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Espinafre

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O espinafre ( Spinacia oleracea ) é um vegetal de folhas verdes que se originou na Pérsia.

Pertence à família do amaranto e está relacionado com a beterraba e a quinoa. Além do mais, é considerado muito saudável, pois é carregado com nutrientes e antioxidantes.

Comer espinafre pode beneficiar a saúde dos olhos, reduzir o estresse oxidativo, ajudar a prevenir o câncer e reduzir os níveis de pressão arterial.

Existem muitas maneiras de preparar o espinafre. Você pode comprá-lo enlatado ou fresco e comê-lo cozido ou cru. É delicioso ou sozinho ou em outros pratos.

A maioria dos carboidratos no espinafre consiste em fibra, que é incrivelmente saudável.

O espinafre também contém pequenas quantidades de açúcar , principalmente na forma de glicose e frutose.

O espinafre é rico em fibras insolúveis , o que pode aumentar sua saúde de várias maneiras (2 Fonte Confiável).

Adiciona volume ao tamborete enquanto o alimento passa através de seu sistema digestivo. Isso pode ajudar a prevenir a constipação.

O espinafre é extremamente saudável e ligado a inúmeros benefícios para a saúde.

Demonstrou-se que melhora o estresse oxidativo, a saúde ocular e a pressão sanguínea.

Composição e Propriedades

Como em todas as hortaliças de folhas, o espinafre não possui tini conteúdo extraordinário de substâncias nutritivas. Em 100 g de espinafre figuram 93 g de água, 2,3 g de proteínas, 0,3 g de gordura, e 1,8 g de hidrocarbonatos, e apenas umas 20 calorias. É, porém, importante o seu rico conteúdo de vitaminas, valiosos minerais em forma de sais, clorofila, oligoelementos e fermentos.

Do que vamos apresentar em seguida pode deduzir-se facilmente o seu enorme valor fisiológico e nutritivo.

Os elementos ativos do espinafre são tão numerosos que, como se costuma dizer, substituem meia farmácia. Esta comparação não é exagerada. Esta saborosa hortaliça de folha é rica em cálcio, fósforo e enxofre. Só com estes três fatores ocuparia já um lugar destacado no regime nutritivo.

Mas o mais importante é outra coisa: o espinafre oferece uma composição ideal de toda a melhor farmacopéia que é necessária e eficaz para a formação do sangue, isto é: arsênico (0,009 mg em 100 g), cobre, lodo, ferro (10 mg em 100 g), vitamina C e clorofila, que é quimicamente muito parecida com a hemoglobina humana.

Que laboratório pode oferecer uma maior composição? Os nossos preparados de ferro não conseguem melhores resultados que o suco cru de espinafre, tal como o de urtigas, que é de riqueza potencial equivalente. O suco de espinafres já demonstrou a sua eficácia no tratamento de meninas anêmicas, durante os anos de desenvolvimento, para acelerar a reposição de sangue, depois das operações, assim como para hemorragias internas ou declaradas ocultas, cujo tratamento cirúrgico eventual não se deve abandonar.

Mas, se isto não fosse suficiente para nos convencer do valor excepcional do espinafre, podemos acrescentar que o espinafre ocupa o primeiro lugar, corri grande vantagem, entre as hortaliças, pelo seu conteúdo em proteínas, vitaminas e elementos minerais. Como, além disso, os elementos básicos excedemos ácidos, assim a urina, com uma alimentação abundante em espinafres rende, sempre que não se consumam muitos alimentos de grande produção de ácidos, tais como carne, ovos, avelãs, nozes e semelhantes ou cereais, a uma reação alcalina, que é a que se procura nas doenças para a desintoxicação, evacuação e expulsão de sal.

Contém vitamina A em quantidade notável, isto é, a vitamina para a proteção da pele e das mucosas, que nem sequer se perde por cocção, evaporação ou conserva. Também não se deve menosprezar o excelente conteúdo de vitaminas B e C. Estas características tornam evidente que o espinafre o seu suco desempenham um papel importante nas doenças gástricas da amamentação primeira infância. Naturalmente, pode dizer-se o mesmo a respeito da alimentação dos doentes.

Este louvor dos espinafres tem, além disso, uma estrofe que não deve ser esquecida. Já foi cantada pelos árabes que sabiam que o espinafre é «bom para o fígado, remédio para a icterícia e laxante para a digestão». Esta antiqüíssima experiência e comprovação explica-se hoje com a descoberta da presença da secretina no espinafre, que combinada com a saponina (elemento de características semelhantes às do sabão) exerce um efeito de aceleração e aumento (la secreção no fígado, na vesícula biliar, no pâncreas, estômago e intestinos.

Usos Terapêuticos

O efeito curativo do espinafre ou do seu suco, segundo uma velha experiência e uma moderna investigação científica nos casos de anemia (sobretudo nas chamadas hipocrônicas), eczemas cutâneos crônicos prisão de ventre, insuficiência funcional das glândulas digestivas (fígado, pâncreas), escrófulas e avitaminoses, é devido a causas que presentemente são bem conhecidas.

Emprego Como Alimento

Como o espinafre não só possui energia curativa, mas também preventiva, temos de lhe dar o lugar que merece na nossa cozinha e consumi-lo como legume fresco na medida do possível, aproveitando sempre a água em que for cozido, para não perder nada do seu valor.

Espinafre
Espinafre

Nome Popular: Espinafre

Principais Substâncias: Ferro, Fósforo, Potássio, Vitamina A, Vitamina B2 (Riboflavina), Ácido Fólico (Vitamina B9), Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K.

Nome Cientifico: Spinacia oleracea

O espinafre é uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B.

O Ferro é muito importante para a formação de sangue; e o Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções; as vitaminas do Complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e sistema nervoso, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.

Por ser rico em Ferro, recomenda-se o espinafre às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois vigoriza o sangue e vence a fadiga. Esta verdura é boa também para combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escoburto e diarréias.

O espinafre tem propriedades laxantes e é muito empregado para clarear a pele e remover as manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares. É também um alimento especial para os nervos e cérebro.

Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos.

Para conservá-lo por mais tempo, deve-se envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo na geladeira, longe do congelador.

O caldo de cozimento das hortaliças em geral deve ser sempre utilizado. A água resultante do cozimento de espinafre, todavia, não é benéfica ao organismo, devendo ser desprezada.

Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro.

Cem gramas de espinafre fornecem 24 calorias.

Utilidades

Nutritivo naturalmente é rico em vitaminas e ferro, que auxilam o bom funcionamento do organismo, desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. Tônico para o Cérebro, Músculos, Nervos e Ossos! Antiartritico.

Bom para: Alergias, estimula a lactação, Anemia, Anúria, Apoplexia ou Acidente Vascular Cerebral, Ascite, Bócio, Debilidades do Organismo, Disentiria, Dismenorréia ou dificuldades na menstruação, Escorbuto, Fígado, Hemofilia, Língua, Cósmético para o Rosto.

Forma de Uso

Tortas
Saladas
Bolinhos
Sucos
Cosmético

Espinafre

Rico em vitamina C, é uma boa fonte vegetariana de proteína, melhor do que a maioria dos vegetais.

Suas folhas verde-escuras contêm muitos outros nutrientes valiosos.

O espinafre pode ser servido cru ou cozido. Para evitar o cozimento excessivo, tente o vapor ou a fritura na chapa. Esses métodos preservam a textura e o sabor e minimizam a perda de muitas vitaminas solúveis em água.

O valor nutricional do espinafre cru pode ser enriquecido servindo-se a verdura com fatias de laranja (que contém vitamina C).

Antes de servir o espinafre, limpe bem as folhas. Um método eficiente é mergulhar o espinafre em uma tigela de água fria, deixando que a areia se deposite no fundo. Em seguida, remova e enxágue as folhas.

O espinafre torna as pessoas mais fortes?

O espinafre é uma boa fonte de vitaminas A e C, ferro e cálcio, mas não é mais nutritivo do que outras verduras.

3O mito decorre do desejo dos pais de fazer as crianças comerem verduras.

Desenhos animados, mostrando o herói Popeye, musculoso marinheiro, tornando-se mais forte após ingerir o conteúdo de uma lata de espinafre, ajudaram a alimentar o mito.

Benefícios

Rico em vitamina A e folato
Rico em vitamina C e potássio
Uma fonte vegetariana de proteína

Inconveniente

O ácido oxálico reduz a absorção de ferro e cálcio e acelera a formação de pedras nos rins e na bexiga.

Contrariando a crença popular, o espinafre não é uma fonte especialmente boa de ferro, porque o conteúdo de ácido oxálico interfere na absorção de minerais pelo organismo. Mas suas folhas verde-escuras contêm muitos outros nutrientes valiosos, especialmente antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer.

Por exemplo, o espinafre é rico em carotenóides, pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos devem ajudar a prevenir o câncer de pulmão e da próstata. Uma xícara de espinafre cru ou 1/2 xícara de espinafre cozido fornece o suplemento de um dia inteiro de vitamina A.

Uma xícara de espinafre fresco também fornece 190 mcg (microgramas) de folato, um nutriente especialmente importante para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar, porque ajuda a prevenir defeitos neurológicos congênitos. A deficiência de folato pode causar também um tipo grave de anemia.

Rico em vitamina C, uma única xícara de espinafre fornece 90% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) dessa vitamina, assim como 500 mg de potássio e 10% das RDAs de vitaminas B6 e riboflavina.

Espinafre é uma boa fonte vegetariana de proteína, melhor do que a maioria dos vegetais. Apesar da ausência do aminoácido metionina nesta proteína ele pode ser obtido no arroz ou em outro grão consumido na mesma refeição.

Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Para reverter este efeito, coma espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C.

O ácido oxálico também pode representar um problema para pessoas suscetíveis a pedra nos rins e na bexiga (que se formam dos oxalatos).

O espinafre pode ser servido cru ou cozido. Para evitar um cozimento excessivo, tente o vapor ou a fritura na chapa. esses métodos de cozimento preservam a textura e o sabor e minimizam a perda de muitas vitaminas solúveis na água. Apesar de alguns desses nutrientes se perderem no cozimento, 1/2 xícara do vegetal cozido tem, na verdade, um maior valor nutricional do que 1 xícara crua, porque contém 2 xícaras de folhas.Além disso, o aquecimento decompõe a proteína no espinafre com mais facilidade.

O valor nutricional do espinafre cru pode ser enriquecido servindo-se a verdura com fatias de laranja .

Antes de servir o espinafre, limpe bem as folhas. Um método eficiente é mergulhar o espinafre em uma tigela de água fria, deixando que a areia se deposite no fundo. Em seguida, remova e enxague as folhas.

Espinafre
Espinafre

0 espinafre é considerado uma das verduras mais ricas e nutritivas.

Esse valor é tão grande que chegou a ser explorado pelo cinema e ~elas histórias em quadrinhos como o alimento todo-poderoso do marinheiro Popeye, que come espinafre quando precisa de uma dose extra de força.

Há dois tipos de espinafre: o mais comum, de folhas pequenas e arredondadas, e o espinafre-da-holanda, de folhas grandes e espessas. As folhas do espinafre são brilhantes e de cor verde-escura.

O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Embora também tenha vitamina C, não pode ser considerado uma boa fonte desta vitamina, pois ela desaparece durante o cozimento. Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento.

Ele tem apenas uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.

