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História da Porsche

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Dr. Ing. H.C. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, é um fabricante de automóveis alemã especializada em carros esportivos de alto desempenho, SUVs e sedãs.

Porsche AG está sediada em Stuttgart, e é de propriedade da Volkswagen AG, que é a própria participação majoritária da Porsche Automobil Holding SE.

Formação atual inclui o Porsches 911, Boxster, Cayman, Panamera, Cayenne, Macan, eo 918.

O nome Porsche é sinônimo de perfeição técnica e design elegante. Então, não é nenhuma surpresa que a Porsche exigiria o mesmo tipo de perfeição de seus processos logísticos em sua fábrica de Leipzig.

O objetivo: fazer o mais rápido, mais precisos e modernos, instalações de produção em todo o mundo.

A história da empresa Porsche começou muito antes de Ferdinand Porsche pensou em começar seu próprio negócio de fabricação de automóveis. Como um jovem engenheiro, ele projetou o primeiro híbrido elétrico / gasolina – em 1900. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou com Daimler, Mercedes, Daimler-Benz, Volkswagen, Auto Union, e outros por quase 50 anos. Sua empresa de design independente foi ainda responsável pela criação do Volkswagen Beetle em 1931.

1900 – 1948

A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche.

Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a Mercedes-Benz. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.

História da Porsche
Logo da Porsche

A saga da Porsche nasceu muito antes do lançamento do primeiro carro da marca.

Um dos pioneiros da indústria automobilística, o professor Ferdinand Porsche (1875-1951) tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo.

Em plena virada do século, é anunciado o lançamento do carro elétrico Lohner-Porsche, o primeiro projeto desenvolvido pelo professor Porsche, aos 25 anos de idade e trabalhando para uma companhia austríaca.

História da Porsche
O início de 1900 Lohner-Porsche, originalmente elétrico-motorizado, em seguida, com um hub alimentação motor de combustão interna montado motores elétricos

Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche. Anos mais tarde, trabalhando como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche se lança no desenvolvimento de carros de corrida. Ele se divide entre a função de projetista e piloto de testes. Nessa época colaborou para o surgimento dos lendários Mercedes SS e SSK.

Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente com apenas 12 projetistas.

Nessa época, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, passa a assumir os primeiros projetos da nova empresa, com pouco mais de 20 anos de idade.

Das pranchetas da Porsche nasce o projeto “Type 60”, uma encomenda para ser finalizada em apenas 10 meses e que deveria resultar na criação de um veículo com preço-limite de 1.000 marcos imperiais alemães. Nascia o Volkswagen (Carro do Povo, em alemão) que ficou pronto para a produção em série em 1938.

A guerra, no entanto, atrasou o lançamento e a produção do veículo. O Volkswagen foi transformado para fins militares, dando origem ao Kübelwagen, uma espécie de jipe com tração traseira apenas, mas de grande mobilidade devido ao peso do motor e transmissão sobre as rodas motrizes. Depois foi a vez do Schwimmwagen, um jipe anfíbio. Só em 1946 o Volkswagen teria sua produção civil retomada, para se tornar um dos maiores fenômenos de venda da história.

A essa altura, a Porsche já havia se transferido para Gmünd, na Áustria. O carro esporte continuava na alma e nos sonhos da equipe de projetistas. Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros monopostos da Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h.

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O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche.

Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.

1948 – 1991

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Porsche 356

O nascimento do primeiro Porsche 356 é marcado por grandes transformações na empresa.

Acabada a guerra, a Porsche está de volta à Alemanha, em Zuffenhausen, na região de Stuttgart, onde se estabelece como uma fábrica independente. Inicia-se também a construção do mito Porsche na 24 Horas de Le Mans, com a primeira vitória do 356 na sua classe, já no ano de 1951.

O legado do professor Ferdinand Porsche, falecido em janeiro de 1951, já tinha encontrado na própria família um solo fértil para as idéias e conceitos que ergueram a Porsche desde os primeiros projetos no início do século.

Seu filho Ferry assume definitivamente a administração dos negócios, enquanto os netos Ferdinand Alexander e Ferdinand Piëch preparam no começo dos anos 60 do século passado a próxima revolução a ser anunciada pela empresa.

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Porsche 911

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Porsche 911 conversível

Em 1963, é lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o 911, legítimo sucessor do 356, um carro que durante quase duas décadas foi sinônimo de Porsche nas ruas e nas pistas.

O 911 nasce com o fascínio que faz desse automóvel um objeto de desejo ainda nos dias atuais. Como seu antecessor, o carro possui motor traseiro e logo brilha nas pistas, vencendo competições importantes como o rali de Monte Carlo, em 1968 e 1969.

Em meados da década de 70, uma revolução. Surge em 1976 o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água.

No ano seguinte é lançado o 928 com a mesma configuração de projeto inteiramente Porsche. Sob o mesmo conceito de motor dianteira, o 928 foi o primeiro e até agora único automóvel esporte a levantar o prêmio de Carro do Ano na Europa. Foi produzido por 18 anos, com mais de 60 mil unidades vendidas nesse período.

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Porsche 928

A década seguinte levou ao lançamento, em 1984, do 959, uma série especial dotada de tração nas quatro rodas, e que venceu o Rali Paris-Dacar, a mais famosa prova do gênero, em 1986. Também nos anos 80 a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren.

1991 – Hoje

O octogésimo aniversário de Ferry Porsche, no final da década de oitenta, marca também o lançamento do primeiro 911 Carrera com transmissão Tiptronic, em 1989. Mas as grandes inovações tecnológicas e de segurança ainda iriam marcar a década seguinte. Em 1991 a Porsche é o primeiro fabricante alemão a incluir airbags para motorista e passageiro como itens de série.

Em 1993, o protótipo de um modelo para marcar época foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o Boxster, roadster com motor central. O mesmo ano marca a remodelação da linha 911, que incluía o primeiro redesenho da parte frontal e uma suspensão traseira em alumínio considerada estado-da-arte em termos de desempenho.

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Porsche Boxster

Em 1995 é relançado sob novo conceito o 911 Targa, agora com teto de vidro, de maior dimensão e totalmente elétrico.

O Boxster, por sua vez, chega finalmente ao mercado em 1996, um carro descontraído, com dois lugares e inigualável esportividade. É uma tacada certeira da empresa, que conquista uma valiosa fatia do mercado jovem.

As inovações não param por aí. O 911 passa por mais uma reformulação e chega em 1997 mais leve, potente rápido e seguro do que nunca. Um ano mais tarde é a vez do novo Cabriolet, com teto elétrico que requer não mais que 20 segundos para abrir ou fechar. No mesmo ano as versões 4×4 do 911 introduziam no mercado o Gerenciamento Porsche de Estabilidade (PSM, em inglês).

Em 1998, aos 88 anos, Ferry Porsche faleceu na Áustria. A Porsche ultrapassa a linha dos 50 anos de fundação absolutamente preparada para enfrentar o novo século. Seus carros conseguem, a cada lançamento, se superar em segurança e respeito ao meio ambiente, sem perder de vista o ar de puro esporte, a força e o charme que nasceram junto com 356, o primeiro Porsche.

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Porsche Cayman

Linha do tempo

Em 1934 Ferdinand Porsche, depois de lhe ser solicitada a criação de um automóvel acessível a todos os alemães, criou o Volkswagen Carocha. s

O Carocha serviu de base mecânica ao Type 64 criado em 1939 e ao Porsche 356 produzido em 1948, sendo este o primeiro Porsche a ser produzido.

O Porsche 356 recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen Carocha, tais como motorização traseira com refrigeração a ar. Mais tarde o 356 viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.

A utilização de um motor com refrigeração a ar e localização traseira foi desde o início, a principal característica da Porsche. Em 1951 Ferdinand Porsche morre devido a complicações de um enfarte, nesse mesmo ano a Porsche vence a classe nas 24h de Le Mans com o Porsche 356 SL, conseguindo assim notoriedade internacional.

Em 1953 a Porsche lança o 550 Spyder, modelo responsável por um grande número de vitórias na competição automóvel. Este modelo tinha como principal característica, possuir quatro árvores de cames ao invés de uma central.

Em 1964 é lançado o ícone da Porsche, o Porsche 911. Este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome.

O Porsche 911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este modelo causou problemas internos na Porsche, pois as linhas da autoria de Ferry Porsche não agradavam a todos.

Em 1966 entra em produção o Porsche 911 Targa, aquele que foi considerado o cabriolet seguro, devido ao seu teto rebatível em vidro.

Em 1969 é lançado o VW-Porsche 914, um desportivo de motorização média feito em coligação com a Volkswagen.

Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direção, Ferry Porsche e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para empresa pública.

Para isso entregaram a direção da empresa a pessoas fora do círculo familiar, mantendo-se os membros da família a supervisionar.

Em 1974 é lançado o potente Porsche 911 Turbo e até aos inícios dos anos 80 são lançados os modelos 924, 928 e 944. Os novos modelos foram os primeiros automóveis da Porsche a possuir motor com localização frontal.

Em 1988 é lançado o Porsche 911 Carrera 4, com tração integral.

Em 1991 a Porsche passa a introduzir de série na produção, airbag frontal para o condutor e passageiro.

Em 1992 quando se pensava que a Porsche estava pronta a ser comprada por um grande grupo, chega à presidência da Porsche o Dr. Wendelin Wiedeking. A Porsche passa então a aumentar as suas receitas financeiras.

Em 1995 a Porsche lança o EBD II, um sistema de controlo de emissões de dióxido de carbono. Este modelo foi incorporado no Porsche 911 Turbo, passando a ser o automóvel de produção com o nível mais baixo de emissões de CO2. Nesse mesmo ano é lançado o 911 GT2, até então o Porsche mais potente construído para estrada, sendo este modelo criado com edição limitada.

Em 1996 é lançado o Porsche Boxster, um roadster com motorização média.

Em 1997 é lançada a nova geração do 911 Carrera. Este modelo passa a incorporar o primeiro motor produzido pela Porsche com refrigeração a água.

Em 1998 Ferry Porsche morre com a idade de 88 anos.

Em 1999 são lançados o Porsche 911 GT3 e o Boxster S. Nesse mesmo ano a Porsche apresenta os discos de travão cerâmicos. Eles são introduzidos de série na nova geração do Porsche 911 GT2 construído em 2001.

Em 2002 é introduzida uma nova gama na Porsche, é lançado o Porsche Cayenne. Um SUV que partilha o mesmo chassis do Volkswagen Touareg.

Em 2003 é lançado o Porsche Carrera GT, o mais caro e potente automóvel produzido pela Porsche. Este modelo possui chassis em fibra de carbono, motor com 10 cilindros, sendo capaz de atingir os 330 km/h.

Depois de em 2004 serem apresentadas as novas gerações do 911 e Boxster é lançado em 2005 o novo Porsche Cayman, um modelo compreendido entre o Boxster e o 911. Nesse mesmo ano a Porsche passou a ser a principal accionista da Volkswagen, passando a controlar 18.53%, aumentando em 2007 para 30%.

Fonte: exoticcars.about.com/www.eurobike.com.br/maistuning.com

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