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História da Toyota

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Final do século XIX – Sakichi Toyoda cria a Toyoda Automatic Loom Works, Ltda.

Ele era aprendiz de carpinteiro, mesmo ofício do pai, mas acreditava que precisava oferecer uma contribuição melhor para o seu país.

Em 1894, após superar muitos anos de dificuldades e contínuos aperfeiçoamentos, cria o Kaizen e um ventilador, que dá origem às vendas da empresa.

Com uma grande crise econômica ocorrida nos anos 1920 no Japão, Toyoda foi obrigado a fechar a sua indústria e perdeu seus direitos sobre as máquinas e fábrica.

Em 1924, ele e seu filho Kiichiro Toyoda criaram um tear automático que ultrapassava os padrões internacionais.

Em dois anos, a Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. era criada.

Pode-se dizer que foi a partir Toyoda Automatic Loom Works, Ltd, que a Toyota Motor Corporation surgiu.

Como a visão do Sr. Sakichi era “Ser um pensador inovativo e criativo”, ele percorria o mundo atrás de novidades.

Foi então que numa das suas visitas aos Estados Unidos e à Europa, buscando informações sobre o segmento têxtil, é que ele se apaixonou pelo segmento automobilístico.

Em março de 1930, Kiichiro Toyoda, após visitar plantas de indústrias automobilísticas nos Estados Unidos e na Europa, inicia o processo de conversão da Toyoda Automatic Loom Works para a Toyota Motors Corporation.

Em 1934, a Toyoda investiu 3 milhões de Yens e começou a investir no setor automobilístico.

O primeiro protótipo da empresa, o Modelo A1, para passageiros, foi lançado em maio de 1935.

Em 1936, após tentar registrar a marca Toyoda, a empresa por um grande volume de entradas no sistema de registro de marcas japonês (20.000! Para a marca Toyoda), mudou a marca para Toyota.

Neste mesmo ano, em setembro, a Toyota lança seu primeiro automóvel usando a nova marca: o Modelo AA, renomeado em outubro daquele ano para Kokusan Toyota Goh.

Em Agosto de 1937, a empresa inicia a construção de sua nova planta industrial, em Koromo-cho, numa área atualmente denominada “Toyota city”.

A fábrica ficou pronta em Setembro de 1938.

Após instituir a produção em massa, a Toyota passou a investir em força de vendas e foco no consumidor. “Clientes primeiro, depois vendedores e por último, fabricantes” (Customers come first; then the dealers; and lastly, the maker)

Em 1957, a Toyota produz seus primeiros carros “made in Japan”, para comercialização no mercado americano.

Em 1950, a Toyota institui o chamado Marketing Científico, baseando-se no espírito criador de seu fundador Sakichi Toyoda.

Em 1956, cria o Escritório de Pesquisa de Mercados.

Em 1957, conduz sua primeira pesquisa de mercado.

O Sistema Toyota de Produção

Foi introduzido pela Toyota logo após a Segunda Guerra Mundial.

Inspirado no modelo Taylorista, o sistema foi instituído, buscando a combinação da produção em massa com a eficiência, visando a redução de desperdícios.

Esse sistema está estruturado sobre a combinação de duas metodologias: o Just-in-time e o Kaizen.

“O sistema de produção da Toyota nasceu da necessidade de desenvolver um sistema para fabricar automóveis de muitas classes diferentes em pequenos volumes com o mesmo processo. Nos anos cinqüenta Toyota procurava um sistema de produzir maiores variedades de automóveis sem ser afogada pelo aumento de custos.

As condições particulares do Japão quanto a seu espaço físico, os recursos naturais, e a imperante necessidade de gerar produtos de alto valor para poder exportar e de tal forma poder adquirir os recursos para manter a sua população e conservar a indústria, fizeram da necessidade de reduzir ao mínimo os desperdícios uma questão estratégica.

E a melhor forma de eliminar os desperdícios era e o segue sendo, produzindo com a máxima qualidade, ao menor custo, utilizando os menores tempos de ciclo produtivo, e limitando os recursos ociosos. Melhorar a utilização dos insumos, diminuir as necessidades financeiras, reduzir ao mínimo os espaços físicos só podia conseguir-se mediante a qualidade total e sua melhora contínua” . (Ohno, 1988).

O sistema foi desenvolvido por um funcionário do grupo Toyota, o engenheiro Taiichi Ohno.

Taiichi Ohno

Nascido em Dairen, China, formou-se em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya e entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932.

Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company.
Introduz o sistema após a segunda guerra mundial, em 1950
Em 1954 tornou-se diretor.
Em 1964 diretor gerente.
Em 1970 diretor gerente sênior e vice presidente executivo em 1975.

História da Toyota
Taiichi Ohno

História da Toyota
Inspecionando a linha de montagem

O Sistema Toyota de Produção

Inspirado no modelo organizacional dos recém implantados supermercados americanos.

Sofreu influência dos trabalhos de Deming, que ensinou aos japoneses o controle estatístico da qualidade.

Foi influenciado também pelos trabalhos de Juran, que introduziu no léxico gerencial japonês a Administração do Controle da Qualidade.

O Just-in-time – objetivos

1.Atacar os problemas fundamentais

2.Eliminar os desperdícios

a. Sub-produção
b.
Excesso de inventários
c
. Movimentos desnecessários
d
. Transporte interno
e.
Falhas de qualidade e labores de re-processamento e ajustes
f.
Tempo de espera
g
. Falhas de design nos processos

3.Procurar a simplicidade

4.Desenhar sistemas eficazes de identificação de problemas.

Fundamentos do Just-in-time

A flexibilidade no trabalho, que em japonês se denomina shojinka, e que implica adequar o número e funções dos operários ou pessoal às variações da demanda.

O fomento de idéias inovadoras (soifuku) por parte do pessoal, aos efeitos de conseguir a melhora contínua nos processos produtivos.

E o jidoka, que implica o autocontrole dos defeitos por parte dos próprios processos produtivos para impedir a entrada de unidades defeituosas nos fluxos de produção.

Shojinka:– que implica flexibilidade no trabalho.
Soifuku:
– que significa a participação dos funcionários mediante as idéias inovadoras e criatividade.
Jidoka:
– que representa o autocontrole da produção por parte do mesmo pessoal.

Kaizen

“Ser o melhor entre os melhores”.
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

O Tesouro de Bresa

Um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar. Depois, é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum – na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O processo de melhoria não deve acabar nunca, e os tesouros são conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem é mais importante que o destino.

Princípios do Kaizen

Seiton – arrumação
Seiri
– evitar o desnecessário
Seiso
– limpeza
Seiketsu
– higiene
Shitsuke
– disciplina

Incluem-se ainda outros três importantes princípios no modelo de gestão japonês:

A estabilidade financeira e emocional do funcionário.
Clima organizacional agradável
Ambiente simples, funcional e agradável.

Origem

Como muitas outras companhias que construíram sua marca na história, a Toyota foi formada com base em um conjunto de valores e princípios cujas raízes remontam às origens da empresa no Japão.

A história da Toyota começa no final do século XIX, quando Sakichi Toyoda inventa o primeiro tear elétrico, que revolucionaria a indústria têxtil do país.

Em Janeiro de 1918, Sakichi funda a Toyoda Spinning and Weaving Co. Ltd e com a ajuda de seu filho, Kiichiro Toyoda, realiza o sonho de construir o primeiro tear automático, em 1924.

História da Toyota
Sakichi Toyoda

Depois de enfrentar uma séria crise econômica no Japão que o forçou a deixar a empresa, Sakichi se restabelece e cria, dois anos mais tarde, a Toyoda Automatic Loom Works, garantindo a continuidade da família na indústria têxtil daquele País.

Como seu pai, Kiichiro foi um inovador que durante suas visitas a Europa e ao Estados Unidos, na década de 1920, começou a interessar-se profundamente pela então iniciante indústria automotiva. Com os fundos obtidos na venda da patente do tear automático inventado por seu pai, Kiichiro produziu o primeiro protótipo de automóvel e assim estabeleceu os alicerces da Toyota Motor Corporation (TMC), fundada em 1937.

Além da fundação da Toyota Motor Corporation, um dos grandes legados de Kiichiro Toyoda foi ter estabelecido as bases do famoso Sistema de Produção Toyota. Impulsionado pela necessidade de fazer mais com menos, Kiichiro criou a filosofia “just-in-time”, que defende a produção do estritamente necessário, no momento certo e nas quantidades adequadas. Este conceito de produção, alinhado à filosofia de respeito às pessoas, transformou-se em um fator chave para o desenvolvimento da companhia. O Sistema de Produção Toyota, com sua ênfase no aperfeiçoamento contínuo e na valorização do comprometimento de seus empregados, é admirado e considerado pela indústria automotiva como um modelo de excelência a ser seguido.

Após enfrentar um período de dificuldades, ocasionado principalmente pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial, a Toyota tornou-se, em 1950, a maior fabricante de veículos do Japão, com mais de 40% do mercado. A estratégia de crescimento da Toyota foi impulsionada por sua inserção no mercado internacional, alcançando reconhecimento mundial durante a década de sessenta com a instalação de unidades industriais e centros de desenvolvimento nos Estados Unidos, Canadá e no Reino Unido. Trinta anos mais tarde, em 1980, a Toyota alcançaria a marca de 30 milhões de veículos produzidos em todo o mundo.

A Toyota

A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado.

Líder incontestável do mercado japonês e asiático, a Toyota é o maior vendedor de veículos não-americanos nos EUA e a marca japonesa líder na Europa.

Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, a Toyota coloca sempre o cliente em primeiro lugar, buscando proporcionar a melhor experiência de compra. Os veículos de alta tecnologia desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. São esses os motivos que fazem da Toyota uma das melhores montadoras com relação à satisfação do cliente, com excelente reputação com relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços pós-vendas.

No Brasil, a empresa completou 50 anos no dia 23 de janeiro de 2008. Meio século de história no país fez da Toyota uma empresa sólida, garantindo uma firme estrutura para possibilitar crescimento ainda maior no futuro. Uma história de sucesso, aliada ao forte compromisso com os princípios da empresa, resultou em prêmios como o de “Empresa Mais Admirada do Brasil” no setor automobilístico pelo quarto ano consecutivo, concedido pela revista Carta Capital.

A Toyota abriu o ano de 2008 com o slogan “Ampliando Horizontes”, e em março anunciou o lançamento da 10ª geração do Corolla, que veio para repetir o sucesso da geração anterior, dando continuidade à trajetória de conquistas da montadora no Brasil. É assim que a Toyota está determinada a crescer – com a mesma paixão e entusiasmo de quem um dia sonhou e montou no Brasil sua primeira fábrica fora do Japão. Para a Toyota, ampliar horizontes é imaginar e acreditar no futuro.

A Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil, em 2008, com a comercialização de 80.884 unidades, o que representa um crescimento de 12% no comparativo com o ano anterior, quando foram vendidas 70.024 unidades. É a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 80 mil unidades no País.

O novo Corolla e a picape Hilux, impulsionaram o resultado da Toyota em 2008. No acumulado do ano foram emplacadas 45.642 unidades do sedã médio e 21.728 da picape média, ambos recordes. O crescimento de vendas do Corolla em relação ao ano passado foi de 32%, enquanto o da Hilux foi de 12%.

O utilitário esportivo SW4 também contribuiu com os resultados, somando vendas de 7.029 unidades no ano. O SW4 mantém a sua forte liderança no segmento de utilitários esportivos médios, com 26% de participação. Se considerados apenas os utilitários esportivos equipados com motor diesel, o veículo chega à marca dos 46% do mercado.

A linha de importados da Toyota conta com o RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS 460L, todos vindos do Japão.

A História da Toyota

O fundador da corporação Toyota, Sakichi Toyoda, filho de um humilde carpinteiro, nasceu em 1867 quando o Japão recém iniciava seu processo de modernização. Sakichi vivia em um povoado de camponeses onde as mulheres trabalhavam em teares. Em sua juventude Sakichi utilizava seus conhecimentos de carpintaria para modernizar o antigo tear manual com que sua mãe trabalhava. Em 1891, Sakichi patenteou seu primeiro tear automático e se mudou para Tóquio para começar um novo negócio de teares.

Em 1893, Sakichi se casa e tem um filho chamado Kiichiro. De volta a sua terra natal, concentra seus esforços na invenção de novos e melhores teares. Assim, em 1896, desenvolve um tear automático que tinha capacidade de parar imediatamente quando ocorria uma falha. O êxito dessa invenção foi logo reconhecido pela companhia exportadora Mitsui, que assinou um contrato para comercializar os teares de Toyoda.

As máquinas desenhadas por Toyoda custavam um décimo dos teares fabricados na Alemanha e um quarto dos teares franceses.

Em 1894, o Japão se viu envolvido em uma guerra com a China. A recessão golpeou duramente a indústria de teares e Sakichi se dedicou novamente ao aperfeiçoamento de suas máquinas. Entretanto, em 1904, a guerra entre Rússia e Japão reverteu por completo essa situação. A demanda de algodão cresceu e, com ela, a demanda de teares Toyoda.

Em 1907, Sakichi funda a empresa Toyoda Loom Works com um capital de 1 milhão de ienes. Três anos mais tarde, Sakichi viaja aos Estados Unidos e se interessa pela complexidade de um novo produto, o automóvel.

De volta ao Japão, Sakichi funda a Toyoda Spinning and Weaving Co. Ltd. plantando as bases da corporação Toyota. Em 1929, Toyoda vende os direitos de suas patentes (de teares) à empresa britânica Platt Brothers e encarrega a seu filho Kiichiro os investimentos na indústria automobilística. Sakichi morre um ano depois e Kiichiro inicia seu trabalho no desenvolvimento de motores de combustão à gasolina. Dois anos depois, funda a Divisão Automobilística da Toyota Automatic Loom Works.

Finalmente, em 1937, Kiichiro consegue produzir o primeiro protótipo de automóvel e estabelece as bases para fundar a Toyota Motor Company Ltd.

História da Toyota do Brasil

Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas em maio do ano seguinte.

Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.

Uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa, a unidade de São Bernardo permitiu, durante quase quatro décadas de produção, o controle completo de todos os processos, garantindo a qualidade final do produto.

Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla, carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde 1966.

Em agosto de 2001, a Toyota inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Toyota Bandeirante. A unidade de São Bernardo passa a produzir peças para a picape Hilux, fabricada na planta de Zárate, na Argentina, e para o Corolla.

Após investimentos de US$ 300 milhões, a Toyota dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla, veículo que conquista a liderança absoluta de vendas no segmento de sedãs médios.

Em janeiro de 2003, a Toyota passa a contar com nova estrutura na América do Sul, com a denominação de Toyota Mercosul. A nova organização integra o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolida as duas plantas produtivas como pólos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.

Em maio de 2004, a Toyota lança o Corolla Fielder, também fabricado em Indaiatuba, que assume rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de station wagons.

Um ano depois, em maio de 2005, a Toyota lança no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, que materializa o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle).

Uma revolução total no mercado, a Nova Hilux rapidamente alcança a liderança no segmento de picapes médias. Em setembro, a Hilux SW4 é lançada e também conquista o primeiro lugar em vendas de sua categoria.

Outro passo importante para o crescimento da empresa é a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. Em uma área total de 58 mil m², o Centro de Distribuição se tornou o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux, por via rodoviária. Além de distribuir a Hilux para todo território nacional, o Centro executa as operações de recebimento, checagem e ajuste de montagem.

Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota aumenta sua rede de concessionárias. Até dezembro de 2004, a marca contava com 90 concessionárias. Em 2008, com cobertura geográfica superando 90%, possui 122 espalhadas pelo País.

Em janeiro de 2008, a Toyota completa 50 anos de história no Brasil, contando com mais de 3200 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Esse marco demonstra o compromisso com o país, pois a Toyota assume que está “Ampliando Horizontes” nos horizontes do Brasil.

Princípios da Toyota

Respeito pelos idiomas e leis de todos os países do mundo, com atividades transparentes e justas que demonstram suas ações de bom cidadão do mundo;
Respeitar a cultura e costumes de todos os países e contribuir para o desenvolvimento econômico e social através de atividades empresariais em cada comunidade;
Dedicar todos os esforços para criar produtos que mantenham a harmonia com o meio ambiente, para conseguir melhorar a qualidade de vida em todas as regiões em que a Toyota está presente;
Criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo;
Estimular uma cultura empresarial que promova a criatividade individual e o valor do trabalho em equipe, gerando ao mesmo tempo a confiança mútua e respeito entre os trabalhadores de nível operário e de direção;
Incentivar o crescimento em harmonia com a comunidade global através de um gerenciamento inovador;
Colaborar com outras empresas visando conseguir um crescimento estável a longo prazo com benefícios mútuos.

Emblema da Toyota

História da Toyota
Emblema da Toyota

Em 2 de outubro de 1990 a Toyota Motor Corporation apresentou ao mundo o novo símbolo da marca. Este emblema simboliza as características avançadas e a confiabilidade do produto e, hoje em dia, é utilizado em todos os novos modelos Toyota.

O desenho consiste em 3 elipses entrelaçadas.

Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais: um deles é o coração de nossos clientes e o outro é o coração do nosso produto.

A elipse maior unifica os dois corações. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o “T” de Toyota.

O espaço do fundo representa o contínuo avanço do desenvolvimento tecnológico da Toyota e as ilimitadas oportunidades à nossa frente.

Fonte: www.marafreitas.adm.br/ww.toyotaimprensa.com.br/www.toyota.com.br

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