Breaking News
Home / Alimentos / Acelga

Acelga

PUBLICIDADE

A acelga é um dos vegetais mais impressionantes por aí, pois tem uma densidade de nutrientes extremamente alta. Os benefícios nutricionais da acelga incluem suas diversas formas de polifenóis, betalaína e antioxidantes carotenóides, que são poderosos no combate aos danos dos radicais livres, inflamação e desenvolvimento de doenças.

Protege a saúde do coração

A variedade de antioxidantes encontrados na acelga beneficia a saúde do coração de várias maneiras, diminuindo os níveis de inflamação, uma vez que a acelga suíça pode ajudar a desativar reações pró-inflamatórias. Essas reações podem piorar o colesterol alto, a pressão alta e aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco, derrame ou outra forma de doença cardiovascular.

Mantém a saúde óssea

A acelga é uma grande fonte de vitamina K e cálcio, dois nutrientes essenciais para manter uma estrutura esquelética forte. 99% do cálcio do corpo é armazenado dentro dos ossos, onde é necessário para ajudar a manter a resistência óssea, a densidade mineral e prevenir ossos fracos que podem levar a fraturas.

Acelga
Acelga

Propriedades Nutricionais

A acelga é rica em fibras, ferro, vitaminas C e E, betacaroteno (provitamina A), ácido fólico e niacina (vitamina B3).

Valor Calórico

100 gramas de acelga crua fornecem 28,6 calorias.

Propriedades Medicinais

A acelga contribui na redução de alguns tipos de câncer (pois é rica em fibras). Ajuda também a tratar anemia (pelo seu conteúdo em ferro), diminui o perigo de mulheres grávidas terem bebê com anomalias congênitas (pois possui ácido fólico) e auxilia na digestão e na saúde do fígado. Além disso, seu conteúdo em niacina (vitamina B5), ajuda a evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A Acelga

Planta hortense da família da beterraba comum. Pequena e lenhosa, a raiz da acelga não pode ser comida. Os talos carnudos e folhosos e as grandes folhas verde-escuras são as partes comestíveis.

Algumas variedades de acelga têm folhas amarelo-pálidas e outras, vermelho-vivas.

A planta tem sido cultivada desde 350 a.C. É uma das lavouras prediletas dos suíços e foi introduzida na América no séc. XIX. É também plantada no Brasil, mas sua aceitação como verdura ainda é restrita.

A acelga é excelente fonte de vitamina A e contém uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e C. Como a maioria dos vegetais folhosos, é rica também em minerais.

Acelga, verdura que contém vitaminas A, B e C.

Acelga crua

Tabela de valor Nutricional

% VD*
Valor energético 20.9kcal = 88kj 1%
Carboidratos 4,6g 2%
Proteínas 1,4g 2%
Fibra alimentar 1,1g 4%
Fibras solúveis 0,2g
Cálcio 43,0mg 4%
Vitamina C 22,6mg 50%
Piridoxina B6 0,2mg 15%
Fósforo 40,0mg 6%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 10,4mg 4%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 239,8mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,3mg 4%
Tiamina B1 0,0mg 0%
Sódio 1,2mg 0%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Acelga
Acelga

Benefícios

Fonte de vitamina A, C e niacina
Fonte de cálcio, fósforo e ferro
Poucas calorias

Inconveniente

Alto teor de oxalato

A acelga, também conhecida como beterraba branca, é uma verdura pouco consumida no Brasil. Seu uso tem se restringido à decoração de saladas ou apenas ao consumo do talo, como tira-gosto. No entanto, a acelga é uma hortaliça rica em nutrientes e de sabor agradável, com a qual podem ser feitos inúmeros pratos.

A acelga é fonte de vitamina A, C, Niacina e de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento.A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções, evita problemas da pele, hemorragias e fragilidade dos ossos e dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A acelga possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal. Seu suco, misturado com igual parte de suco de agrião, é eficaz contra os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum.

Em caso de prisão-de-ventre prepara-se um bom laxante com meio copo de suco de acelga e uma colher (sopa) de azeite. Em cataplasma, utilizam-se as folhas contra as hemorroidas, feridas, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras.

A acelga deve ser consumida moderadamente por conter alto teor de uma substância (oxalato) que prejudica a absorção de Cálcio no organismo.

Em bom estado, a acelga deve ter as folhas novas, de cor verde-clara e talo verde-esbranquiçado. Sua consistência é firme, parecida à do repolho, de tal forma que estale quando se quebra o talo.

As folhas internas devem estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada. Para saber quanto comprar, calcule 1 maço de acelga para cada 4 pessoas.

Guarde a acelga na gaveta de verduras da geladeira. Ela se conserva em bom estado durante 3 ou 4 dias. Para conservá-la por mais tempo é necessário congela-la.

Características Gerais

A acelga (Beta vulgaris var. cicla) é uma planta bianual de ciclo longo pertencente à família Quenopodiáceas, tem como parte comestível às folhas cuja coloração é variável (de verde escuro à verde claro) que são ovaladas com as bordas encouraçadas, para que ocorra a formação de flores é necessário que a planta passe por um período de temperaturas baixas.

O fruto contem de 3 a 4 sementes muito pequenas.

Acelga
Acelga

Família

Quenopodiáceas

Espécie

Beta vulgaris var. cicla.

Planta

A acelga é uma planta bianual, de ciclo longo, que não forma raiz ou fruto comestível.

Sistema radicular: Possui raiz fibrosa e bastante profunda.

Folhas

Constituem na parte comestível, são grandes de forma ovalada com as bordas encouraçadas, a coloração varia, segundo as variedades, entre verde escuro e verde claro. Os pecíolos podem ser de cor creme ou branco.

Flores

Para que ocorra a floração é necessário que a planta passe por um período de temperaturas baixas. A inflorescência é composta por uma grande panícula, que pode atingir 1,20m. As flores são hermafroditas podendo aparecer isoladas ou em grupos de duas ou três. O cálice possui coloração esverdeada e é composto por 5 sépalas e 5 pétalas.

Fruto

As sementes são muito pequenas e estão encerradas em um pequeno fruto, que é comumente chamado de semente. Cada fruto contem de 3 a 4 sementes.

Hortaliça que possui como centro de origem a região do Mediterrâneo e Ilhas Canárias (Vavilov, 1951). As primeiras referências registram seu cultivo pelos gregos cerca de 500 anos a.C., sendo um alimento básico para a nutrição humana por muito tempo. Desde a Europa, a acelga tem sido levada a diversos países do mundo e na atualidade apresenta uma ampla difusão, especialmente na América e na Ásia.

Características da Espécie

A acelga é uma planta de clima temperado. Desenvolve-se com temperaturas que são compreendidas entre um mínimo de 6º C e um máximo de 27º a 33º C, sendo mais favorável variando entre 15º e 25º C. As temperaturas de germinação estão entre 5º C de mínimo e 30º a 35º C de máxima, sendo mais favorável variando entre 18º e 22º C.

Em algumas regiões tropicais e subtropicais seu desenvolvido é bom, contanto que seja cultivada em áreas altas e, nestas situações, pode se comportar como uma planta perene, devido à ausência de inverno definido nestas regiões. Necessita de solos com consistência media, se desenvolve melhor em solos com texturas mais argilosas.

Requer solos profundos, com grande poder de absorção e ricos em matéria orgânica. Suporta muito bem solos salinos, resiste bem a presença de cloretos e sulfatos, mas não muito a carbonato de sódio. Requer solos alcalinos, com um pH ótimo de 7,2, tolerando solos com pH variando de 5,5 a 8, mas não tolera os solos ácidos.

 

Acelga
Acelga

A acelga é uma hortaliça de sabor muito agradável, com a qual podem ser feitos inúmeros pratos.

Rica em vitamina A, é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes.

Como todas as verduras, é rica em fibras que são importantes para o funcionamento intestinal.

Seu teor de vitamina C, importante para evitar infecções, só pode ser considerado se a hortaliça for consumida crua, pois com o cozimento, parte dela se perde.

Contém ainda niacina, que evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Cem gramas de acelga, fornecem 27 calorias.

CUIDADOS NA COMPRA

A acelga deve ter folhas novas, de cor verde claro e talo verde-esbranquiçado. Quando o talo estiver mole ou com manchas pretas, é sinal se que a acelga já está passada.

PERÍODO DE COMPRA

Esse produto apresenta boa oferta e bons preços no mercado em duas épocas do ano: em maio e no período de agosto e setembro. Recomenda-se para compra, principalmente o mês de agosto, quando a oferta é mais alta e os preços são mais baixos.

Acelga
Acelga

Planta-se de preferência na primavera-verão.

Semeia-se nos canteiros bem adubados, fazendo-se o transplante para o lugar definitivo quando as plantas estão com 6 folhas, conservando-se o espaço de 40 x 30 cm.

A colheita pode ser iniciada após 60 dias, colhendo-se as folhas mais tenras.

O canteiro deve ser bem lavrado, profundo com boa adubação orgânica. Acelga cortada bem fina dá ótima salada.

Fonte: draxe.com/www.geocities.com/www.herbario.com.br/www.fazendeiro.com.br/portal.prefeitura.sp.gov.br/www.agrov.com

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antocianinas

PUBLICIDADE Definição As antocianinas são fitoquímicos solúveis em água com uma cor vermelha a azul …

Glúten

Glúten

PUBLICIDADE Definição Glúten é o nome dado às proteínas encontradas em certos grãos de cereais: principalmente …

Painço

Painço

PUBLICIDADE Nos últimos anos, houve uma revolução alimentar saudável. Especialmente, com o aumento da consciência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.