História da Mazda

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Mazda começou como um fabricante de máquinas-ferramenta chamada Toyo Cork Kogyo Co., Ltd, que foi fundada no Japão em 1920.

Em 1927 Toyo Cork Kogyo rebatizou-se como Toyo Kogyo Co., Ltd. em 1927 e mudou-se de fabricação de máquinas-ferramentas para veículos, com a introdução do primeiro veículo, Mazda-Go, em 1931.

Durante a segunda guerra mundial Toyo Kogyo produziu armas para os militares japoneses, principalmente foi a série de 30 a 35 Tipo 99 rifle.

A empresa adotou formalmente o nome Mazda em 1984, apesar de todos os automóveis vendidos desde o início deu esse nome. O Mazda R360 foi introduzido em 1960, seguindo-se o Mazda Carol em 1962.

No início da década de 1960, Mazda colocar um grande esforço de engenharia para o desenvolvimento do motor rotativo Wankel, como forma de se diferenciar de outras empresas de automóveis japoneses.

O limitado-produção Cosmo Esporte, de 1967 tornou-se o primeiro veículo a adotar o motor rotativo e ainda está sendo usado hoje no RX-8. Mazda tornou-se o único fabricante de motores Wankel do tipo, principalmente, por meio de atrito (NSU e Citroën tanto desistiu do projeto durante os anos 1970, e protótipo Corvette esforços da General Motors nunca chegou à produção.)

Este esforço para trazer a atenção para si, aparentemente ajudou, como Mazda rapidamente começou a exportar seus veículos.

Ambos os modelos movidos rotativo movido a pistão e fizeram o seu caminho ao redor do mundo.

Os modelos rotativos rapidamente se tornou popular pela sua combinação de boa alimentação e peso leve quando comparado aos concorrentes com motor a pistão, que exigiam um V6 ou V8 pesado para produzir a mesma energia. O R100 e famosa série de RX (RX-2, RX-3, e RX-4) liderou os esforços de exportação da empresa.

Durante 1968 Mazda iniciou as operações formais no Canadá, apesar de terem sido visto no Canadá, já em 1959.

Em 1970, a Mazda entrou formalmente no mercado americano e foi muito bem sucedido lá, indo tão longe a ponto de criar o recolhimento Mazda Rotary para os compradores norte-americanos. Para este dia, Mazda continua a ser o único fabricante de automóveis ter produzido uma caminhonete Wankel-motorizado. Além disso, eles também são a única marca a já ofereceu um ônibus rotativo alimentado (a Mazda Parkway, oferecido apenas no Japão) ou station wagon (dentro da linha RX-3 & RX-4 para os mercados dos EUA).

Sucesso rotativo da Mazda continuou até o início da crise do petróleo de 1973. Como os compradores americanos (assim como os de outras nações) rapidamente virou-se para os veículos com melhor eficiência de combustível, os modelos rotativos potência relativamente sedentos começou a cair em desuso.

Sabiamente, a empresa não tinha totalmente virou as costas para motores de pistão, como eles continuaram a produzir uma variedade de modelos de quatro cilindros em toda a década de 1970.

A linha de Familia menor em particular tornou-se muito importante para as vendas mundiais da Mazda depois de 1973, assim como a série um pouco maior Capella.

Não querendo abandonar o motor rotativo inteiramente, Mazda reorientou seus esforços e fez dela uma escolha para o motorista esportivo ao invés de um motor convencional. Começando com o leve RX-7 em 1978 e continuando com o RX-8 moderno, Mazda continuou a sua dedicação a este motor único.

Essa opção em foco também resultou no desenvolvimento de um outro carro esportivo leve, o movido a pistão Mazda Roadster (talvez mais conhecido por seus nomes em todo o mundo como o MX-5 Miata ou), inspirado no conceito “Jinba Itai ‘.

Introduzido em 1989, para aclamação mundial, o Roadster tem sido amplamente creditado com a reviver o conceito do pequeno carro esporte após seu declínio no final de 1970.

Anos 20

História da Mazda
Jyujiro Matsuda

Jyujiro Matsuda funda a empresa em 1920 com a designação Toyo Cork Kogyo Co., Ltd.

Em japonês, o nome da empresa sempre foi pronunciado e soletrado como “Matsuda”, o nome do fundador.

Anos 30

História da Mazda
Mazda Cosmo Sports 110S

A Mazdago, um carrinho de três rodas, começa a ser produzida em 1931.

O primeiro logotipo da Mazda surge em 1934. O nome origina de Ahura Mazda, um deus antigo.

Além disso, também tem uma sonoridade semelhante à do nome do fundador.

Anos 60

História da Mazda
Mazda Familia (323)

O nosso primeiro automóvel, o veículo de passageiros Mazda R360 Coupé de duas portas, é lançado em 1960.

O Mazda Carol de quatro portas surge em 1962.

Em 1963, construimos o nosso milionésimo automóvel.

O nosso primeiro veículo com motor rotativo, o Mazda Cosmo Sports 110S, é lançado em 1967. A partir desta altura, o motor rotativo desempenha um papel fundamental na história da Mazda.

No mesmo ano, inicia-se a exportação em larga escala para a Europa.

Anos 70

Em 1970 inicia-se a exportação para os EUA.

São lançados vários novos modelos nesta década. Entre os que ajudam a estabelecer a nossa reputação encontram-se os lançamentos de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626).

Em 1972, o automóvel número 5 milhões sai da linha de produção. No ano seguinte, o total das exportações supera 1 milhão de unidades.

Em 1975, o logótipo com o nome Mazda faz a sua estreia.

Anos 80

História da Mazda
MX-5 NA (1989)

Em 1981, fundamos a Mazda, Inc. (América do Norte) e a atual Mazda Motor Europe (Europa).

Em 1984 alterámos a nossa designação para Mazda Motor Corporation. No ano seguinte, a nossa produção total até à data alcança os 10 milhões de automóveis.

Em 1986, 1,5 milhões destes automóveis são veículos com motor rotativo. E em 1987, o total de veículos duplica para 20 milhões.

A Mazda B2500 é lançada em 1985, sendo um de vários veículos novos. Em 1987, começamos a produzir nos EUA, em Michigan.

E em 1989 acontece algo muito especial: o Mazda MX-5 é apresentado pela primeira vez, no Salão Automóvel de Chicago.

Anos 90

História da Mazda
Mazda 787B em 1991, Le Mans

Mazda vence as 24 Horas de Le Mans em 1991 com o Mazda 787B. Foi a primeira vitória de um construtor japonês na competição e a única vitória alcançada por um motor rotativo.

Em 1992 adoptámos as normas ambientais globais da Mazda (“The Mazda Global Environmental Charter”).

Em 1994 somos o primeiro fabricante automóvel japonês a obter a certificação ISO 9002.

Em 1996 obtemos a certificação ISO 9001, a norma de qualidade mais elevada. Mais uma vez, somos pioneiros entre as marcas japonesas.

O logótipo atual é introduzido a partir de 1997.

Em 1999, o Mazda MX-5 número 500.000 sai para a estrada.

Anos 2000

Em 2002, a expressão “Zoom-Zoom” é escolhida como a representação da essência da nossa marca.

Em 2003 surge a primeira versão de série do Mazda RX-8. O seu motor RENESIS vence o prêmio de “Motor do ano” em 2003 e 2004.

Em 2004 comemorámos 25 anos de parceria com a Ford.

Em 2005 é lançada uma nova versão do roadster mais vendido em todo o mundo, o Mazda MX-5. Além disso, atualizámos as normas ambientais globais da Mazda.

Uma breve história da Mazda

O nome Mazda teve origem em Ahura Mazda, o mais importante deus zoroástrico da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses.

De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da empresa, Jujiro Matsuda, que fundou a empresa no dia 30 de janeiro de 1920 com o nome de Toyo Cork Kogyo Co. Ltd (companhia industrial do oriente).

Em 1927 alterou o seu nome para Toyo Kogyo Co.; em 1929 tem início a fabricação de máquinas e ferramentas; e pouco depois, em 1931, inicia a produção de um veículo de carga de três rodas batizado de Mazda-Go, um misto de moto e caminhão.

Já em 1932, a montadora começou a exportar seus veículos para a China.

Em 2001, a Mazda comemorou 70 anos de produção automóvel.

Somente no ano de 1934 nasceu o primeiro logotipo da marca com o nome MAZDA.

Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou a produzir armamentos para o exército japonês como o rifle Tipo 99, que se tornou extremamente conhecido. Depois do término do conflito, a empresa, que teve suas instalações seriamente destruídas, começou sua reconstrução, iniciando novamente as exportações somente em 1949 para a Índia. No final da década de 50, a montadora introduziu no mercado o Mazda Romper, um pequeno e durável caminhão.

O primeiro carro da marca, o MAZDA R360, um pequeno cupê de dois lugares com motor V2 traseiro, surgiu somente em 1960; seguido no ano seguinte pela picape compacta B-series 1500; e do MAZDA Carol 600, primeiro automóvel de quatro portas da montadora, introduzido em 1962.

No ano seguinte, além da produção automóvel acumulada atingir a faixa de um milhão de unidades, a MAZDA introduz no mercado sua primeira van destinada ao uso familiar, e, em 1966 a van comercial chamada Bongo. Em 1967 a MAZDA começa a exportar em larga escala para o continente europeu, além de estabelecer escritórios de vendas na Austrália.

Nesse ano é também lançado o Mazda Cosmo 110S, primeiro automóvel da montadora a receber um motor rotativo Wankel, que por ser um motor de combustão interna recorria a um rotor ao invés de pistões.

Esse motor possuía um peso muito menor e a mesma potência que um motor normal, mas com cilindrada inferior. Foi com esse modelo qua a MAZDA debutou nas competições esportiva em 20 de outubro de 1968, na maratona de resistência de 84 horas em Nürburgring na Alemanha.

Ainda nesse mesmo ano, foi a vez da picape B2500, que vendeu mais de 3 milhões de unidades até os dias de hoje. Este ano também foi marcado pelo início da produção de automóveis em uma fábrica na Malásia. Em 1969 a MAZDA firmou uma parceria com a Ford e a Nissan, dando início a uma joint venture para produzir caixas de transmissão automáticas. A incorporação do motor Wankel em vários modelos levou a MAZDA, na década de 70, a ser reconhecida como uma marca de alta performance.

E foi justamente no início dessa década que os números da montadora japonesa começaram a crescer: em 1970 iniciou a exportação de seus automóveis para o mercado americano, e, em 1972, atingiu a produção de 5 milhões de carros em sua história.

Vários modelos ajudaram a construir a reputação da empresa nesta década, entre eles o cupê compacto Familia e o grande Capella, introduzidos em 1977; e o MAZDA RX-7, um esportivo equipado com motor de 260 cavalos de potência, que teve importância fundamental em estabelecer a montadora no segmento de carros esportivos, ficando extremamente conhecido no Brasil quando apareceu na série Jaspion.

No final da década, em 1979, depois de um baixo volume de vendas, a montadora tem a sua primeira grande crise financeira. Para escapar à crise a MAZDA assina um acordo com a Ford, onde a montadora americana adquiriu 25% das ações, vindo a aumentar sua participão para 33.4% em 1996.

Nos anos seguintes, tanto a Ford como a MAZDA lançaram modelos em conjunto, alterando o seu nome dependendo do mercado. Nos anos 80 a montadora, que adotou oficalmente o nome de Mazda Motor Corporation em 1984, assistiu seu volume de vendas passar para um patamar muito mais elevado, graças ao apoio da Ford, e principalmente com o lançamento de MAZDA MX-5, em 1989, que se tornaria um campeão mundial de vendas na categoria esportivo de dois lugares, proporcionando ao mercado um roadster a preços mais acessíveis. A década seguinte tem início, em 1991, com um MAZDA 787B vencendo a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, sendo a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo.

Apesar do bom início nesta década, a MAZDA começou novamente a ter prejuízos financeiros. As boas vendas no mercado europeu não serviam para cobrir as perdas financeiras no mercado japonês e americano, especialmente devido a crise asiática de 1997.

Sob o comando de Henry Wallace, a MAZDA foi completamente reestruturada, dando início ao desenvolvimento de novos e avançados automóveis. O novo século coincidiu com a saída do carro de n.º 35 milhões da linha de produção. Foi também nesta época que a MAZDA lançou sua famosa campanha corporativa, denominada Zoom-Zoom, ressaltando de uma forma criativa à agilidade de seus veículos e diretriz visual que serviria como inspiração para o desenvolvimento de sua nova geração de veículos.

Os primeiros veículos

A fábrica de máquinas-ferramentas teve início em 1929, sendo pouco tempo depois (1931) seguido de um veículo de carga de três rodas, o Mazdago. O primeiro carro, o Mazda R360 Coupé, um veículo de passageiros de duas portas, surgiu em 1960, e o Mazda Carol de quatro portas veio ao mundo em 1962.

No ano seguinte, a produção automóvel acumulada atingiu a fasquia do milhão de unidades.

Tradição de inovação

O primeiro veículo da Mazda com motor rotativo, o Mazda Cosmo Sports 110S, foi lançado em 1967. No grupo de carros notáveis que ajudaram a construir a nossa reputação, podemos incluir também as introduções de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626). A nossa herança no capítulo dos carros desportivos foi solidamente estabelecida pelo Mazda RX-7 (1978) e consolidada pelo Mazda MX-5, campeão mundial de vendas de carros desportivos de dois lugares, cujo lançamento data de 1989.

Tecnologia de motorização

Mazda tem permanecido na vanguarda do desenvolvimento de motores desde 1961, altura em que deu início à cooperação técnica com a companhia alemã NSU/Wankel no domínio dos motores rotativos.

O mais recente desenvolvimento foi o novo motor RENESIS incluído no concept car RX-EVOLV.

Foi com muito orgulho que, com o Mazda 787B, vencemos as 24 Horas de Le Mans em 1991. Foi a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo.

O protótipo do Xedos 9 causou grande sensação no Salão Automóvel de Frankfurt de 1993. Introduzimos a Inovação Digital Mazda em 1996, incorporando tecnologia de ponta. No ano passado, entrou em cena o inventivo Mazda Premacy. O novo século coincidiu com a saída do nosso carro n.º 35 milhões da linha de produção.

Uma parceria estável

Inicialmente, a companhia firmou uma parceria com a Ford em 1969, formando uma joint venture com vista ao fabrico de caixas automáticas.

Dez anos depois, a Ford adquiriu uma participação de 25% na Mazda, e, desde então, a relação entre as duas companhias desenvolveu-se fortemente. A AAI, a joint venture de ambas as companhias nos EUA, fabricou já muito para cima de 2 milhões de veículos desde 1992.

A linha do tempo

1978 – Lançamento do MAZDA MX-7, automóvel esportivo responsável por tornar acessível este tipo de modelo no mundo.
1986
 – Lançamento do MAZDA FESTIVA, um carro compacto que foi introduzido nos Estados Unidos com o nome de MAZDA 121.
1987 – Lançamento do MAZDA MX-6, um sedã esportivo de porte médio. O modelo foi chamado de MAZDA CAPELLA no Japão até 2002, quando foi relançado como MAZDA6. O modelo está atualmente disponível nas versões sedã e wagon.
1988 – Lançamento do MAZDA PERSONA, um sedã de médio porte.
1989 – Lançamento do MAZDA MX-5, esportivo e carro mais famoso da montadora japonesa.
1991 – Lançamento do MAZDA SENTIA, um sedã luxuoso que possuiu duas gerações até ter sua produção encerrada em 1999.
1996 – Lançamento do MAZDA2, um automóvel compacto estilo urbano, também comercializado com o nome de DEMIO.
1999 – Lançamento do MAZDA PREMACY, uma van mono-volume de porte médio. A segunda geração do modelo, introduzida em 2005, adotou o nome de MAZDA5.

2003

Lançamento do MAZDA MX-8, um esportivo equipado com o famoso motor Wankel Renesis de apenas 1.3 litros, capaz de gerar impressionantes 250 cavalos de potência, acelerando de 0-100 km/h em 5.9 segundos. O modelo foi o sucessor do famoso MAZDA RX-7.
Lançamento do MAZDA3, um automóvel compacto, disponível nas versões sedã (quatro portas) e hatchback/wagon (cinco portas). O modelo também é comercializado com o nome de MAZDA AXELA.

2004 – Lançamento do MAZDA VERISA, um automóvel compacto especialmente desenvolvido para o mercado japonês, aliando estilo e versatilidade.

2006

Lançamento do MAZDA CX-7, um crossover compacto que se tornou um grande sucesso de venda no Japão. O visual esportivo, que tinha linhas bastante arrojadas e carroceria inclinada, era acentuado pelo motor turbo 2.3 litros com injeção direta de combustível.
Lançamento da linha de picapes MAZDA BT-50, nas versões cabine simples, dupla e estendida. A designação BT-50 representa que a nova linha tem capacidade de carga de meia tonelada.

2007 – Lançamento do MAZDA CX-9, um crossover com capacidade para sete pessoas, direcionado para o mercado americano. O modelo tem um visual muito agressivo, principalmente devido às suas grandes rodas de 20 polegadas, desenho moderno, sofisticação e muito conforto.

2008 – Lançamento do MAZDA BIANTE, uma van de tamanho grande, com capacidade para oito pessoas distribuídas em três fileiras de assentos, disponível somente no mercado japonês. Para facilitar o acesso o modelo possui duas portas corrediças laterais. De acordo com a MAZDA, o nome foi escolhido baseado na palavra inglesa ambient (ambiente), com o objetivo de criar a impressão de um interior unificado que contribui para um clima confortável e agradável para todos os ocupantes.

Logotipo

História da Mazda
Primeiro Logo da Mazda

História da Mazda
Logo autal da Mazda

No logotipo 1936, a curva em forma de M foi inspirado no emblema da cidade de Hiroshima.

Os logos de 1991 e 1992 simbolizou uma asa, o Sol e um círculo de luz. Logotipo atual Mazdaâ  ™ s, apelidado de “o logotipo do owl”, foi projetado pelo Rei Yoshimara em 1997.

O “M” estilizado foi concebido para se parecer com asas esticadas, mas muitas pessoas viram uma tulipa estilizada em seu lugar.

Há algum debate sobre a origem do nome da Mazda para a empresa.

Acredita-se por alguns como uma versão latinizada do nome do fundador, Matsuda. Outros acham que o próprio Matsuda escolheu o nome Mazda como ele é derivado de Ahura Mazda, o nome de uma divindade exaltado eles cuja seguir o costume do zoroastrismo.

Zoroastrismo é considerado por alguns em perto de culturas orientais a ser a fonte de sabedoria, inteligência e harmonia.

História da Mazda – Empresa de Automóveis

Em 30 de janeiro de 1920, Jujiro Matsuda (1875-1952) forma a Toyo Cork Kogyo, empresa de produção de cortiça, em Hiroshima, Japão; pouco mais de uma década depois, a empresa produz seu primeiro automóvel e, eventualmente, muda seu nome para Mazda. Hoje, a Mazda é conhecida por seus veículos acessíveis e com desempenho de qualidade.

Em 1931, a empresa lançou o Mazda-Go, um veículo de três rodas que se assemelhava a uma motocicleta com um porta-cargas na parte traseira.

Os planos de desenvolvimento de carros da empresa foram interrompidos durante a Segunda Guerra Mundial e o bombardeio de Hiroshima.

Na década de 1950, a Mazda começou a fabricar pequenos caminhões de quatro rodas. A empresa lançou seu primeiro carro de passeio, o R360 Coupe, em 1960 no Japão. Sete anos depois, a Mazda estreou o primeiro carro com motor rotativo, o Cosmo Sport 110S.

Mazda entrou no mercado americano em 1970, com o cupê R100, o primeiro carro com motor rotativo produzido em massa nos EUA.

No ano seguinte, a Ford Motor Company assumiu uma participação de 25% na empresa.

Em 1989, no Chicago Auto Show, a Mazda apresentou o MX-5 Miata, um carro esportivo de duas portas com preço inicial de US$ 13.800.

De acordo com a Mazda, o conceito para o carro era: “acessível para comprar e usar, leve, manuseio Jinba Ittai (“piloto e cavalo como um”) e aparência clássica de roadster”. O “Guinness Book of World Records” de 2000 nomeou o Miata como o conversível de dois lugares mais vendido da história.

Em 1991, em outro marco para a empresa, um Mazda 787 B venceu as 24 Horas de Le Mans, tornando-se o primeiro carro com motor rotativo e o primeiro automóvel japonês a fazê-lo. No entanto, a Mazda foi impactada pela crise econômica no Japão na década de 1990 e, em 1996, a Ford assumiu o controle acionário da montadora e a resgatou de uma potencial falência.

As duas empresas compartilharam instalações de fabricação em vários países, juntamente com plataformas de veículos e outros recursos. Em 2008, a Ford, que havia sido prejudicada pela crise econômica global e pela queda nas vendas de automóveis, renunciou ao controle da Mazda ao vender 20% de seu controle acionário por cerca de US$ 540 milhões. (Também naquele ano, a General Motors vendeu sua participação na Suzuki Motor, com sede no Japão.)

Em 2009, a Mazda comemorou o 20º aniversário do MX-5 Miata, cujas vendas até então haviam superado quase 900.000 e que ganhou quase 180 grandes prêmios automotivos.

Fonte: dailynewsdig.com/www.mazda.pt/mazdaallmotors.com.br/sorrac.wordpress.com/www.history.com

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