Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Quiabo - Página 3  Voltar

Quiabo

O quiabo (nome científico Abelmoschus esculentus) é uma planta da família da Malva (Malvaceae) e tem origem provável na África. Também é conhecido por outros nomes populares como quimbobô, gombô, quimbombô e gobo.

A planta é arbustiva anual, com caule ereto esverdeado ou avermelhado, e atinge de 1 a 1,7 metros de altura. É uma hortaliça de clima quente e por isso é uma das cultivares mais bem adaptadas ao clima tropical brasileiro. Temperaturas baixas causam danos aos frutos e impedem o pleno crescimento da planta. A parte utilizada na culinária é o seu fruto, uma cápsula cheia de sementes brancas e redondas, numa consistência viscosa.

O quiabo é dividido em dois grupos, conforme o formato dos frutos, que podem ser cilíndricos ou quinados. Enquanto a parte externados frutos cilíndricos é lisa a dos quinados écomposta de cinco saliências. Quanto à coloração dos frutos, eles podem ser verdes, roxos ou amarelos.

Quiabo
Quiabo Santa Cruz 47

No Brasil, o tipo mais produzido e consumido é o cilíndrico verde e a principal cultivar é o Quiabo Santa Cruz 47.

Do mesmo grupo também se destaca o Quiabo Amarelinho.

Os dois são destinados ao mercado interno. Nos últimos anos, está crescendo o plantio do quiabo do tipo americano (quinado verde), este destinado ao mercado da América do Norte e europeu.

Quiabo Clemson
Quiabo Clemson Americano 80

Os estados brasileiros que mais produzem quiabo são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

O preparo culinário é fácil e variado. Não é preciso descascá-lo, basta remover suas pontas. Pode ser preparado cozido, refogado ou frito, mas também pode ser consumido cru, neste caso quando os frutos ainda são pequenos, menores que 5 cm de comprimento. É utilizado no preparo de pratos famosos como o frango com quiabo, o caruru e com a costelinha de porco. Também é saboroso no preparo de saladas frias, com tomate e pimentão.

No cultivo, o quiabo prefere solos com PH de 5,2 a 6,8.

Seu ciclo é de 70 a 80 dias e alcança uma produtividade de 15 mil a 20 mil quilos por hectare plantado. É uma ótima opção para os produtores.

O ponto ideal de colheita é quando os frutos estão tenros, bem cheios e firmes e sua ponta quebra com facilidade quando dobrada. Se a ponta apenas dobrar, sem quebrar, é sinal de que o fruto está murcho ou fibroso. A preferência do mercado é para frutos de cor verde intensa e com comprimento menor que 12 cm.

Fonte: isla.com.br

Quiabo

Quiabo

O caipira que veio da África

O quiabo é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia, sendo introduzido no Brasil pelos escravos.

O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.

COMO COMPRAR

O quiabo é uma hortaliça de clima quente, com a maior oferta e os menores preços ocorrendo de janeiro a maio. Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.

COMO CONSERVAR

Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida.

O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois ficam escuros e deterioram-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar os frutos, estes devem ser levados, picados e acondicionados em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.

Para congelar frutos inteiros, é recomendável lavá-los, secá-los, e em seguida deixá-los por 2 a 3 minutos em água fervente, por 4 a 5 minutos no vapor, ou por 3 1/2 a 4 1/2 minutos no microondas. Depois, deve-se secar os frutos e, quando estes estiverem frios, colocá-los em saco de plástico, retirando todo o ar com bombinha de vácuo. Após, deve-se lacrar o saco e levar ao congelador.

COMO CONSUMIR

O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que 5 cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde. O descongelamento dos frutos pode ser lento, na parte inferior da geladeira ou rápido, direto ao fogo, durante o preparo do prato.

DICAS

Para evitar a baba, cozinhe ou frite o quiabo; somente o quiabo picado dá baba. Ou lave os frutos inteiros, seque-os, esfreque-os com caldo de limão. Após 15 minutos lave-os, corte as pontas e cabos e cozinhe-os.

O suco de limão não deve ser utilizado durante o cozimento para retirar a baba, pois altera a cor e o gosto dos frutos.

Fonte: www2.correioweb.com.br

voltar 123456avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal