Breaking News
Home / Alimentos / Própolis

Própolis

PUBLICIDADE

O própolis de abelhas é definido como uma mistura resinosa que as abelhas produzem através da combinação de sua própria saliva e cera de abelha com substâncias exsudadas que coletam de brotos de árvores, e outras fontes botânicas. A cor do própolis pode variar dependendo do que a abelha coleta da natureza para criá-la, mas geralmente o própolis é uma sombra de marrom escuro.

própolis

O própolis de abelha é uma substância que é composta de cera de abelha e as resinas que as abelhas se reúnem de plantas e flores.

As abelhas obtêm as resinas raspando-as de brotos de folhas e flores com suas mandíbulas. Eles transportam as resinas para suas colmeias usando as pernas traseiras. Durante a coleta e transporte das resinas de plantas e flores para a colmeia, saliva, cera e outras secreções se misturam com as resinas. Esta mistura é chamada de própolis de abelha e tem muitos usos práticos como remédio caseiro.

A abelha ocidental, Apis mellifera, é a única abelha conhecida por colecionar propólis. As abelhas têm muitos usos diferentes para própolis de abelhas. As abelhas trabalhadoras usam a substância para selar células de ninhada, reduzir o tamanho das entradas de colméia e selar pequenas rachaduras na colméia. Também é usado para alinhar o interior do ninho e alinhar o interior dos pentes de ninhada.

Uma vez que a própolis de abelha tem propriedades anti-fúngicas e antibacterianas, ela ajuda a proteger as abelhas, protegendo contra algumas doenças e fungos. Animais mortos ou abelhas que não podem ser removidas da colmeia são selados com própolis de abelha. Este processo retarda o crescimento de bactérias e reduz a possibilidade de propagação de infecção em toda a colônia.

O própolis pode variar em cores de amarelo a marrom escuro; pode até ser transparente. As variações de cor são causadas pelas diferentes resinas que compõem a própolis juntamente com a cera de abelha. Odor e propriedades medicinais do própolis podem variar de acordo com os tipos de plantas onde as resinas foram coletadas.

Existem também inúmeras maneiras pelas quais o própolis beneficia os seres humanos. O própolis de abelha contém flavonóides, que são poderosos antioxidantes. Devido às suas propriedades antibacterianas, o própolis foi utilizado topicamente para ajudar a prevenir a infecção em feridas. Também foi usado no tratamento de doenças, incluindo acne , coceira, asma , câncer e tuberculose. Estudos também mostraram que o própolis pode ter aplicações práticas no tratamento de herpes genital, diabetes, queimaduras e doenças inflamatórias.

Como suplemento dietético, o própolis de abelha está disponível sozinho ou com geleia real, mel e pólen de abelha. Ela vem em muitas formas, como pastilhas e tintura de própolis. O propólis cru pode ser comprado em algumas lojas de alimentos naturais ou de apicultores. Qualquer pessoa com alergias a picadas de abelhas, mel ou pólen pode potencialmente desenvolver uma reação à própolis de abelha.

Fonte: draxe.com/www.wisegeek.com

 

Veja também

sucralose

Sucralose

PUBLICIDADE Sucralose é um adoçante artificial usado no lugar do açúcar. É muito mais doce …

kombucha

Kombucha

PUBLICIDADE O que é O Kombucha é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras. É …

prebióticos

Prebióticos

PUBLICIDADE Os prebióticos são uma classe de alimentos funcionais, um definidos como “ingredientes não digeríveis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.