Breaking News
Home / Alimentos / Antocianinas

Antocianinas

PUBLICIDADE

Definição

As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul típica.

As antocianinas pertencem ao grupo de flavonóides, moléculas polifenólicas contendo 15 átomos de carbono e que podem ser visualizadas como dois anéis de benzeno unidos a uma cadeia curta de três carbonos.

Eles podem ser encontrados em tecidos de plantas, incluindo folhas, caules, raízes, flores e frutos. As antocianinas ocorrem principalmente como glicosídeos de antocianidinas, como cianidina, delfinidina, peonidina, pelargonidina, petunidina e malvidina.

O que são antocianinas?

As antocianinas são pigmentos solúveis em água encontrados em muitas plantas.

Esses pigmentos têm várias funções na planta e também são de interesse nutricional, pois estão associados a benefícios nutricionais, como a prevenção do câncer.

As pessoas comem antocianinas todos os dias, e muitas pessoas têm uma dieta rica em pigmentos.

Dependendo do pH, as antocianinas podem ser vermelhas, violetas ou azuis. A cor vermelha brilhante de uma maçã é devida à presença de antocianinas, assim como o rico azul de um mirtilo.

Esses pigmentos podem ser encontrados em frutas, caules e folhas, e seus níveis podem variar. O crescimento de novas plantas, por exemplo, costuma ser tingido de vermelho com antocianina, com o pigmento liberando conforme a planta se desenvolve e o crescimento amadurece.

Nas plantas, um dos principais papéis das antocianinas é como uma forma de filtro solar. Esses pigmentos escuros protegem as plantas dos danos causados pelo sol e diminuem o risco de uma planta ser queimada ou murcha pelo sol quente.

As antocianinas também atuam para atrair polinizadores, agindo como bandeiras brilhantes que serão fáceis de serem vistas por pássaros, abelhas e outros organismos, e é por isso que muitas flores têm uma cor vermelha brilhante.

As qualidades antioxidantes dos pigmentos de antocianina também parecem ser importantes para a saúde das plantas, pois a oxidação pode prejudicar as plantas, assim como prejudica outros organismos.

Esses compostos estão entre uma grande família de compostos conhecidos como flavonóides.

Os flavonóides foram apontados em vários estudos nutricionais como potenciais nutrientes preventivos que poderiam manter as pessoas mais saudáveis, e alguns parecem capazes de encolher tumores e tratar algumas doenças.

As antocianinas não são uma exceção à regra, com esses pigmentos apresentando vários benefícios, principalmente em seu papel como antioxidantes.

Os pigmentos de antocianina são uma das razões pelas quais as frutas são tão saudáveis e pelas alegações de saúde sobre vinhos e sucos de frutas.

Como muitos dos compostos encontrados nas plantas, as antocianinas são muito complexas, e suas atividades no corpo e nas plantas podem ser o resultado de interações entre vários produtos químicos diferentes, o que dificulta o isolamento de compostos específicos para estudo. Essa é uma das razões pelas quais frutas inteiras frescas às vezes são vistas como nutricionalmente superiores aos extratos, sucos e produtos de frutas secas, porque as frutas inteiras contêm um equilíbrio distinto de nutrientes que é difícil de replicar, e as ações desses nutrientes nem sempre são conhecidas, apesar dos melhores esforços dos pesquisadores que gostariam de definir os benefícios à saúde das frutas.

Antocianinas – Pigmentos

As antocianinas são pigmentos vacuolares solúveis em água que, dependendo do pH, podem aparecer em vermelho, roxo, azul ou preto.

Plantas alimentícias ricas em antocianinas incluem mirtilo, framboesa, arroz preto e soja preta, entre muitas outras vermelhas, azuis, roxas ou pretas.

Algumas das cores das folhas de outono são derivadas de antocianinas.

As antocianinas pertencem a uma classe-mãe de moléculas denominadas flavonóides sintetizadas pela via do fenilpropanóide.

Eles ocorrem em todos os tecidos das plantas superiores, incluindo folhas, caules, raízes, flores e frutos.

As antocianinas são derivadas de antocianidinas pela adição de açúcares.

Eles são inodoro e moderadamente adstringentes.

Embora sejam aprovadas para colorir alimentos e bebidas na União Europeia, as antocianinas não são aprovadas para uso como aditivo alimentar, porque não foram verificadas como seguras quando usadas como ingredientes de alimentos ou suplementos. Não há evidências conclusivas de que as antocianinas tenham algum efeito sobre a biologia ou doenças humanas.

Resumo

As antocianinas são pigmentos solúveis em água coloridos pertencentes ao grupo fenólico. Os pigmentos estão em formas glicosiladas.

As antocianinas responsáveis pelas cores vermelha, roxa e azul estão nas frutas e legumes.

Bagas, groselhas, uvas e algumas frutas tropicais têm alto teor de antocianinas.

Vegetais folhosos de cor vermelha a arroxeada azul, grãos, raízes e tubérculos são os vegetais comestíveis que contêm um alto nível de antocianinas.

Entre os pigmentos de antocianina, o cianidin-3-glucosídeo é a principal antocianina encontrada na maioria das plantas.

Os pigmentos coloridos de antocianina têm sido tradicionalmente usados como corante natural de alimentos.

A cor e a estabilidade desses pigmentos são influenciadas pelo pH, luz, temperatura e estrutura. Em condições ácidas, as antocianinas aparecem em vermelho, mas ficam azuis quando o pH aumenta.

A cromatografia tem sido amplamente aplicada na extração, separação e quantificação de antocianinas.

Além do uso de antocianidinas e antocianinas como corantes naturais, esses pigmentos coloridos são potenciais ingredientes farmacêuticos que proporcionam vários efeitos benéficos à saúde.

Estudos científicos, como estudos de cultura de células, modelos animais e ensaios clínicos em humanos, mostram que antocianidinas e antocianinas possuem atividades antioxidantes e antimicrobianas, melhoram a saúde visual e neurológica e protegem contra várias doenças não transmissíveis. Esses estudos conferem os efeitos à saúde das antocianidinas e antocianinas, que são devidas às suas potentes propriedades antioxidantes.

Diferentes mecanismos e vias estão envolvidos nos efeitos protetores, incluindo a via de eliminação de radicais livres, via de ciclo-oxigenase, via de proteína-cinase ativada por mitogênio e sinalização de citocinas inflamatórias.

Portanto, esta revisão enfoca o papel das antocianidinas e antocianinas como corantes naturais dos alimentos e suas propriedades nutracêuticas para a saúde.

Antocianinas

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.verywellhealth.com/www.wisegeek.org/www.intechopen.com/www.phytochemicals.info/academic.oup.com/www.merriam-webster.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Carotenoides

PUBLICIDADE Definição Distinguidos por seus pigmentos laranja, amarelo e vermelho, os carotenoides são encontrados em muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.