Breaking News
Home / Alimentos / Clorella

Clorella

PUBLICIDADE

Definção

Clorella é um tipo de alga verde unicelular que cresce em água doce. A planta inteira é usada para fazer suplementos nutricionais e medicamentos.

Chlorella é membro de um organismo eucariótico (verdadeira planta nuclear), que está na Terra desde o período pré-cambriano há mais de 2 bilhões de anos.

Não é uma planta sexualmente reproduzível, mas uma alga verde de água doce unicelular, que se divide rapidamente em quatro vezes a cada 20 a 24 horas. A partir da última análise do gene de Chlorella, foi descoberto que 540 milhões de anos atrás Chlorella e Chlamydomonas divergiram de um ancestral comum.

A Chlorella é tão pequena (3 a 8 micrômetros de diâmetro) que só foi descoberta no final do século XIX. Naquela época, chlorella recebia o nome de’chlor ‘, que significa verde em grego, e’ella’, que significa uma pequena coisa em latim.

Clorella
A espirulina possui vitaminas C, D e E, e é rica em ferro e magnésio

O que é Clorella ou Chlorella?

Os suplementos mais populares vêm de ervas e plantas cultivadas tradicionalmente em terra.

A Clorella ou Chlorella, um suplemento com muitas propriedades saudáveis diferentes, não é uma delas. Em vez disso, é um tipo de alga verde unicelular.

Com alto teor de propriedades antioxidantes, as algas podem reduzir a pressão alta e acelerar a cicatrização de feridas. Ele também pode melhorar as funções imunológicas.

A planta também demonstrou ter propriedades anti-tumorais quando administrada a ratos. Como tal, muitos pacientes com câncer tomam o remédio. Pode melhorar as funções imunológicas, reduzir a pressão arterial elevada, ajudar no controle de peso e restaurar as células danificadas do cérebro.

Ao contrário de muitos outros suplementos, a Clorella ou Chlorella pode ter efeitos positivos em bebês. As mães que amamentam que ingerem as algas podem diminuir os níveis de dioxina no leite.

Os suplementos de ervas não devem, entretanto, ser tomados por mulheres grávidas, amamentando ou por crianças sem a supervisão de um médico.

Clorella
Chlorella em Pó

As propriedades de limpeza do remédio podem se estender ao envenenamento por metais pesados. Também se mostrou promissor na desintoxicação de pesticidas no corpo. Tem sido usado em muitas áreas, principalmente no Japão, para remover substâncias tóxicas do corpo.

Muitas pessoas tomam Clorella ou Chlorella em combinação com outros suplementos relacionados a algas, como espirulina. Enquanto a chlorella limpa o corpo, a espirulina estimula um ambiente para uma melhor saúde e musculação. Uma dose recomendada típica de qualquer suplemento é entre um décimo e um quarto de onça (quatro e sete gramas).

Nutricionalmente, a Clorella ou Chlorella é considerada um superalimento. Uma proteína completa, a alga está repleta de outros nutrientes essenciais. Ele contém carboidratos, vitaminas, aminoácidos, minerais, gorduras, calorias e fibras. Por essas razões, a planta geralmente pode ser comprada em lojas de produtos naturais como um suplemento protéico.

Os benefícios à saúde da alga, aliados ao seu rápido crescimento e baixo custo, fizeram com que fosse considerada uma opção como fonte de alimento para solucionar a fome global.

A dificuldade de produzir quantidades tão grandes de Clorella ou Chlorella, juntamente com a aversão do público por seu sabor, levou à falta de uso do produto.

O suplemento também pode perder sua potência quando processado de alguma forma.

A clorela é um organismo esférico. Embora não contenha flagelos como muitas outras criaturas unicelulares, é composto de clorofila de pigmentação verde. Às vezes, a Clorella ou Chlorella pode criar problemas nos aquários.

Quando os níveis de nitrato e fosfato aumentam, ou se um aquário é mantido sob luz solar direta, as algas podem se desenvolver, fazendo com que a água do aquário fique verde.

Isso pode ser remediado afastando o tanque de uma fonte de luz ou diminuindo os níveis de fosfato e nitrato da água.

Clorella
Clorela e Espirulina

Qual é a diferença entre Chlorella e Spirulina ou Espirulina?

A clorela e a espirulina vêm de uma alga conhecida como cianobactéria. Ambos têm altos níveis de minerais, proteínas e vitaminas, mas diferem em vários aspectos importantes, principalmente em como atuam no corpo e em sua estrutura.

A clorela é uma alga verde e tem cerca de dez vezes mais clorofila do que a Spirulina ou espirulina, o que a torna um desintoxicante eficiente.

Ele também tem mais antioxidantes do que a Spirulina ou espirulina. A espirulina é uma alga verde-azulada e não é uma espécie tão antiga quanto a chlorella.

A Spirulina ou espirulina é uma alga verde-azulada que cresce naturalmente em lagos e lagoas de água doce quente, e foi formada pela primeira vez há milhões de anos.

É rico em proteínas e cálcio e é uma das poucas fontes de vitamina B12 no mundo vegetal.

A espirulina também contém outras vitaminas, como as vitaminas C, D e E. Também é muito rica em ferro e magnésio.

Por possuir tantos nutrientes vitais, muitos o consideram um “superalimento”, ou seja, aquele que contém quase tudo que o corpo necessita para se nutrir.

Clorella
Clorela e Espirulina

A clorela é uma alga verde e cresce naturalmente em água doce. Acredita-se que tenha bilhões de anos, mas foi usado pela primeira vez como uma fonte de alimento moderna por volta do século XIX.

Como a espirulina, contém muitos nutrientes de que o corpo necessita, mas parece conter mais deles. Por exemplo, tem mais ferro e clorofila do que espirulina. Também tem um núcleo verdadeiro, que a espirulina não tem.

Acredita-se que tanto a clorela quanto a espirulina ajudem a apoiar o sistema imunológico, além de auxiliar na digestão.

Foram feitos estudos que sugerem que a clorela tem propriedades anticancerígenas e promove a função vascular. A espirulina mostrou evidências de que é eficaz para reduzir o risco de acidente vascular cerebral, bem como reduzir os danos ao coração. Os atletas também usam espirulina para ajudar a ganhar peso.

No geral, as diferenças entre chlorella e spirulina são menores em comparação com suas semelhanças. Eles são, na maioria das vezes, usados juntos.

Ambos são vendidos sem receita e geralmente são considerados seguros. Eles normalmente não têm efeitos colaterais, mas algumas pessoas têm um tipo de reação alérgica à espirulina, com sintomas como febre e erupção na pele. Acredita-se que isso seja devido à alta quantidade de proteína, que pode ser difícil de digerir.

A clorela e a espirulina devem ser adquiridas de uma fonte confiável. Existe o perigo de contaminação tóxica se um dos dois for cultivado em água suja.

Mesmo que essas substâncias sejam consideradas suplementos dietéticos, é sempre recomendável consultar um médico antes de tomá-las, principalmente se estiver tomando medicamentos.

Qual é a diferença entre chlorella e spirulina?

A clorela e a espirulina são frequentemente confundidas. O que não é muito surpreendente, porque ambas são algas com um valor nutricional excepcionalmente alto, mas não são totalmente iguais.

Clorela ou Chlorella

Chlorella é uma pequena alga unicelular verde que vive em lagoas de água doce e lagos. A Chlorella existe há mais de dois bilhões de anos.

Ela cresce em grandes quantidades no sudeste da Ásia e dá a rios e lagos sua cor verde.

A Chlorella foi descoberta em 1890 por um microbiologista holandês, nomeadamente M.W. Beijerinck.

A alga é microscopicamente pequena. A Chlorella tem uma forma redonda com um diâmetro de apenas 2 a 10 mícrons.

Espirulina ou Spirulina

A espirulina pertence à família das algas verde-azuladas. É uma minúscula alga que se parece com uma formação espiral, daí o nome “espirulina”.

A espirulina tem mais de 3,5 bilhões de anos (!) E, portanto, uma das espécies de algas mais importantes e mais antigas do mundo.

Originalmente, a alga vive em água alcalina (rica em minerais). A espirulina é única devido à substância ficocianina que dá a esta alga sua cor azul.

Este poderoso antioxidante estimula o sistema imunológico.

Semelhanças de clorela e espirulina

Tanto a chlorella quanto a spirulina são cheias de ácidos graxos essenciais, proteínas, vitaminas e minerais. Eles ajudam com a fadiga e lhe dão mais resistência e mais energia.

Tanto a espirulina quanto a clorela possuem alto teor de clorofila. É o corante verde das folhas das plantas que capta a luz do sol e a converte em energia. A clorofila tem um efeito de limpeza e proteção. Ele fornece, por assim dizer, uma camada protetora para que as substâncias nocivas não possam mais ser absorvidas pelo corpo através do estômago e intestinos.

O fígado também está protegido contra a absorção de substâncias tóxicas, que podem ser removidas através da camada protetora da clorofila. Além disso, a clorela e a espirulina também são ricas em beta-caroteno, uma pró-vitamina que o corpo converte em vitamina A. Ela desempenha um papel importante no processo de renovação celular e contém propriedades antioxidantes.

Quais são os diferentes efeitos colaterais da Chlorella?

Chlorella, também conhecida como Sol chlorella ou alga verde, é um suplemento dietético feito de algas unicelulares de água doce.

Os fabricantes de suplementos usam mais comumente as espécies Chlorella pyrenoidosa ou Chlorella vulgaris.

Os efeitos colaterais mais comuns da chlorella são diarréia, náusea, gases, cólicas abdominais e descoloração verde das fezes. As reações alérgicas são possíveis efeitos colaterais da chlorella para algumas pessoas.

Os proponentes afirmam que a chlorella é um tratamento eficaz para o câncer e infecções virais e bacterianas. Eles também afirmam que aumenta a função imunológica, reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, trata distúrbios gastrointestinais e desintoxica o corpo. No entanto, tem havido muito pouca pesquisa clínica sobre chlorella.

Os efeitos colaterais da Chlorella são geralmente leves, mas algumas pessoas apresentam reações graves o suficiente para justificar a interrupção do uso.

Para os usuários que os sentem, os efeitos colaterais da chlorella costumam se manifestar durante a primeira semana de uso.

Aproximadamente um terço dos usuários apresenta desconforto gastrointestinal grave o suficiente para interromper o uso de chlorella. A fotossensibilidade, ou uma sensibilidade incomum à luz solar, é outro dos possíveis efeitos colaterais da clorela. Pode ser necessário que alguém que esteja tomando clorela use protetor solar durante a exposição ao sol, especialmente se ele ou ela tiver pele clara.

É possível que algumas pessoas sejam alérgicas à própria alga, mas os suplementos de chlorella podem conter iodo, que também pode causar reações.

Os sintomas de uma reação alérgica à clorela incluem asma e dificuldade para respirar. Uma reação ao iodo pode causar coceira, urticária, inchaço, falta de ar, vômito e diarreia. Se surgirem sintomas, a pessoa deve interromper o uso e procurar tratamento médico.

Tanto os indivíduos imunocomprometidos quanto aqueles com doenças autoimunes também podem apresentar efeitos colaterais da clorela.

O uso de Chlorella pode encorajar o crescimento bacteriano perigoso nos intestinos de usuários imunocomprometidos. Aqueles que têm doenças auto-imunes, por outro lado, podem experimentar um surto na atividade da doença relacionada aos supostos efeitos de reforço imunológico da clorela. A Chlorella também pode reduzir a eficácia dos medicamentos imunossupressores.

Chlorella contém uma alta concentração de vitamina K, que desempenha um papel na coagulação do sangue. Chlorella pode reduzir a eficácia de medicamentos para afinar o sangue.

Deve-se consultar um médico antes de tomar chlorella se ele ou ela foram prescritos medicamentos para afinar o sangue.

A pesquisa mostrou evidências que sugerem que a clorela oferece alguns benefícios no combate ao câncer.

Uma proteína extraída da chlorella demonstrou funcionar profilaticamente contra a disseminação de células cancerosas em camundongos. Em ratos, o mesmo extrato demonstrou reduzir os efeitos colaterais das drogas quimioterápicas sem reduzir a eficácia das drogas.

Fonte: pharplant.org/www.weightworld.uk/www.echlorial.fr/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.rxlist.com/www.sunchlorella.co.uk/pubmed.ncbi.nlm.nih.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Alimentos Anticoagulantes

Alimentos Anticoagulantes

PUBLICIDADE Coagulação do sangue Os anticoagulantes naturais são substâncias que reduzem a capacidade do sangue de formar …

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …