Breaking News
Home / Alimentos / Iogurte

Iogurte

PUBLICIDADE

O iogurte é um produto do leite. Ele possui probióticos que são microrganismos responsáveis para a saúde intestinal.

O iogurte é rico em cálcio, em proteínas, possui vitaminas. É excelente para o sistema imunológico e neurológico.

Melhora o trato digestório.

No mercado existe uma grande variedade de iogurtes. Exemplos: Iogurte grego, iogurte natural, iogurte desnatado, iogurte com adição de frutas e aromatizadores, iogurte light, iogurte sem lactose entre outros.

É importante frisar que quanto mais natural for o produto, mais benefícios o nosso organismo irá obter.

Olhar sempre a composição para analisar o que foi acrescentado nesse iogurte.

Por Portal São Francisco.

O iogurte, é um alimento grosso, feito pela fermentação bacteriana natural do leite. Muitas pessoas gostam com café da manhã, almoço ou lanche, e é também um ingrediente em vários outros pratos.

O processo de fazer iogurte envolve a fermentação do leite com culturas bacterianas vivas e ativas. Isto é conseguido pela adição de bactérias diretamente ao produto lácteo. As variedades comerciais geralmente são feitas com uma cultura de Lactobacillus acidophilus e Streptococcus thermophilis, embora alguns fabricantes utilizem Lactobacillus bulgaricus em vez de L. acidophilus. O iogurte feito em casa geralmente é iniciado pela adição de uma pequena quantidade de um produto comercial ao leite cozido.

Nas culturas ocidentais, o iogurte é apreciado de diversas maneiras, mais popularmente como um prato legal misturado com frutas. Ele pode ser usado para fazer shakes saudáveis ​​ou congelados para comer como sorvete também. O iogurte também pode ser usado ao cozinhar, no lugar do leite, creme azedo e até alguns queijos. Nas culturas do Oriente Médio, é frequentemente servido com carne, molhos de carne e vegetais. Também pode ser misturado com vários outros molhos.

Ao comprar iogurte, os consumidores sempre devem verificar o rótulo das culturas vivas. Se foi pasteurizado ou aquecido depois que as culturas foram adicionadas, é provável que as culturas morram. Quando feito corretamente, ele continuará bem em uma geladeira a 40 ° F (4 ° C) por até dez dias. Após essa quantidade de tempo, as culturas ficam fracas.

Historicamente, alguns dos primeiros iogurtes provavelmente consistiam em leite de cabra fermentado nos sacos de pele de cabra carregados por pessoas nômades precoces de origem turca. Hoje, é feito principalmente com leite de vaca, mas também é feito com o leite de cabras, ovelhas, búfalos e até mesmo camelos em outras partes do mundo.

É fácil e barato fazer iogurte em casa. Um cozinheiro pode simplesmente ferver o leite, baixar a temperatura para 45 ° C (112 ° F) e depois adicionar uma colher da variedade comprada na loja para uma pequena quantidade de leite. Ela deve mexer bem, e depois adicionar o resto do leite morno. O lote inteiro deve ser mantido a esta temperatura por quatro a seis horas para que ele possa ser configurado. Quando o iogurte estiver pronto, ele deve ser refrigerado imediatamente. Pode ser apreciado simples ou com frutas frescas, geleia, granola , mel ou qualquer outro sabor desejado.

iogurte

O iogurte é um leite coagulado que é obtido através da adição de fermentos lácteos, microrganismos específicos, ao leite pasteurizado e concentrado, com ou sem adição de leite em pó. A sua composição é a seguinte, nas diversas espécies leiteiras:

iogurte

Tipos de iogurte

Existem essencialmente três tipos de iogurte: Iogurte sólido, Iogurte batido e Iogurte líquido.

Iogurte sólido

Iogurte tradicional, que é coagulado na própria embalagem, natural ou aromatizado.

Iogurte batido

Iogurte coagulado em tanque, agitado e arrefecido antes de embalado. É cremoso, natural ou adicionado de pedaços ou polpas de frutos.

Iogurte líquido

Iogurte liquefeito depois de coagulado, arrefecido e embalado posteriormente. É cremoso com adição de aromas.

Classificação dos iogurtes

Quanto à composição:

Natural: quando não se adiciona qualquer substância além das culturas microbianas, do leite e/ou da nata.
Açucarado: quando ao iogurte é adicionada sacarose, outros açúcares, edulcorantes ou emulsionantes.

Quanto à aromatização:

Pedaços: quando se adiciona pedaços de fruta
Aromatizados: quando se adiciona aromas
Polpa: quando se adiciona polpa de fruta
Cereais, sementes, chocolate, mel, café…: quando ocorre a adição de um destes constituintes.

Quanto ao teor de gordura:

Gordo: quando o teor de matéria gordurosa na parte láctea é no mínimo de 3,5%.
Meio-gordo: quando o teor mínimo de matéria gordurosa se situa entre os 1,5% e os 1,8%.
Magro: quando o teor máximo de gordura na parte láctea é de 0,3%.

Qualidade do iogurte

Um bom iogurte deve apresentar o coágulo sob a forma de uma massa uniforme, dividida em finíssimas partículas e não separada do soro. O sabor deverá ser agradável e não muito ácido. Em função da preferência do consumidor deverão ser incorporadas substâncias que conferem sabores e cores específicas ao iogurte.

Valor nutritivo

O valor nutritivo do iogurte é muito próximo ao valor do leite de que é originário, conservando as suas propriedades de forma mais durável. Assim, tal como o leite, o iogurte é rico em proteínas, vitaminas e cálcio. Os iogurtes, mesmo os gordos, têm poucas calorias em comparação com os outros derivados do leite. A principal propriedade de iogurte deve-se à flora viva que contém e que pode resistir no intestino, opondo-se ao desenvolvimento da flora de degradação, responsável pelo aparecimento de doenças e desregulação do seu funcionamento. Entre essas bactérias reguladoras encontram-se as L. cassei, L. cassei fortis, L. cassei imonitais etc…. O iogurte é um alimento de fácil digestão, sendo particularmente recomendado para pessoas que não conseguem digerir a lactose.

Fonte: www.wisegeek.com/www.esac.pt

 

 

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Carotenoides

Carotenoides

PUBLICIDADE Definição Distinguidos por seus pigmentos laranja, amarelo e vermelho, os carotenoides são encontrados em muitas …

Tiramina

PUBLICIDADE Definição A tiramina, um aminoácido encontrado no corpo e nos alimentos que contêm proteínas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.