Breaking News
Home / Alimentos / Avelã

Avelã

PUBLICIDADE

 

Nome da fruta: Avelã

Nome científico: Corylus avellana, L.

Família: Betalaceae

Categoria: Oleaginosa

Avelã
Avelã

A avelã (Corylus avellana) é um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte, figurando na família das Betuláceas (Abedules), cobrindo antigamente grandes superfícies e constituindo uma importante fonte de alimentação.

A avelã é um fruto saudável, sempre que comida crua, como todos os frutos secos. Contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis, e adicionam aquele sabor especial aos pratos.

Composição e Propriedades

Os quadros de composição bromatológica dão-nos o seguinte resumo sobre a composição da avelã (como fruto seco sem casca), infelizmente muito incompleto quanto ao conteúdo em vitaminas.

Água 7,1
Proteínas 17,4
Gordura 62,6
Hidratos de Carbono 7,2
Minerais 1,3
Celulose 3,17
Vitamina B1 0,460 mg
Caroteno 0,265 mg
Vitamina C 6,000mg
Calorias 682

Deste quadro podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de óleo (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, estes frutos prestam-se muito bem para o consumo cru, tanto mais que 15 a 20 avelãs equivalem a uma refeição pelo seu elevado conteúdo de proteínas e de gordura.

O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas ou raladas ou moídas num moinho ou no liquidificador. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e nas curas para engordar.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

Uma mistura de avelã moída com um pouco de mel e abundante nata açucarada renova rapidamente as forças de quem a consumir.

Benefícios e propriedades das avelãs

Avelã
Avelã

A avelã pode ser um fruto seco ideal em dietas de emagrecimento, já que é pobre em ácidos graxos saturados, o que significa que também é muito positiva contra o colesterol alto.

É rica também em ácidos graxos insaturados, o que significa que é um fruto seco muito bom para combater ou prevenir a aparição das doenças cardiovasculares.

No que se refere às principais vitaminas e minerais que encontramos nas avelãs, destacam a vitamina E, A e ácido fólico, além de cálcio e magnésio.

Dado seu conteúdo em fibra, ajudam em casos de prisão de ventre, ao mesmo tempo em que sua contribuição calórica pode ser muito boa para combater o cansaço e a fadiga.

Além disso, pode converter-se em um fruto seco indicado para as pessoas que sofram alguma doença cardíaca, assim como para reduzir os níveis de colesterol.

Avelã
Avelã

Nome Científico: Corylus avellana, L.

Família: Betalaceae

Partes usadas: Frutos (avelã), casca dos ramos jovens, as folhas e inflorescências.

Origem e dispersão

As espécies Corylus americana e C. cornuta são naturais do Norte da América, porém a maioria dos cultivares utilizados são oriundos da aveleira comum (C. avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro.

Características

A aveleira é uma planta de porte arbustivo e arbóreo; as folhas são ovais e caducas; as flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas; o ovário apresenta um ou dois óvulos por lóculo; o fruto é uma noz subglobosa ou ovóide, com pericarpo lenhoso, rodeado por um envoltório de folhas, irregularmente dentado ou, às vezes tubular, agrupado em rácimos na extremidade das brotações.

Clima e Solo

A planta é bastante resistente ao frio, porém, devido ao fato de a floração ocorrer no inverno, devem ser evitadas regiões com temperaturas extremamente baixas neste período (-10ºC), o que não é comum no Brasil.

Propagação

A aveleira pode ser propagada por sementes mergulhia e por rebentos que brotam do tronco.

Variedades

Na Turquia, principal produtor, o cultivar mais importante é “Tombul”; na Itália, o ‘Tonda Gentile della Langhe’ na Espanha, ‘Negreta’; nos Estados Unidos, ‘Barcelona’ e ‘Daviniana’ como polinizadora.

Utilização

A avelã é bastante saborosa, alimentícia, rica em proteína e com 50 a 60% de óleo.

Dica de Cultivo

Cresce em regiões montanhosas da Europa e América do Norte. É cultivada em algumas regiões temperadas da América do Sul.

Outros Nomes:

Port.: aveleira, avelaneira;
Esp.:
avellano, avellano común;
Fr.:
noiseter;
Ing.:
cob nut tree.

Principio ativo: Taninos e flavonoides.

Propriedades: Tônico venoso, cicatrizantes, depurativa, sudorífera, febrífuga, adstringente.

Indicações

A decocção da casca e folhas tanto ingerida como aplicada em compressas sobre as pernas é recomendadas em casos de varizes, flebite e hemorroidas. Tem efeito vasoconstritor e hemostático.

Externamente é usada como cicatrizante e são úteis nas feridas de difícil cicatrização e úlceras varicosas. É utilizada em caso de gripes ou resfriado para acelerar a cura e também em casos de obesidade, para a depuração do organismo e emagrecimento como consequência da sudação.

Avelã
Avelã

A avelã é o fruto da aveleira, um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, exceto no extremo norte, Ásia Menor e parte do norte da América.

Existe cerca de uma centena de espécies, mas a maioria dos cultivares atuais são oriundos da aveleira comum (Corylus avellana) cuja origem parece ser a Ásia Menor nas margens do Mar Negro.

A avelã é um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e casca extremamente resistente. A semente comestível encontra-se no interior coberta por um invólucro. O sabor é levemente adocicado e algo oleaginoso.

A avelã é um dos frutos secos obrigatórios na Ceia de Natal por causa da forte ligação ao solstício de inverno.

Na Roma Antiga cada fruto seco tinha um significado especial e o da avelã era o de evitar a fome. Assim, quando a colocamos na mesa no Natal é mais do que um simples alimento, é um antigo costume romano que promete a ausência de fome.

Outro uso da avelã era o de presente a familiares e amigos como forma de desejar boa sorte.

Em New York há vendedores nas ruas vendendo a avelã assada, especialmente, na época do Natal.

A avelã é rica em gorduras, proteínas, hidratos de carbono e, em menor quantidade, possui celulose e vitaminas (B1, C e E). O consumo regular de avelãs ajuda a combater as doenças cardíacas, os AVC, a aterosclerose, diversos tipos de câncer e o envelhecimento. Auxilia na diminuição do colesterol e reforça a imunidade. As avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos. É fortemente calórica, pois 100 g contêm 600-680 calorias.

Podemos consumir a avelã in natura (mastigando bem) ou utilizá-la em doces, pastéis e biscoitos. Podemos encontrá-la associada ao chocolate (são dois sabores que se complementam na perfeição como é o caso do Ferrero Rocher e da pasta de barrar Nutella) ou, então, na forma de leite, manteiga e pasta de fruta.

Descrição

Planta da família das Betulaceae. Também conhecida como aveleira. A avelã na verdade é o fruto da aveleira , um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. Consiste em um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.

Pode atingindo 3 à 8 metros de altura, mas pode chegar a 15 metros.

As folhas são caducifólias, arredondado, 6 à 12 centímetros de comprimento e diâmetro, suavemente peluda em ambas as faces, e com uma margem serrilhado-dupla. As flores são produzidas desde muito cedo na primavera antes que as folhas caiam, e são monóicas do mesmo sexo polinizadas pelo vento catkins . catkins masculinas são amarelo-pálido de 5 à 12 centímetros de comprimento, enquanto as fêmeas são muito pequenas e em grande parte escondidas como gemas com apenas o vermelho 1 à 3 milímetros de comprimento estilos visível. O fruto é uma noz , produzidas em cachos de 1 à 5 juntos, cada porca realizada em um curto e frondoso involucre (“casca”), que abrange cerca de três quartos.

Princípios Ativos: ácido alantóico, ácido ascórbico, ácido esteárico, ácido linoléico, ácido mirístico, ácido oléico, ácido palmítico, ácido pantatênico, arsênico, avenasterol, bromina, betacaroteno, carboidratos, citrostadienol, clorina, europium, fitosteróis, fluorina, lantanum, maninotriose, niacina, rafinose, riboflavina, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco), sucrose, vitamina B.

Propriedades medicinais: adstringente, antidiarréica, cicatrizante, nutritiva, depurativa.

Indicações: cicatrizar úlceras, chagas e feridas na pele, convalescença, desnutrição, diarréia, ferida, inflamação intestinal, ulceração.

Parte utilizada: frutos, casca de tronco, óleo.

Contra-indicações/cuidados: usar o óleo somente sob prescrição médica.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:

Cataplasma feito com a casca: cicatrizar úlceras, chagas e feridas na pele.
Fruto: consumido ao natural, torrado ou com mel.
Fruto: fabricação de pastas, manteiga, chocolates, bombons, sorvetes, tortas, bolos, biscoitos.
Óleo: fabricação de hidratantes para a pele e xampus.

Fonte: br.geocities.com/portuguese.alibaba.com/www.vivendosaudavel.com/www.paty.posto7.com.br/www.cantoverde.org/ www.heavenskitchen.com.br/www.plantasquecuram.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.