Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Mamão  Voltar

Mamão

Propriedades

A polpa do mamão papaya é fonte de pectina (fibra solúvel) e sais minerais como cálcio, fósforo, sódio e potássio. Também contém vitaminas A e C.

Recomendação

A enzima papaína do mamão, presente em maior quantidade no fruto maduro, tem propriedades laxativas e calmantes. A pectina ajuda a reduzir o colesterol. O betacaroteno (pró-vitamina A) ajuda a combater doenças da pele, cegueira noturna e queda de cabelo.

Restrição

Pessoas com hipersensibilidade ao látex devem evitar o consumo de mamão.

Ele também deve ser evitado por mulheres em período pós-parto, pois pode dificultar a cicatrização de cortes.

Mamão

Compra

Escolha mamões sem machucados ou com sinais de fungos. Evite frutos muito verdes, pois seu amadurecimento pode não ser satisfatório.

Transporte

O mamão é frágil, evite batidas e peso sobre o fruto.

Armazenamento

Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe mergulhado durante 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque o alimento numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de armazená-lo na geladeira.

A refrigeração do mamão ainda verde retarda a maturação. O ideal é colocá-lo na geladeira já maduro.

Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br

Mamão

Mamão

Figura assídua nos cafés da manhã, ele enfeita e perfuma as mesas, mas não é só isso.

O mamão é considerado umas das mais nutritivas frutas. Rico em vitaminas A, C e do complexo B, fonte de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio, ele possui também a papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do aparelho digestivo.

A nutricionista Ileana Kazapi, mestre e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que o mamão pode até ajudar na diminuição do risco de desenvolvimento de algumas doenças:

"Ele é fonte de beta-caroteno, substância que pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de cânceres e ainda a papaína traz alívio em casos de indigestão".

O mamão pode ser consumido diariamente para ajudar a equilibrar o organismo. As duas variedades da fruta existentes no Brasil são o mamão Papaia e o mamão Formosa.

O Papaia, mais consumido, é menor e mais adocicado. Mas os dois tipos têm propriedades nutritivas similares.

Preste atenção em algumas recomendações para não errar na hora de comprar e armazenar o fruto. Verifique se o mamão não tem rachaduras, buracos ou picadas de insetos, o ideal é comprá-lo com a casca firme.

Procure também os que tiverem bem amarelos, sem manchas e a polpa macia. O condicionamento do mamão maduro deve ser na geladeira, dessa forma ele pode ser conservado de duas a três semanas.

Composição Nutricional do Mamão

Valores para 100g de mamão papaia
Energia 40 Kcal Proteína 0,5 g
Carboidrato 10,4 g Fibra Alimentar 1,0 g
Cálcio 22 mg Potássio 126 mg
Magnésio 22 mg Vitamina C 82,2 mg
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Ileana Kazapi

Fonte: www.unimed.com.br

Mamão

Mamão

De origem incerta, mas provável fusão espontânea de espécies do México e América Central, o mamão é produzido o ano inteiro e cultivado em todo o mundo tropical e áreas quentes dos subtrópicos.

Mamão é o fruto do mamoeiro, planta da família das caricáceas (Carica papaya), que atinge, não raro, altura de mais de cinco metros, porém de caule fibroso e não lenhoso.

O mamoeiro cresce rapidamente: em um ano chega à fase adulta. Em geral não ramificado, o caule é coroado por grandes folhas lobadas, com pecíolos ocos de até sessenta centímetros, que ao caírem deixam fundas cicatrizes.

Normalmente o mamoeiro é dióico, com flores masculinas e femininas produzidas em pés distintos. Há, porém, plantas hermafroditas ou monóicas, com flores de ambos os sexos. Nos pés tipicamente masculinos, as flores afuniladas, com cerca de 2,5cm de comprimento, agrupam-se na extremidade de pedúnculos com quase um metro de extensão e dão origem a frutas de gosto pouco apurado, os mamões-machos, mamões-de-cabo ou mamões-de-corda.

Os que dão frutos melhores são os pés femininos, cujas flores, brancas como as outras mas bem maiores, se apóiam em pedúnculos curtos formados nas axilas das folhas. Nas plantações de pés femininos, é preciso haver pelo menos dez por cento de mamoeiros-machos, para a fecundação. Já os pés hermafroditas, de flores pequenas em pedúnculos curtos, não dependem do pólen de outros pés para se fecundarem.

O mamoeiro propaga-se por sementes e não tolera o frio. As condições ideais de cultivo estão na faixa de 22o a 26o C e altitudes de até 200m acima do nível do mar.

O mamão, quando ainda verde, produz um suco leitoso em que se encerra a papaína, enzima semelhante, na ação digestiva, à pepsina, de origem animal. A papaína hidrolisa ou digere proteínas e é usada em vários remédios contra a má digestão e em preparados para amaciar carnes.

Fonte: www.biomania.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal