História da Ferrari

PUBLICIDADE

Ferrari é uma das montadoras de carros esportivos de luxo mais admiradas do mundo.

A empresa foi lançada oficialmente em 1947. No entanto, o lendário fundador e homônimo da montadora Enzo Ferrari estava envolvido na indústria muito antes disso.

Sobre Enzo

Nascido em Modena, Itália, em 1898, Enzo Ferrari começou como piloto de corridas. Na década de 1920, ele se tornou piloto da Alfa Romeo e ganhou vários prêmios de corrida, incluindo o 2º Circuito di Modena.

Em 1929, a Ferrari fundou a Scuderia Ferrari, agora a divisão oficial de carros de corrida da Ferrari. Começou, no entanto, como uma divisão da Alfa especializada na preparação de carros de corrida para pilotos de cavalheiros. Isso foi em uma época em que as corridas de carros esportivos estavam realmente decolando como uma atividade para os ricos e famosos, que eram realmente os únicos que podiam pagar.

Em 1931, Enzo terminou em segundo lugar no Circuito Tre Province, que seria sua última vez competindo como piloto. Ele queria se concentrar em sua família e no nascimento de seu primeiro filho Alfredo, mais comumente chamado de Dino.

No entanto, ele ainda continuou trabalhando com a Scuderia e construindo carros para a Alfa até 1939. Em setembro daquele ano, ele deixou seu cargo como chefe da Alfa Corse para formar sua própria empresa automobilística Auto Avio Costruzioni em sua cidade natal de Modena, Itália. Como condição de sua saída, ele foi obrigado a não usar o nome Ferrari em associação com nenhum de seus carros ou corridas por pelo menos quatro anos depois. Honrando o acordo, o nome da empresa não foi alterado para Auto Costruzioni Ferrari até 1957, e o primeiro carro a ter o nome Ferrari foi lançado, o Ferrari 125 S.

Primeiros anos

Em 1945, a Ferrari introduziu um motor V12 que se tornou uma de suas assinaturas. Não foi até 1947, quase dez anos depois de Enzo deixar a Alfa, que o primeiro modelo da Ferrari, o 125 S ou 125 Sport, saiu da entrada da fábrica da Via Abetone Inferiore em Maranello, Itália. Havia apenas dois modelos originalmente produzidos.

O carro entrou em sua primeira corrida competitiva em maio daquele ano no Circuito de Piacenza, e no dia 25 venceu o Grande Prêmio de Roma. O carro estava programado para ser lançado mais cedo, no entanto, a data foi adiada devido aos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Depois que a fábrica de Modena foi atingida por bombas, a empresa mudou-se para Maranello e construiu a lendária fábrica que ainda usa hoje.

Nas décadas seguintes, a empresa automobilística italiana prosperou com seus carros competindo e vencendo grandes corridas, incluindo: Mille Miglia (1948), Le Mans 24 Hour Race (1949) e o Grande Prêmio do Campeonato Mundial de Fórmula 1 (1951).

No início da década de 1950, o piloto de carros de corrida Luigi Chinetti abriu o primeiro showroom e concessionária da Ferrari nos Estados Unidos. Até este ponto, as Ferraris estavam realmente disponíveis apenas para entusiastas de corridas ricos e para competir em corridas. O local mais tarde mudou de Manhattan para Connecticut, mas o mercado da Ferrari nos EUA se tornou e ainda é um dos mais lucrativos do mundo.

História da FerrariFerrari – carros de corrida

Em 1956, a tragédia aconteceu quando o filho mais velho de Enzo, Dino, morreu de distrofia muscular. A década de 1960 foi um período de transição para a empresa. Primeiro, em 1961, os membros da empresa, incluindo os engenheiros-chefes Carlo Chiti e Giotto Bizzarrini, saíram e formaram outra empresa automotiva chamada ATS. Eles pretendiam que fosse um concorrente direto da Ferrari na época.

Diz-se que a saída decorre de disputas sobre a esposa de Enzo, Laura, e seu forte envolvimento na administração da empresa.

O engenheiro Mauro Forghieri e o designer de carrocerias Sergio Scaglietti foram contratados para finalizar o 250 GTO, que, ironicamente, ficou conhecido como um dos carros esportivos mais emblemáticos de todos os tempos.

No final da década de 1960, Enzo percebeu que, para manter o sucesso e crescer diante da concorrência e dos desafios do mercado, a empresa precisava de um parceiro. Em 1969, encontrou uma no Grupo Fiat, que comprou 50% do negócio.

Em 1987, o F40 foi lançado. Seria o último modelo criado sob Enzo Ferrari. No ano seguinte, faleceu aos 90 anos, e o Grupo Fiat aumentou sua participação na empresa para 90%.

Após a morte de Enzo, Luca di Montezemolo foi nomeado o novo presidente da Ferrari de 1991 a outubro de 2014. Ele foi substituído pelo atual CEO, Sergio Marchionne e foram anunciados planos para separar a Ferrari do Grupo Fiat. Em 2015, a Ferrari N.V. tornou-se um IPO e foi lançada na Bolsa de Valores de Nova York por um valor de quase US$ 10 bilhões, e na Bolsa de Valores de Milão em 2016.

Ferrari hoje

Além de ser conhecida por produzir alguns dos melhores e mais rápidos carros da história, a Ferrari está mais associada ao seu símbolo o Cavallino Rampante ou o cavalo empinado e sua vibrante cor vermelha.

A cor vermelha era apenas parte de uma tradição. Por regulamento, os carros de corrida internacionais da Itália precisavam ser pintados de vermelho. Após a década de 1960, não era mais necessário, mas a Ferrari queria manter a tradição e a manteve. Agora, faz parte da imagem geral da marca. O apego ao vermelho da Ferrari vai tão longe que, na década de 1990, pelo menos 85% dos proprietários possuíam a cor.

História da FerrariFerrari – carros de corrida

Quanto ao famoso logotipo do garanhão preto empinado sobre um fundo amarelo, a inspiração veio do herói de guerra Conde Francesco Baracca. O próprio Enzo foi alistado no exército italiano durante a guerra.

Barracca foi um piloto da força aérea italiana na Primeira Guerra Mundial, e na lateral de seu avião havia um cavalo pintado. No avião, o cavalo era vermelho, mas para o logotipo da Ferrari, a cor foi alterada para preto.

A marca Ferrari é uma das mais icônicas do mundo. Desde o início, a montadora italiana ganhou mais de 5.000 prêmios e competiu em pistas em todo o mundo. Quando se trata de corridas de Fórmula 1, a Ferrari detém o título de competidor mais antigo e bem-sucedido.

História da Ferrari – Empresa

Enzo Ferrari nasceu em Modena em 18 de fevereiro 1898 e faleceu em 14 de agosto de 1988.

Ele dedicou toda a sua vida para projetar e construir carros desportivos e, claro, para a pista.

Ferrari empresa automobilística produz carros esportivos desde 1947.

Ferrari foi fundada por Enzo Ferrari em 1929, como Scuderia Ferrari.

História da Ferrari
1951 Ferrari 212 Spyder

Conhecendo a história da marca do cavalino rampante, ou cavalinho empinado, não é difícil entender a fidelidade da impressionante torcida mundial da Ferrari.

A paixão que a mantém é a mesma que permeia a história de um dos símbolos mais famosos do mundo.

Transformada em determinação, essa paixão tornou possível a Enzo Ferrari realizar seu sonho de construir carros vitoriosos. Ele teve a capacidade de uni-la ao seu próprio talento – inclusive para marketing – e à sabedoria de aglutinar em torno de si profissionais altamente competentes em suas respectivas áreas.

O primeiro automóvel chamado Ferrari foi uma 125S. Estreou com vitória no Grande Prêmio de Roma, disputado em torno das Termas de Caracalla, em 25 de maio de 1947, pilotado por Franco Cortese.

Mas, na verdade, a história da Ferrari começou muito antes. O gosto de Enzo Ferrari por automóveis surgiu na infância, quando já freqüentava corridas de carro, levado pelo pai.

Nascido em 1898, Enzo começou a trabalhar na Alfa Romeo no início dos anos 20 do século passado. Foi mecânico, piloto de teste e de provas, e depois, diretor da equipe esportiva.

Em 1929 fez o que a História consagrou como seu grande golpe de mestre: criou a Scuderia Ferrari, a primeira equipe de automobilismo independente das fábricas, mas vinculada à Alfa Romeo.

Em 1939, Enzo Ferrari deixou essa indústria italiana e passou a 2ª Guerra Mundial fabricando equipamentos agrícolas e até carros (dois Auto Avio Costruzioni, em 1940).

Mas não podia colocar seu nome em nenhum automóvel, em decorrência de contrato que assinara com a Alfa Romeo.

Só em 1946, após o fim da Guerra, ele construiu o primeiro carro com seu nome: a Ferrari 125S. E espantou o mundo por gerar em instalações toscas, mas com uma equipe competente e entusiasmada, um motor tão poderoso como o V12 que a equipava, algo muito avançado para a época e mesmo na contemporaneidade.

Desde então, a Ferrari obteve mais de cinco mil vitórias em provas automobilísticas. Atualmente, a Ferrari participa da Fórmula 1 (F1), promove na Europa, Estados Unidos (EUA) e América Latina o campeonato Ferrari Challenger, disputado por Ferraris 355. Nos EUA, participa do World Sportscar Championship,com protótipos Ferrari 333.

Alguns dos automóveis Ferrari foram desenhados pelo Studio Pininfarina, um antigo parceiro e são feitos sob encomenda na fábrica de Maranello, distrito da cidade de Modena, região da Emilia Romagna.

Cada um leva, em média, 45 dias para ficar pronto.

A produção média de 2500 a 2800 carros por ano cresceu, em 1997, para 3581 unidades. Em 1969, a Fiat adquiriu parte das ações da Ferrari.

Em julho de 1997, a Ferrari comprou metade das ações da marca de automóveis Maserati do grupo Fiat – ao qual ela própria hoje pertence – e assumiu o comando dessa indústria.

História da Ferrari
1989 Ferrari 248 TB

O Comendattori Enzo Ferrari fundou, em 1940, o que é hoje reconhecida como a marca de maior prestígio entre fabricantes de esportivos mundiais.

História da Ferrari no Brasil

Os automóveis Ferrari circulam por ruas brasileiras desde 1969, trazidos pelo importador da Alfa Romeo no Brasil desta época.

Eles deixaram de chegar ao Brasil entre 1974 até 1990, período em que a internação de carros ficou proibitiva e veículos importados eram escassos. No início dos anos 90, com a abertura da reserva de mercado, a Ferrari volta ao Brasil retomando seu posicionamento de mercado no período de 1993 até 1996.

A partir de 1996, a Via Europa passa a ser a importadora exclusiva da Ferrari no Brasil, revigorando a marca no mercado brasileiro de importados e transformando nosso País no mercado mais importante da América Latina, investindo e aperfeiçoando cada vez mais seus serviços de vendas e assistência técnica, com profissionalismo, dedicação e, acima de tudo, muita paixão pela mítica marca italiana.

Logo da Ferrari

História da Ferrari
Logo da Ferrari

História da Ferrari
Cavalo – símbolo da Ferrari

O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado em um fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari.

O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário “asso” (ás) da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões.

Baracca queria o cavalo empinado em seus aviões porque o seu esquadrão, os “Battaglione Aviatori”, foi inscrito num regimento da Cavalaria (forças aéreas estavam nos seus primeiros anos e não tinham administração separada), e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.

Em 17 de Junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna e lá ele conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca.

A Condessa pediu que ele usasse o cavalo em seus carros, sugerindo que isso lhe daria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa permitiu o uso do cavalo nos carros da Scuderia foi onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932. Ferrari ganhou.

Ferrari continuou a utilizar o cavalo negro, contudo adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.

O cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni o usou também nas suas motocicletas Ducati.

O pai de Tagliani foi de fato um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo; esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas.

O Cavalo empinado é hoje uma marca registrada da Ferrari.

História da Ferrari – Resumo

Enzo Ferrari conheceu o conde Paolina no ano de 1923, o conde Polina era mãe de um oficial da força aérea italiana que costumava pintar um cavalo na lateral de seus aviões.

O Conde sugeriu que Enzo usasse cavalo em seus carros como símbolo de bom presságio. Enzo Ferrari optou por colocar um cavalo preto em seus carros com um fundo amarelo canário brilhante, pois o amarelo é a cor de sua cidade natal, Modena. O vermelho era a cor dos carros de corrida italianos, portanto, desde a década de 1920, os carros da Ferrari eram pintados de vermelho.

A cor representava a nacionalidade das equipes concorrentes em vez do piloto ou do fabricante.

Ferrari, fabricante de carros esportivos de luxo com sede na Itália, é famosa por fabricar carros esportivos de classe mundial em todo o mundo.

A empresa está sediada em Maranello, Itália, foi fundada no ano de 1929 por Enzo Ferrari como Scuderia Ferrari. Inicialmente, a empresa estava envolvida na fabricação de carros de corrida juntamente com pilotos patrocinadores. Em 1947, a empresa iniciou a produção de carros de rua.

Enzo Ferrari nunca teve a intenção de produzir carros de estrada, mas o primeiro carro de estrada lançado sob seu emblema foi o Ferrari 125 S em 1947 para financiar sua empresa Scuderia Ferrari.

Ferrari 125 S foi equipada com um motor V12 de 1,5 L.

Em homenagem ao seu fundador Enzo, a Ferrari lançou seu carro mais rápido da época, Enzo de 2002 a 2004.

Fonte: www.autosprintchicago.com/www.icarros.com.br/aletp.com

Veja também

Gordini

Gordini, Carros, Willys, Renault, Modelo, Série, Motor, Dauphine, Marca, Velocidade, Brasil, História, Gordini

Renault Dauphine

Renault Dauphine, Willys, Carros, Versão, Gordini, Linha, Modelo, Velocidade, Características, Foto, História, Renault Dauphine

Rural Willys

Rural Willys, Carro, Jeep, Brasil, Modelos, Linha, 4x4, Motor, Versão, Produção, Sedan, História, Rural Willys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.