História da Porsche

PUBLICIDADE

Dr. Ing. H.C. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, é um fabricante de automóveis alemã especializada em carros esportivos de alto desempenho, SUVs e sedãs.

Porsche AG está sediada em Stuttgart, e é de propriedade da Volkswagen AG, que é a própria participação majoritária da Porsche Automobil Holding SE.

Formação atual inclui o Porsches 911, Boxster, Cayman, Panamera, Cayenne, Macan, eo 918.

O nome Porsche é sinônimo de perfeição técnica e design elegante. Então, não é nenhuma surpresa que a Porsche exigiria o mesmo tipo de perfeição de seus processos logísticos em sua fábrica de Leipzig.

O objetivo: fazer o mais rápido, mais precisos e modernos, instalações de produção em todo o mundo.

história da empresa Porsche começou muito antes de Ferdinand Porsche pensou em começar seu próprio negócio de fabricação de automóveis. Como um jovem engenheiro, ele projetou o primeiro híbrido elétrico/gasolina – em 1900. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou com Daimler, Mercedes, Daimler-Benz, Volkswagen, Auto Union, e outros por quase 50 anos.

Sua empresa de design independente foi ainda responsável pela criação do Volkswagen Beetle em 1931.

Ao longo dos anos, a Porsche produziu vários modelos icônicos.

Aqui estão quatro dos favoritos:

Porsche 356 de 1948: O Porsche 365 de 1948 foi o primeiro modelo da Porsche, tornando-se um modelo importante na história da Porsche.
Porsche 550 Spyder de 1952: O 550 Spyder era muito apreciado pelos pilotos devido à sua carroçaria leve e equilíbrio superior. O 550 Spyder foi totalmente redesenhado, com o motor agora à frente da transmissão do veículo.
Porsche 911 Turbo 3.0 de 1975: O Porsche 911 original era um favorito entre os consumidores, e o Porsche 911 Turbo 3.0 de 1975 foi turboalimentado e se tornou o carro mais rápido da Alemanha na época.
Porsche Macan Turbo 2014: O Macan Turbo é um crossover SUV que não é apenas suave e elegante, mas também extremamente potente, com o Macan Turbo 2014 alcançando 400 cv com seu motor V6 3.6L.

Porsche – Linha do tempo

1900 – 1948

A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche.

Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a Mercedes-Benz. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.

História da Porsche
Logo da Porsche

Embora hoje o logotipo da Porsche seja um emblema de luxo, ele foi originalmente baseado no “Brasão do Estado do Povo Livre”.

A inspiração para o logotipo deveu-se ao fato de o logotipo da Porsche ter sido criado durante um período de guerra.

A saga da Porsche nasceu muito antes do lançamento do primeiro carro da marca.

Um dos pioneiros da indústria automobilística, o professor Ferdinand Porsche (1875-1951) tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo.

Em plena virada do século, é anunciado o lançamento do carro elétrico Lohner-Porsche, o primeiro projeto desenvolvido pelo professor Porsche, aos 25 anos de idade e trabalhando para uma companhia austríaca.

História da Porsche
O início de 1900 Lohner-Porsche, originalmente elétrico-motorizado, em seguida,
com um hub alimentação motor de combustão interna montado motores elétricos

Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche. Anos mais tarde, trabalhando como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche se lança no desenvolvimento de carros de corrida. Ele se divide entre a função de projetista e piloto de testes. Nessa época colaborou para o surgimento dos lendários Mercedes SS e SSK.

Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente com apenas 12 projetistas.

Nessa época, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, passa a assumir os primeiros projetos da nova empresa, com pouco mais de 20 anos de idade.

Das pranchetas da Porsche nasce o projeto “Type 60”, uma encomenda para ser finalizada em apenas 10 meses e que deveria resultar na criação de um veículo com preço-limite de 1.000 marcos imperiais alemães.

Nascia o Volkswagen (Carro do Povo, em alemão) que ficou pronto para a produção em série em 1938.

A guerra, no entanto, atrasou o lançamento e a produção do veículo. O Volkswagen foi transformado para fins militares, dando origem ao Kübelwagen, uma espécie de jipe com tração traseira apenas, mas de grande mobilidade devido ao peso do motor e transmissão sobre as rodas motrizes. Depois foi a vez do Schwimmwagen, um jipe anfíbio. Só em 1946 o Volkswagen teria sua produção civil retomada, para se tornar um dos maiores fenômenos de venda da história.

A essa altura, a Porsche já havia se transferido para Gmünd, na Áustria. O carro esporte continuava na alma e nos sonhos da equipe de projetistas. Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros monopostos da Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h.

História da Porsche
Carro esportivo Porsche

O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche.

Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.

1948 – 1991

História da Porsche
Porsche 356

O nascimento do primeiro Porsche 356 é marcado por grandes transformações na empresa.

Acabada a guerra, a Porsche está de volta à Alemanha, em Zuffenhausen, na região de Stuttgart, onde se estabelece como uma fábrica independente. Inicia-se também a construção do mito Porsche na 24 Horas de Le Mans, com a primeira vitória do 356 na sua classe, já no ano de 1951.

O legado do professor Ferdinand Porsche, falecido em janeiro de 1951, já tinha encontrado na própria família um solo fértil para as ideias e conceitos que ergueram a Porsche desde os primeiros projetos no início do século.

Seu filho Ferry assume definitivamente a administração dos negócios, enquanto os netos Ferdinand Alexander e Ferdinand Piëch preparam no começo dos anos 60 do século passado a próxima revolução a ser anunciada pela empresa.

História da Porsche
Porsche 911

História da Porsche
Porsche 911 conversível

Em 1963, é lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o 911, legítimo sucessor do 356, um carro que durante quase duas décadas foi sinônimo de Porsche nas ruas e nas pistas.

O 911 nasce com o fascínio que faz desse automóvel um objeto de desejo ainda nos dias atuais. Como seu antecessor, o carro possui motor traseiro e logo brilha nas pistas, vencendo competições importantes como o rali de Monte Carlo, em 1968 e 1969.

Em meados da década de 70, uma revolução. Surge em 1976 o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água.

No ano seguinte é lançado o 928 com a mesma configuração de projeto inteiramente Porsche. Sob o mesmo conceito de motor dianteira, o 928 foi o primeiro e até agora único automóvel esporte a levantar o prêmio de Carro do Ano na Europa. Foi produzido por 18 anos, com mais de 60 mil unidades vendidas nesse período.

História da Porsche
Porsche 928

A década seguinte levou ao lançamento, em 1984, do 959, uma série especial dotada de tração nas quatro rodas, e que venceu o Rali Paris-Dacar, a mais famosa prova do gênero, em 1986. Também nos anos 80 a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren.

1991 – Hoje

O octogésimo aniversário de Ferry Porsche, no final da década de oitenta, marca também o lançamento do primeiro 911 Carrera com transmissão Tiptronic, em 1989.

Mas as grandes inovações tecnológicas e de segurança ainda iriam marcar a década seguinte. Em 1991 a Porsche é o primeiro fabricante alemão a incluir airbags para motorista e passageiro como itens de série.

Em 1993, o protótipo de um modelo para marcar época foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o Boxster, roadster com motor central. O mesmo ano marca a remodelação da linha 911, que incluía o primeiro redesenho da parte frontal e uma suspensão traseira em alumínio considerada estado-da-arte em termos de desempenho.

História da Porsche
Porsche Boxster

Em 1995 é relançado sob novo conceito o 911 Targa, agora com teto de vidro, de maior dimensão e totalmente elétrico.

O Boxster, por sua vez, chega finalmente ao mercado em 1996, um carro descontraído, com dois lugares e inigualável esportividade. É uma tacada certeira da empresa, que conquista uma valiosa fatia do mercado jovem.

As inovações não param por aí. O 911 passa por mais uma reformulação e chega em 1997 mais leve, potente rápido e seguro do que nunca. Um ano mais tarde é a vez do novo Cabriolet, com teto elétrico que requer não mais que 20 segundos para abrir ou fechar. No mesmo ano as versões 4×4 do 911 introduziam no mercado o Gerenciamento Porsche de Estabilidade (PSM, em inglês).

Em 1998, aos 88 anos, Ferry Porsche faleceu na Áustria. A Porsche ultrapassa a linha dos 50 anos de fundação absolutamente preparada para enfrentar o novo século. Seus carros conseguem, a cada lançamento, se superar em segurança e respeito ao meio ambiente, sem perder de vista o ar de puro esporte, a força e o charme que nasceram junto com 356, o primeiro Porsche.

História da Porsche
Porsche Cayman

História final da Porsche

Desde o início, a marca Porsche foi associada ao luxo e aos carros de corrida, uma tradição que resistiu ao teste do tempo ao longo dos tempos. O fundador, Ferdinand Porsche, já foi engenheiro-chefe da Mercedes-Benz e até passou algum tempo trabalhando em veículos da Volkswagen. Porsche começou sua própria empresa em 1931, nomeando a empresa em sua homenagem quando foi incorporada. Depois disso, a Porsche começou a produzir veículos que se tornariam lendários por seu desempenho e qualidade.

A primeira placa de identificação Porsche foi projetada com base na mesma plataforma do VW Beetle.

Chamado de ‘Porsche 64’ e lançado em 1938, o design exclusivo do modelo e a vibração de luxo imediatamente conquistaram os compradores. Claro, o crescimento da empresa foi impedido quando a guerra começou, forçando a Porsche a desenvolver tanques em vez de automóveis. No entanto, a empresa se recuperou já em 1947, quando o carro de corrida Grand Prix fez sua estreia. Pouco depois, em 48, o filho de Ferdinand, Ferry Porsche, criou o primeiro carro esportivo da empresa – o 356.

Nos anos 60, a família Porsche estava projetando e produzindo carros esportivos populares que estreavam com muita expectativa no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt todos os anos. Então, em 1964, uma lenda nasceu quando o primeiro Porsche 911 fez seu primeiro sucesso na indústria. Nas décadas seguintes, a Porsche continuou a expandir e inovar em sua linha, até que o Porsche 911 Turbo lançado em 1995 foi o primeiro veículo a ter diagnóstico por computador de bordo, algo que revolucionaria a indústria de serviços automotivos.

Ainda hoje, a Porsche manteve seu status na indústria como um produtor de supercarros incomparáveis e inovações de corrida. Embora tenha muitas placas de identificação além do Porsche 911, o 911 é talvez o modelo mais icônico e versátil da marca, com mais de vinte e um modelos diferentes e sete níveis de acabamento.

História da Porsche – Resumo

Porsche

O nome Porsche tornou-se sinônimo de carros esportivos e carros de corrida porque é isso que os fundadores da empresa, Ferdinand Porsche e seu filho Ferdinand (“Ferry”) decidiram construir quando abriram uma oficina com 200 trabalhadores em 1948.

Embora seja atualmente uma marca próspera do Grupo Volkswagen Automotive, ao lado de Lamborghini, Audi e Bugatti, esta montadora tem uma história colorida e uma lista de carros icônicos que vai muito mais fundo do que a maioria dos compradores de Cayenne, Macan e Panamera jamais conhecerão.

O primeiro veículo icônico de Ferdinand Porsche não estava sob sua própria marca, mas o que todos conhecemos como “Volkswagen” ou “The People’s Car”.

O Volkswagen Beetle foi sua criação e foi o trampolim para uma história de corrida com o 911 como pedra angular. A Segunda Guerra Mundial mudou as coisas e o homem foi expulso da empresa Volkswagen, forçando ele e seu filho a formar sua própria empresa de automóveis, a Porsche.

O primeiro sucesso foi o 356. Embora ostentando apenas 40 cavalos de potência de um motor Beetle montado na traseira, o primeiro Porsche rapidamente deixou sua marca com manuseio ágil, bem como atributos quase desconhecidos entre os carros esportivos da época – conforto e confiabilidade.

Porsche introduziu seus próprios motores em meados da década de 1950, juntamente com versões mais potentes do 356. Depois do 356 veio uma verdadeira lenda entre os automóveis modernos, o Porsche 911.

À frente de seu tempo, quando lançado em 1964, o 911 com motor traseiro continuou a evoluir desde então e é considerado pela maioria o melhor carro esportivo.

Porsche introduziu uma série de modelos com motor dianteiro na década de 1970, começando com o 924 de quatro cilindros (1976) e o 928 não relacionado, movido pelo primeiro motor V-8 da empresa (1978).

Do 924 surgiram os mais potentes e sofisticados 944 e 944 Turbo, e finalmente o 968 no início dos anos 90.

Porsche aposentou o 968 e o 928 em 1995 para se concentrar no desenvolvimento do 911 com motor traseiro e do Boxster com motor central.

Porsche também é sinônimo de corrida, e os carros da Porsche começaram a competir quase imediatamente. Até o momento, os carros da Porsche venceram cerca de 24.000 corridas de automóveis em todo o mundo, incluindo mais de 50 vitórias na classe em Le Mans. Você pode ver por que a maneira como as pessoas falam sobre a Porsche com reverência.

Nenhuma outra empresa de automóveis tem as mesmas credenciais. Nenhuma outra empresa automobilística tem tantos acessos.

Porsche construiu alguns dos carros mais incríveis de todos os tempos.

Fonte: exoticcars.about.com/www.porschefremont.com/www.eurobike.com.br/www.stuttcars.com/www.supercars.net

Veja também

Gordini

Gordini, Carros, Willys, Renault, Modelo, Série, Motor, Dauphine, Marca, Velocidade, Brasil, História, Gordini

Renault Dauphine

Renault Dauphine, Willys, Carros, Versão, Gordini, Linha, Modelo, Velocidade, Características, Foto, História, Renault Dauphine

Rural Willys

Rural Willys, Carro, Jeep, Brasil, Modelos, Linha, 4x4, Motor, Versão, Produção, Sedan, História, Rural Willys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.