Gurgel X-12

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Gurgel X-12 foi um pequeno carro em fibra da década de 70, foi um dos maiores sucessos de vendas da extinta GURGEL, fundada pelo engenheiro João Augusto Amaral Gurgel.

Considerado como pequeno jipe, possuem uma carroceria em fibra de vidro sobre um chassi especial com mecânica VW 1600. Apesar de não ser um 4×4, possuía grande agilidade fora da estrada, isso pelo fato de seu leve peso e também por possuir um exclusivo sistema de travamento em uma de suas rodas traseiras quando necessário.

Particularmente este modelo se trata da versão X-12 TR (Teto Rígido), onde no qual tem como característica seu teto em fibra de vidro incorporada á carroceria, possuindo vedação em vidro e porta rígida.

Os Veículos Gurgel idealizados pelo engº João Augusto Conrado do Amaral Gurgel remontam ao ano de 1969, desde então foram evoluindo e, em 1975, com a inauguração de uma nova fábrica da Gurgel Motores, na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, Brasil, firmase como uma importante indústria de automóveis genuinamente nacional.

A linha X-12 da Gurgel S/A era constituída por utilitários robustos, duráveis e econômicos.

Utilizando tecnologia, projeto e mão-de-obra totalmente nacionais, o X-12 foi utilizado pelas Forças Armadas do Brasil, por unidades especiais de patrulhamento, pelos serviços de saneamento e principalmente no campo, além de ter sido exportado em larga escala (mais de 25% da produção) para cerca de 30 países nas Américas, na Europa, na África e no Oriente Médio.

Os modelos X-12 utilizavam o motor VW 1600 e eram dotados de um sistema denominado “selectraction” (bloqueio seletivo das rodas traseiras) e mais um guincho manual, que permitia ao veículo vencer qualquer obstáculo.

Construído por um sistema patenteado pela Gurgel e denominado de “plasteel” (aço mais plástico reforçado formando um sólido conjunto), todos tinham uma garantia de 100.000 km para o monobloco chassi/carroceria.

Rodando no asfalto como carros de passeio obtinham elevada quilometragem por litro de combustível da época.

Fora da estrada, venciam barrancos de elevado índice de inclinação, superavam atoleiros e passavam valetas ou obstáculos diversos com estabilidade e aderência ao terreno.

As versões X-12-L, X-12-E, X-12TR e X-12-RM, com capotas em lona ou fibra de vidro, a versão X-12-RM, destinada a empresas de manutenção, possuía uma escada de serviços e capota em fibra apenas na dianteira.

Gurgel X-12Gurgel X-12

Tradicionalmente, era uma das mais tradicionais no mercado e muito utilizado nas áreas urbanas, suas linhas retas o caracterizavam um utilitário bastante rústico.

Na frente destacava-se o guincho manual com cabo de 25 metros de extensão, controlado por sistema de catraca, para situações fora-de-estrada.

As portas tinham dobradiças, e, na traseira, ao lado da pequena tampa do motor, outro acessório interessante: baseado nos Jeeps da Segunda Guerra Mundial, um tanque de combustível sobressalente de 20 litros, era um dispositivo útil para aventuras fora-de-estrada.

Na frente, o pequeno porta-malas abrigava o estepe e o tanque de combustível de 40 litros.

O painel era muito simples e continha somente o necessário.

Fato interessante é que todo Gurgel tinha carrocerias originais: o engenheiro nunca copiou nada em termos de estilos vindo de fora.

Em 1979 toda a linha de produtos foi exposta no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Neste evento a propaganda do jipe nacional e o volume de vendas foram muito bons.

Em 1994, por questões financeiras, a Gurgel foi a falência, no entanto, seus veículos ainda circulam pelas ruas do Brasil.

Gurgel X-12Gurgel X-12

Especificações do Gurgel X-12: versões e tipos

O modelo Gurgel X-12 pertence à classe mini off-road/SUV (veículo utilitário esportivo).

Gurgel X-12 representa o segmento de mercado “J(B) (carros utilitários esportivos e veículos off-road – segmento B – carros pequenos, citadinos)”.

O carro foi oferecido com formas de carroçaria de utilitário esportivo com capota macia entre os anos de 1975 e 1988.

Uma grande mudança (“face lift”) durante uma execução do modelo ocorreu em 1978, 1982, 1984.

Os carros foram equipados com motores de 1584 cc (97 cui) de deslocamento, fornecendo 31 – 44,2 kW (42 – 60 PS, 42 – 59 hp) de potência.

Gurgel X-12 também está intimamente relacionado com GURGEL XAVANTE, GURGEL TOCANTIS.

Dados Técnicos:

Gurgel X-12Gurgel X-12

Gurgel X12-TR
Projeto: 
Gurgel S/A.
Motor: 
VW 1600
Transmissão:
 4 marchas.
Freios: 
Disco/Tambor.
Suspensão:
 Independente.
Carroceria: 
Fibra de Vidro.
Pneus:
 7.35 x 15 pol.
Tanque: 
45 litros.
Peso: 
830 kg.
Fabricante: 
Gurgel S/A.
Dimensões: 
331x159x153 cm

Fonte: www.automobile-catalog.com/www.papelmod.com.br

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