Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Côco  Voltar

Côco

Côco

Embora ainda não seja comprovado, parece que o Coco foi introduzido no Brasil pelos portuguêses no século XVI.

O Coco, fruto do coqueiro, originário da Índia Ocidental, é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma "noz" que constitui o Coco propriamente dito. Essa "noz" têm forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de Coco.

Do Coco, tudo se aproveita. A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura da noz, fazem-se objetos caseiros.

A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Quando verde, a polpa é consumida com colher e a água bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extraí-se óleo e leite de Coco.

A gordura é usada na alimentação e no fabrico de sabão, comésticos, detergentes e margarina.

O leite de Coco, puro ou com água, usado para preparar pratos doces e salgados, é extraído da polpa fresca ralada e prensada.. Também a seiva do coqueiro é usada como bebida refrescante.

O valor nutritivo do Coco varia de acordo com o seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta seu teor de gorduras. Também contém sais minerais, como potássio e fósforo e proteínas importantes para o funcionamento do organismo.

A água de Coco contém sais minerais (sódio, potássio e cloro) e um tipo de açúcar muito fácil de digerir, a glicose.

A gordura do Coco tem características bem diferentes das demais gorduras e óleos vegetais, parecendo-se mais com as gorduras animais (toicinho e banha). É digerida com facilidade e tem sabor mais agradável que as outras gorduras vegetais.

O leite de Coco é rico em gordura e sais minerais, contendo também pequena porcentagem de proteínas.

Quando fechado, o Coco fresco conserva-se por 2 meses. Depois de aberto, deve ser usado no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado, com água, por não mais do que 5 dias.

O Coco ralado pode ser conservado por 2 dias, em saco plástico fechado. O seco, com ou sem açúcar, permanece por muito tempo sem se alterar.

O leite de Coco se conserva bem, não precisando ficar na geladeira. Porém, depois que a garrafa for aberta, deve ser consumido rapidamente, pois fica rançoso com facilidade.

A gordura de Coco pode ser guardada dentro ou fora da geladeira.

O Coco é encontrado nas mais diversas formas e em cada uma delas devem ser observados aspectos diferentes:

Coco verde

Fácil de encontrar nas praias do Nordeste. A polpa deve ser tenra com a consistência de um creme.

Coco maduro

Encontrado em feiras e supermercados, deve ser escolhido em função do seu peso e da quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca: se ele estiver fresco, o som é estridente; se o som for oco, indica que a fruta está estragada.

Coco ralado fresco

Deve ser consumido no mesmo dia da compra ou conservado na geladeira por apenas um dia.

Coco desidratado puro

É encontrado em pacotes de vários tamanhos. Conserva o sabor por bastante tempo e volta à forma natural desde que seja acrescido de água por alguns minutos.

Coco desidratado com adições - parece uma farinha, de cor levemente amarelada. Já vem com açúcar.

Leite de Coco

Pode ser encontrado em vidros de diversos tamanhos. A qualidade depende do tempo de fabricação e, quanto mais recente, melhor o estado do produto.

DICAS CULINÁRIAS

Para que o doce de Coco não açucare, junte 1 colher (chá) de manteiga.

As balas de Coco caseiras ficarão mais brancas e macias se você juntar à água 1 colher (sopa) de vinagre.

No .manjar de Coco, a geléia de ameixa pode substituir as ameixas em calda.

O Coco solta mais fácil da casca se for aquecido no forno antes de ser quebrado.

Se quiser ralar o Coco bem fininho, rale pela parte côncava (a parte arredondada). Isto se chama "ralar de costas".

Para que o Coco usado na decoração de bolos não escureça, polvilhe-o com açúcar antes de usar.

Aágua de Coco funciona como um excelente diurético. É só beber um copo por dia. Os resultados são surpreendentes: baixa a pressão arterial, elimina o inchaço dos pés e diminui o colesterol.

Para a prisão de ventre, tome 1 copo de água de Coco em jejum até regularizar as funções intestinais.

Aágua de Coco também é um ótimo vermífugo, principalmente para as crianças.

CURIOSIDADES

Para alguns estudiosos, os coqueiros começaram a nascer nas costas americanas porque as sementes foram trazidas por correntes marítimas.

a palavra Coco também designa uma música do folclore nordestino que é acompanhada de viola.

O uso do leite de Coco nos alimentos é uma herança cultural deixada pelos escravos que vinham de Moçambique.

No Timor, a água de Coco é um líquido sagrado usado para abençoar os plantios de milho.

Fonte: www.geocities.com

Côco

COQUEIRO (Cocos nucifera)

Côco

Ocorrência – do Pará a São Paulo

Outros nomes – coco, coco da bahia, coqueiro da bahia, coqueiro da praia, coco da índia

Características – espécie com estipe solitário de até 30 m de altura, curvado ou ereto, com 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas de até 3 m de comprimento, pêndulas, largas, com folíolos de coloração verde-amarelada, rígidas, em número de 20 a 25 contemporâneas.

Espécie monóica, com flores numerosas brancas, pequenas, reunidas em cacho de até 1 m de comprimento. Fruto grande, fibroso, de forma ovóide, quase globoso, de coloração esverdeada a amarela, de casca lisa, com cerca de 25 cm de comprimento e 15 em de diâmetro, que demora a amadurecer, quando então torna-se castanho. Polpa abundante de até 2 cm de espessura. Cavidade central contendo a conhecida "água-de-coco". Cada fruto pesa em média 1,2 Kg .

Habitat – faixa litorânea

Propagação – plantio do fruto seco (coco-semente)

Utilidade – é a palmeira de maior importância econômica em todo o mundo. A polpa é usada como alimento e matéria-prima para numerosos produtos. As fibras do mesocarpo são usadas na indústria têxtil para fabricação de cordas, capachos, esteiras, estofados, etc. Do endosperma líquido, imaturo, se retira a água de coco. A espécie é amplamente usada em paisagismo e cultivada na fruticultura.

Florescimento – janeiro a abril

Frutificação – julho a fevereiro

Fonte: www.vivaterra.org.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal