Breaking News
Home / Alimentos / Alimentos Anticoagulantes

Alimentos Anticoagulantes

PUBLICIDADE

Coagulação do sangue

Os anticoagulantes naturais são substâncias que reduzem a capacidade do sangue de formar coágulos.

A coagulação do sangue é um processo necessário, mas às vezes o sangue pode coagular muito, levando a complicações que podem ser potencialmente perigosas.

Pessoas que têm certas condições médicas, como defeitos cardíacos congênitos, podem precisar de medicamentos para afinar o sangue para reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame.

Alguns alimentos e outras substâncias que podem agir como anticoagulantes naturais e ajudar a reduzir o risco de coágulos.

A coagulação do sangue é um processo normal, embora complexo, que previne o sangramento quando há uma lesão ou corte em nosso corpo. No entanto, há momentos em que os coágulos sanguíneos se formam em algumas partes críticas do nosso corpo, como coração, pulmão ou cérebro, que se não forem tratados a tempo, podem causar complicações graves.

Alimentos Anticoagulantes
Trombofilia de protrombina (às vezes hipercoagulável ou um estado pró-trombótico)

O que são anticoagulantes naturais?

Os anticoagulantes naturais são anticoagulantes que ocorrem na natureza. Em vez de diluir o sangue, como o nome sugere, um diluente torna mais difícil a coagulação do sangue.

Os anticoagulantes são normalmente prescritos para pacientes que estão sob risco de certas doenças, como ataques cardíacos e derrames.

Entre os muitos anticoagulantes naturais estão algumas vitaminas, ervas e substâncias derivadas de fontes animais. Embora essa substância tenha propriedades para afinar o sangue, uma pessoa pode evitar consequências perigosas conversando com seu médico antes de usá-la como anticoagulante.

Alho, vitamina E, casca de salgueiro e óleo de peixe estão entre as substâncias conhecidas por suas propriedades naturais de afinamento do sangue.

Alguns outros incluem gengibre, trevo vermelho, ginkgo biloba, camomila e pimenta caiena.

Alimentos Anticoagulantes
O alho é conhecido por suas propriedades naturais de afinamento do sangue

Muitas pessoas os consideram úteis porque não apenas ajudam a prevenir a coagulação anormal, mas também proporcionam outros benefícios. Por exemplo, alguns desses anticoagulantes naturais são usados para temperar alimentos, promovendo a saúde geral, aliviando a tensão e até mesmo no tratamento de sintomas de depressão.

Embora muitas substâncias naturais tenham propriedades anticoagulantes, geralmente não são tomadas para substituir medicamentos para diluir o sangue prescritos pelo médico.

Normalmente, as pessoas são aconselhadas a tomar medicamentos anticoagulantes para doenças graves, como doenças cardíacas. Tomar uma dose comprovadamente eficaz de medicamento em tal situação é crítico, e os especialistas em saúde geralmente aconselham que a confiabilidade dos anticoagulantes naturais é muito baixa para substituir os medicamentos comprovados.

Uma exceção à proibição geral de anticoagulantes naturais para o tratamento primário é uma substância chamada heparina. Esta substância ocorre naturalmente no corpo humano, bem como em alguns outros mamíferos, e ajuda a prevenir a coagulação sanguínea anormal.

A heparina é frequentemente usada em tratamentos para coágulos sanguíneos e pode ser administrada a um paciente por via intravenosa (IV) ou injeção. As doses IV, no entanto, são conhecidas por agirem mais rápido do que as injeções e podem ser usadas nos casos mais críticos.

Se uma pessoa estiver interessada em usar anticoagulantes naturais para complementar seu tratamento, ela deve consultar um médico primeiro.

A maioria dos especialistas recomenda evitar o uso excessivo de substâncias naturais com propriedades anticoagulantes enquanto a pessoa também está tomando anticoagulantes farmacêuticos. Nesse caso, a combinação de anticoagulantes naturais e medicamentos prescritos pode aumentar o risco do paciente de efeitos colaterais ou complicações do tratamento.

Por exemplo, um alto nível de uso de anticoagulante natural em combinação com medicamentos prescritos pode causar sangramento anormal, sangramento nasal e hematomas. Como resultado, algumas pessoas também podem notar sangue na urina.

Alimentos Anticoagulantes
O gengibre é um anticoagulante natural

Quais alimentos atuam como anticoagulantes?

Existem muitos alimentos para afinar o sangue que reduzem o risco de coagulação.

Mas, antes de falarmos sobre a variedade de alimentos naturais para afinar o sangue, é imperativo entender o que é a coagulação do sangue e como ela afeta nosso corpo.

A coagulação do sangue é um processo normal, embora complexo, que previne o sangramento quando há uma lesão ou corte em nosso corpo.

No entanto, há momentos em que os coágulos sanguíneos se formam em algumas partes críticas do nosso corpo, como coração, pulmão ou cérebro, que se não forem tratados a tempo, podem causar complicações graves.

Esses coágulos podem ocorrer nos vasos sanguíneos arteriais ou venosos. Quando esse coágulo se rompe e viaja pelo sangue, ele interrompe o fluxo sanguíneo para órgãos importantes como o coração, os pulmões ou o cérebro e pode resultar em derrame.

Alimentos Anticoagulantes
A casca do salgueiro tem propriedades naturais para diluir o sangue

Anticoagulação e nutrição saudável

Alguns alimentos – mesmo os saudáveis – podem tornar alguns anticoagulantes menos eficazes. Uma alimentação saudável é crítica para todos.

Mas aqueles que vivem com fibrilação atrial e que foram prescritos o anticoagulante varfarina (Coumadin) devem estar cientes de que ele pode se tornar menos eficaz quando são consumidos alimentos ricos em vitamina K. Essas modificações dietéticas não são um problema com os NOACs (Rivaroxabana (Xarelto®),

Apixabana (Eliquis®) e Edoxabana (Lixiana®)) porque funcionam por um mecanismo diferente e geralmente não têm interações alimentares.

Alimentos Anticoagulantes
O óleo de peixe tem propriedades naturais para diluir o sangue

Alguns alimentos e outras substâncias que podem agir como anticoagulantes naturais e ajudar a reduzir o risco de coágulos incluem a seguinte lista:

Açafrão
Gengibre
Pimenta caiena
Beterraba
Vinho tinto
Vitamina E
Vitamina K
Alho e Cebola
Chocolate escuro
Tomate
Canela das Indias
Ginkgo biloba
Peixe e óleo de peixe
Uvas ou extrato de semente de uva
Dong Quai (Angelica sinensis)
Matricária
Bromelaína
Ginseng

Qual é o melhor anticoagulante natural?

Canela

A canela e sua prima próxima, a cássia, estão amplamente disponíveis e contêm cumarina, uma substância química que, em certas drogas, atua como um poderoso anticoagulante.

Canela e cássia também podem reduzir a pressão arterial e aliviar a inflamação causada pela artrite e outras condições inflamatórias.

Fonte: www.groupeproxim.ca/food.ndtv.com/myafibexperience.org/healthfully.com/www.wisegeek.org/www.islandmedicalconsultants.com/www.medicalnewstoday.com/www.news-medical.net/www.stjude.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

pH dos alimentos

PUBLICIDADE O pH dos alimentos é um fator importante que afeta sua aparência, textura, sabor, valor nutricional …

Clorella

Clorella

PUBLICIDADE Definção A Clorella é um tipo de alga verde unicelular que cresce em água doce. A planta …

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …