Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Soja  Voltar

Soja

Soja

Explicações sobre a Soja

A soja é um dos mais antigos produtos agrícolas que o homem conhece.

A soja é usada para a fabricação de tintas, vernizes, resinas, farmacêutica, essências, cosméticos e comestíveis. A soja é um alimento completo que pode perfeitamente contribuir com a redução dos índices de mortalidade por desnutrição. Seu alto teor de ferro é ótimo para combater a anemia. Ela tem várias vantagens sobre as carnes, tais como: não excita os centros nervosos e não aumenta a pressão sangüínea, além de ser utilizada em dietas e nos tratamentos que retardam o processo de envelhecimento.

A soja é um alimento indispensável na alimentação das pessoas desnutridas e anêmicas. Em um quilo de soja, você está ingerindo a quantidade de proteína suficiente para nutrir um adulto por uma semana. Mas tem muitas pessoas que acham a soja amarga, mas isso não passa de uma desculpa, pois como será possível criar vários pratos apetitosos, bonitos e principalmente saudáveis (pois contém grande quantidade de proteína) com a soja.

VALOR NUTRICIONAL DA SOJA

A soja é rica em proteínas, minerais hidratos de carbono, fibras, vitaminas e gordura, mas essas são gorduras não saturadas, ou seja o nosso corpo necessita dessa gordura.

Calorias

141

Cálcio (mg)

83

Gordura (g)

7,3

Fibras (g)

6,1

Ácido Fólico (mcg)

54

Ferro (mg)

3

Potássio (mg)

520

Proteínas (mg)

14

Vitaminas E (mg)

1,1

Zinco (mg)

0,9

VALOR NUTRICIONAL DA SOJA E SEUS DERIVADOS

Proteínas

A quantidade de proteína que a soja contém está em torno de 30 a 45%. Ou seja, 100 gramas de soja temos de 30 a 45% de proteína vegetal. Possui duas vezes mais proteínas do que a carne e uma e meia mais do que o feijão comum.

Gorduras

Depois do amendoim, o Feijão de soja é de alto teor de gordura e de ótima qualidade. Entram em sua constituição ácidos gordurosos não saturados, ácido linoleíco e arquidômico, essencial a alimentação humana.

Hidrato de Carbono

O Feijão Soja tem em torno de 10 a 17% de hidratos de carbono.Porém apenas a quantidade de apenas 2% desta cota é que sob forma de amido absorvível pelo organismo humano. Por esta razão, o Feijão Soja é o alimento excelente para pessoas diabéticas, obesas ou em regimes para perda ou manutenção do peso.

Vitaminas

Em 100 gramas do Feijão Soja encontra-se: caroteno, tiamina ou vitamina B1, riboflavina ou vitamina B2, niacina ou vitamina B3, ácido nicotínico e ácido ascórbico.

Minerais

Para cada 100 gramas de Feijão Soja, seco ou cru, temos 5 gramas de minerais, dentre eles: sódio, potássiom fósforo, ferro, magnésio e zinco. A farinha de soja contém fósforo e cálcio em proporções mais elevadas do que o leite, ou o trigo integral, na proporção de duas vezes mais cálcio e cinco vezes mais fósforo que o leite de vaca.

Fibra

Cada xícara de Feijão Soja cozido contém 3 gramas de fibra. A casca do Feijão Soja é rica em fibra, não dispõe de substâncias nocivas ao organismo, pois não é tóxica.

Propriedades Medicinais da Soja

Os alimentos provenientes da soja são altamente recomendados para a prevenção das seguintes ‘‘doenças’’:

Excesso de colesterol no sangue

Doenças no coração

Doenças do fígado (lesões celulares)

Doenças dos rins

Diabetes

Doenças

Raquitismo

Tuberculose

Doenças da pele

Anemia

Afecções pulmonares

A soja tem varios nutrientes, que previnem contra essas doenças, algumas doenças são causadas por falta de algum nutriente, a soja contem todos os nutrientes que ajudam a prevenir as doenças citadas acima.

ATENÇÃO

A Soja ela ajuda a combater, você nao pode ingerir muita soja, pensando que ela vai curar sua doença, pois não é esse o objetivo deste conteúdo.

SOJA NO BRASIL

No final dos anos 60 a soja teve grande expansão de plantio aqui no Brasil, graças as vantagens e os creditos(redução de preços para o plantio e a conservação da soja) oferecidos pelo governo brasileiro para os produtores não só de soja.

No inicio dos anos 70, devido ao crescimento dos rebanhos bovinos na Europa Ocidental e Estados Unidos, a demanda por soja aumentou, inclusivepara a fabricação de rações. No decorrer dos anos 70 a agricultura no Brasil, sofreu rápidas e profundas transformações, principalmente pelo plantio da soja e da cana-de-açucar, por se tratarem de culturas de exportação. No ano de 1987 o Brasil produzia anualmente 14 mil toneladas , sendo assim o segundo maior produtor de soja no Brasil.

Carne de Soja

Obtida do grão de soja, após o processo de extração do seu óleo, a proteína de soja ou "Carne de Soja" como é popularmente conhecida, é constituída em média de 53 % de proteína de alto valor biológico. Absorve o sabor dos temperos facilmente, e por ser um produto pré-cozido, necessita apenas ser hidratada em água morna por 5 minutos, dispensando cozimento prolongado.

Utilização: por ser extremamente versátil, pode substituir a carne moída em diversas preparações, como Strogonof, feijoada vegetariana, hamburgers, croquetes, picadinhos, recheios, caçarolas, sopas, refogados, etc...

Tabela Nutricional Proteína Texturizada de Soja(Carne de Soja)

Tabela Nutricional por 100 gramas de soja

Calorias

280

Niacina

3,0 mg

Proteínas

53 g

Zinco

5,5 mg

Lipídios

1,0 g

Potássio

2.200 mg

Glicídios

31 g

Cálcio

340 mg

Vitamina B1

0,6 mg

Fósforo

700 mg

Vitamina B2

0,33 mg

Ferro

8,0 mg

Vitamina B6

0,50 mg

Manganês

2,6 mg

Ácido Fólico

0,35 mg

Fibras

3,0 g

Acido Pantotênico

0,33 mg

Colesterol

0 mg

Biotina

0,07 mg

 

 

ÓLEO DE SOJA

O óleo de soja, é mais um produto que é produzido através da soja, esse óleo é usado na cozinha principalmente para fritura dos alimentos(pastéis, sonhos...) também usamos o óleo de soja em saladas, na salada de maionese, por exemplo. Podemos fazer quase todo tipo de comida com o óleo de soja.

No óleo de soja industrializado também é acrescentado Antioxidante Acido Cítrico.

Valor Nutricional do Óleo de Soja Primor® ( 100ml )

Calorias

828

Proteínas

0

Glicídios

0

Lipídios

92

Fibra Alimentar

0

Fonte: amora.cap.ufrgs.br

Soja

Soja

Essa cultura tem como centro de origem a região leste da China, onde sofreu domesticação por volta do século XI a.C. No Brasil, o primeiro registro da introdução da soja data de 1882, na Bahia, por Gustavo Dutra. Diversos outros registros históricos indicam que a soja ''amarela'' foi inicsialmente plantada na Estação Agronômica de Campinas, em 1891, para teste como planta forrageira.

A partir da década de 70, a cultura da soja evoluiu significativamente nos estados produtores, não só no Sul, mas também nos estados do Centro-Oeste do Brasil.

Com o desenvolvimento de novos cultivares adaptados às diferentes regiões agroclimáticas do País, o Brasil tornou-se o segundo maior produtor mundial de soja.

A soja (Glycine max) é uma das principais fontes de proteína e óleo vegetal do mundo. Ela tem sido cultivada comercialmente e utilizada nas alimentações humana e animal por milênios, sem nenhum registro de danos causados aos consumidores ou ao meio ambiente.

A soja é amplamente cultivada em vários países do mundo. Os principais produtores mundiais são os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina e a China. No Brasil, as principais áreas produtoras estão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do País.\r Os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e de Goiás são os principais produtores de soja do Brasil.

A soja no Brasil é predominantemente utilizada para o processamento do grão em óleo e proteína.

A proteína processada (torta ou farelo) é utilizada como suplemento protéico na ração animal. Esse farelo é torrado/aquecido ao ponto de inativar os fatores antinutricionais naturalmente presentes na soja.

Características da Planta

Os produtores rurais de todo o país continuam apontando para a falta de uma política agrícola coerente e de longo prazo para o país...

O germoplasma de soja possui grande diversidade quanto ao ciclo (número de dias da emergência à maturação), variando de 70 dias para as mais precoces a 200 dias para as mais tardias.

De modo geral, as variedades brasileiras têm ciclo entre 100 e 160 dias e, para determinada região, podem ser classificadas em grupos de maturação precoce, semiprecoce, médio, semitardio e tardio.

O ciclo total da planta pode ser dividido em duas fases:

Vegetativa

Reprodutiva

A fase vegetativa é o período da emergência da plântula até a abertura das primeiras flores, e a fase reprodutiva compreende o período do início da floração até a maturação.

A estatura da planta é altamente dependente das condições ambientais e do genótipo da variedade. No Brasil, variedades comerciais normalmente apresentam altura média de 60 a 120 cm.

O número de flores produzidas é maior do que o que a planta pode converter efetivamente em vagens.

O Fenômeno

A revolução socio-econômica e tecnológica protagonizada pela soja no Brasil, pode ser comparada ao fenômeno ocorrido com a cana de açúcar no Brasil Colônia e do café no Brasil Império. A soja responde por uma receita cambial direta para o Brasil de mais de oito bilhões de dólares anuais e muitas vezes esse valor, se considerados os benefícios que gera ao longo da sua extensa cadeia produtiva.

A soja liderou a implantação de uma nova civilização no Brasil central, levando o progresso e o desenvolvimento para a região despovoada e desvalorizada, fazendo brotar cidades no Cerrado.

O explosivo crescimento da produção de soja no Brasil, de quase 30 vezes no transcorrer de apenas três décadas, determinou uma cadeia de mudanças sem precedentes na história do País.

Também, ela apoiou ou foi a grande responsável pela aceleração da mecanização das lavouras brasileiras; pela modernização do sistema de transportes; pela expansão da fronteira agrícola; pela profissionalização e incremento do comércio internacional; pela modificação e enriquecimento da dieta alimentar dos brasileiros; pela aceleração da urbanização do País; pela interiorização da população brasileira (excessivamente concentrada no sul, sudeste e litoral); pela tecnificação de outras culturas (destacadamente a do milho); assim como, impulsionou e interiorizou a agroindustria nacional.

Fonte: www.biodieselbr.com

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal