Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pera  Voltar

Pera

 

Pera
Pera

Pera
Pera

As peras são frutos valiosos que têm sido amplamente utilizados e saboreado por seu delicioso sabor desde os tempos antigos.

Além de ser uma fruta saborosa é excelente para uma dieta.

Alguns dos benefícios de saúde de peras incluem sua capacidade para ajudar na perda de peso, melhorar a digestão, melhorar a saúde do coração, a regular os níveis de fluidos do corpo, reduzir a pressão arterial, aumentar a capacidade cognitiva, prevenir o câncer, promover a cicatrização de feridas e reparação de tecidos, defender contra nascimento defeitos, estimular o sistema imunológico, reduzir a inflamação, aumenta o metabolismo, melhorar a circulação, proteger contra a osteoporose, garantindo uma pele mais saudável, olhos e cabelo.

O termo "pêra", na verdade, descreve uma série de árvores e arbustos do gênero Pyrus, da grande família Rosaceae.

A Fruta

Fruta importante dos climas temperados, a pera só é superada pela maçã em expressão econômica nessas regiões. Quase dez séculos antes de Cristo, Homero a menciona entre as espécies do pomar de Alcino, rei dos feácios, o que indica ter sido conhecida dos gregos antigos.

Pera é o fruto da pereira, árvore originária da Europa e da Ásia, que se propaga por enxertia e é cultivada em milhares de variedades, a maioria descendente da espécie Pyrus communis. Como outras espécies da família das rosáceas, entre elas a maçã, o pêssego e a ameixa, a pera depende de bastante frio no inverno para produzir a contento. No Brasil o cultivo da pera é feito com sucesso na região Sul e, em escala modesta, em áreas acima de 600m de altitude no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A chamada pera-d"água destaca-se entre as variedades que se aclimatam bem às serras do Sudeste.

A pereira começa a frutificar com três ou quatro anos e continua a produzir até cerca de trinta anos. O florescimento, no Brasil, ocorre em agosto e setembro, ao passo que a maturação das frutas se conclui em fevereiro e março. Plantada em espaçamentos de sete por sete metros ou, no caso de variedades de porte ereto, de quatro por quatro metros, a pereira é conduzida por uma poda inicial de formação que lhe dá forma de taça, e por sucessivas podas anuais, que visam a provocar novas bifurcações dos galhos. Os dois tipos de poda se fazem durante o repouso vegetativo de inverno, quando a árvore está completamente sem folhas.

A pera

A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico.

Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

Contendo ainda vitaminas A e C, a pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Como contém muitas fibras, a pera é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

Aperade boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte.

Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existeperaimportada de fevereiro a setembro.

Conveniente e Nutritivo

Chamada de "fruta-manteiga" por muitos europeus em alusão à textura macia, aperaé ideal no lanche, na sobremesa ou até mesmo como acompanhamento.

Apesar de ser uma fruta consumida só ao natural, ela é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias, musses e cremes. Em pratos salgados, aperaé excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, o gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado.

A maioria daperaconsumida no Brasil é importada, sendo que o maior fornecedor é a Argentina.

Principais variedades: Willians, D’Anjou e Packan’s Triumph. O pico de safra ocorre no mês de Março, onde o preço é mais acessível para o consumidor (variedade Willians). Existe peraimportada durante o ano inteiro.

A produção de uma única pereira é em média de 45 kg de frutos por ano. Em alguns casos pode chegar a 140 kg/ano.

Dicas para a conservação da pera:

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte.
Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Dicas

Aperade boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

O suco deperaé usado como ingrediente em máscaras cosméticas, para revitalizar a pele seca e envelhecida.

Fonte: www.organicfacts.net/biomania.com

Pera

Família: Rosáceas.

Género: Pyrus

Nome popular: Pera, pereira, pereira-exótica, pereira-de-afrodite, pereira-de-vênus.

Partes utilizadas: Casca do tronco, folha e fruto.

As peras são consideradas a fruta por excelência para um bebê, é o fruto ideal para introduzir nestes futuros adultos o salutar hábito de proteger o corpo com alimentos saudáveis.

Composição

Baixo conteúdo calórico (100g equivalem a 50 calorias).

O conteúdo de ácidos é menor que o da maçã, mas tem mais açúcar (esta quantidade varia de 6 a 13% conforme a maturidade da fruta).

Valiosas substâncias minerais básicas, maior que na maçã. Contém cálcio, magnésio, não possui sódio e cloro. Possui excesso de potássio.

Certa quantidade em ácidos fosfórico e silícico, em enxofre e em óxido de ferro. Precariedade em vitaminas - falta vitamina A. Quantidade pequena em vitaminas; procaroteno (0,014 mg), vitamina B1 (0,065 mg) e B2 (0,1 mg), vitamina C (3 mg para cada 100 gramas).

Hidratos de carbono, abundantes nas paredes celulares da pera; um destes é a pectina que absorve tóxinas intestinais (Stepp, Prof. Dr. med. Wilhelm, ABC der Gesundheit, Verlag Carl Gerber, München).

Contém cerca de 56 calorias em 100 gramas.

Indicações

Hidropisias e eliminação de inchaços edematosos característicos dos doentes do aparelho circulatório e dos rins, devido a sua grande quantidade em potássio e falta de sal, em combinação também pela falta (não possui) de proteínas e gorduras a torna eficaz nos tratamentos de eliminação de gorduras.

Eficaz no tratamento contra a obesidade (consumida crua ou cozida, combinadas as vezes com pão integral e iogurte no lugar da alimentação normal - não foi determinado o tempo de uso). Possui leve ação diurética, depurativa e laxante. A pera crua pode ser pesada para doentes das vias gastrintestinais, mas cozida é digerível, não causando flatulência (cada caso deve ser analisado se é melhor crua ou cozida - pessoas sãs devem preferir peras cruas).

Em caso de haver grande sensibilidade de estômago e intestino, deve-se empregar o suco de peras cruas ou cozidas para conseguir a eliminação do sal e com ele a desidratação (pode combinar com outros tipos de sucos de frutas para uma cura a base de frutas).

Pêra (o cobre, folato e vitamina C)

Quando se fala em pera se pensa em cobre. A pera é uma das raras fontes de cobre da natureza.

Lave-as cuidadosamente. Coma-as com casca. Elas também possuem um alto teor de vitamina C.

Em princípio, evite os suplementos vitamínicos; mas eles não são proibidos, desde que sugeridos por especialistas.

Muitos suplementos alimentares ajudam por um lado, e, ao mesmo tempo, destroem nutrientes, pelo outro. Cuidado. Prefira os caminhos naturais. A natureza não nasceu numa indústria...

Por exemplo, se você está em idade que tenha propensão a degeneração macular (perda de visão continuada), coma no mínimo 2 peras por dia. Com isso, você estará recebendo 20% de cobre e 20% de vitamina C que o seu corpo necessita.

Dentro dessa visão preventiva, você se alimentará, e terá o prazer de comer uma fruta saborosa e reforçar as atividades metabólicas, por força de uma alta presença dos folatos (vitamina B).

Não podemos esquecer dos seus poderes de prevenção cardiovascular, da ação significativa anti-radicais-livres, além de baixarem significativamente o colesterol ruim (LDL) e ainda multiplicarem os glóbulos vermelhos.

Duas ou três peras por dia lhe afastam da degeneração das células do cólon, e com isso evitam os cânceres nesse órgão.

Abuse de peras (e maçãs). Coma-as no intervalo entre as refeições, mas nunca esqueça de ingeri-las sempre após as proteínas.

Com isso você evita os piques insulínicos que conduzem à gordura visceral. Coma primeiro qualquer proteína (não industrializada) e só depois coma as suas peras.

Nunca esqueça: não é só aquilo que se come; também é a hora em que se come.

Pera

Fonte: www.plantaservas.hpg.ig.com.br/www.dontmakediet.com

Pera

Pera portuguesa

Pera

Propriedades

Rica em sais minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre e magnésio. Ela também é fonte das vitaminas A, C e do complexo B.

Recomendações

A pera tem propriedade digestivas e laxativas e auxiliam nos problemas de prisão de ventre.

Propriedades medicinais da pera

A pera é produto de uma árvore de porte alto, de tronco grosso, originária da Europa Central, onde se encontra em estado silvestre. A pereirase aclimatou nos Estados do Sul do País, mas não produz peras tão belas e saborosas como as européias.

Ajuda a tratar de:

Ânsias de vômito, cálculo renal, cistites, desnutrição, eliminação de toxinas, gota, pele cansada, pressão alta, regularização do ácido úrico, reumatismo.
Indicada na prevenção de pressão alta.
Anti-diarréica.
Alimento nutritivo indicada na recuperação de doenças.

Utilidades Medicinais

Constipação intestinal: Fazer refeições exclusivas de pera, de preferência como desjejum.
Distúrbios Digestivos:
Proceder como indicado em constipação intestinal
Hipertensão arterial:
Recomenda-se substituir refeições por peras e passar alguns dias só com peras, regularmente.
Inapetência:
Proceder como indicado em constipação intestinal.
Doenças dos Rins:
Proceder como indicado em hipertensão arterial.

Compra

Procure peras de casca firme e avermelhada. Elas não devem possuir cortes, rachaduras ou manchas.

Higienização do fruto

Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe mergulhado durante 3 minutos. Depois lave com esponja e enxágue bastante. Por último, coloque o alimento numa mistura de 1 litro de água e 1 colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágue e seque bem antes de armazená-lo. Assim você diminuirá o risco de contaminação por bactérias.

Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br

Pera

Pera

Pera

Melhores variedades: Seleta (IAC 16-28), triunfo (IAC 16-34), pera d'água, madame sieboldt Kieffer e smth.

Época de plantio: Julho - agosto.

Espaçamento:

7 x 5m, com porta-enxerto depereira
4 x 2m, com porta-enxerto de marmeleiro.

Mudas necessárias: 285 a 1.250/hectare.

Combate à erosão: Plantio em nível, uso de terraços patamares ou banquetas, capinas em ruas alternadas etc.

Adubação por planta

Plantio: na cova:

20Kg de esterco de curral
1Kg de fosfato natural
150g de cloreto de potássio
500g de calcário magnesiano

Em cobertura

200g de Nitrocálcio, em quatro parcelas

No pomar em formação

40 a 60 de cada um dos nutrientes - N , P2O5 e K2O - por ano de idade

No pomar adulto: Enxertada sobre marmeleiro

Após a colheita

5kg de esterco de galinha
1Kg de superfosfato e 400g de cloreto de potássio

Na vegetação: Três a quatro aplicações de 400 a 500g de sulfato de amônio.

Tratos culturais: Capinas, podas de limpeza e tratamentos fitossanitários.

Combate à moléstias e pragas

No inverno:calda sufocálcica concentrada
Na vegetação:fungicidas modernos de 15 em 15 dias
Moscas-das-frutas:Fenthion e Dimethoate.
Produção normal:15 a 30t/ha de frutos.
Época de colheita:dezembro - abril.

Uso Nutricional

É uma fruta pobre em proteínas e vitaminas, porém importante devido aos ácidos orgânicos, minerais, pectina e a água que possui.

São consumidas cruas na forma de sucos, em conservas e desidratadas, no preparo de tortas, compotas, geléias e cremes.

Os oligo-elementos presentes são o boro, cobre, molibdenio, zinco, cobalto, arsênio, iodo e flúor. Dos aminoácidos, os mais abundantes são lisina, leucina e fenilalanina, sendo todos eles essenciais ao organismo, outros como glicina, ácido aspártico, glutamina, cistina e tirosina.

Dos ácidos orgânicos os mais importantes são o málico e o cítrico. Pode ser consumida pelas pessoas diabéticas pois tem baixa concentração de sacarose e calorias; 100 gramas de pera produzem 56 calorias.

Possui enzimas que ajudam na digestão do alimento, como amilase, caralase e peroxidase.

O aroma típico da pera é atribuído à presença de Esteres, e existem vários deles na fruta. Ricas em água, útil para ser consumida especialmente no verão, para repor o líquido perdido com o calor.

As sementes da pera contém proteínas, gordura, lecitina, açúcares, fibras e cinzas, delas pode-se extrair um óleo claro, similar ao da maçã, que pode ser usado na culinária. Os ácidos graxos deste óleo são 90% insaturados.

Outras vitaminas presentes são o inositol e vit. B6, a concentração maior das vitaminas, especialmente a C, encontra-se na casca, daí que, com o uso de agrotóxicos, ao ter que eliminar a casca, percamos ainda mais vitaminas.

A pera de boa qualidade, apresenta-se firme, sem machucados. Ao partir ou descascar a pera e não consumir na hora, em contato com o ar a fruta sofre processo de oxidação e escurece. Para evitar isto, é só pingar sumo de limão e guardar na geladeira.

Uso O suco de pera é usado como ingrediente em máscaras para revitalizar pele seca e envelhecida.

Composição Química

Os ramos da árvore contêm arbutina, betulina, ácido betulínico, damosterol hidroquinona, lupeol, quercitina. Arbutina, ácido betulínico hidroquinona, lupeol e beta-sisterol, mostraram atividade bacteriostática (detêm o crescimento) de Echericha coli, Salmonella typhy, Shigelle flaxueri., e Stafilococus aureus).

A fruta é rica em em açúcares reduzidos dos quais a frutose encontra-se em concentração de 80% do total de açúcares.

Outros açúcares são maltose, galactose, xilose, glucose, sorbital e carboidratos mais complexos como o amido e a celulose.

Possui também taninos como as leucoantocianinas e polifenoes como o ácido gálico, elágico e clorogênico.

A casca do tronco possui friedelina, epifriedelinal e beta-sisterol.

Fonte: www.agrov.com

Pera

Pera

Apereiraé uma árvore de pequeno ou médio porte que se desfolha antes da floração.

Originária da região mediterrânea da Europa, restos arqueológicos demonstram que já era cultivada desde 3.000 anos AC.

Existem mais de 600 espécies, sendo a Pyris communis a mais conhecida. O fruto (pera) tem formato oval ou arredondado.

Pera

Valores Nutricionais

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 12
Proteínas (g) 0
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 2
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 2
Vitamina B1 (mg) 20
Vitamina B2 (mg) 40
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 4
Minerais Sódio (mg) 19
Potássio (mg) 125
Cálcio (mg) 11
Fósforo (mg) 11
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 56

 

Pera

Como Comprar

Escolha as peras sem cortes, rachaduras ou manchas pardas, com consistência firme mas não rija.

Como Conservar

Conserva-se por uma semana, em geladeira.

Como Consumir

Consome-se crua ou na forma de compotas, geléias e doces.

A pera é o fruto de uma árvore que pertence à mesma família da macieira. Existem inúmeras variedades de pera, que se diferenciam em forma, tamanho, cor, consistência, sabor, aroma e casca.

A cor pode variar entre o verde, o amarelo, o castanho e o vermelho.

Quanto à consistência, os tipos de pera variam entre a dura e granulosa e a macia e cremosa, que se desmancha na boca.

Valor nutritivo

O valor nutritivo da pera depende do seu grau de maturação. Quando passada, perde cerca de ¾ do valor de seus nutrientes. Verde, faz mal para o estômago porque se torna indigesta. No entanto, quando está no ponto, ela é uma fruta excelente.

Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, quase todos concentrados próximos à casca. Para as pessoas de aparelho digestivo delicado, recomendam-se as peras macias, descascadas ou, de preferência, cozidas.

A pera de boa qualidade tem casca firme, sem ser dura (a casca dura indica que a fruta foi colhida antes do tempo e logo ficará murcha, esfarelada e sem sabor), é limpa, sem cortes nem machucados e sem manchas nem picadas de insetos. Para o consumo imediato, compre perastenras, sem marcas de apodrecimento.

Conserve as peras em lugar fresco, seco e arejado. Não guarde na geladeira porque ela perde parte do aroma e do sabor.

Valores Nutricionais

Porção 100 g
Kcal 63.3
HC 14.1
PTN 0.6
LIP 0.5
Colesterol 0
Fibras 2.3

Tabela de composição nutricional (100 g de porção)

Energia (kcal)

41

Água (g)

85,1

Proteína (g)

0,3

Lípidos (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

9,4

Fibra (g)

2,2

Vit A (µg)

2,0

Vit B1 (mg)

0,02

Vit B2 (mg)

0,02

Vit B3 (mg)

0,20

Vit C (mg)

3,0

Sódio (mg)

8,0

Potássio (mg)

150,0

Fósforo (mg)

10,0

Magnésio (mg)

9,0

Ferro (mg)

0,3

mg = miligramas.
µg = micrograma 
Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006. 

Fonte: www.ceasacampinas.com.br/www.rgnutri.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal