Breaking News
Home / Alimentos / Alcaparra

Alcaparra

O que são alcaparras?

PUBLICIDADE

As alcaparras são, na verdade, botões de flores imaturos em conserva do arbusto capparis spinosa. Estas plantas são facilmente distinguíveis na natureza por causa de sua aparência espinhosa e suas belas flores brancas ou rosa com estames roxos.

Mas, embora essas flores sejam extremamente bonitas, as alcaparras geralmente precisam ser colhidas antes mesmo de aparecerem ou florescerem.

Estas frutas geralmente crescem até o tamanho das azeitonas e são preenchidas com várias pequenas sementes, que crescem à medida que a fruta amadurece.

A planta de Capparis spinosa também tem sido usada ao longo da história para fins farmacológicos. No antigo Egito, a raiz da alcaparra era usada para aliviar doenças do fígado e dos rins, enquanto os antigos romanos a usavam para aliviar a paralisia. Outras doenças para as quais a planta Capparis spinosa foi usada incluem dor de dente, febre, dores de cabeça , menstruação dolorosa, reumatismo e ciática.

De onde vêm as alcaparras?

Alcaparras, que originalmente prosperaram na região do Mediterrâneo, agora são cultivadas em diferentes partes do mundo. Hoje, os principais produtores de alcaparras são a África, a Espanha e a Itália. Enquanto o cultivo da alcaparra é agora possível em vários ambientes domésticos, estas plantas são normalmente encontradas na natureza em ambientes severos e agressivos. A planta de alcaparras está acostumada a climas extremos, prosperando melhor em plena luz do dia. No entanto, não faz bem em climas frios e geralmente tem dificuldade para crescer no gelo.

Benefícios para saúde

A dieta mediterrânea é considerada uma das dietas mais saudáveis ​​do mundo, porque contém uma abundância de frutas, vegetais e óleos saudáveis. Como as alcaparras são originárias do Mediterrâneo, não é de surpreender que elas sejam os principais desta culinária em particular.

Embora as alcaparras sejam pequenas, esses botões florais contêm vitaminas e minerais essenciais que podem ajudá-lo a atender às necessidades diárias do seu corpo. Eles também são ricas em alcalóides, flavonóides, terpenóides e tocoferóis, que desempenham um papel importante na regulação da função enzimática celular, respostas inflamatórias e outras funções importantes do corpo.

Algumas das características das alcaparras de que você pode se beneficiar incluem:

Diurético e anti-hipertensivo
Anti-inflamatório
Antidiabético

Alcaparra – Capparis spinosa

Alcaparra
Alcaparra

Nome científico: Capparis spinosa

Família: Caparidáceas

Composição: Flavonóides e glicocaparósido.

Nome comum: Alcaparra, alcaparreira, alcaparrón (espanhol), câpre (francês), caper, spineless caper (inglês), cáppero (italiano)

Origem: Região do Mediterrâneo

Descrição e característica da planta

A alcaparreira é um arbusto perene com caules longos de um metro ou mais de comprimento, flexíveis e se desenvolve em regiões áridas (muito calor e sol), solo calcário, mesmo em solos pedregosos e pouco profundos, mas não tolera solos ácidos. As folhas são grandes e arredondadas. Os botões florais são emitidos na base das folhas e, quando abertas, a cor das pétalas é branca. A propagação é feita via sementes, estacas e por brotos produzidos ao redor da planta mãe.

Produção e produtividade

A alcaparra é produzida principalmente na Espanha, França, na região da Sicília e na Grécia. Não há informações sobre a produção no Brasil. As plantas iniciam a produção 3 a 4 anos após o plantio e pode sobreviver por até 30 anos. Para que ocorra boa produção, os ramos velhos devem ser podados, para provocar novas brotações, pois o florescimento ocorre em ramos novos do ano.

A produtividade varia de 1 a 3 quilos por planta ao ano de botões florais novos. Esta é a parte importante e usada no comércio, a alcaparra. Após a colheita, os botões são curtidos em vinagre e sal ou curtidos e conservados em mistura ideal de água, sal, vinagre e vinho.

Utilidade

Ela é usada como condimento em peixes, carnes, vinagretes, molhos com mostarda, em saladas, recheios e maioneses.

Como valor nutritivo, ela contém vitamina C, sais minerais (cálcio, magnésio), pigmentos, fibras vegetais, proteínas, carboidratos e considerada estimulante de apetite e digestiva.

Propriedades Medicinais

Antiespasmódico, cicatrizante, tônico fortalecedor dos vasos capilares. O extrato de alcaparra é indicado para lavar úlceras e feridas pois tem a propriedade de limpar os tecidos necrosados, favorecendo a cicatrização.

Alcaparra
Alcaparra

Nome Científico: Capparis Spinosa

Nome Família: Caparidáceas

Natural do Mediterrâneo, a alcaparra pode viver por 20 anos produzindo botões de flor, que são utilizados como condimento.

Famosa entre os grandes cozinheiros, por dar um sabor especial aos alimentos, a alcaparra geralmente é usada no preparo de pratos mais sofisticados, como carnes assadas, peixes, molhos e recheios.

Curiosidade

A alcaparra é natural das regiões do Mar Mediterrâneo e chegou ao Brasil pelos estados do sul do país.

Propriedades Nutricionais

Os botões de suas folhas são ricos em Cálcio, Ferro e Fósforo.

Valor calórico

100 gramas de alcaparra fornecem 35,2 calorias

Alcaparras

Vulgarmente vendidas em conserva, as alcaparras são um botão de flor, de um arbusto que cresce nas regiões mediterrânicas.

Devem escolher-se as mais pequenas, e dado o seu sabor intenso e poderoso, convém usar-se com moderação.

São um ingrediente indispensável no molho tártaro, bife à tártaro e no molho da massa puttanesca.

 

Alcaparra
Alcaparra

Confira a tabela nutricional da alcaparra:

Quantidade: 100g
Carboidratos: 4,89g
Proteínas: 2,36g
Gordura total: 0,86g
Calorias: 23kcal
Vitamina A: 7mcg
Vitamina B6: 0,03mg
Vitamina B12: 0mcg
Vitamina C: 4,3mg
Vitamina E: 0,88mg
Vitamina K: 24,60mcg
Cálcio: 40mg
Ferro: 1,67mg
Cobre: 0,37mg
Magnésio: 33mg
Selênio: 1,2mcg
Potássio: 40mg
Fósforo: 10mg
Sódio: 2.964mg
Zinco: 0,32mg
Água: 83,85g
Açúcares: 0g
Colesterol: 0mg
Fibra: 3,2g
Ácidos saturados: 0,24g
Ácidos monossaturados: 0,07g
Ácidos poliinsaturados: 0,31g

Fonte: foodfacts.mercola.com/globoruraltv.globo.com/www.camiloalimentos.com.br/www.vaqueiro.pt/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.