Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Pera  Voltar

Pera

Pera

Apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor a pera é ideal para regimes, pelo seu baixo valor calórico.

Contém vitaminas que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

A pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro.

Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Como contém muitas fibras, a pera é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

Conveniente e Nutritivo

Chamada de "fruta-manteiga" por muitos europeus em alusão à textura macia, aperaé ideal no lanche, na sobremesa ou até mesmo como acompanhamento.

Apesar de ser uma fruta consumida só ao natural, ela é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias, musses e cremes. Em pratos salgados, aperaé excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, o gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado.

A maioria daperaconsumida no Brasil é importada, sendo que o maior fornecedor é a Argentina. Principais variedades: Willians, D’Anjou e Packan’s Triumph. O pico de safra ocorre no mês de Março, onde o preço é mais acessível para o consumidor (variedade Willians). Existe peraimportada durante o ano inteiro.

A produção de uma única pereira é em média de 45 kg de frutos por ano. Em alguns casos pode chegar a 140 kg/ano.

Dicas para a conservação da pera

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte.

Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Dicas

Pera

Aperade boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

O suco deperaé usado como ingrediente em máscaras cosméticas, para revitalizar a pele seca e envelhecida.

Fonte:www.itofrutas.com.br

Pera

Pera

A pera é um fruto muito nutritivo de sabor adocicado.

Possui uma casca fina que pode ser, de acordo com a espécie, de cor amarela, verde ou vermelha.
A polpa também varia de acordo com a variedade, podendo ser macia, dura ou granulosa.
As variedades mais conhecidas no Brasil são: pera willians, pera-d'água, pera de pé curto e pera red (casca vermelha).
É rica em sais minerais como, por exemplo, sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio.
As vitaminas encontradas na pera são do tipo A, C e do complexo B.
Cada 100 gramas deste fruto apresenta, aproximadamente, 52 calorias.
É uma fruta rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal.
É uma fruta típica de regiões de clima temperado.
Na culinária, é utilizada para a fabricação de geléias, compotas, sorvetes e outros doces.
A árvore que produz este fruto chama-se pereira.

Fonte: www.guianet.com.br

Pera

Fruta importante dos climas temperados, a pera só é superada pela maçã em expressão econômica nessas regiões. Quase dez séculos antes de Cristo, Homero a menciona entre as espécies do pomar de Alcino, rei dos feácios, o que indica ter sido conhecida dos gregos antigos.
Pera é o fruto da pereira, árvore originária da Europa e da Ásia, que se propaga por enxertia e é cultivada em milhares de variedades, a maioria descendente da espécie Pyrus communis. Como outras espécies da família das rosáceas, entre elas a maçã, o pêssego e a ameixa, a pera depende de bastante frio no inverno para produzir a contento. No Brasil o cultivo da pera é feito com sucesso na região Sul e, em escala modesta, em áreas acima de 600m de altitude no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A chamada pera-d"água destaca-se entre as variedades que se aclimatam bem às serras do Sudeste.
A pereira começa a frutificar com três ou quatro anos e continua a produzir até cerca de trinta anos. O florescimento, no Brasil, ocorre em agosto e setembro, ao passo que a maturação das frutas se conclui em fevereiro e março. Plantada em espaçamentos de sete por sete metros ou, no caso de variedades de porte ereto, de quatro por quatro metros, a pereira é conduzida por uma poda inicial de formação que lhe dá forma de taça, e por sucessivas podas anuais, que visam a provocar novas bifurcações dos galhos. Os dois tipos de poda se fazem durante o repouso vegetativo de inverno, quando a árvore está completamente sem folhas.

Fonte: biomania.com

Pera

Aperaé muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico.

Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

Contendo ainda vitaminas A e C, aperaé uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Como contém muitas fibras, aperaé boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

Aperade boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, aperaé também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existeperaimportada de fevereiro a setembro.

Fonte:www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Pera

A CULTURA DA PERA

As pereiras cultivadas no Brasil são das espécies P. communis L., P. serotina R. e P. bretschneideri R, da família Rosaceae. São frutíferas típicas de clima temperado, com centro de origem euro-asiático, com referências à Europa Central, China, Japão e Indonésia. Cultura permanente, exigente em tratos culturais, que imprescinde de polinização cruzada. O plantio deve ser feito com base em mudas enxertadas dos melhores cultivares disponíveis.Os frutos podem ser consumidos tanto ao natural como industrializados, como compotas, sucos e adicionados em iogurtes.

Cultura apropriada para regiões serranas, frescas e solos férteis. Ultimamente, tem-se dado ênfase à utilização do marmeleiro ou das próprias peras orientais como seu porta-enxerto.

CULTIVARES

Híbridos IAC

Primorosa (IAC 9-3)

Centenária (IAC 9-47)

Seleta (IAC 16-28)

Triunfo (IAC 16-34)

Tenra (IAC 15-20, polinizante)

Peras rústicas tradicionais

Tipo D’Água

Branca, D’Água e Valinhos, D’Água de São Roque

Tipo Francesa

Madame Sieboldt e Grazzine

Tipo Dura ou D’Água de outono

Kieffer, Limeira, Schmidt e Parda

Peras orientais

Okussankichi

Hosui

Kosu

Atago

Yari (para as regiões mais frias)

Pera européia

Packham’s Triumph (para as regiões mais frias).

PORTA-ENXERTOS

Pereiras comuns (‘Kieffer’ ou ‘Parda’)

Pyrus betulaefolia Bunge

Pyrus calleryana Decne e marmeleiros (‘Portugal’ e ‘Provence’)

ÉPOCA DE PLANTIO

Mudas de raízes nuas (transplante): julho a agosto; período das águas.

ESPAÇAMENTO

Com porta-enxerto de pereira:7 x 5m (convencional), 5 x 2m a 6 x 3m (adensado)
Com porta-enxerto de marmeleiro:4 x 2m.

MUDAS NECESSÁRIAS

285, 556 a 1.000 e 1.250/ha, de acordo com o espaçamento.

CONTROLE DA EROSÃO

Plantio em nível ou cortando as águas, patamares ou banquetas nos terrenos mais declivosos e capinas ou roçadeiras em ruas alternadas, na época das águas; cobertura morta sob as copas ou nas linhas das plantas.

CALAGEM

De acordo com análise de solo, aplicar calcário para elevar a saturação por bases a 70%. Aplicar o corretivo por todo o terreno, antes do plantio ou mesmo durante a exploração do pomar, incorporando-o através de aração e gradagem.

ADUBAÇÃO DE PLANTIO

Aplicar, por cova, 2kg de esterco de galinha ou 10kg de esterco de curral, bem curtido, 1kg de calcário magnesiano, 200g de P2O5 e 60g de K2O, com antecedência de pelo menos 30 dias do plantio. Em cobertura, a partir da brotação das mudas, ao redor da planta, 60g de N, em quatro parcelas de 15g, de dois em dois meses.

ADUBAÇÃO DE FORMAÇÃO

No pomar convencional e em formação, de acordo com a análise de solo e por ano de idade, aplicar 20 a 60 g/planta de cada um dos nutrientes: N, P2O5 e K2O; efetuar a aplicação de N em quatro parcelas, de dois em dois meses, a partir da brotação.

ADUBAÇÃO DE PRODUÇÃO

No pomar convencional adulto, em produção (a partir do 7º ano), dependendo da análise de solo e da produtividade, aplicar anualmente 70 a 140kg/ha de N, 20 a 90 kg/ha de P2O5 e 20 a 100 kg/ha de K2O, e 2 t/ha de esterco de galinha, ou 10 t/ha de esterco de curral, bem curtido. Após a colheita, distribuir o esterco, fósforo e potássio, na dosagem anual em coroa larga, acompanhando a projeção da copa no solo e, em seguida, misturá-los com a terra da superfície. Aplicar o nitrogênio, parceladamente, de dois em dois meses, a partir do início da brotação.

Observação

Para plantios adensados ou com porta-enxerto de marmeleiro, aplicar os adubos no pomar em formação e no adulto, de modo similar aos plantios convencionais, reduzindo as dosagens proporcionalmente à área ocupada por planta.

IRRIGAÇÃO

Aconselhável nas estiagens da primavera, em bacias, sulcos ou por gotejo, ou sua substituição parcial por cobertura morta em áreas de adequado equilíbrio hídrico do solo.

OUTROS TRATOS CULTURAIS

Capinas, podas de formação, de limpeza e de frutificação; condução forçada das plantas (taça) e raleio dos frutos. Herbicidas: diquat, paraquat, glyphosate, simazine e linuron.

CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS

No inverno

Cianamida hidrogenada para quebra de dormência, calda sulfocálcica concentrada, oxicloreto de cobre e óleo mineral

Na vegetação

Fungicidas, tendo por base oxicloreto de cobre, captan, mancozeb, thiram, thiophanate methyl, dodine, folpet, enxofre, thiabendazole

Inseticidas

Parathion methyl, dichlorfon, fenthion, ethion, azinphos ethyl, phosmet, enxofre, malathion, óleo mineral, fenitrothion, dimethoate.

COLHEITA

Dezembro a abril: safras comerciais a partir do 5º ano de instalação do pomar

Ponto de colheita: frutos de vez, para perfeito sazonamento

Colheita manual em cestas rasas ou em caixas

PRODUTIVIDADE NORMAL

10 a 30 t/ha de frutos, em pomares adultos, racionalmente conduzidos e conforme o espaçamento.

Fonte:www.todafruta.com.br

Pera

Pera

Asperassão consideradas a fruta por excelência para um bebê, é o fruto ideal para introduzir nestes futuros adultos o salutar hábito de proteger o corpo com alimentos saudáveis.

A pera é muito apreciada pelas suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor.

A pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geleias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Contém cerca de 56 calorias em 100 gramas.

Fonte:www.frutasclasse.com

Pera

Pera

A pera é o fruto de uma árvore que pertence à mesma família da macieira. Existem inúmeras variedades de pera, que se diferenciam em forma, tamanho, cor, consistência, sabor, aroma e casca. Pode ter o formato de um violão, de uma bola, etc, com tamanhos que podem variar de 6 a 15 cm de comprimento. A cor pode variarentre o verde, o amarelo, o castanho e o vermelho. Quanto à consistência, os tipos de pera variam entre a dura e granulosa e a macia e cremosa, que se desmancha na boca. Entre as muitas variedades cultivadas no Brasil, principalmente no sul do país, e as importadas, as mais conhecidas são: pera d'água (ou dona joaquina), muito saborosa e de consistência delicada; pera da aguieira, muito suculenta e aromática; pera de pé curto, arredondada e semelhante à maçã; pera de almeida, natural da França, onde é conhecida como duchesse d'Angoulème; pera de arrátel, também chamada pera gigante. Além dessas, também são cultivadas outras variedades, como pera de cristo, pera de bom cristão, pera de ferro, pera de engonxo e pera de refego. Apesar de ser uma fruta consumida só ao natural, lea é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias e cremes. Em pratos salgados, a pera é excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, o gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado.

O valor nutritivo da pera depende do seu grau de maturação. Quando passada, perde cerca de 3/4 do valor de seus nutrientes. Verde, faz mal para o estômago porque se torna indigesta. No entanto, quando está no ponto, ela é uma fruta excelente. Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, quase todos concentrados junto à casaca. Para as pessoas de aparelho digestivo delicado, recomendam-se asperas macias, descascadas ou, de preferência cozidas.

A pera de boa qualidade tem casca firme, sem ser dura (a casca dura indica que a fruta foi colhida antes do tempo e logo ficará murcha, esfarelada e sem sabor), é limpa, sem cortes nem machucados e sem manchas nem picadas de insetos. Para o consumo imediato, compre perastenras, sem marcas de apodrecimento.

Conserve asperasem lugar fresco, seco e arejado. Não guarde na geladeira porque ela perde parte do aroma e do sabor.

Fonte:www.horti.com.br

Pera

Pera

Apereiraé uma árvore de pequeno ou médio porte que se desfolha antes da floração. Originária da região mediterrânea da Europa, restos arqueológicos demonstram que já era cultivada desde 3.000 anos AC. Existem mais de 600 espécies, sendo a Pyris communis a mais conhecida. O fruto (pera) tem formato oval ou arredondado.

Informações Nutricionais

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 12
Proteínas (g) 0
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 2
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 2
Vitamina B1 (mg) 20
Vitamina B2 (mg) 40
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 4
Minerais Sódio (mg) 19
Potássio (mg) 125
Cálcio (mg) 11
Fósforo (mg) 11
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 56

Como Comprar

Escolha as peras sem cortes, rachaduras ou manchas pardas, com consistência firme mas não rija.

Como Conservar

Conserva-se por uma semana, em geladeira.

Como Consumir

Consome-se crua ou na forma de compotas, geléias e doces.

Fonte:www.ceasacampinas.com.br

voltar 12avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal