Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Chuchu - Página 2  Voltar

Chuchu

Chuchu

O chuchu, ou machucho, é o fruto do chuchuzeiro, uma planta trepadeira, rústica, de origem mexicana. O fruto, que tem a forma de uma pêra grande e a parte de fora rugosa e sulcada, pode ser comido verde ou maduro.

Há poucas variedades de chuchu. As mais conhecidas são: chuchu-branco, pequeno e sem espinhos, de cor verde-clara, o chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais ríjo, e o chuchu-mamute, o maior de todos, espinhoso e tenro quandonovo.

Do chuchuzeiro também são aproveitáveis os brotos, ou seja, a ponta dos ramos, folhinhas bem tenras semelhantes à cambuquira. Antigamente o chuchu era utilizado apenas no preparo de doces, hoje o seu uso na culinária aumentou muito. Além de ingrediente de saladas, o chuchu pode ser frito, ensopado e gratinado. E ainda servido com molho branco ou de tomate e usado no preparo de suflês.

O chuchu é um alimento pobre em nutrientes. Contém pouco quantidade de proteínas e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Por isso, é recomendado nos regimes de emagrecimento. O chuchu deve ser preparado junto com outros alimentos que compensem essa pobreza em valores nutritivos, tais como molho branco, creme de leite, ovos, etc.

Chuchu

Nacompra, prefira o chuchu verde ao maduro, pois é mais macio e saboroso. Há duas formas de verificar se o chuchu não está passado: veja a ponta mais estreita, se ela estiver aberta, o chuchu estará duro demais para o consumo, pressione com a unha, se afundar, ele estará bom, caso contrário está velho demais.

O chuchutambém não deve ter marcas ou machucados na pele. Para saber quanto comprar, calcule 3 chuchus médios para 4 pessoas.

O ideal é consumir o chuchu logo após a compra. No entanto, ele pode ser guardado na gaveta da geladeira por 3 ou 4 dias.

Fonte: www.horti.com.br

Chuchu

Chuchu

Cultivares recomendados

Em São Paulo, os chuchuzeiros não têm nomes, embora alguns chamem de "santista" os chuchus procedentes da região litorânea (Santos, Praia Grande, Iguape ) e de "paulista" os produzidos na região do Planalto (Guarulhos, Embu, Caucaia etc).

Ambos apresentam as mesmas características. A intensidade da cor verde varia conforme plantas e pela insolação na época da frutificação. No Sul, os frutos de cor creme são mais apreciados que no resto do País.

Época de plantio: no litoral, dezembro janeiro e no planalto de junho a agosto. Planta-se fruto maduro ou já brotado.

Espaçamento: 5 x 5m ou até maior.

Adubação em cova

torta de mamona, esterco ou composto na base de 10 a 15t/ha

Em cobertura

50g de 4 -14 -8 em aplicação mensal por planta.

Tratos culturais

Conduzir as plantas sobre caramanchão ( caibro e arame farpado) à altura de 2m. Manter a área limpa até fechamento de cobertura do caramanchão.

Combate à moléstias e pragas

A cultura de chuchu apresenta relativamente pouco problema. Produtos cúpricos contra bacteriose, e Milgo contra oídio quando ocorrem. Controlar nematóides, ácaro e caramujo. É recomendável tratar as sementes (frutos brotados) com fungicidas sistêmicos.

Época de colheita

Chuchu

No litoral de maio a novembro e no planalto de dezembro a maio. O ciclo da planta de três anos.

Produção normal

3 a 4 mil caixas de 24kg/ha.

Observação

O chuchuzeiro deve ser cuitivado nas microrregiões próprias para essa espécie: temperatura amena (25º C), umidade alta, sem perigo de geada . Nas encostas com possibilidade de irrigação, a cultura vai melhor que nas baixadas encharcadas.

Fonte: www.agrov.com

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal