Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Escarola - Página 4  Voltar

Escarola

Escarola

Sua origem é da Índia e já era muito conhecida na Antiguidade. É uma hortaliça verde e folhuda, da família da alface, mas as suas folhas são mais escuras e o seu sabor mais amargo. Apesar de ser conhecida também como chicória de folhas lisas, a Associação Brasileira de Horticultura diz que a escarola e a chicória são semelhantes, mas há algumas diferenças. Pode ser consumida em saladas, sopas, refogados e como recheio de tortas, pizzas e esfihas.

Nutrição

A escarola tem poucas calorias (20 por cada 100g) e é muito rica em vitaminas e sais minerais.

Contém

Vitamina A

Essencial para a saúde dos olhos.

Vitamina E

Que pode ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e aterosclerose

Selênio

Antioxidante que previne a ação dos radicais livres, podendo ajudar a evitar o envelhecimento e até a diminuir o risco de alguns tipos de tumores

Potássio

Que ajuda a prevenir cãibra

Cálcio

Pode ajudar a prevenir a osteoporose

Ferro

Para evitar anemias.

Além disso, contém muitas fibras, principalmente a celulose, para ajudar a regularizar o funcionamento do intestino

Fonte: www.xenicare.com.br

Escarola

Escarola

A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.

A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.

Compre a escarola que tenha folhas firmes, vi'vosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.

Fonte: www.hortifrutigranjeiros.com.br

voltar 123456avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal