Breaking News
Home / Alimentos / Glutamato Monossódico

Glutamato Monossódico

PUBLICIDADE

O glutamato monossódico é um realçador de sabor.
Em 1908, um doutor chamado Kikunae Ikeda por meio de experimentos descobriu um novo sabor. Nossa língua possui receptores de sabor, que são chamadas de papilas gustativas, que identificam as moléculas químicas nos alimentos mandando um sinal para o cérebro dando sensação de prazer ao alimento.
É uma substancia química que altera o sabor do alimento. Há estudos que o glutamato monossódico pode causar euforia, taquicardia, enxaqueca entre outros.

Por Portal São Francisco

O glutamato de monossódio é o sal de sódio do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais naturais que ocorrem naturalmente. O glutamato monossódico é encontrado naturalmente em tomates, queijo e outros alimentos.

É usado na indústria de alimentos como um potenciador de sabor com um sabor de umami que intensifica o sabor de comida e salgados de alimentos, como o glutamato natural ocorre em alimentos como guisados ​​e sopas de carne.

Foi primeiro preparado em 1908 pelo bioquímico japonês Kikunae Ikeda , que estava tentando isolar e duplicar o sabor salgado de kombu , uma algas comestíveis usadas como base para muitas sopas japonesas. O Glutamato Monossódico como um intensificador de sabor equilibra, combina e arrasa a percepção de outros gostos.

glutamato monossódico

O glutamato monossódico foi desenvolvido por um químico alimentar japonês em torno de 1907. Ele baseou sua pesquisa de desenvolvimento sobre o antigo uso de algas marinhas como um potenciador de sabor em pratos asiáticos, mas o resultado final é um produto comercial fabricado pelo homem. É usado extensivamente em receitas asiáticas.

Este aditivo é um derivado do sal de sódio de um aminoácido natural chamado glutamato. O glutamato em si é extremamente comum – praticamente todas as espécies vegetais e animais contém alguns. As bactérias que consomem esse aminoácido excretam o ácido glutâmico . A produção comercial de MSG requer grandes vasos de bactérias inofensivas para converter glutamato de açúcares ou amidos nesse ácido, que é então permitido evaporar, e os cristais brancos ou brancos acastanhados restantes são vendidos como glutamato monossódico puro.

O glutamato monossódico é quase completamente insípido por si só. O que faz é melhorar os sabores de certos alimentos salgados ou carnosos despertando papilas gustativas especiais na língua. Pensa-se que um quinto senso de gosto chamado umami é responsável pelo sabor agradável de um bife ou vegetais em um molho salgado.

O uso desta substância tornou-se muito controverso nos últimos anos. Embora esse produto geralmente é considerado seguro, os críticos citaram numerosos incidentes relacionados a saúde.

Algumas pessoas têm uma sensibilidade natural em relação ao glúten encontrados nesta substância, e têm uma reação semelhante a uma alergia ao trigo ou a uma reação aos mariscos. Aproximadamente uma hora depois de consumir uma refeição contendo o glutamato, certas pessoas podem experimentar sintomas que variam de uma erupção cutânea a uma cefaleia de nível de enxaqueca ou até mesmo choque anafilático. Por esse motivo, muitos restaurantes asiáticos voluntariamente pararam de usar no total ou têm notificações específicas sobre seu uso.

Fonte: www.wisegeek.org/en.wikipedia.org

Veja também

kombucha

Kombucha

PUBLICIDADE O que é O Kombucha é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras. É …

prebióticos

Prebióticos

PUBLICIDADE Os prebióticos são uma classe de alimentos funcionais, um definidos como “ingredientes não digeríveis …

própolis

Própolis

PUBLICIDADE O própolis de abelhas é definido como uma mistura resinosa que as abelhas produzem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.