Ao comprar espinafre, prefira o que tem folhas frescas, de cor verde-escura brilhante, tenras, limpas e sem marcas de insetos. Os maços que tiverem folhas murchas, amareladas ou machucadas não devem ser comprados. Como outras verduras, o espinafre contém muita água, razão pela qual se reduz muito depois de cozido.

Por isso, é preciso 1 kg de espinafre (mais ou menos 2 maços) para 4 pessoas.Como as outras verduras, o espinafre deve ser consumido logo após a colheita, p is ele se deteriora com facilidade. Se quiser conservá-lo por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta da geladeira. Ele pode ser congelado, mas para isso precisa ser preparado de acordo com um método especial para congelamento.

Espinafre
Espinafre

O espinafre é uma hortaliça que se desenvolve melhor em temperaturas médias e amenas, entre 15 e 21 ºC.

Em locais com temperaturas um pouco mais altas, dependendo da variedade, o ambiente pode ficar mais favorável ao florescimento. É muito consumido na Europa e nos Estados Unidos.

Atualmente, o consumo no Brasil já é considerado bastante elevado, apesar de proporcionalmente bem menor do que nos países europeus e nos Estados Unidos.

A planta (Spinacia oleracea) possui flores masculinas e femininas que, desta forma, são responsáveis pelo desenvolvimento e proliferação deste vegetal.

O caule do espinafre é curto e as folhas crescem ao seu redor. Estas, principalmente, são consumidas, em geral, cozidas.

Os solos mais indicados para esta cultura são os areno-argilosos, férteis, e adubados de acordo com o resultado da análise de solo. O pH indicado deve ficar entre 6 e 7.

O plantio no Brasil é feito, normalmente, de março a julho, a não ser em regiões com verão mais ameno, onde pode-se plantar o espinafre durante todo o ano. A propagação desta planta é feita em sementeiras, para a produção de mudas. Em geral, utiliza-se de 3 a 4g de sementes por metro quadrado de sementeira.

Quando as mudas apresentarem de 4 a 5 folhas, devem ser transplantadas para o local definitivo. Caso seja plantado diretamente no local definitivo, devemos adotar um espaçamento entre as covas de 0,40×0,40m, onde são colocadas de 2 a 3 sementes.

Uma dica importante que deve ser utilizada na época do plantio é deixar as sementes imersas em água, durante cerca de 24 horas, antes da semeadura. Esse procedimento é indicado para facilitar a germinação, fazendo com que ocorra mais rápido.

A colheita deve ser realizada de 40 a 60 dias após a semeadura, quando esta é feita diretamente no local definitivo. Em geral, após este período, as folhas estão com cerca de 25 a 32cm de comprimento, apresentando uma forte coloração verde-escura. O espinafre é uma planta bastante apreciada pelas suas características nutritivas, por conter muitas vitaminas, principalmente a C e por ter cerca de 25 calorias em cada 100g.

É uma planta relativamente resistente a pragas e doenças, sendo as mais comuns alguns tipos de fungos, além de alguns insetos que “devoram” as folhas ou sugam a planta. O controle é feito, normalmente, com o auxílio de inseticidas e fungicidas. Algumas variedades híbridas são muito resistentes às doenças e às temperaturas bastante elevadas. Por este motivo, a escolha da variedade a ser plantada deve levar em consideração, principalmente, as médias de temperatura da região e a necessidade de resistência maior a algum tipo de praga que possa atacar, naquela região.

Os tratos culturais indicados são: regas diárias ou irrigação nas sementeiras e adubação de cobertura, após o transplante das mudas para o local definitivo. Além disso, a adubação deve ser reforçada após cada corte das plantas. O terreno deve ser limpo, sempre que necessário, através de capinas.

Fonte: www.healthline.com/www.geocities.com/www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.herbario.com.br/www.hortifrutigranjeiros.com.br/www.portaldoagronegocio.com.br

 

 

 

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