados, com 10 a 15cm de diâmetro; pesam cerca de 900g em média, mas podem atingir dois quilogramas.

Cada fruto contém de 8 a 24 sementes envoltas em tegumento duro, lenhoso, rugoso, com arestas bem pronunciadas e dispostas, geralmente, em três séries superpostas. A parede rígida do fruto é empregada na fabricação de objetos como cinzeiros, farinheiras e adornos.

A colheita e beneficiamento das sementes constitui importante atividade econômica das populações amazônicas.

Toda a produção é derivada da exploração dos castanhais nativos, feita por um tipo de trabalhador da região, o castanheiro.

A colheita se faz de janeiro a julho.

A castanha-do-pará possui elevado teor de gordura (65 a 70%) e de protídios (17%) e dela se extrai um óleo alimentício e medicinal.

A madeira do castanheiro, rija e compacta, serve para construção civil e naval.

De sua casca retiram-se fibras úteis para calafetar embarcações.

A entrecasca fornece uma espécie de tecido natural usado pelos indígenas em suas vestimentas.

O epicarpo dos frutos é usado para fabricar cinzeiros, cofres e outros objetos de adorno.

Benefícios

A castanha-do-Pará traz vários benefícios ao nosso organismo. Possuem diversas vitaminas que auxiliam num bom funcionamento do corpo no geral.
Elas podem ser consumidas cruas ou torradas, em diversos tipos de receitas

Ganhe mais saúde e disposição incluindo a castanha-do-Pará na sua alimentação

As frutas oleaginosas têm nutrientes que fazem bem à saúde e auxiliam na prevenção de algumas doenças, muita gente já sabe. Mas hoje vamos falar um pouco sobre a “queridinha” entre as oleaginosas, a castanha-do-Pará.Também conhecida como castanha-do-Brasil, é fruto de uma enorme castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica.

Por ter propriedades, que além de nutrir, fazem bem à saúde, é considerado um alimento funcional.

O consumo regular de castanha-do-pará auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que eles ajudam na redução da pressão arterial, na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue, fatores de risco importantes para o desenvolvimento de doenças do coração.Além disso, eles ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, conhecido como “colesterol bom”.

Por ser rica em fibras, ela ajuda no bom funcionamento do intestino e a aumentar a sensação de saciedade, dessa maneira pode dar uma mãozinha se você está tentando eliminar peso. Mas cuidado com a quantidade, uma unidade de castanha tem aproximadamente 28 calorias. Portanto, moderação é a palavra de ordem.

A recomendação é que consuma por dia, aproximadamente 3 unidades de castanha-do-Pará. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar !

O zinco, também presente na castanha, tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Mas o principal nutriente e o responsável pela fama da castanha de “super alimento” é o selênio, poderoso antioxidante presente em alta quantidade na oleaginosa.

Consumindo 3 castanhas por dia você já atinge a recomendação diária desse mineral.

Entre os benefícios que o consumo desse mineral trás à saúde podemos citar:

Proteção do cérebro: o selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causado pelos radicais livres e previne o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.
Prevenção de câncer: por ser um poderoso antioxidante e trabalhando no combate aos radicais livres, o consumo de castanha ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão e próstata, entre outros.
Funcionamento da tireoide: a glândula funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, sem esse mineral, ela não consegue produzir direito seus hormônios.

Por todos esses motivos citados, vale a pena incluir essa oleaginosa na sua alimentação! Ela pode ser uma opção bacana para comer entre as refeições principais, já que pode ser levada na bolsa.

Camila Rebouças de Castro

CASTANHEIRA DO PARÁ (Bertholletia excelsa)

Ocorrência: região Amazônica.

Outros nomes: castanha, castanha do brasil, amendoeira da américa, castanha mansa.

Castanha-do-Pará
Castanheira

Castanha-do-Pará
Castanha-do-Pará

Fonte: biomania.com/cyberdiet.terra.com.br/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.