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Chevrolet Veraneio

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Chevrolet Veraneio, uma espécie precoce de SUV produzido pela GM do Brasil início em 1964.

Construído sobre o chassi de pickup Chevy brasileiro, o veículo era ideal para as estradas em más condições de uma nação em desenvolvimento.

Fabricada no Brasil entre 1964 e 1994, a Veraneio foi um utilitário de muito sucesso principalmente por sua utilização como viatura de ambulância e também de polícia.

Seu modelo é semelhante ao Chevrolet Suburban americano, e teve as seguintes versões: C-1416Amazonas, Passo Fino, Mangalarga, Bonanza, Veraneio M e Grand Blazer.

Acomodava tranquilamente 8 pessoas, e foi muito utilizada para a diversão e viagens familiares, sendo projetada especificamente para o mercado brasileiro.

O câmbio era de três marchas e ficava acoplado ao volante, seu motor levava o pesado automóvel de 1850kg aos 100km/h em 21 segundos, com máxima de 138km/h.

Apesar de sua simpatia atualmente, o carro ficou estigmatizado por ser utilizado como camburão na época da ditadura brasileira inclusive para perseguições, pois apesar do peso, seu motor era muito confiável, seu câmbio longo exigia poucas mudanças, sua direção e sua suspensão eram ótimas e maleáveis, chegando a “varrer” as ruas com a traseira em curvas mais rápidas, daí sua frequente utilização pela polícia.

Em sua “homenagem”, o grupo Capital Inicial lançou a música Veraneio Vascaína, que inclusive foi censurada para venda para menores de 18 anos. De autoria de Renato Russo e Flávio Lemos, era originalmente do repertório do Aborto Elétrico, ficando com o Capital Inicial depois da separação, fala da lendária viatura policial preta e branca, vermelha e cinza, que eram as cores da polícia militar e do escudo do clube carioca Vasco da Gama, daí o nome.

O Chevrolet Veraneio

Desde 1959 a GM fabricava a Amazona, uma perua de três portas laterais (sim, havia uma porta no lado esquerdo e duas no lado direito) e oito lugares.

Em 1964, era apresentada sua sucessora, a C-1416, baseada na picape C-14.

Seu desenho era mais atual, com quatro faróis redondos, quatro portas laterais, amplo espaço interno, suspensão independente na dianteira e câmbio sincronizado.

Anos depois, ganharia o nome de Veraneio, em alusão ao uso em lazer, mas entrou para história como o temido camburão da polícia.

O mesmo modelo foi produzido até o final da década de 1980, com ligeiras alterações de estilo (adoção de apenas dois faróis redondos), e mecânica (uso de motores 6 cilindros do Opala e diesel do D-10). Em 1990, era lançada uma nova Veraneio, agora não mais um automóvel original, mas uma picape D-20 transformada pela Brasinca.

Chevrolet Veraneio
Chevrolet Veraneio

Chevrolet Veraneio
Chevrolet Veraneio

Chevrolet Veraneio
Chevrolet Veraneio

Chevrolet Veraneio – História

Com capacidade de carga de 3.160 litros (com banco traseiro rebaixado), a perua Veraneio tem 5,16m de comprimento e quase 2 metros de largura.

Sua concepção mecânica é convencional: motor 261, conhecido por Chevrolet Brasil, de seis cilindros, 4.280cm3, potência de 151cv a 3800 rpm.

Construído no Brasil desde 1958, esse propulsor é o que equipa o caminhão Chevrolet; trata-se de uma simples evolução do motor lançado pela Chevrolet americana em 1929. Entretanto, algumas modificações tornaram-no muito durável e de excelente torque, proporcionando boa tração mesmo em baixas rotações.

Apesar do peso elevado, cerca de duas toneladas, a Veraneio tem boa aceleração (de 0 a 100 km/h em 18,3 segundos) e é capaz de uma velocidade máxima aproximada de 145 km/h.

Chevrolet VeraneioA Veraneio de Luxo com seus equipamentos exclusivos:
supercalotas, faixa lateral e pneus de faixa branca

Chevrolet Veraneio

Motor: 4.3, 6 cilindros em linha, 12 válvulas (2 por cilindro), carburador de corpo simples, gasolina
Cilindrada: 
4.278 cm³
Potência: 
149 cv a 3.800 rpm
Potência Específica: 
34,6 cv/litro
Torque: 
32 kgfm a 2.400 rpm
Comprimento: 
5.162 mm
Peso: 
2.000 kg
Largura: 
1.976 mm
Altura: 
1.730 mm
Tração
: Traseira
Freios: 
Tambores nas quatro rodas
Câmbio: 
Manual de 3 marchas
Velocidade Máxima: 
144 km/h
Aceleração: 
18,3 segundos

Fonte: djjaragua.vilabol.uol.com.br/www.carroantigo.com

 

 

 

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